Vale a pena Apoiar

Vale a pena Apoiar

Como primeira crónica aqui na Redacção do ForumSCP , vou abordar uma área muitas vezes esquecida por uma grande franja de Sportinguistas mas que é na realidade um dos grandes instrumentos de difusão de Sportinguismo….as modalidades do SCP. Só esta ideia merecia um extenso comentário para se perceber a importância das mesmas na história do clube…não tenho no entanto “unhas” para prestar tal reconhecimento :mrgreen:

Ontem o dia foi histórico. Finalmente vemos resolvido um processo que se arrastou por vários anos e que só prejudicou o Clube e os seus adeptos. Foi dado o primeiro passo daquilo que espero ser o inicio de uma nova Era para o clube e as respectivas modalidades.

Nos últimos anos as secções foram muito mal tratadas, pelos dirigentes mas também pelos adeptos. Deixadas a um certo abandono, trabalhando com poucos meios , demasiados desamparados e sem objectivos bem definidos. Não existia uma voz de liderança e autoridade para organizar, desenvolver e evoluir as nossas secções para patamares superiores.

A volatilidade de apoio é tambem um problema crónico. Quando o futebol está forte , o interesse pelo clube é grande e as modalidades são bastante beneficiadas por essas condicoes. Sofre no entanto o reverso da medalha , o insucesso (dos ultimos tempos) ao nível do futebol , leva a um certo distanciamento do Clube e as modalidades são completamente desprezadas.

Esta realidade acredito que comeca a mudar.Aos poucos o caminho foi traçado e começa já a ser percorrido. Dois exemplos mais reconhecíveis aos olhos do publico é a aposta no Andebol e Futsal. E é exactamente numa delas que eu gostava de incidir o meu comentário.

Não vou escrever nada propriamente de muito diferente daquilo que tem sido a minha participação (e de outros users) no tópico de andebol , mas sendo que este espaço tem um pouco mais de visibilidade para os foristas que os tópicos das modalidades , não deixo escapar a oportunidade de falar um pouco da época de andebol do Sporting.

O Andebol hoje é , na minha opinião , um exemplo daquilo que deve ser o Sporting do futuro. Uma aposta com cabeça , para obter resultados a médio prazo mas já com objectivos bem definidos. A ideia do projecto não assenta puramente nos resultados , nem sequer qualidade intrínseca de treinador/jogadores (que pode variar de ano para ano). É sim um trabalho sustentando a partir das bases do clube.

O ano passado ocorreram as primeiras mexidas. Optou-se pela contratação de um treinador jovem com fome de vitorias , uma figura maior do Andebol do Sporting. Rapidamente impôs algumas ideias e reaproximou a secção dos adeptos. Construiu-se uma grande empatia , muitas vezes elogiada como um papel activo das melhorias já vistas o ano passado. Influencias externas e alguma ingenuidade levou a equipa a estar fora da luta pelo titulo…mas ficou claro que já o ano passado esta equipa tinha muito valor e demonstrava-o nos momentos decisivos.

Para esta época foi preciso dar um salto qualitativo. Contratámos andebolistas portugueses de primeira água com enorme margem de progressão (Seabra , Fábio ) ; jogadores com provas dadas na competição (Solha , Petric , Hugo Rocha , Mitija) ; e mantivemos uma estrutura base já de grande qualidade (com gente jovem aliadas a figuras bem importantes no clube.) . A valia técnica é inquestionável e superior a qualquer equipa da liga.

A época não tem propriamente correspondido ás expectativas (altíssimas) que os adeptos mais atentos esperavam. Em casa a equipa é demolidora , com uma capacidade avassaladora perante qualquer adversário mas fora tem revelado muitas dificuldades. E no Sporting tudo é colocado em causa num curto espaço de tempo…critica-se a mentalidade da equipa , a valia técnica de alguns elementos , a experiencia da equipa técnica , etc . São tudo críticas legitimas mas (por agora) precipitadas. Ainda vamos na 8a jornada e tudo está em aberto , não pode sequer passar pela cabeça de ninguém deitar a toalha ao chão. A época é longa , a liga muito equilibrada e a distancia para os primeiros é curta…um ciclo de vitorias colocará o Sporting no lugar que pretende alcançar já esta época. Não se pode prometer vitorias mas o empenho e o desejo pelo triunfo será visível.

Na Taça eliminamos á pouco tempo o vencedor das duas ultimas edições e sabemos que na próxima eliminatória um dos maiores adversários ficará pelo caminho. As perspectivas são boas para tentar voltar a conquista um prova com enormes pergaminhos no historial do clube.

A época também é especial porque é o regresso do Sporting ás competições europeias. A prova é a Taça Challenge e o adversário é o A.O. Dimou Thermaikou . Não é propriamente uma prova de 1a linha do andebol europeu mas é uma boa porta de entrada para os jogadores voltarem a acostumar-se a defender as nossas cores pelo mundo fora. Quem acompanha sabe que são jogos carregados de emoção (muitas vezes devido a arbitragens manhosas) onde uma boa prestação pode elevar bem alto o nome do Clube.

A ligação entre adeptos e jogadores é muito saudável. Quem já foi ver jogos ao Vistoso sabe que se vive ali muito Sportinguismo. O carinho demonstrado pelos adeptos é transportado para dentro de campo e recompensado pelos jogadores. Os finais dos jogos são sempre uma festa e um momento que transporta para algumas das melhores memórias que tenho do clube.

Espero já no próximo domingo frente ao Sportng da Horta que os adeptos mantenham o apoio e confiança até aqui verificado. (29 Novembro , 15 horas)

Num panorama mais geral faço um apelo a todos os sócios e adeptos que se foram desligando desta realidade , voltem rapidamente á vida activa do clube. Mesmo aqueles , que até agora , não tenham revelado grande interesse na área , procurem junto de outros adeptos um pouco mais de informação e experimentem ver ao vivo o trabalho feito por todas as secções , profissionais ou não.

Ora é por isto (e muito mais) que o mote não se deve alterar , nas vitorias e nas derrotas , em casa ou fora….Vale a pena Apoiar.

Viva o Sporting !

Excelente cronica, um dado a reter é que as modalidades andam na onda do que faça a equipa de futebol, e se isso for alterado na mentalidade e ainda mais agora com a construção do pavilhao, onde os Sportinguistas têm um papel determinante e sem desculpa para não apoiar mais fielmente as modadlidades, existe uma dinamica maior para regressarmos ao passado que fez do SCP a maior potência desportiva nacional e que certamente caminhara nesse trilho de sucesso com condições de base e estruturas directivas dignas dos pergaminhos do grande SPORTING!! :victory:
Sporting F1rst!!!

Muito bom Ash :great:

SL

Excelente…

E é isso msm, o nome “Sporting Clube de Portugal”, é um conjunto de vários desportos…

Somos reconhecidos por todo o mundo e a prova disso, é o nosso museu de troféus!!!

FORÇA SPORTING!!!

Grande Ash! :clap:

Em grande!

Vale também a pena ler! :great:

Belo texto! :clap:

Isto sim, é amor ao Sporting Clube de Portugal :beer:

Caro Amigo!
Sou novo neste blog (mas velho Sportinguista), pois sou com muito orgulho sócio nº 2907.
Iniciei a minha participação precisamente pela sua intervenção pois considero as modalidades amadoras nomeadamente o Andebol por qual nutro um carinho especial uma das joias da coroa (Leonina) e fico muito satisfeito ao saber que existe todo esse elan em volta da modalidade tão querida aos Sportinguistas!
Deixando sómente para meditar (os responsáveis), o amigo fala num pavilhão onde normalmente joga o n/Sporting que eu não conheço, não sei onde é e não tenho conhecimento que tenha tradição na familia Leonina!
E porquê? porque ( a minha opinião), nos afastaram e nos afastamos do coração da vida desportivo do n/querido Clube! Ou seja de Alvalade.
Espero que depois de dez anos de luta (temos de andar sempre em tribunais), para nos darem o que é nosso por direito, se construa por fim o tão desejado pavilhão para que Eu os meus filhos e futuramente o meu neto e outros Sportinguistas se desloquem com mais facilidade ao nosso parque desportivo e por fim possam usufruir do prazer de verem os seus atletas e as suas cores jogarem na sua própria casa!
É que eu e muitos da minha geração nos habituamos a ter como idolos entre outros; Carlos Silva; Brito; Hernâni; Zé Manuel e tantos outros no Hóquei: Ramalhete; Rendeiro; Sobrinho; Chana e Livramento no Basquete; Pinheiros; Lisboa e outros e muitos mais poderia enumerar em tantas modalidades.
Felizmente a grande maioria dos adeptos Leoninos não moram em Lisboa e nem vivem perto dela por esse motivo é mais que urgente a construção do nosso pavilhão no único sitio que deve ser construido ou seja Alvalade!!!
Qualquer das maneiras bem-haja pelo seu empenho e pelo seu amor as modalidades amadoras nomeadamente ao andebol pois foram e serão de grande importância para o Sporting sem elas não seriamos por certo o mesmo Clube.

Saudações Leoninas

Oliveira

Sr Oliveira é sempre bom saber que por cá (Blog) passam pessoas como o sr, com muito tempo de clube e com referencias do passado que fez de nós a maior potencia desportiva nacional.
Bem Haja, :clap:

Saudações Leoninas. :victory:

É sempre bom ver sócios com muitos anos de clube a participar no forum . Podem ser referencias de um Sportin que muita gente deste forum desconhce em absoluto.

Eu concordo consigo no geral mas acho que nao podemos desculpabilizar tudo dos adeptos (eu lembro-me bem da realidade na Nave). Temos muitos direitos mas tambem algum dever para com o clube…uma ida ao Vistoso nao custa absolutamente nada a quem possa tambem se dirigir a Alvalade. Sao mais 10-12 minutos com ajuda de um óptimo transporte publico :mrgreen: e 5-6 de carro. Nao é a solucao desejavel mas por agora é a possivel e deviamos apoiar um pouco mais até para sensibilizar os nosso dirigentes.

Ola
Obrigado pelo post que realmente é muito bom. Na minha já longa (48 anos) experiencia como sportinguista, aprendi que nem sempre o futebol tem sido motivo de consensos. NA realidade, tem sido outras modalidades a darem-nos os créditos de muitos triunfos e renome por esse mundo fora. Lembro que em algumas epocas eramos dos clubes com maior numero de campeonatos europeus comnquistados em atletismo. Um dos nossos maiores trunfos sempre foi o ecletismo do clube. Era Ciclismo, hoquei, atletismo e tambem claro o futebol. Mas quem nao se lembra de carlos Lopes, do grande Joaquim agostinho, de tantos campeoes que passaram pelo clube ? Por isso acho mesmo, e acompanho regularmente as modalidades do clube proque sei que temos enorme potencialidade nesta area. A maioria das taças que temos no mundo Sporting são de modalidades e não de futebol.
Eu por mim desde que o meu filhote resolveu praticar andebol, tenho-me dedicado muito mais ao andebol, troquei as idas à academia (aveiro-alcochete) pelas idas sempre que ele nao tem jogos pelas idas aos pavilhoes onde o sporting joga andebol.
POr isso entendo muito bem esta cronica. O sporting nunca foi só o futebol, mas sempre a conjunto de todas as modalidades nas quais fomos reis por muitos e longos anos. E sabem? hoje nao estou arrependido, apesar da escolha ter sido quase uma obrigação pelo facto dele ser jogador de andebol. É que num pavilhao com a equipa a dar tudo sabemos que os jogadores, apesar de profissionais, sentem a camisola como se fosse a sua segunda pele…
um abraço e obrigado
Alexandre Marques

Caros Amigos!!
Hoje estou mais ;D com a manisfestação de Sportinguismo demonstrado no sábado em Alvalade por todos que estiveram presentes numa demonstração que servirá para quem nos dirige “pensarem de uma vez por todas”, que os adeptos Leoninos querem esforço; dedicação; devoção porque só assim se consegue a Glória :victory:
Isto tudo para pegar nas suas palavras e dizer bem alto que vale a pena apoiar!!!
Tudo que seja feito em pról do ideal Leonino é bem vindo seja no andebol no futebol ou noutra qualquer modalidade é tempo de unir esforços e vontades e deixarmos de guerrilhas internas que tanto nos tem enfraquecido muito mais do que qualquer adversário alguma vez terá capacidade para o fazer.
Juntos seremos uma força impar no panorama nacional e está ao nosso alcance!

Viva o Sporting !!! :beer:

Grande crónica, parabens ash

Viva o Sporting !

:clap: :clap: :clap:

O Sporting é algo que corre no sangue. Eu, cresci com o estádio cheio. No velhinho José de Alvalade, via anos de seca no futebol, mas via lá o estádio cheio. Esta onda de sportinguismo tem se perdido. Por mais que nós pensamos que somos uma equipa virada para todos os desportos, mas eu apenas vejo os homens do futebol a serem apoupados. Tivemoss anos de seca com o Paulo Fernandes, e ele alguma vez foi insultado? O Paulo Sergio, passado 4 meses de ter assumido o cargo, na comunicaçãosocial já andam à procura do seu sucessor.

Os sportinguistas apenas vivem do futebol, mas não, o SPORTING é muito mais que isso. E, se querem tanto que a equipa ganhe jogos, porque não vão ao estádio dar apoio aos seus jogadores? O ano passado, o benfica tinha o estádio sempre cheio,e este ano, já não o tem, e têm visto os resultados? Péssimos, tendo em conta o ano passado

Nos ultimos tempos, só vi 1mostra do SPORTINGUISMO, a final da taça challenge em Almada, no Andebol.

Eu quero voltar a ser pequenino. Se for essa a única maneira para ver o estádio cheio

Muito bom :clap: :clap: :clap:

:arrow: