Um tópico positivo-para variar

Eu já fui mais frequente deste(e do anterior)fórum.Tanto no que escrevia como no tempo que permanecia online.Hoje em dia, costumo vir depois dos nossos jogos, voto no MVP e uma vez por outra, lá sai um comentário sucinto.
Lembro com pena alguns dos membros que também partilhavam o espaço.Havia problemas?Havia.O clima que se vivia era maioritariamente de nível?Era.

Quem lê esta “nossa” primeira página de tópicos, das duas uma.Ou, como eu, fica triste com a chacota, o aparente gozo pessoal em certos desaires, a presunção psicológica que a net permite, etc etc;ou então, dizia eu, se não for verde, o gozo que isto deve dar.

Eu não alinho no diapasão de caos generalizado.Há muita coisa mal, de facto.Eu sou o primeiro, em certos aspectos, a tentar lutar, á minha maneira é óbvio, contra N coisas de que o nosso clube padece(cada tema é um tema, a seu tempo podem-se discutir, como é claro).

Parem a chacota.Parem o enxovalhamento.Se não querem apoiar, ir ao estádio, se afinal até gostam que o SCP perca, se têm vergonha, se acham que o clube já não é grande, se preferem desaires que comprovam pseudo-teorias vossas, se criam blogs de ódio ao capitão de equipa…então, ou mudam de clube ou deixam de ter opinião válida enquanto sportinguistas .E assumo perfeitamente esta minha posição.

Viva o SCP.

Parem a chacota.Parem o enxovalhamento.Se não querem apoiar, ir ao estádio, se afinal até gostam que o SCP perca, se têm vergonha, se acham que o clube já não é grande, se preferem desaires que comprovam pseudo-teorias vossas, se criam blogs de ódio ao capitão de equipa...então, ou mudam de clube ou deixam de ter opinião válida [u]enquanto sportinguistas [/u].E assumo perfeitamente esta minha posição.

Viva o SCP.

=D> =D> =D> =D>
Apoiado !!

=D> =D> =D> =D> =D>

Correndo o risco de ser desde já chamado de carneiro, e de nos transformar-mos desde já em carneiragem seguidista, beckzito, descreveste uma parte significativa daquilo que sinto e que me tem levado a não participar, e nem tão pouco a vir ler, tal como o fazia há uns tempos atrás…

Saudações Leoninas, e

VIVA O SPORTING, tal como ele é, ou como venha a ser!

5 estrelas a tua intervenção.
=D>

Percebo a posição. Também não estou de acordo com a crítica pela crítica, e já várias vezes apontei aqui tópicos ou intervenções perfeitamente desconchavadas. Todavia, se as coisas corressem muito bem, de certeza que se achava muito mais gente a apoiar ou a fazê-lo a maior parte do tempo.

Isso traduz que o Clube em geral não está bem, não é só uma percepção errónea de uns quantos sócios.

E por outro lado, não entrando em acusações de carneirismo, a atitude de dizer bem das coisas “só porque é o Sporting”, coisas que seriam criticadas se viessem de outros clubes, não leva a qualquer melhoria, e só faz os dirigentes actuais sentirem que podem fazer a merda que quiserem, que ninguém se rala de qualquer maneira.

Em resumo, deve criticar-se o que está mal e apoiar-se o que é bem feito. Para além de características pessoais de quem escreve, o facto de haver muita crítica reflecte em grande medida a má gestão do Clube e particularmente do seu Futebol essencialmente desde 1995.

Desde 1995 e antes :arrow:
Eu não disse, nem poderia dizer, que temos sido bem conduzidos.Dito isto, é bom lembrar que estamos no fórum do Sporting e não no fórum do circo cardinali e que por muito que estejamos contra(repito, ás vezes bem!)devemos sempre manter o respeito pelo clube!E confunde-se muitas vezes isto com direito á opinião(que nem se discute).

Não gosto do jogador X que é capitão.Ok.Tenho direito a fazer-lhe orelhas de burro e gozar mais com ele do que com qualquer “Argel”?
Não gosto do presidente Y.Ok.Gozo com ele, insinuo-o de bebâdo e pescoço de girafa?
Não gosto do equipamento.Ok.É o pior do mundo?
Tenho vergonha do clube?

Agora digam-me lá se isto num fórum orc não teria muito mais sentido :?

Não leves a mal, mas já tive há pouco tempo uma discussão praticamente do mesmo teor com o mpcco e já aí elucidei suficientemente a minha posição. Certamente não faltará quem queira discutir esse assunto.

Ha cerca de ano e meio coloquei o meu ultimo post neste Forum tendo, na altura, decidido terminar a minha participacao activa por varios motivos entre os quais os que descreves.
Para alem da chacota generalizada, cansei-me da atitude de um reduzido numero da participantes que atraves das suas intervencoes passam a ideia que pensam ser superiores ou, no minimo, mais Sportinguistas do que os outros.
O facto e que o Forum tem decaido na sua qualidade e perdeu muito daquilo que tinha de aliciante. Perdi o interesse de colaborar, nas nunca perdi o interesse no meu clube do coracao.
Hoje nao resisti abrir um excepcao e apludir esta intervencao inteligente, perspicaz e corajosa.

Saudacoes Leoninas

Percebo o Beckzito

Ninguem diz que as coisas no Sporting, correm sobre rodas eque estamos servidos dos melhores profissionais do mundo, porque seria uma falacia. Mas tb não acho que sejam todos uns labregos, ladrões, bebados e que só la estejam para lixar o clube !!!

Às vezes chega a ser dificil participar aqui no forum, porque cada topico é uma pedrada no clube. Como dizes e bem, no forum dos Orcs não fariam melhor.

Até o facto do Ricardo ter sido considerado o 7º melhor GR do mundo, é motivo de chacota e para dizer mal dele.

Estamos num forum, por isso o debate de ideias é normal, aliás, é o motivo por estamos aqui. Acho é abusivo, comentários do genero " voces os burros que pertencem aos 75%", “mamem com eles”, … e outros do genero.

Tenho a certeza absoluta, que muita gente que deixou de participar, fe-lo porque se cansou deste tipo de argumentos.

Eu mantenho por cá. Critico o que tiver de criticar no clube, na equipa de futebol. Não me apanham é a disparar em todas as direcções só porque sim. Nem a aplaudir blogs, que fazem a apologia do anti-Custodio ( podia ser outro jogador qualquer ) porque acho vergonhoso.

Esta é a minha maneira de estar e sentir o Sporting !!

Até o facto do Ricardo ter sido considerado o 7º melhor GR do mundo, é motivo de chacota e para dizer mal dele.

Eu mantenho por cá. Critico o que tiver de criticar no clube, na equipa de futebol. Não me apanham é a disparar em todas as direcções só porque sim. Nem a aplaudir blogs, que fazem a apologia do anti-Custodio ( podia ser outro jogador qualquer ) porque acho vergonhoso.

Não sinto qualquer necessidade de me distinguir de ninguém que por aqui ande. Mas sempre te digo que não é por acaso que não apanhas qualquer “post” meu em nenhum desses tópicos. O primeiro nem me dei ao trabalho de o abrir, porque já estava mesmo a ver o que iria encontrar.

Acho que sem dúvida alguma estamos a passar pelo pior momento na história do nosso clube.

Não me identifico com quem o dirige e não gosto na nossa equipa actual. Não gosto da dedicação e do esforço empregue em campo em busca da glória!

Mas admito que realmente este fórum hoje em dia é uma critica pegada. Nada no nosso clube é bom, nada que o nosso clube faz é bom. Quando algo que é feito no nosso clube é interessante e bem feito, é raro esse tópico ter audiência e ter comentários e aplausos.

Isso em parte deve-se ao facto de as pessoas estarem descontentes com o momento actual, mas essencialmente deve-se ao facto de os que criticam e é essa a sua forma de estar no fórum continuam cá, e os que apesar de não se identificarem com o que se passa hoje em dia com o clube, desaparecem e deixam de participar porque não gostam das criticas.

Obviamente que não pretendo dizer que os culpados são os que abandonam, nem queria ver os que apoiam ou ainda gostam mais de apludir do que de assobiar desatem a responder por vezes com os mesmos argumentos que os outros por vezes usam!

Já tive algumas discussões com alguns desses membros por Pm, e as coisas foram sempre ao sitio. O problema nos foruns é que as pessoas têm a tendência de levar tudo muito a peito, e quando alguem generaliza e chama um nome a um grupo de gente, muitos ficam logo ofendidos, e em vez de tentarem esclarecer o que se passa … deixam de aparecer …

Este forum não serve para falar mal do Sporting. Este forum tambem não serve para se falar apenas bem do sporting. Este forum serve para discutir o Sporting, apenas isso!

Acho que talvez uma moderação mais rigorosa neste forum fosse necessária. Uma moderação que conseguisse manter as discussões dentro do assunto dos topicos. Esse é o principal problema neste forum.

Este forum é moderado, mas sempre quisemos deixar as coisas andar a belo prazer de todos … Sempre pensamos que era esse o caminho deste forum e a moderação estaria por cá, para apagar posts duplicados, expulsar infiltrados, e deixar entrar os sportinguistas!

É raro o topico onde a discussão na segunda página se mantenha dentro do assunto para o qual o topico foi criado!

Gostaria imenso que os que não gostam do Cácá e do Pipinho, tentassem discutir os assuntos sem estarem sempre a referenciar os mesmos, mas isso nunca irá acontecer enquanto os membros que gostam de fazer estas referencias mantiverem a sua postura neste forum.

Eu o que gostava era que todos os membros conversassem entre si, e chegassem a uma conclusão boa para todos. Querem ter uma moderação mais activa que mantenha os topicos dentro dos assuntos, que elimine todas as referencias a bocas e insultos, etc…

Apresentem ideias, digam o que acham, tentem mudar o forum.

lembrem-se, este forum foi criado para todos nós por todos nós! Não foi criado por uma pessoa ou para uma pessoa. Se querem um forum diferente, façam-no diferente. Usem as vossas opiniões, ignorem o que não querem ouvir, etc…

Eu pessoalmente acho que deviamos ter uma moderação mais activa. isto não é criticar esta moderação actual … eles ( e eu ) não fazemos este tipo de moderação porque não sabemnos fazer outra … esta foi a forma que achamos ser a ideal, mas acredito e penso que todos os outros moderadores acreditam que existem outras forma.

Sugiram pessoas para a moderação, sugiram regras de participação, sugiram guidelines para a moderação seguir. Apresentem propostas.

Também já não coloco nenhum post há bastante tempo, por razões que não vale a pena estar de novo a trazer à baila.

Escrevo agora apenas para mostrar ser mais um que concorda com o teor do tópico.
E parece-me pelo que vai sendo escrito (além dos casos que conheço pessoalmente e que não se manisfestam), começam a ser muitos os que deixam de escrever devido à tendência crónica que o fórum de há muito tempo para cá manifesta e à falta de paciência e tempo para a rebater.

Parece que há uma obrigatoriedade de ser crítico em relação a tudo e todos e ai de quem não o seja… não existe um só tópico, seja sobre que assunto fôr, que não se adivinhe sempre onde a discussão vai parar.

Neste momento, venho ao fórum para ler a secção de ‘Outros Assuntos’, onde de facto se continua a discutir assuntos interessantes e a ser possível observar posições diferentes a discutir e argumentar.
Secção de Futebol ?? Não obrigado, já sei o que por lá vai mesmo sem ver.

Resumindo, não me parece que este seja um fórum para e de todos os sportinguistas, mas sim um local onde alguns descarregam a crítica gratuita… tanto assim é que ‘vitinhos’ e outros (conheço pessoalmente alguns infiltrados que andaram por aqui tão confortáveis como num fórum de um rival e ainda me ‘gozam’ com isso) que tais passam quase despercebidos aos actuais participantes mais activos e menos… avisados.

Sei que nada mudará, sei o tipo de respostas que se vão seguir neste tópico… sei o que este fórum foi em tempos e sei que já perdi a esperança que alguma vez volte a ser o mesmo, o que é pena.

Como diz o Avantix, uma mão mais pesada é necessária na moderação, especialmente no sentido de deixarem de existir membros com mais ‘peso’ do que outros… parece-me que foi o que o JMM, mal ou bem, sempre tentou fazer e foi durante a sua moderação que o fórum atingiu o seu auge, alguma relação terá que existir entre uma forma de moderação e outra.
O resto da história já conhecem, o fórum tornou-se um local apenas de alguns e não um sítio onde qualquer sportinguista se sinta naturalmente bem, tal é o nível dos adjectivos atribuídos a quem não siga a opinião instalada. Mas nem todos podem adjectivar à vontade…

Um bem haja a todos…

Eu sou da opinião que uma crítica de um Sportinguista para com o proprio clube doi muito mais do que perder um jogo. Isto passa-se comigo.
Como tal declaro que uma opinião menos positiva sobre algo voltado para o clube com o intuito de o ver melhorar, mais não é do que uma prova de Sportinguismo, igual ás outras todas!

No entanto não entendo onde está o mau momento. O ano passado empatámos em casa com o maritimo nos primeiros jogos da segunda volta e estávamos a 6 pontos (salvo erro) do segundo lugar, e agora estamos a 6 do primeiro.

Se somos grandes? Cada vez maiores.
Viva o Sporting? PARA SEMPRE!

Revejo-me um pouco na crítica do beckzito mas nao aceito a sua posição de chamar menos sportinguista a quem critica o clube, pois continua-me a moer (on and on) a utilização do Custodio. Mas tambem dou a mão á palmatória de que é mais facil criticar do que incentivar, mas lá está: eu mesmo nao gostando dele nunca rezarei por um mau jogo do Custodio.

:arrow:

Respeito e compreendo a posição de aqueles que deixaram de comentar por se estar a viver neste Fórum uma espécia de critica generalizada, e a unica coisa que posso concordar no que dizem é no que diz respeito ao facto de na segunda página de um respectivo tópico, já estarem todos nós a falar sobre um assunto diferente e que geralmente é mais depreceativo para com o clube, contudo não tomaria a posição que foi tomada por alguns de vós.

Eu não estive no Antigo Fórum, e apenas me juntei o ano passado, gostei do Fórum, era bonito visualmente, as pessoas falavam bem português, eram educados e tudo parecia muito bem apresentado, alias como para mim é, tenho sido um dos que critica o que está mal no Sporting e que bate palmas aquilo que vai bem, assim de momento lembro-me de Obikwelu, Atletismo, Futsal, Andebol, Renovações, Manutenção dos jovens e Academia. A maioria dos Sportinguistas aprendeu primeiro a amar o Sporting devido ao Futebol, exactamente por ser o desporto rei e por se tratar de um desporto que tem maior visibilidade, mas o que é certo é que neste momento o Sporting, equipa que joga futebol sénior tem tido bastantes traços negativos, o que leva ao descontentamento da maioria, como é normal. O ano passado estavamos pior tudo bem, foi por isso que saiu o Peseiro, este anos estamos melhor quando em comparação com o ano passado mas existem bastantes coisas que estão mal, e por se tratar de um clube que eu amo, e que prezo para o seu bom funcionamento, obviamente que critico o que tem de ser melhorado e não tenho nenhum receio de o fazer porque o meu principal objectivo é que esse aspecto melhore, contudo existem pessoas e aqui podem caber o Beckzito e outros que pensam que apenas se está a depreciar o clube e apenas se critica porque todos criticam.

Eu pessoalmente não sou assim, e mantenho uma tese de que uma coisa é criticar o que vai mal no Sporting e outra é depreciar o clube. São aspectos diferentes que tendem a ser unidos incorrectamente. Longe de mim que me afastasse quando se critica demasiado isto ou aquilo, dou a minha opinião, concordando ou não com as outras e tenho a consciência tranquila em relação ao meu Sportinguismo.

Agora uma coisa, vocês afastaram-se porque incutiu-se um espirito dentro deste Fórum de apenas criticar?

Ás vezes o criticam-se coisas que até estão boas ou ignoram-se as boas para criticar as más, então porque é que em vez de irem embora não se mantêem e dão a vossa opinião. Em todos os sitios existem sempre dois lados, e se querem o melhor do Fórum tem de haver um consenso entre os dois, e isso só existe se existerem os dois lados. Acho que me fiz compreender :wink:

Como diz o Avantix, uma mão mais pesada é necessária na moderação, especialmente no sentido de deixarem de existir membros com mais 'peso' do que outros... parece-me que foi o que o JMM, mal ou bem, sempre tentou fazer e foi durante a sua moderação que o fórum atingiu o seu auge, alguma relação terá que existir entre uma forma de moderação e outra. O resto da história já conhecem, o fórum tornou-se um local apenas de alguns e não um sítio onde qualquer sportinguista se sinta naturalmente bem, tal é o nível dos adjectivos atribuídos a quem não siga a opinião instalada. Mas nem todos podem adjectivar à vontade...

Uma nota apenas, aquilo que escrevi ali em cima não é bem aquilo que acabas por exprimir no teu Post. Eu não pretendo um forum como o que era na altura do JMM. Não acho que o JMM tivesse tido um papel importante na altura sobre questões de moderação, aliás o JMM chateou-se com o forum e acabou com ele exactamente porque ele começlou a ser apenas critica … e ele apenas conseguiu imaginar uma coisa para reverter a situação … terminar o forum!

O que eu defendo é bem diferente, e não é mão pesada para alguns!

O que eu defendo é uma moderação atenta ao teor de cada tópico, ao assunto de cada tópico, e que mantenha a discussão dentro desse mesmo assunto. Uma moderação que assim que alguem muda de assunto ou tenta levar a conversa para outro lado, possa intervir e com fecho de topico, apagar mensagens, avisar no topico, ou de outra forma qualquer, manter o assunto dentro do assunto :smiley:

O que eu defendo é a eliminação de partes de mensagens que nada acrescentam aos topicos, e apenas estão lá para atingir e ofender outros membros. Não se trata de censura, não é uma intenção de apagar opiniões ou conversa dentro dos assuntos.

Quando alguem num topico, diz que se pensam diferente desta linha de raciocinio, são todos palermas e ignorantes, todos sabemos o que virá a seguir … qual o conteudo dos 30 posts seguintes … a simples eliminação dessa frase pode evitar que o topico mude de assunto ou descambe para o insulto gratuito.

É assim que funcionam os grandes foruns de todo o mundo.
Vão ver o exemplo perfeito do que é um grande forum nacional, onde se debate algo menos aceso ( informática), mas que mesmo assim necessita de ter dezenas de moderadores a controlar os membros, e a intervir várias vezes:

É isto que defendo para este forum… é este tipo de moderação. Com os administradores actuais a controlarem, ou seja, a realizarem exactamente as mesmas funções que fazem hoje em dia, e com um grupo de 5/10/20/50/300 moderadores a ler e a moderar as conversas!

O que eu defendo é a eliminação de partes de mensagens que nada acrescentam aos topicos, e apenas estão lá para atingir e ofender outros membros. Não se trata de censura, não é uma intenção de apagar opiniões ou conversa dentro dos assuntos.

Quando alguem num topico, diz que se pensam diferente desta linha de raciocinio, são todos palermas e ignorantes, todos sabemos o que virá a seguir … qual o conteudo dos 30 posts seguintes … a simples eliminação dessa frase pode evitar que o topico mude de assunto ou descambe para o insulto gratuito.

Avantix, sabes tão bem como eu que se o fizeres, se eliminares partes ou mensagens de alguns dos membros do fórum e por muito boa intenção que tenhas, quais são os argumentos que vão saltar imediatamente para cima da mesa… ou não sabes ?

E depois se a situação escalar? Se a adjectivação começar a ser apontada ao moderador que apagou algo que até nem tinha mal nenhum à vista de quem escreveu o que foi eliminado ?
Sabes o que costuma acontecer noutros fóruns nestes casos… será que aqui se faria o mesmo, dependendo do membro em questão, sendo que já vi ser admitida aqui tanta coisa que nunca o seria noutros fóruns?

É por isso mesmo que eu acho que um controlo mais apertado é necessário… e essa forma que apontas no meu ver já é uma das formas ideais de controlo, acho é que aqui vai ser impossível aplicá-la se a moderação se mantiver nos moldes actuais.

eu consigo entender perfeitamente e até acho legitimo as criticas feitas às pessoas. presidente, treinador, jogadores, empresários etc.
agora para mim é totalmente incompreensivel as criticas feitas ao clube em si. e isso acho muito deprimente.
como se podem apelidar de grandes sportinguistas se criticam tudo e mais alguma coisa? se nao se identificam com nada teem bom remedio. ninguem os obriga a ser sportinguistas. nós q nos apelidamos de diferentes tb temos de o demonstrar e ultimamente temos sido cada vez mais parecidos com os “outros”.
e não acho q estejamos assim tão mal. há quem diga q nunca estivemos tão mal? meu deus q memória tão curta…

O resto da história já conhecem, o fórum tornou-se um local apenas de alguns e não um sítio onde qualquer sportinguista se sinta naturalmente bem, tal é o nível dos adjectivos atribuídos a quem não siga a opinião instalada. Mas nem todos podem adjectivar à vontade...

Faz-me sorrir este parágrafo.

Porquê? Porque durante ANOS a meia dúzia de lunáticos que criticavam o caminho que estávamos a iniciar e previa a hecatombe, foi aí sim perseguida, ofendida, atacada, silenciada, gozada por uma maioria que, alegremente, acreditava no Pai Natal de verde e branco vestido, com tecido burberrys.

É curioso que agora se fale em perseguição a quem não é crítico, quando, ao contrário do que vi no passado, no fórum de hoje não se permite a ofensa gratuita e directa aos participantes nem muito menos esta é feita pelos moderadores ou “proprietários” do fórum.

Não gostam de ler tanta coisa negativa? Falem sobre a positiva, realcem-na. Era o que eu esperava quando li o tópico deste thread. Afinal não li nenhuma notícia que me alegrasse. Li um choramingo de quem devia remar contra a maré, mostrando a uma imensa maioria que hoje está deprimida mas que há uns anos atrás não estava, que há razões para acreditar.

E há? Onde estão? Isso é que convinha discutir e falar, não tanto pedir uma mão pesada da moderação, qual censura, que mantivesse a discussão higienicamente positiva e evitasse, qual pecado, o “risus pascalis” à custa da nossa própria miséria.

A maior prova de inteligência no humor é ser capaz de, antes de tudo mais, gozar consigo próprio. Neste domínio os sportinguistas dão cartas pois ao contrário de outros clubes vejo uma imensa capacidade, saudável, de fazer a tal “chacota” à custa da própria miséria, o que nem sempre acontece no futebol. Doi ler a chacota? Pois doi. Mas se a chacota não tivesse fundamentos realmente deprimentes não fazia formigueiro. Não passaria de uma piadola sem base.

O que doi é vir aqui ser constantemente relembrado que o Sporting sobre um processo de ridicularização progressivo que já dura mais de 20 anos. Doi mas é verdade.

Agora é preciso tomar uma opção, pela parte de quem ainda acredita na recuperação (assumo que não faço parte do grupo, e estou a agir em conformidade ultimamente): em vez de se pedir higiene no fórum, moderação na corrente negativa e uma falsa mentalidade positiva faz mais sentido lutar, mesmo que apenas dialecticamente, por mudar o ponto de vista de quem só vê miséria à sua volta, no que ao Sporting diz respeito.

O mais curioso é que, sendo um hiper crítico, total pessimista e detentor de esperança zero no que concerne à hipótese alguma vez o Sporting vir a ser novamente o clube de futebol que já foi, também eu… venho cá cada vez mais apenas e só pelo “outros assuntos”.

E esta hein?

PS - Não deixa de ser tremendamente curioso ver este thread manter-se nesta área. É uma permissão que APLAUDO VIVAMENTE, pois o tema merece estar na área de maior visibilidade do fórum apesar de nada ter a haver com o tema principal desta. É pena é que este critério não seja uniforme, e que outros tópicos não tenham tido a mesma sorte, mas isso até é bom porque acaba por dismistificar completamente a sugestão de que este fórum é uma “quinta” de alguns, como já sugerido anteriormente, como se a moderação estivesse ao serviço de uns quantos. Não é bem assim, e neste caso ainda bem que se dá esta curiosidade.

Percebo a posição. Também não estou de acordo com a crítica pela crítica, e já várias vezes apontei aqui tópicos ou intervenções perfeitamente desconchavadas. Todavia, se as coisas corressem muito bem, de certeza que se achava muito mais gente a apoiar ou a fazê-lo a maior parte do tempo.

Isso traduz que o Clube em geral não está bem, não é só uma percepção errónea de uns quantos sócios.

E por outro lado, não entrando em acusações de carneirismo, a atitude de dizer bem das coisas “só porque é o Sporting”, coisas que seriam criticadas se viessem de outros clubes, não leva a qualquer melhoria, e só faz os dirigentes actuais sentirem que podem fazer a merda que quiserem, que ninguém se rala de qualquer maneira.

Em resumo, deve criticar-se o que está mal e apoiar-se o que é bem feito. Para além de características pessoais de quem escreve, o facto de haver muita crítica reflecte em grande medida a má gestão do Clube e particularmente do seu Futebol essencialmente desde 1995.

Nada mais a dizer. :arrow: