Esse vídeo está demais!!
Rogo a todos que calculem, em proporção, quantas pessoas como o Jacques Fresco havia acerca de 75 anos atrás, e quantos existem agora.
Eu não tenho duvidas que, proporcionalmente cada vez há mais gente a pensar desta maneira. O que também não se pode negar é que os problemas que se nos deparam são cada vez maiores, especialmente o Aquecimento Global Antropogenético e a actual “crise” que está a ser usada para extorquir aos trabalhadores os direitos conquistados nos últimos 100 anos.
Nao é exagero prever que caminhamos para um estado de neo-feudalismo, onde a Europa se pode tornar numa mistura de parque de atracções delapidado e com problemas de manutenção, para os habitantes mais desafogados dos países que constituem os BRIC virem passar ferias e, talvez estudar, se tivermos sorte. A excepção de alguns sectores ou países como a Alemanha, na Europa cada vez se produz menos, estando longe de ser auto-suficientes, importando uma quantidade descomunal daquilo que consumimos, especialmente comida, porque o ultimo iPad eu passo bem sem ele, agora bananas do Equador, já é outra conversa.
Gostei de ver o segundo, o primeiro não me convenceu muito.
Talvez venha mesmo a ser necessário que as sociedades se organizem dessa forma. Neste momento, o principal obstáculo ao programar como e quem irá usufruir daquilo que se produz é o dogma que o Adam Smith (de quem os economista ortodoxos -os que apoiam medidas neo-liberais - erradamente tornaram no seu Cristo Redentor), mas dizia eu, o principal obstáculo de ordem ideológica [ara uma sociedade mais justa é aquilo a que Adam Smith chamou a Mão Invisível
Ou seja, estes economistas, propõem que se confie tanto no mercado, que tudo aquilo que o mercado decidir está correcto.
Tudo isto baseado no pressuposto que somos todos participantes informados e que fazemos sempre a escolha que mais nos convém a nós (a tal ganancia que costumava ser pecado, tal como o usuário e especulação era considerados crimes até ao século XVII, sendo os eventuais culpados condenados com a pena de morte por enforcamento), portanto dizem os responsaveis pela crise em que nos encontramos, que desta maneira é como se uma Mão Invisível nos guiasse a economia de mercado…até ao principio, pelos vistos.
Porque senão, reparem. Os consumidores e demais participantes no mercado são tudo menos bem informados, basta ver um anuncio de um novo automóvel qualquer para perceber que não te estão a dizer quais as novas qualidades do carro, ou se consome mais ou menos, mas sim a vender-te a ideia que se comprares aquele carro vais engatar uma gaja muita boa, ter uma família muito feliz ou melhor ainda, tornares-te a inveja de todos os teus amigos e vizinhos, algo que no mundo de hoje só é superado por o estatuto de celebridade, infelizmente.
Depois temos a parte da ganancia.
Nem uma criança de três anos vai acreditar que se um tipo muito rico continuar a amealhar mais e mais dinheiro, será melhor para todos nós. Já dizia o George Carlin…It’s called the American Dream, because you have to be a sleep to believe it!
A razão porque a maioria das pessoas aceita esta parte do dogma, é porque andam convencidos que, se trabalharem muito, se foram muito esforçados e chegarem ao emprego de manhazinha já de calca arreada e vaselina aplicada, também eles irao conseguir lugar no topo. Esses são os tais que compram o holograma completo e os verdadeiros responsáveis por termos de viver subjugados por este sistema controlado pelos hedge funds, too-big-too-fail banks e os charlatães dos economistas neo-liberais, senão reparem nesta citação.
The eminent physicist JP Bouchaud recently commented:
To me, the crucial difference between physical sciences and economics or financial mathematics is rather the relative role of concepts, equations and empirical data. Classical economics (meaning today’s mainstream -os neo liberais a que me referi anteriormente) is built on very strong assumptions that quickly become axioms: the rationality of economic agents, the invisible hand and market efficiency, etc. An economist once told me, to my bewilderment: These concepts are so strong that [glow=greenyellow,2,300]they supersede any empirical observation[/glow].
Artigo publicado aqui
Julgo que a luz destas declaracoes, o uso da palavra “charlatães” é mais do que merecido.
Atenção que eu nem culpo os estudantes, que apenas pretendem seguir uma carreira na profissão que supostamente escolheram, culpo sim aqueles que lhes ensinam balelas como as descritas acima.
O Zeitgeist talvez ainda esteja um pouco a frente no tempo, demasiado avançado para muita gente, mas sempre assim foi com todos os sistemas, enquanto as mentalidades nao se mudarem, não há nada a fazer que não seja aguardar