Uma equipa normalmente tem 1 Guarda-redes titular e 1 Guarda-redes suplente, pode um treinador fazer uma substituição, e por o guarda-redes suplente a jogar a ponta de lança, desde que este não jogue com as mãos obviamente ;D ? :think:
Com qual o equipamento que este joga? o número pode ser qualquer um ou igual ao que consta na ficha de jogo? :think: :think:
Desde que o GR tenha um equipamento igual aos restantes jogadores de campo, pode jogar em qualquer zona do terreno, penso eu. Pelo menos, fazíamos muito isso no andebol… quando estávamos a ganhar por muitos, eu ou o outro gr, vestia um equipamento de campo e lá íamos para o ataque. :lol:
Tem que ser comunicado ao Árbitro, que esse jogador está na ficha de jogo com o nº12, mas irá actuar como jogador de campo com a camisola nº tal.
O Árbitro com certeza concordará, e não haverá problema.
Um dia num jogo meu de juvenis para a taça distrital, acabámos à pancada com a outra equipa, teve-se que fazer os 20 minutos que faltavam noutro dia (nós com 9 e eles com 10), e nesses 20 minutos, o nosso guarda-redes foi para avançado (entrou o suplente e saiu um jogador de campo), empatámos, no ultimo minuto canto para nós, sai o guarda-redes suplente que tinha entrado, entra um jogador de campo, e o guarda-redes inicial volta para a baliza porque estava-se já à espera de desempate por penaltys. Mas nesse canto fizemos golo e ganhamos 2-1!
O Árbitro desse jogo só se ria, e dizia que era só esquemas maquiavélicos! :lol:
Nem me lembro da reacção a este esquema dos responsáveis da outra equipa, mas da azia com que ficaram no final do jogo nunca mais me esqueço!
O guarda-redes para entrar em jogo como jogador de campo tem que ter a camisola correspondente a jogador de campo. Na ficha de jogo (se tencionas utilizá-lo como jogador de campo) não pode vir como guarda-redes, sendo que caso optes por não levar guarda-redes suplente para o banco só poderás levar 11 (falando do futebol 7). Pelo menos a nível distrital foi assim que me foi explicado.
Não sei como está nas regras especificamente, mas o árbitro é obrigado a aceitar essa situação, desde que lhe seja comunicado, pois sem ele ter conhecimento, a outra equipa pode apresentar um protesto ao jogo, devido ao GK suplente jogar com número diferente ao da ficha de jogo.
Por exemplo se acontecer o caso contrário, não há GR suplente, o GR aleija-se ou é expulso, terá que ir alguém para a baliza, esse jogador tem que vestir camisola de GR, e com certeza não haverá camisola com o numero em que está inscrito na folha de jogo, já viram alguém ser proibido de ir para a baliza? Não, nem faria sentido uma coisa dessas. Portanto o contrário é perfeitamente aceitável de ocorrer.