Um treinador de sucesso

Pouco dado às lides carnavalescas, à folia do gelado Carnaval de Torres Vedras ou do chuvoso desfile do Carnaval de Ovar, dei comigo a pensar na escolha de treinador da candidatura de Dias Ferreira. De uma coisa estou certo: subiu a fasquia de qualidade pressionando os demais candidatos a esforçarem-se mais do que telefonar a um Paulo Sérgio, Carlos Carvalhal ou Carlos Azenha do nosso burgo. Por si só, é um facto de enaltecer. Isto se os outros candidatos não entrarem em loucuras e hipotecarem o bom senso só para não ficar atrás.

Depois de uma fase de euforia com o anúncio do nome de Frank Rijkaard, fui pesquisar o que tem sido a sua carreira como treinador. E o que descobri foi bem menos positivo do que esperava encontrar.

Pelo lado positivo, venceu duas ligas espanholas e uma liga dos campeões, colocando-o num lote restrito de individualidades que conseguiram estas conquistas. Da sua passagem pelo Barcelona pouco mais me lembro, para além do lançamento das bases para a equipa maravilhosa que hoje amadureceu e da ideia de ter uma personalidade relativamente conflituosa com jogadores. Mas sejamos justos: teve um saldo francamente positivo.

O pré e pós Barça é que não me parece tão positivo. A carreira começou com uma descida de divisão na Holanda, com o Sparta, da qual sei muito pouco: a equipa seria assim tão mais fraca do que as mais fracas que não desceram? Não sei. Mas - e vou cair num lugar comum a roçar a demagogia, é certo - o Leiria também não era uma equipa de topo e andou pelo Top 6 quando o Mourinho lá esteve.

Mais recentemente, Frank Rijkaard esteve no Galatasaray, de onde foi despedido em Outubro. O Galatasaray terminou em 3º no ano passado e ia em 9º quando Rijkaard saiu (vai em 11º neste momento), conforme relato de um desencantado adepto do clube turco em http://galatasaray.theoffside.com/2010-2011-season/galatasaray-sack-frank-rijkaard.html:

We had an abysmal start this season. We were eliminated from the Europa League in the qualification round. We now sit at a lovely 9th place on the table, and just lost to the likes of Ankaragucu and Karabukspor.

Rijkaard was brought in with high hopes. He led Barcelona to win the Champions League, and had experience with star players like Ronaldinho, Messi, and Eto. Taking Galatasaray to the top of the league with Milan Baros, Harry Kewell, Arda Turan and Elano Blumer shouldnt have been a problem.(…) Yet every game it seems like everyone on the pitch has no direction and plays with no heart. I was a fan of Rijkaard, but I havent seen him do anything spectacular with this team. We need someone who can wake this team up and motivate them to go out there and play their hearts out.

Não consegui deixar de comparar o que será este Galatasaray e o que é o nosso Sporting. Sim, a minha imaginação fervilhou com o romanticismo desta escolha: o jogador que nunca o foi volta para ser o treinador que poderá ser. Uns dias depois, a razão – sempre ela - deixou-me bocadinho mais desapaixonado em relação a Rijkaard. Mas, que diabo, é O Rijkaard!

Partilho das mesmas dúvidas e incertezas e mais ainda porque penso que o Sporting já perdeu tempo de mais no futebol e como tal não pode ficar de novo a prazo por tempo indeterminado. O Sporting tem de ganhar já! O Sporting tem de ser Campeão já na próxima época e isso não invalida qualquer projecto de médio ou longo prazo. A única forma de recuperar o tempo perdido é reorganizarmo-nos ganhando. Temos de semear para o futuro mas neste momento também estamos a morrer de fome…Temos de comer e a nossa comida são os títulos. Rijkaard não nos dá a certeza de que vamos ser Campeões e isso preocupa-me mas só talvez um Hiddink ou um Mourinho poderiam andar mais perto dessa certeza e mesmo assim não seria garantido. Como tal, e olhando para todas as possibilidades, vejo Rijkaard como um dos melhores que poderíamos escolher. Principalmente porque acho que além de precisarmos de ser Campeões rapidamente, precisamos também de mediatismo para recuperar o prestígio, de fazer de novo respeitar o nosso nome e a nossa rica história, precisamos de divulgar a marca Sporting pelo Mundo e nesse aspecto, Rijkaard seria concerteza um bom nome para o nosso clube ser falado e mais reconhecido ainda. Foi um dos melhores jogadores de sempre e dos mais titulados, sempre foi respeitador e respeitado e vem de um país onde o bom futebol e o futebol de ataque são muito apreciados e aplicados. Ainda para mais, está disposto a treinar o Sporting! E fala à Sporting! Isso é muito importante, e mais ainda vindo de uma figura do futebol mundial reconhecida em qualquer parte do mundo!

O nome Frank Rijkaard está mais na mente dos sportinguistas como um jogador de top que poderia ter dado muitas alegrias ao clube e… não deu. Não pisou o nosso relvado. Ficamos sempre com aquele pensamento de “e se…” mas não foi. Como treinador, teve um início auspicioso num clube de Top para o qual lhe deram mão de obra, matéria prima da primeira qualidade, para que aplicasse as suas ideias. E assim sendo, a verdade é que, muitas vezes, quando não são as tácticas que resolvem um jogo, há uma individualidade que trata de o fazer. Pelo que, terei maior confiança num treinador que soube ganhar com muito, mas também num treinador que soube ganhar com pouco. E Frank Rijkaard não ganhou com pouco e, em abono da verdade, o Galatasaray proporcionou-lhe valores que poucas equipas podem ter, sendo uma das ligas melhor servidas, financeiramente e, estando nós a falar do colosso daquele país.
Não, este nome não me entusiasmou, assim como não me entusiasmou o nome Futre, bem como não me entusiasma nada o Sr. Dias Ferreira. A máquina das eleições está bem montada, mas isso não me tapa os olhos e sobretudo os ouvidos de comentários desconexos e sem sentido que este sr. muitas vezes teve num dos seus já habituais comentários da televisão privada.

Ganhar com pouco é coisa que pouco se vê… muito pouco e provavelmente nem treinadores de topo o fizeram.

Mourinho fez um excelente trabalho em Leiria, que tinha uma estrutura forte e alguns jogadores claramente superiores ao nível médio de uma equipa média em Portugal. Milagres nem o Special One. No porto, com uma excelente equipa o trabalho foi também excelente, mas lá está, tinha também a tal estrutura forte, conseguindo uma Uefa com todo o mérito e uma Champions num ano atípico ( basta ver o percurso, excepto MU, que teve, final incluída ). A partir daqui, o português soube escolher muito bem os clubes a representar e o sucesso de um treinador tem muito a ver com as condições, a um nível global, que lhe dão…

FR entusiasma-me, sim. Por várias razões que já muito foram escapelizadas no quadro das eleições… quanto ao seu trabalho no Sparta e no Gala, também já muito foi escapelizado nesse quadro… na Holanda teve a mesma classificação que o clube tinha conseguido no ano anterior ( o play off para a manutenção é que não correu da mesma maneira ) e na Turquia, bem… parece-me que o clube turco já viveu melhores dias… UM treinador, por si, não é razão para uma opção de voto, mas penso ter sido importante o nome deste holandês ter aparecido, digo eu que elevará a fasquia de outras candidaturas; porque a escolha de alguém para esta função, além de ser importante para o sucesso no futebol é também sinal de uma demonstração de força.

Quanto à estadia no Sparta de Roterdão, o clube é o mais antigo da Holanda, fundado em 1888, e era à data da descida de divisão, o único totalista, em presenças na 1ª divisão holandesa, fora dos três grandes.

O Rijkaard foi portanto o primeiro treinador a descer de divisão na história do clube…

Pá, é um treinador com impacto… :mrgreen:

Quando falo ganhar com pouco, logicamente não estou a dizer que um treinador para ser bom tem de ganhar a Champions com jogadores de segunda. Mas percebe-se num treinador a sua capacidade se em anos consecutivos com baixos orçamentos consegue colocar uma equipa a jogar bom futebol a nível defensivo e ofensivo. Não falo só de boas classificações. Veja-se por exemplo os equipas que estão na parte superior da nossa tabela da liga e vê-se que lá estão com muitas vitórias sofridas, por 1-0 e com poucos golos marcados, mas umas defesas relativamente sólidas.

Olá este é o meu primeiro post, fora a apresentação.
Quanto vi o nome de Frank Rijkaard, senti o mesmo, alguma satisfação mas rápidamente me liguei à realidade, vi que apenas tinha triunfado no Barcelona, falhado por onde passou, quer antes quer depois.
Não é propriamente animador, mas sendo um treinador de renome, nem que seja pelo que fez no Barça, elevou a fasquia.

Espero sinceramente que o Dias Ferreira não vença as eleições, não tem um projecto sólido e os gastos num treinador demasiado caro que não garante glória não são argumentos para vencer.
A meu ver é essencial um grande treinador, mas com um plantel com qualidade. Em 1999/2000 vencemos com o inácio e com 2001/2002 com o Boloni, nenhum era um grande nome, mas possuiam referências na equipa.

" Olá este é o meu primeiro post, forA meu ver é essencial um grande treinador, mas com um plantel com qualidade. Em 1999/2000 vencemos com o inácio e com 2001/2002 com o Boloni, nenhum era um grande nome, mas possuiam referências na equipa."

Claro, se puder vir um grande treinador e grandes jogadores é meio caminho andado para obter grandes resultados. Mas acima de tudo, por trás deles tem de haver um grande presidente e uma grande estrutura.
:arrow:

Portanto a chave do sucesso serão os grandes nomes ( jogadores ) actuais… hum, quais? Quer dizer, os que estão para vir… quer dizer… porque seräo baratos, ao contrário de um treinador?

pois um treinador não é tudo…
vendo o caso do galatasary temos de ter em conta que a equipa já estava feita e com os seus “vícios”…veio um treinador e não consegui dar o alento e a motivação necessária aos jogadores para que dêem o máximo no jogo respeitando as tácticas do treinador…se voltarmos atrás no tempo vimos o mesmo acontecer no nosso sporting…veio o PB trouxe alguns jogadores dele dos juniores com o mentalidade dele para o jogo e na primeira época não se deu mal pelo contrário, teve muito bem falhamos o titulo a meu ver pela inexperiência do plantel…após isso veio a decadência do jogo em equipa, os vícios e as pseudo estrelas…com tudo isto os maus resultados, a saída do PB…vem o Carvalhal para a mesma equipa e mais do mesmo…vem a salvação o PS ainda pior caímos no fundo…
a meu ver não teve a haver com o treinador mas sim com a equipa…se pensarmos no boloni ou no inácio ambos trouxeram jogadores da sua confiança para instruírem a a filosofia de jogo ao resto da equipa o que não aconteceu aos nossos dois últimos treinadores…dai a decadência de qualidade de jogo…
portanto não quero dizer que o FR ou DF sejam as melhores escolhas…mas pode ser um principio pois não aparece mais nomes, mas quem vier têm de trazer sempre um numero de jogadores da sua confiança para poder montar o seu estilo de jogo e uma verdadeira equipa…a chamada espinha dorsal…Precisamos de uma mentalidade vencedora

SL…

Claro. “Não há omeletes sem ovos”, “sem dinheiro não há vícios”, etc, etc…

Primeiro que tudo, espero que o clube se organize e que tenha uma direcção que saiba o que faz; depois, um treinador que consiga tirar o melhor rendimento dos seus jogadores e que no mínimo os faça render, em conjunto, na proporção do seu valor facial… se esse rendimento for superior à soma das partes ( o tal valor facial ), eis um bom treinador. PS além de não ter sido sabido extrair do plantel aquilo que tinha de melhor, prejudicou o pouco que temos de bom. Desvalorizou-o. Não foi o único, nem é o maior culpado desta vergonha.

Li há pouco, em outro tópico, certos comentários miserabilistas quanto à real grandeza do clube… ou por outro lado, o diagnóstico de miserável quanto ao estado actual do SCP. Sendo verdade que a crise é profunda e atravessamos um dos piores momentos da nossa história, parece-me sinceramente, que acima de tudo, somos nós, que vivemos o Sporting, que apequenamos o nosso clube, fruto de anos e anos de gestão de vistas curtas, pouco ambiciosa e que à custa do apertar do cinto e de incompetência, o que causaram foi a descrença e o afastamento dos adeptos.

Está na altura de isso acabar. Há uma carrada de candidatos à presidência do clube, promessas de apoios financeiros, fundos, investidores e até nomes de referência do futebol mundial que querem vir para o SCP… que se aproveite isto para dar a volta por cima que estou farto de lamber as feridas… e sim, um treinador de topo, com perfil que se enquadre num clube formador, seria um bom começo.

Totalmente de acordo…sendo um pouco off topic…tenho muita pena de ultimamente ver tão pouca gente em ALVALADE…sendo que estou um pouco longe e me esforço para la ir sempre que posso, levando comigo o meu irmão os seus amigos e ainda a minha sobrinha, sendo eles tão novos não habituados as grandes noites do nosso estádio quando la chegam vibram o dobro que eu(por esperar sempre mais) talvez porque realmente acreditam nos valores e grandeza do clube…e por muita pena minha não lhes mostro o verdadeiro estádio e ambiente que muitas vezes presenciei(min 25 mil adeptos)…espero que com tantas ideias algumas peguem de raiz e saia dali uma grande equipa com um grande treinador dignos de representar a nossa camisola.
:victory: :victory: Força Sporting :beer:

Acredito que falta pouco para nos levantarmos. Os primeiros sinais têm sido dados. Saibam os sócios escolher o melhor presidente, que este aplique o melhor projecto e o estádio voltará a encher e voltarão as noites de glória ao nosso estádio. Tenho fé.

Antes de avançar com o falhanço de Rijkaard, deveríamos perguntar “Porque falhou Rijkaard?”. Como é que um tipo desce o Sparta, faz um brilharete com o Barcelona e com a selecção holandesa e depois mete os pés (se os mete, ou seja, se a culpa é inteiramente ou maioritariamente dele) no Galatasaray?

Terá de se tentar compreender o que é o campeonato turco e como se joga na Turquia.

Também se esse adepto turco não estará a ser demasiado positivo em relação ao plantel do seu clube. Eu acho que está. Se calhar agora, e após algumas saídas, já não estará tanto. Bem, sempre aproveita o Turan. Mas como é óbvio, isto levantará outro problema: quem escolheu o plantel?

Contribuindo com os meus 5 cêntimos para a conversa, sem dúvida que fiquei perplexo e a salivar com o anúncio de que Frank Rijkaard será o nome do treinador de um dos candidatos.

Como já aqui foi escrito, tenho mais ideia de Rijkaard no Ajax, quando era o sustentáculo daquela equipa de meninos que venceu a Taça Uefa de 1987 (ano em que eu casei e por isso me recordo tão bem).

Tenho igualmente ideia daquela fantástica equipa do Milan que dominou a Europa durante vários anos e do trio maravilhoso de holandeses em que pontificava para além do FR, o Ruud Gullit e esse portento que era Marco Van Basten.

Lembro-me igualmente de FR na selecção laranja e da memorável campanha que fizerem no Euro 88.

E lembro-me de ser Riijkaard a dar-me uma das maiores alegrias da minha vida que foi ver o único jogador em campo que envergara a camisola do meu querido Sporting (ainda que não oficialmente) marcar aos cabeçudos o golo que os fez perder a final da Taça dos Campeões em 1990.

Como treinador tenho menos ideia dele. Lembro-me do Barça e da vitória na Liga dos Campeões. Lembro-me das excelentes 2 épocas que fez em Espanha. Mas, aqui para nós, quem é que não faz bom trabalho no Barça, com aquela organização altamente profissional, com aquele manancial de jogadores de elite que nem precisam que se lhes ensine táctica pois os gajos nascem já ensinados?

Gosto muito do nome de Rijkaard mas tenho receio que ele não conheça suficientemente o futebol português, que não conheça quer os jogadores quer o ambiente que vai encontrar na Liga e no Sporting, em particular.

E neste momento o Sporting, mais do que de um nome, grande na verdade, mas mesmo assim um nome, precisa dum bom treinador, disciplinador, com ideias concretas para a gestão da formação dos nossos futebolistas jovens, dum treinador que tenha o toque de Midas e descubra “ouro” que de certeza existe lá em Alcochete.

Será que Riikaard será esse treinador que precisamos?

Oh Gebeeme, os teus 5 cêntimos são mais do que isso… a opinião está bem fundamentada pois o nome FR surge mais como o portento que foi enquanto jogador, do que propriamente pelo seu historial enquanto treinador.

Mas deixo aqui um repto que espero que todos os users, sobretudo os sócios votantes saibam analisar, pois vale o que vale:

Escolham um projecto para o Sporting, não nomes. FR ou outro qualquer grande nome podem chamar os votantes para esse lado mas e depois? Quando ao fim da 1ª/2ª/3ª época for despedido? Que projecto se elaborou para a continuidade? Que nomes irão surgir? A que custo?

Sim, precisamos de um Sporting ganhador neste momento, já, para a próxima época, sob pena de se abdicar de vez do epíteto de grande de Portugal. Irrita-me que sejamos considerados o 3.º clube grande de Portugal e não um dos 3 grandes. Custa, dói, podemos espernear, mas infelizmente é a verdade do momento que atravessamos. O Sporting tem de se reergueer à custa de um projecto sólido que nos faça ser campeões hoje sem abdicarmos da nossa grandeza no amanhã.
Portanto, desejo, a tão poucos dias das eleições, que os votos sejam direccionados para alguém que apresente um projecto sólido a todos os níveis, desportivo, acima de tudo, financeiro, logo a seguir, a nível de modalidades, a nível dos sócios, para que Alvalade volte a encher, volte a vibrar e volte a ser um local de medo e receio para qualquer adversário que lá pouse os pés.

Disse-o quando se falou de FR, digo-o quando se fala agora de outros treinadores e já perto das eleições.

É redutor olhar-se para um treinador como apenas um nome. Por detrás do treinador há um perfil e uma postura que definem o homem, mas também quem o escolhe. Neste caso e estando em eleições, vi a escolha de DF/Futre como ambiciosa e coerente. Porque escolheram um grande nome do futebol mundial ( e isto é muito importante, após anos e anos de miserabilismo ) e porque tem um perfil adequado ao nosso clube. FR viveu numa grande escola de futebol, que históricamente aposta nos seus jovens, é um homem totalmente enquadrável no SCP.

Volto-o a dizer agora com MVB. É impossível falar-se deste holandês e não nos lembrarmos de FR, as suas carreiras estão interligadas, quer nos clubes, quer na selecção holandesa. Não tem a experiência de FR como treinador, mas dificilmente se fica indiferente a um nome destes ligado ao SCP ( fantástico ver estes nomes - junto Zico - ao nosso clube… repito… após anos de miserabilismo, é um bálsamo para o ego ). Com esta escolha, BdC também mostra quem é e o que quer.

MVB tem ainda pouca experiência como treinador, foi seleccionador holandês e esteve num Ajax num mau período que se vai prolongando, mas só vejo benefícios num nome destes. Aposta com algum risco, mas com sentido.

Eu sinceramente não tenho muita confiança nos dois treinadores Holandeses…o Rijkaard tirando o que fez no Barcelona(o que não é dificil com aquela equipa) só fez porcaria por aonde passou.Quanto ao Van basten além de ter sido um péssimo treinador na selecção Holandesa e no Ajax é muito arrogante(não é sem razão que nenhum clube os quer)…Foram os dois grandes jogadores mas como treinadores são péssimos.
Mas para bem do Sporting espero ter que mudar de opinião caso um deles venha a treinar o meu clube.

Caros amigos temos de pensar pela positiva, ou seja quem vier será o nosso treinador e isso faz com que seja o melhor treinador do mundo.