Uma no cravo e outra na ferradura

Mourinho n’“O Jogo” (julgo que é a transcrição da crónica de 3ª na SIC):

P | Acha que o Sporting tem pernas para andar na Taça UEFA?
R | Gostaria que sim mas temo que não. Da mesma forma que apanhou o Middlesbrough numa fase descendente, vai apanhar o Newcastle numa fase ascendente. O Sporting já nos habituou a jogar bem, tem modelo de jogo organizado, bem trabalhado. Acredito que possam fazer um bom resultado e que os deixe numa meia final e aí tudo pode acontecer.

Genial. Assim se passarmos tinha razão, e se não passarmos também tinha. Com previsões assim fáceis de fazer, qualquer um ganha a fama de infalível. :roll:

A mim nao me engana ele,ele como foi eliminado pelo Newcastle
acha que o Newcastle esta no ascendente.

Podem todos os foristas gostarem dele.Eu nao gosto!

Doeu-me o que ele fez ao Sporting e ao Paulinho!

E disse na SIC que o slbosta era o que merecia ganhar (por serem oos mais fraquinhos, imaginem!) e no Record que o mesmo slbosta não tinha hipóteses de ganhar. Ou seja, vai ter razão se não ganharem (“eu bem tinha dito que eram os mais fraquinhos”) e se ganharem (“eu fui um visionário, disse que eram os mais fracos mas mesmo assim ganham”).

Um ponto àparte: a Borla faz hoje uma análise dos jogos dos lampiolhos e chega à conclusão que nos anos anteriores, nos 8 jogos que faltam fazer, fizeram apenas 11 pontos em 24. Só venceram 3 jogos, empataram 2 e perderam 3.

Este é o típico post que dá razão ao que saiu no Guardian :)… se o mourinho diz isto é X, se diz aquilo é X também… preso por ter cão e preso por não ter.

O que ele disse ontem fez tudo sentido e só toldados pelo sentimento podem não o reconhecer (como é hábito).

A justificação que ele deu para a liderença e merecimento do benfica é a mesma que eu encontro e sou sportinguista: o benfica tem menos equipa que os outros dois. O benfica joga menos que os outros dois quando se fala de topo exibicional. Mas o benfica QUER MAIS. E isso é óbvio na atitude do benfica, de jogadores a senil treinador, desde o empate nas Antas, enquanto os adversários teimam em perder pontos por estupidez ou sobranceria (e por vezes incapacidade).

O benfica é uma nódoa, mas é uma nódoa com uma resta de vontade, e com um treinador que apesar de ultrapassado tem evitado nas últimas semanas inventar. É essa a diferença e Mourinho deixa essa ideia clara, ao mesmo tempo que diz claramente que o benfica não tem equipa para mais e que até nem sabe se vão ser campeões.

Quanto à UEFA querem que o homem diga o quê? Que o newcastle tá fraco? que não está em ascendente, quando acaba de espetar 4 na UEFA, subir de rendimento na liga e apresentar bom desempenho na FA CUP. De facto… diga o homem o que disser está sempre sob fogo.

Razão tem ele quando diz que é bom sinal que prestem tanta atenção no que ele diz. É sinal que tem valor. Se fosse o Zé Peseiro que estivesse a treinar em inglaterra queriam lá saber o que ele pensava ou não.

Este é o típico post que dá razão ao que saiu no Guardian :)... se o mourinho diz isto é X, se diz aquilo é X também.. preso por ter cão e preso por não ter.

O que ele disse ontem fez tudo sentido e só toldados pelo sentimento podem não o reconhecer (como é hábito).

Quanto à UEFA querem que o homem diga o quê? Que o newcastle tá fraco? que não está em ascendente, quando acaba de espetar 4 na UEFA, subir de rendimento na liga e apresentar bom desempenho na FA CUP. De facto… diga o homem o que disser está sempre sob fogo.

Incrível como não percebeste uma palavra do que eu disse ou citei. :roll:

Primeiro diz que teme que o Sporting não passe.
Depois diz que acredita que o mesmo Sporting passe.

Não existe contradição nenhuma. :roll: :lol:

Primeiro diz que teme que o Sporting não passe. Depois diz que acredita que o mesmo Sporting passe.

Não existe contradição nenhuma. :roll: :lol:

Cá para mim estás a dizer isso apenas porque o ódio pelo Mourinho te cega. :roll:

Tambem disse que pensa que o Benfica ainda vai perder muitos pontos.

Depois diz que o Benfica e o que merece ganhar.

Sera por ir perder muitos pontos como ele disse?

Os que queiram venerem-o!

A mim nao me tira o sono

O que me tira o sono sao os maus resultados do meu Sporting.

O pequeno mouro é realmente um grande treinador e ponto final, mas está a ser endeusado de tal forma que quando arrota dizem logo que é musica e da boa.

Ela agora está armado em cronista e comentador, e nesse papel deixa muito a desejar, talvez porque não se preocupa muito com isso, até porque sabe que atingiu um patamar tal que poucos se atreverão a contestar as suas doutas palavras, que muitos passarão a utilizar como verdades absolutas. Exemplos disto já são mais do que muitos

Devo confessar que o mourinho anda a desiludir-me nos últimos tempos, pelo que diz e escreve, a orientar quem está dentro das 4 linhas continua a ser o melhor, mas o que tem dito e escrito está muito longe do nível que mostra em cada jogo do Chelsea e também está, aqui insere-se a minha desilusão, muito longe do que mostrou como comentador durante o Euro 2004, onde em poucas palavras pulverizou todos os aspirantes a comentadores que vegetam pelas Sporttv´s e TVI´s cá do burgo, isto porque agora diz tudo, quando escrevo tudo é mesmo tudo, ou seja, não deixa espaço para erros e mais tarde vai aparecer a dizer ou escrever que ele tinha dito isso, assim também eu! :roll: :?

O pequeno mouro é realmente um grande treinador e ponto final, mas está a ser endeusado de tal forma que quando arrota dizem logo que é musica e da boa.

:lol: Essa imagem dava um bom sketch.

Eu não percebo onde é que está a dúvida angel.

Eu sou sportinguista e:

Temo que o Sporting não passe dada a qualidade do adversário.
Mas acredito que o Sporting consiga passar, tenho fé nisso.

Afinal onde é que está aqui o “Código de da Vinci” que faz do Mourinho um gajo maquiavélico até nesta porcaria de pormenor?

Achas mesmo que o gajo, com o nível que já atingiu, está preocupado se tem ou não razão na passagem do Sporting, ou mesmo com o Sporting? Que raio de importância pode ter o Sporting ou a passagem do Sporting, neste momento, para o Mourinho e para os seus objectivos? É isso que não percebo.

O que te irritou, a ti e a mais foristas, daí os duplicados posts hoje sobre o que um simples treinador disse num qualquer telejornal, foi o que tb a mim me picou: ele dizer que o benfica merece mais ser campeão.

Eu não posso com o benfica mas concordo com a justificação dele, aliás já o disse a vários sportinguistas quando digo que o “benfica é o único que mosta querer, de há umas semanas para cá”, exactamente pelos mesmos argumentos que ele referiu.

O benfica é ridículo, mas mostra vontade. Está a dar o máximo que a sua equipa pode dar, enquanto os outros estão a falhar à grande.

O benfica não terá muitos mais ou menos pontos que o ano passado. Os outros dois é que estão muito mal.

Sendo assim é um facto o que mourinho disse: o benfica não dá mais que aquilo, e está a dar, desde as antas, o máximo que pode. Já os outros… podiam mais do que podem mas não dão, por várias razões.

Sendo assim… o benfica até agora merece, pela vontade. Os outros não merecem pelo desleixo. Isto claro numa lógica de campeonato… da mediocridade… que ele referiu e que eu obviamente concordo aliás tenho usado esse argumento várias vezes.

ponto número 1, mourinho é um excelente treinador. Tem a capacidade de motivar os seus jogadores como ninguém.

ponto número 2, um autêntico exagero aquilo que a comunicação social quer fazer dele, um iluminado.

o homem é “apenas” um grande treinador de futebol mas mais nada. Diz coisas acertadas e diz coisas estúpidas. O que mais me irrita é ouvir cenas do estilo :“Ah pois, já o mourinho disse na revista não sei quê não sei que mais na edição número 39 do mês de abril…” como se o homem fosse um messias qualquer. E é isso que estamos a criticar aqui, o homem diz uma vez alhos, e outra vez bogalhos. É óbvio que assim acerta sempre.

mas concordo que o gajo se deve estar bem a cagar se passamos o newcastle ou se o benfas é campeão ou não (cruzes credo!!). Cá para mim o homem até devia querer que o jejum dos lamps de prolongasse por mais anos para um dia, quem sabe, o homem voltar à luz e ser encarado como o salvador.

Não concordo nada com essa teoria de maior merecimento por parte do Benfica na conquista deste campeonato. O que acontece é que o Benfica estará numa fase melhor nesta altura, quase fazendo esquecer muitos resultado e exibições miseráveis que tiveram antes. Nesta altura é fácil dizer que é o Benfica um hipotético justo campeão, mas felizmente o campeonato ainda é uma prova de regularidade, não conseguindo encontrar essa superioridade global do clube lampião.

Se conseguirem agarrar esta boa fase e esticá-la até ao fim do campeonato, aí não haverá nada a dizer, mas para já acho algo abusivo dizer-se que o Benfica merece ser mais campeão do que os outros.

Acho mesmo que a diferença que nesta altura terão em relação a Sporting e FCP se deve muito a uns pequenos empurrões que lhes foram dado em determinadas alturas. Quais seriam as repercussões de uma bastante provável derrota em casa frente ao Estoril, apenas evitada por uma grande penalidade a premiar um momento circense do Karadas? E se não tivessem tido o Bruno Paixão a dar-lhes a mão frente à Oliveirense? Uma eliminação na Taça não traria problemas na equipa? São perguntas que não terão resposta, mas que convém lembrar na altura de responder à tal pergunta de quem será o justo vencedor deste campeonato.

Tivesse eu visto um golo anulado aos lampiões como nós tivémos frente ao Braga e talvez me conseguisse esquecer dos tais benefícios que mencionei, mas infelizmente isso não tem acontecido.

Os argumentos de Mourinho neste caso são algo frágeis e o próprio facto de não ter sequer visto o Sporting-FCP serve de ilustração para se perceber que o homem anda algo alheado do nosso campeonato, fundamentando os seus argumentos com o pouco que vai assistindo.

Eu sou sportinguista e:

Temo que o Sporting não passe dada a qualidade do adversário.
Mas acredito que o Sporting consiga passar, tenho fé nisso.

Continuas a não perceber (ou a não querer perceber) o que Mourinho disse, e que eu transcrevi.

O que te irritou, a ti e a mais foristas, daí os duplicados posts hoje sobre o que um simples treinador disse num qualquer telejornal, foi o que tb a mim me picou: ele dizer que o benfica merece mais ser campeão.

Continuas a fazer avaliações de intenção descabidas e sem fundamento. Assim, não vale a pena continuar a discussão.

Não me pareceu que ele andasse mal informado sobre o nosso campeonato pois referiu alguns detalhes que apenas acompanhando se conhece.

Quanto ao merecimento é uma posição. Perante um campeonato em que os grandes são tão vergonhosos (o benfica mantendo o nível) algum critério se tem de ter, e a verdade é que, em termos de resultados (pontos) o benfica é o único que manteve o (baixo) nível de outras épocas, os outros dois é que desceram abaixo do nível da mediocridade desse clube, assumindo nós que tanto Porto como Sporting tinham condições (jogadores, infraestrutura) para fazer um pouco melhor que o benfica. Não é o caso. Lidera assim quem com menos fez o menos mau. Justo? é um critério, difícil é arranjar outro.

Angel:

É-me difícil tentar ser mais directo na relação da minha resposta com o que tu escreveste portanto cá vai:

achas que a infalibilidade/imagem de qualidade de mourinho lhe vem de análises como seja o próximo jogo do Sporting para a Uefa, ou mesmo de análises de comentador? Não me parece que tenha sido por aí que ele tenha granjeado a fama de infalível, acho que é mais pelo trabalho e resultados que apresenta. Não?

Quanto à imagem que a imprensa faz dele…

…A imprensa limita-se a descreve-lo de acordo com os resultados. Ganha é elogiado. No dia em que começar a levar na tromba vai ser referido pelas razões contrárias. Pelo meio, nesta fase, surgem as iniciativas a meu ver inteligentes de benificiar nas audiências à custa do mediatismo de mourinho, como o fez o Record e agora a SIC.

Porque é que Mourinho tem tanto mediatismo e será que tem? Veja-se o facto de no fórum não passar uma semana sem um post sobre o mourinho (normalmente postado pelos detractores, que é o mais engraçado) e logo se percebe o “poder” que a sua imagem neste momento tem.

Angel:

achas que a infalibilidade/imagem de qualidade de mourinho lhe vem de análises como seja o próximo jogo do Sporting para a Uefa, ou mesmo de análises de comentador? Não me parece que tenha sido por aí que ele tenha granjeado a fama de infalível, acho que é mais pelo trabalho e resultados que apresenta. Não?

Vá lá, desta vez já não chamas para aqui o anti-benfiquismo como origem do “post” - já é uma evolução.

Vens chamar questões laterais para te desviares da questão central: Mourinho, tal como eu escrevo no título do “post”, ao dar a sua opinião sobre as possibilidades do Sporting passar à próxima eliminatória, deu uma no cravo e outra na ferradura. Há quem tenha aproveitado este tópico para falar do Glórias, não me diz respeito, não comento nem comentarei. Pelo menos o Bileão também concorda comigo. Para nos desdizeres vens apresentar a tua visão do que tu achas que o Mourinho quis dizer, e não pegas no que ele disse de facto. Como eu não andei com o Mourinho na escola e suponho que o Bileão também não, se calhar tens razão. Vê lá se metes uma cunha aí no Público para, quando saírem entrevistas dele no jornal, apareceres a comentar (de preferência entre parêntesis rectos e a negrito) o que de facto Mourinho quer dizer, não vão os leitores ser enganados pelo sentido literal das suas palavras.

Chiça que é mesmo má disposição :).

O sentido literal das palavras dele é exactamente o mesmo que as que usei para exprimir o que sinto em relação ao jogo c/ newcastle: temo que não passemos mas acredito que seja possível.

Quanto ao “1 no cravo 1 na ferradura” isso é uma novidade mourinho? 99% dos comentadores fazem isso, até caem no ridículo de, ao comentarem jogos, variarem a sua opinião ao longo dos 90m consoante o que vai acontecendo de uma forma essa sim escandalosa.

Repito: o que nos outros é normal no mourinho ganha o triplo de importância.

At the end of the day… qual a importância do que ele disse ou da sua opinião sobre o nosso jogo com o newcastle?

Não é ele apenas mais um gajo a falar na TV?

O sentido literal das palavras dele é exactamente o mesmo que as que usei para exprimir o que sinto em relação ao jogo c/ newcastle: temo que não passemos mas acredito que seja possível.

Chiça que é mesmo casmurrice.

A única coisa que tu “provaste” é que é possível usar palavras semelhantes (que não iguais) às de Mourinho para, com a ajuda de qualificações em relação ao seu sentido, expressar uma posição algo diferente. Não provaste, nem vais provar, que o Mourinho disse o que tu achas que ele pode ter querido dizer.