Vou à bola há mais 15 anos. E mesmo assim, tenho sempre dificuldade em fazer julgamentos severos sobre os treinadores. Porque acho que o que se faz nos treinos é que deve decidir quem joga. E que se deve treinar aqueles que vão jogar. E como eu não vou as treinos…
No entanto…acho que nunca fui tão alérgico a uma equipa como actualmente sou à equipa do peseiro.
A meu ver, o principal problema é o centro do meio campo. É confuso e atabalhoado, ataca muita cá atrás, e o famoso pressing defensivo é feito com 2 segundos de atraso, o que resulta num dispêndio de esforço e poucas recuperações de bola. Isto significa que temos, actualmente, 3 ou 4(!!) com desempenho equivalente ao de 2.
Tenho dificuldade em ver que meio campo quer Peseiro. Às vezes dá para perceber o objectivo, de determinada táctica, mesmo que na prática se veja um desastre ambulante. Mas com Peseiro não estou a conseguir.
Sem um meio campo eficaz, e muito menos eficiente, não há defesa que aguente. Por isso, num outro post, referi que achava que os laterias pagavam muito pela falta de rotinas defensivas.
Obviamente que Roca vai dar uma grande ajuda. Porque, por si só, é um jogador esclarecido, que aguenta a bola, e tem boa visão de jogo. Vamos ver se Peseiro não o põe no meio de mais 3 jogadores, mas se lhe dá alternativas de passe.
O ataque também sofre com as deficiências do meio campo. Liédson deve estar farto de ter que vir buscar jogo, e de certeza que a carreira goleadora de Pinilla, mesmo que escassa, foi feita com mais jogo de ataque.
A minha táctica preferida sempre foi o 4-4-2.
Assim, e tendo em conta o potencial de cada jogador, e não a sua actual forma, gostava de ver:
Ricardo
Mário Sérgio-Beto-Polga-Paíto
Duala-Rogério-Roca-Barbosa (Danny)
Liédson-Niculae (Pinilla)
A.A.