Valor da Marca Sporting e a Comunicação Social

Caros amigos sportinguistas, apesar de já estar inscrito no forum há algum tempo, por falta de tempo não tenho intervido muito, por isso acho que devo começar por uma pequena apresentação. Sou sócio do nosso clube desde que me tornei maior de idade, tenho 32 anos e muito raramente falho um jogo em Alvalade.

Hoje reparei que o jogo do Sporting com o Twente não vai dar em nenhum canal aberto. Mesmo na Sporttv vai dar na Sporttv 2, porque na Sporttv 1 vai estar a dar um particular do Fc Porto com o Besiktas. Quando jogamos com o Guimarães foi a mesma coisa. A SIC à mesma hora preferiu dar em diferido (!!!) o jogo da apresentação do SLB que já tinha dado em directo na televisão do Benfica. Nos jornais também já sabemos como é que funciona - cada vez que alguém do Benfica dá dois toques seguidos com a bola já é candidato a Bola de Ouro

Estes casos parecem-me paradigmáticos. Por força deste tipo de decisões vai-se retirando progressivamente o Sporting dos canais com maior audiência, vai-se diminuindo a exposição da marca e isso vai acabar por fazer com que os nossos contratos de patrocínio sejam também progressivamente inferiores aos dos nossos concorrentes directos. Esta situação já acontece há algum tempo e depois vemos situações como a do contrato de patrocínio com a Sagres, em que cheguei a ler que a proposta feita ao Benfica era superior em 50% à que estava em vigor para o Sporting. :wall:

Penso que este é um dos grandes desafios que a direcção agora eleita tem no curto e médio prazo. Se se permitir que o Sporting tenha uma exposição mediática cada vez menor, se os adeptos e sócios também não fizerem por mudar esta imagem e se se deixar que o Sporting seja empurrado para longe do FCP e do SLB então será muito difícil conseguir recursos que nos permitam lugar de igual para igual dentro do campo. Esta tendência tem de ser invertida imediatamente. >:D

O que tenho vindo a notar e que se repete com muita frequencia é no caso do telejornal da SIC. Todos os dias vejo o telejornal das 13:00 e espero pela parte do desporto para ver alguma noticia do Sporting. O que tem vindo a acontecer varias vezes, é que dão noticias da formula 1, depois de ciclismo e outros desportos, de seguida passam para o futebol, dão noticias do Porto e do Benfica, chega a vez do Sporting e nada, passam de novo para as noticias generalistas. O que se passa? O Sporting não merece ser noticia? Não percebo o porquê desta situação.

Isto sempre foi assim com esses porcos da CS. Essa gente também não interessa a ninguém, por isso escrevam ou não pouco me importa! A nossa grandeza não depende dessa gente, mas sim das nossas conquistas!

SPORTING SEMPRE

Só vai piorar… há dirigentes e sócios do Sporting que têm um bocado a mania que são a realeza ou qualquer coisa assim do género e que as coisas caem do céu ou que a sorte determina o sucesso e rejeitam os exemplos dados pela história recente, aquela que mostra que foi à custa deuma boa organização e de muito trabalhinho (como as formiguinhas) que o Porto conseguiu elevar-se a potência futebolística número 1 em Portugal (e desportiva em muitos aspectos).

O Sporting só vai ter sucesso se se tornar no clube “da moda”… mas só se é clube da moda de duas formas: ou se ganha muito ou se dá espectáculo. E como a comunicação social costuma gostar muito de duelos (muito mais que lutas a 3 ou 4), um já encontrou e chama-se Porto, o outro está mais complicado, mas o Sporting perde esse lugar a cada ano que passa…e perde porque desperdiça a oportunidade de se consolidar a esse nível, porque as galinhas também não o têm aproveitado (e se têm mais atenção actualmente que o SCP é por razões históricas).

De acordo. Mas se o futebol dentro do campo continuar a ser pobre, não há exposição que melhore a marca Sporting. Só a “degrada”. Não é só entre nós que se duvida do potencial do Sporting para lutar pelo título. Daí a falta de cobertura mediática nos canais generalistas. Os media querem novidades, espectáculo. :inde: Cabe ao Sporting contrariar esta percepção dentro do campo, quando for a sério, porque até ao momento não se tem visto nada disso. O jogo de amanhã é muito importante para se dar a volta.

Concordo plenamente, ainda noutro tópico disse que uma sondagem do jornal “Abola” no seu site, estavam a perguntar quem está mais forte esta época, só havia duas opções que eram Benfica e Porto. Mas que é isto, o Sporting não é um dos grandes, então tem de demonstrar respeito por este clube. Está bem que a pergunta é, quem está mais forte, o Sporting comparado com os outros não está nesta pré-época, ma prontos. Quanto aos telejornais, em termos de desporto, sem duvida nenhuma que a minha preferência é pela RTP, porque mostra mais deporto do que a SIC e TVI, e também mostra sempre um pouco de cada clube, para mim sem duvida que é a RTP, os outros são todos dos lampiões e dos porcos.

Isto a mim pouca importância tem, a Comunicação Social tem sempre as suas preferências, à excepções.

Daí que seja de vital importância termos um canal de televisão próprio…

Há uma coisa que é garantida, quando tivermos 1 canal de tv, pior que o lampstv é impossivel!

ja disse varias vezes, o Sporting é visto como um forasteiro na luta pelo titulo…

O Sporting nao tem peso, nao tem força neste momento nos media…

E se isto se mantiver assim…paulatinamente o Sporting vai ser mesmo visto globalmente como um clube forasteiro no que ao titulo nacional diz respeito…

O porto teve a corrupçao, o que os catapultou de um clube de bairro para um clube dominante, claro que agora tem a base que tem e o poder futebolistico que tem…mas nao esquecer como tudo começou, eu nao esqueço…com Corrupçao.

O benfica é o clube mais representativo em Portugal, tem o maior numero de adeptos, consegue assistencias muito boas e continua ( apesar de toda a porcaria que fizeram nas ultimas epocas) a ter uma boa imagem internacional…

O Sporting é um clube com poucas ideias, que nao investe, que nao arrisaca, um futebol aborrecido…nao me admira que os media nao estejam a perder tempo a falar do que por ca se passa…

Lembro-me perfeitamente de na primeira temporada do Peseiro termos um representaçao nos Media fantastica, nacionais e internacionais… " A equipa com o futebol mais atractivo da Liga nacional e da Taça Uefa."…

Queriam “estabilidade” e ela ja ca canta, agora temos que entender que a “estabilidade” nao interessa aos media…sejam nacionais ou internaconais…

Logo nao me admira a pouca atençao dada ao clube…

Como já disse, ou se ganha ou se dá espectáculo, é isso que tem peso nos media… não ganhando títulos (campeonatos) nem proporcionando bons espectáculos é mais que certo que deixamos de ser atractivos, para os media e não só.

A Liga Inglesa tem bons jogadores, mas eles estão concentrados apenas em algumas equipas de topo. No entanto, é a liga mais vista em todo o planeta (muito mais que a espanhola e a italiana) e porquê? Porque difundiu-se a ideia durante muitos anos a fio de que Premier League = Futebol Espectáculo. A isto chama-se saber vender o produto.

O Sporting não dá bons espectáculos, a estratégia implementada não o permite, ou seja, não sabe vender o seu produto (e além disso não é um papa-campeonatos). E em vez de meterem a cabeça na areia usando a desculpa de que “ah mas é que nós somos diferentes e é por isso que não damos espectáculo… quem quiser isso vai ao cinema, porque o importante é ganhar”, os Sportinguistas deviam era meter a mão na consciência e aceitar que o futebol só tem interesse se ganhar ou der espectáculo e exigir uma das duas.

Já corre uma petição para o efeito, vale o que vale, mas tentar não custa

O endereço está na minha assinatura, quem concordar deve passar a palavra, para que tenha-mos mais assinaturas e possamos demonstrar aos nossos dirigentes que pode ter futuro um canal de tv só nosso.

mus amigos , a mais de uam semana que a capa da bola é o benfica. so por ai se ve muitas coisas.
De resto concordo com tudo o que o paracelsus disse .

Também concordo, assim vê-se de que clubes são os jornalistas de cada jornal.

:arrow: :arrow: :arrow: Quem quer respeito tem que dar ao respeito.

Nem no longo jejum, em que ficamos muitas vezes em 4º e 5º, se se esqueciam de nós no início de cada temporada. Agora que estamos estabelecidos em 2º lugar há largos anos, parece que não entramos nas contas.

Vá-se lá entender. E o pior é que quem os devia fazer entender, não o faz.

O porco proibia jornalistas de entrar na Antas, o benfas idem aspas. E é a eles que a CS se verga.

Mas cá estamos nós, a olhar para baixo do cimo do nosso pedestal, diferentes… e esquecidos.

Eu também fico à espera muitas vezes para ver notícias do Sporting, mas não na SIC.
Ontem no jornal das 19h na RTP N, logo na abertura a notícia era " Keirrison no Benfica" e eu no dia anterior comentei com uma pessoa sobre a Homenagem de Vítor Damas que nem vi nada sobre isso na TV e se fosse um jogador do Benfica era a notícia de abertura, passado um dia desse comemtário, “pimbas” “Keirrisson no Benfica” enfim, país está comprado !

Não sei se te lembras, mas o Sporting já foi patrocionado pela SIC, teve o símbolo desses porcos na camisola sportinguista e os jogadores meteram recusaram-se a vestir a camisola com o símbolo desses senhoras na mesma até que meteram um quadrado preto em cima do símbolo da SIC.

Conclusão: SIC são uns porcos do pior que dão os joguinhos todos do Benfica, ou seja, SIC = Benfica TV v2

Sim, abola é dos orcs, o Record não é tanto mas é também e OJOGO penso que seja dos corruptos.

O Sporting tem a visibilidade que merece. ou até mais.

O Sporting não faz caridade e a CS tb não. O Sporting por ventura está disposto a ceder o Liedson gratuitamente ao Trofense deste ano para não descer? Claro que não! Nem sequer um jogo de despedida ou de homenagem quer fazer!

A CS é igual! Tem que falar sobre o que vende. E o que vende nesta altura? Contratações, novidades! E o que é que o sporting tem além de continuidade e tranquilidade para oferecer? Nada e assim recebe de troco tranquilidade.

Sempre podem dizer que pelo menos a RTP devia fazer algo. A tal conversa de ser pública. Mas, quem se queixou do Paços não dar na RTP para a UEFA?

Para se aparecer é preciso fazer pela vida. O Real comprou o Ronaldo e não foi só por razões desportivas. O Ronaldo trouxe visibilidade, publicidade, mais presença em todo o lado o que fará com que os patrocíniores sejam mais e maiores. Fala-se bem mais Real Madrid que Inter, Barcelona, mas eles fazem por isso.

O Sporting tirando o Matiaz e o Caicedo que mais fez de relevante? Nada e além disso todos os dias os jornais desportivos falam Sporting e é rarisimo o dia em que não vejo sporting na televisão!

É preciso fazer pela vida e não esperar que nos batam à porta. Os benfiquistas são muitos e dão muito “espectáculo” com o verdadeiro futebol de pré-época (as contratações) e o porto é um crónico vencedor com muito espectáculo de pré-época. Além disso têm ganho e atiçado interesse nos seus adeptos que vêm tv e compram jornais.

Assim é normalissimo que se fale mais dos outros que no Sporting.

Também acho.

A comunicação social dá ao Sporting a importância mediante a atitude apresentada pelos nossos dirigentes. Infelizmente temos uns tipos que estão convencidos que são a nata da sociedade e como tal só se preocupam em vir a público falar quando é para defender a sua imagem. O clube e a sua defesa intransigente ficam para segundo plano… E como nesse aspecto, o do ataque da coimunicação social ao seu nome e seu trabalho, eles não tem muito por onde se queixar, acaba por ser natural que o clube seja esquecido porque os dirigentes pouco se preocupam em fazer lembrá-lo e quando o fazem é sempre pelos discursos da miséria, resginação e medíodridade.

Infelizmente já não somos respeitados e nem alvo da devida atenção da comunicação social porque eles sabem que com este tipo de atitude os adeptos do Sporting já nem criam grandes expectativas e como tal preferem mandar os focos somente para outro lado onde o discurso de ambição e de esperança é uma realidade todos os anos, mesmo que no fim a coisa dê para o torto.

Não tinha visto este tópico.

Devo dizer que o valor da marca SCP, ou a falta dele neste momento em relação aos nossos rivais, é, de longe, a maior ameaça ao futuro do nosso clube.
Como já disse várias vezes, é o valor da marca que determina as receitas que influenciam de forma decisiva a qualidade dos plantéis. ISTO É IMPORTANTÍSSIMO!

Infelizmente para nós, não só o SCP tá em desvantegem em número de adeptos em relação ao slb (e, segundo alguns, até já o está em relação ao fcp…) como, os seus adeptos estão desmotivadissimos e parecem ainda muito menos do que são na verdade.

O SCP, a cada dia que passa, perde expressão, é um clube que não cuida da sua imagem.

Não se é por esta razão, mas o investimento neste mercado de inverno pode ser já uma tentativa de apresentar ao país um clube mais agressivo e mais competitivo, independentemente do acerto das apostas.

O que é facto é que a política desportiva miserabilista dos últimos anos foi catastrófica para o clube e pode ter gravissimas consequências para o seu futuro.
Tive o cuidado de alertar a direcção para este facto…
Avisei quais podiam ser as consequências daquela estratégia no que a perda de receitas relativamente aos nossos rivais concerne, já que relativamente às perdas desportivas, isso era tão óbvio que nem seria necessário abordar essa questão.

Aos poucos, aquilo que previ vai-se concretizando.

O diferencial de receitas dos nossos rivais em relação ao SCP já é muito elevado.
Nunca foi tão elevado.

O golpe final pode ser dado com a eminente renegociação dos direitos televisivos.
Neste momento, todos recebem verbas anuais a rondar os 8M de euros.

Segundo notícias recentes, o SCP exige passar a receber 13M e o slb 30…
Se cada um receber de acordo com as suas expectativas, o SCP vai ficar prejudicado em 17 M de euros por ano.
Isto, a juntar ao défice relativo que já existe, é a machadada final no SCP!

Significa que os lamps vão poder investir por ano muito mais do que nós, mas de uma forma sustentada.
EU AVISEI!!!

É por isso que eu digo há anos, e agora mais do que nunca, que a batalha do aumento do valor da marca devia ser um autêntico designio leonino. Exactamente ao contrario da gestão absolutamente criminosa que foi feita nos últimos anos.
FOI UM CRIME CONTRA O SPORTING AQUELA MIOPIA ESTRATÉGICA QUE PODE TER CONSEQUÊNCIAS IRREVERSÍVEIS!
É POR ISSO QUE OS ODEIO TANTO…