Um Sporting dividido...

Tentaremos a todo custo preservar uma união entre sportinguistas, a união no vitorioso passado ainda fazia força, reina a divisão de atitudes e de pensamentos em Alvalade, mas o Sporting contínua em anestesia geral.

Hoje em dia é mais fácil a comunicação entre adeptos e sócios relativamente a um passado recente, nada como uma boa ligação de internet para tentar compreender os Sportinguistas. Reparo que infelizmente o Sporting e os Sportinguistas estão cada vez mais divididos nas formas de pensar e de estar, inclusive divididos nas formas de actuar, e de responsabilizar o Sporting. Também numa breve ida ao estádio é possível perceber isso, dum lado os conformados, os passivos, para eles as vitórias só acontecem com o tempo, um tempo que se afigura cada vez mais nublado para os lados de Alvalade. Afinal são quinzes anos de anestesia geral. Esses Sportinguistas (Os expectantes) acham sempre que o tempo é o melhor conselheiro, acusam os “Terroristas” de se juntarem ás vozes criticas da comunicação Social e referem que o que é importante é ir ao estádio e apoiar o Clube quer nas horas das vitórias ou nas derrotas. Ao mesmo tempo os “Notáveis” descarregam a culpa nos “falsos Sportinguistas” como refere o nosso futebolista Nuno Ribeiro, o tal que dizem sempre pagou quotas…Esses ditos falsos Sportinguistas tentam mobilizar meio mundo perante a irresponsabilidade e sobretudo incompetência dos actuais corpos gerentes do Sporting Clube de Portugal. Vale quase tudo para mobilizar insatisfeitos, desde manifestações de uma centena de pessoas até ao mais simples comentário no mural de apoio do Sr.º José Eduardo, cada anúncio ou atitude no “Mural” da rede social mais conhecida é transformada em crítica feroz.

São passadas mensagens de supostas manifestações que muitas vezes não chegam a acontecer por motivos suspeitamente desconhecidos, revejo-me naturalmente nesta pequena oposição, uma oposição a meu ver feita de muita juventude, curioso ver a nossa juventude tão empenhada em tentar colocar o Sporting no caminho da glória, curioso ver que muitas vezes falta um líder a essa oposição leonina, alguém que naturalmente dé a cara por estes jovens sócios, alguém capaz de motivar adeptos como quem cativa soldados, mas que a nossa guerra leonina seja feita com palavras e não com acções de violência.

Os argumentos, esses esgrimam-se nas assembleias gerais, que muitas vezes servem para alertar os mais distraídos do poderoso polvo que habita nas instalações leoninas, senhoras a encaminhar votos, pequenas pressões sofridas, e elementos de fora da esfera leonina contactados para manter a ordem. Importa manter a nação com disciplina, importa não pactuar com certos movimentos terroristas prontos a derrubar qualquer sistema democrático, não me parece democrático o sistema de votação do Sporting, tenho esperança que isso um dia mude. O Sporting continua nas mãos dos Sportinguistas mais antigos, como se fossem eles os únicos lúcidos do universo leonino, cada cabeça sua sentença, mas quando uma cabeça vale mais vinte e cincos votos do que uma cabeça menos recente, não me coíbe de dizer que este sistema não é a apoteose da democracia. Até Salazar faria melhor…

Tenho uma ligeira sensação que o Sporting poderá estar perto duma pequena guerra civil entre sócios e simpatizantes, houve já relatos de agressões entre adeptos dentro da nossa própria casa, relatos esses que me deixam profundamente triste e chocado. O que nos junta é o Sportinguismo na sua doce essência, essência essa que vai ser difícil exterminar, tudo o que nos une é o Sporting, O Sporting faz-nos falta para sonharmos, pensarmos ou amarmos. Existem maneiras de contornar as diferenças, para falarmos com clareza falemos de Sportinguismo doentio e primário, falemos de glórias, de vitórias suadas, de campeonatos ganhos.

Quem sente o Sporting, sente que as coisas não estão bem, e sente que é necessário fazer algo para as mudar. Quem ama o Sporting sente um coração verde despedaço de alegria, A traição dum presidente que afirmo sem preocupações, que não ama o Sporting como nós o amamos tende a pior as coisas, amanhã pode ser tarde demais para levantar a instituição que nós amamos, faz-me falta sentir do outro lado da linha…”Sporting ainda te amo”.

Excelente texto Jaimitos, Parabéns ! :clap:

Concordo com umas coisas, discordo de outras como é normal. Mas este é o tipo de discursos que só faz incendiar mais o ambiente dividindo. Não Jaimitos, estás enganado, não é dividindo e conotando duas facções que se resolve algo. Não existe os sportinguistas, “expectantes”, os maus, e os Sportinguistas “terroristas”, os bons. Existe Sportinguistas, ponto! Ninguém anda a perder tempo com isto, e esses tais “expectantes”, também não. Eu fui mudando, ao longo desde ultimo ano e meio de opinião acerca do modo de gestão do Sporting, porque só quem é parvo, nunca muda de opinião. Mas respeito quem não mudou ainda, têm de certo uma visão diferente da minha. Não quero dizer com isto, que os que não mudaram de opinião ( os tais do facebook entre outros), sejam mais ou menos inteligentes que os outros, simplesmente têm outra opinião, e merecem ser considerados por isso. É preciso apelar a favor duma mudança de mentalidade duma maneira organizada e nada ofensiva como tenho visto ao longo do ultimo ano, onde se responsabiliza quem votou em 2009 no presidente actual pela situação actual do clube. Isso é pura demagogia! E não é ofendendo e responsabilizando fazendo considerações e conotando lados diferentes de Sportinguismo que se consegue alguma coisa. 0! É por estes discursos e outros, que nas manifestações não estão mais que 100 gatos pingados, porque se faz questão de haver um afastamento em vez duma aproximação. Há milhares e milhares de Sportinguistas insatisfeitos neste momento, e referencias a percentagens que também só servem para incendiar, como “os 10%”, e os “90%”, não fazem já qualquer sentido.

Minoria absoluta com muito gosto aqui !!! :arrow:

Pede-se sempre serenidade e calma a quem pretende ver outras faces nos destinos do clube, mas a verdade é que a gestão até agora praticada merece tudo menos isso. Certamente não merece da minha parte calma e compreensão, pois têm conseguido transformar o Sporting, uma potência nacional, um símbolo do país e dos portugueses, num clube desprovido de identidade, roubado da sua alma e daquilo que lhe rende dinheiro, o património, e vitalidade, os adeptos.

Vivemos perante um Sporting dividido, mas tal facto não ocorre devido à oposição, todos o sabemos. A oposição não é por si um movimento orgânico, existe como resposta a um estilo de gestão. Os resultados dessa gestão são inegavelmente maus, e tal facto deve ser a primeira premissa a ter em conta sempre que um de nós pensa analisar a gestão actualmente praticada. A oposição, hoje representada por ninguém em particular, é somente uma reacção, e solidamente justa em todos os argumentos que apresenta, ao que tem sido feito ao nosso clube.

Querem calma, mas calma não nos leva a lado nenhum, a não ser que muitos se contentem com miseráveis classificações, apreciadas por muitos, garantidamente gente muito pouco ambiciosa e de estirpe nada Sportinguista; contentam-se com um presidente que se revela um autêntico abutre: gere mal, garantindo ao clube negócios despidos de lógica, e comunica pessimamente. O homem que hoje ocupa o mais alto cargo institucional do Sporting viola todos os dias os princípios fundamentais do clube.

O que eles mereciam/merecem sei eu: levar um enxerto de porrada, merecem que o Estádio de Alvalade se transforme numa espécie de guerra civil de índole desportiva, com lados bem definidos: pró-Sporting Clube de Portugal, onde me incluo, e Anti-Sporting, todos aqueles que, sem provas que o sustentem, continuam a depositar fé nestes grandes sanguessugas de trampa que mais não fazem do que afundar o clube. E da forma como tudo se desenrola, com o nosso clube a caminhar alegremente para um estado catatónico, se é que não se encontra já lá, tudo indica que o Sporting terá o seu dia do Julgamento, mas tal dia não será pacífico, garanto-vos.

Está na hora de deixar a net e os virtuosos sinónimos, as tenebrosas análises, e comparecer sempre que possível. Está na hora de lutar por um Sporting vivo. Está na hora de matar este pseudo-clube que se dá pelo nome de Sporting. Está na hora de ressuscitar o eterno Sporting Clube de Portugal, o clube dos “diferentes”. Honradamente diferentes!

Os baluartes da identidade Sportinguista estão hoje em extinção, soterrados por entre presidentes e adeptos de merda, por entre jogadores e treinadores medíocres. Está na hora - e isso bastará para que todo o Portugal vermelho e azul nos tema! - de o fazer renascer.
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, SEMPRE!
POR UM SPORTING FIEL À SUA IDENTIDADE E HISTÓRIA!

enquanto meninos como o liedshow continuarem com este género de discurso, isto não muda.

enquanto criminosos como este rapaz, que andou aqui a brincar e a gozar com os sportinguistas continuarem como estão, nada disto vai mudar.

já houve situações em que a história podia ter mudado. e não tenho dúvidas nenhumas que caso a juventude leonina não estivesse presente na última AG para defender alguns senhores, mas sim como presença de defesa do Sporting Clube de Portugal, a situação já tinha mudado.

e posso enumerar vários casos de sportinguistas que são tal e qual o liedshow, que preferem poleiros e outras regalias dentro do clube, pessoas que se servem do clube ao invés de o servirem.

sem pensar muito e sem ir buscar abutres como o dias ferreira, esse grande advogado, posso citar nomes como o senhor joão pedro varandas, rapaz que andou a fazer de espécie de moderador do último congresso leonino na secção do futebol e que andava todo contente até lhe terem tirado o tacho e outro como o senhor samuel almeida. este último caso então é de psiquiatria.

enquanto estas pessoas não forem escorraçadas do clube e enquanto não lhes servirem o jantar nada disto vai mudar.

cada vez tenho menos vontade de ver este sporting jogar e isso repercute-se neste fórum, onde cada vez tenho comentado menos. querem acabar de vez…

[gmod]Possivel “flame” removida.[/gmod]

Se estivermos a falar do mesmo homem, lembro-me muito bem desse pulha, o tal Samuel Almeida. Lembro-me muito bem das suas intervenções na era Soares Franco: a criticar a falta de Sportinguismo na mensagem; a criticar a proximidade entre Sporting e Benfica; a criticar a falta de atitude institucional da direcção de FSF. Era um sócio com uma mensagem interessante.

Agora, de facto, é um completo pulha. Da pior espécie. Deram-lhe um tacho, e o pulha come e cala, ataca os outros, apelida-os, como na última assembleia, de hipócritas e desestabilizadores.

Traidor da pior espécie! Vendeu-se!

A última assembleia do Sporting Clube de Portugal expôs a nojice desta administração, que comprou claques, maneja determinados elementos como meros fantoches, mente a torto e direito. Ladrões da pior espécie.

O aceitável foi ultrapassado há muito tempo, mas continua a existir quem queira defender este presidente, quem lhe queira “dar mais tempo” - o argumento cliché dos situacionistas, seja beneficiários directos ou meros bodes fantoche. Vão ser chamados à tribuna quando o clube estiver no fundo, não se preocupem. Nem que tenha de levar câmara fotográfica para a próxima assembleia.

Curiosamente, no outro dia estava a falar com um conhecido, um homem já com a sua idade, sócio do Sporting há mais de 30 anos. Também ele defendia JEB, não a sua gestão, mas a necessidade de lhe dar tempo. Para a conversa não atingir outros contornos, decidi parar ali, mas fiz questão de lhe perguntar o que é que ele achava da contratação do Pongolle, entre muitas outras. Pelos vistos, e convido alguém deste fórum a desmentir-me, a resposta parece ter assumido um contorno universal: “enganaram-se”, “não deram tempo ao jogador”, entre outras alarvidades argumentativas. A neurose é profunda, só lá vai quando o Sporting estiver realmente no fundo e quando todos os abutres que hoje o destroem estiverem longe, salvarguardados.

O Sporting é hoje um clube sob controlo autoritário. O mórbido é que não existem quaisquer resultados, nem nada parecido. O jornal do clube, um órgão histórico não só do clube mas do desporto português, é uma espécie de “Pravda” de JEB, dando ordens de apoio, mensagens escritas por pessoas que mais não são do que autênticas e desavergonhadas marionetas ao serviço da escumalha incumbente. Os atrasados mentais, que o são, que representam o Sporting são do pior que existe: também eles controlados por JEB e seus pulhas, possuem um discurso que mete nojo.

SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, SEMPRE!
POR UM SPORTING FIEL À SUA HISTÓRIA E IDENTIDADE!
FORA COM O BANDO, SÓCIOS E DIRECTORES, QUE FODE O SPORTING DIARIAMENTE!

Não te admito, pois não sabes do que estás a falar. EU NÃO DEFENDI NINGUEM, pelo contrário, disse que a minha opinião não era a mesma nem de longe. Agora se continuares com essa atitude dos criminosos e outras ofensas, não vais a lado nenhum, NENHUM. Ninguem acredita num projecto contigo e outros incluidos, quando se sente enxovalhado, portanto vê se medes as tuas palavras e pensa antes de falares, talvez saia qualquer coisa de jeito.

[gmod]Quote editado.[/gmod]

meu amigo, enquanto tu e outros com a mesma opinião que tu e com as mesmas posições que tu não acordarem tudo isto continuará na mesma.

e se pessoas como tu não abrirem os olhos e continuarem sem ver que só à pedrada é que a corja vai sair do Sporting então nada feito.

então vocês também terão de comer por tabela.

E depois disso? Não há ninguém que se chegue á frente neste momento, ou seja, já se sabe como acabará. Tu tens de admitir que precisas de sócios que não votaram a mesma coisa do que tu em 2009, porque sozinho com mais meia duzia de sócios não se vai conseguir nada! A maioria dos sócios não está satisfeita, mas precisa dum projecto que os motive. Eu por mim ajudo, a deitar esta direcção abaixo, mas se não houver um projecto por trás com uma boa base de apoio, vai ficar na mesma, e vem um gajo qualquer tão mau ou pior que este que lá está.

Uuuhh… “nós ou o caos”… uuuhhhh… tenham medo do papão…

A sério, ao ler este tipo de argumentos perco toda a vontade de retorquir o que quer que seja. :inde:

Mas eu já sei o que pensas, não vale a pena retorquires nada.

Reduzir a subida ( e manutenção ) ao poder de JEB a uma panóplia de compadrios, tachos e cunhas será fácil de fazer mas explica NADA. Os 90% ( se quiserem… seriam menos 10 ou 20, se não fossem os tais "tachistas " ), votaram em consciência e convencidos que votavam na melhor opção… é assim tão díficil entender isso? Tratá-los de criminosos ou lambuças ou burros é fácil, mas enquanto não perceberem que o clube segue desgovernado, sem alternativas ou rostos para as mesmas, sem ninguém com força, neste estado de moribundo que o SCP vive, que levante a voz, vamos continuar a atirar pedras às pessoas erradas. Tenho pena que quem concorreu às últimas eleições não esteja no terreno, apontando erros, defeitos e deixar um vislumbre de soluções para todas as questões que se têm levantado… é tempo de se fazer isto ( seja quem for ), porque chegava-se ao final da época desportiva com uma oposição identificada, esperava-se que forte e com impacto público junto dos sócios. O que se vê é silêncio… não só dos " 90% ", mas também dos 10, salvo meia dúzia de corajosos que não se conformam mas que são insuficientes…

Continuem a promover o divisionismo entre os adeptos que o caminho continuará a ser o fim do clube como GRANDE. A crítica e o descontentamento deve ser dirigido a quem está no poder e não a quem agiu, na esmagadora maioria dos casos, por boa fé. Se discutem no dia a dia com um adepto que diz que JEB precisa de tempo, em vez de lhe dar um par de estalos ou insultá-lo, digam das vossas razões, porque têm muitas, para o convencer que JEB teve tempo a mais. É o que eu faço e na minha roda de conhecimentos sportinguistas, são raros os conformados com o estado actual do clube. Não acredito que seja diferente no restante universo.

Não é o caos… e se fosse, talvez acordasse muita gente, poderia ser benéfico… mas podia já haver alguém a chegar-se à frente.

O que me parece é que alguns Sportinguistas como o Liedshow não conseguem capta o essencial: que o Sporting é um clube, uma associação, e por conseguinte os seus dirigentes emanam dos seus sócios.

É errado conceptualizar os dirigentes do Sporting como saídos de uma casta qualquer independente e autónoma dos sócios como se isso lhes desse alguma qualidade extra-terrestre que não é alcançável pelo comum dos mortais…

… Um dirigente do Sporting pode ser o Liedshow, posso ser eu, pode ser o senhor de 60 anos que se senta todos os jogos ao meu lado sem dispensar o seu cachecol, enfim, pode ser qualquer Sócio do Sporting. É claro que convém que sejam pessoas ponderadas e com lucidez, mas em qualquer bancada de Alvalade é possível encontrar “n” sócios com capacidades para tal. Existe muita gente bem sucedida na vida, na sua profissão, nas suas empresas, com ideias claras e que sabe o que faz. A grande maioria está no anonimato porque nem toda a gente tem a visibilidade de um Belmiro de Azevedo, mas terão igual capacidade para gerir um clube.

A palavra aqui é “coragem”… Ou se é corajoso o suficiente para colocar de lado os preconceitos e arriscar inovar ou então passa-se o tempo a arranjar desculpas para os seus próprios medos… O argumento do Liedshow não passa disso, por muito que ele o negue.

O eterno problema, muita oposição e ninguém a liderar, o resultado é o mesmo há muitos anos, as pessoas dispersam-se, os Movimentos começam, crescem e acabam, os que não acabam chegam às eleições e acabam no fim destas (ou hibernam!), convocam-se manifestações de 20 pessoas, multiplicam-se os Blogs, Fóruns, sites de apoio, etc, tudo somado é igual a zero! :inde:

Digo e não me canso de repetir, o Sporting precisa de um líder/rosto de oposição como um carro precisa de gasolina, sem ela só anda empurrado ou nas descidas, o mesmo acontece com o Sporting! ???

Mais do que orçamentos, contas, planos de acção, auditorias, assembleias, etc, o Sporting precisa de uma alternativa, coerente, diferente, presente e inabalável, alguém que se constitua como opção a curto, médio ou longo prazo! :arrow:

Bem dito Rui Sampaio e enquanto o tempo passa, lá se vão mais umas quantas oportunidades de mobilização e mais uns passos para a dispersão…

A oportunidade de evitar um Sporting muitos anos vegetal já passou há muito tempo. Tentando esquecer os negócios desportivos negativos para o clube, pensemos nas promessas dadas aos sócios sempre que um plano financeiro era proposto. Recuem ao passado, nomeadamente à era Soares Franco, e leiam tudo o que está relacionado com o então plano financeiro proposto por ele.

Basta pensarmos que FSF prometeu a pés juntos um passivo total, isto é, de todo o Grupo Sporting, situado nos 150 milhões de euros, salvo o erro. Para tal, e novamente recordando as promessas feitas por ele, era imperativo alienar parte substancial do património imobiliário do Sporting Clube de Portugal. O investimento em activos desportivos durante esse período foi trivial, mas o mesmo não se pode dizer da venda de activos desportivos, com Nani a liderar a lista, com 25,5 milhões de euros. Não esquecendo o valor pago por Nani, contam-se participações na Liga dos Campeões.

Concluindo: Liga dos Campeões + bilheteira razoável + venda de Nani + alienação do património imobiliário do clube = tudo na mesma.

O que é isto, afinal? Num clube com accionistas sérios, isto considerando que o futebol se encontra sob tutela da SAD, um processo-crime já teria sido movido contra a administração. Destituição de todos os seus elementos, pelo menos.

Eu posso dar-vos conhecimento de um conflito adeptos-direcção: Newcastle United. É universalmente aceite que o dono do Newcastle, no que concerne à sua competência enquanto gestor desportivo, é medíocre. Toda a massa associativa do clube se encontra contra ele. No entanto, os adeptos dividem-se em dois grupos distintos: um, que o contesta em todos os jogos, casa ou fora; outro, mais passivo, que, não se sujeitando a manifestações de rua, compreende e apoia moralmente (vale o que vale) os que contestam, não colocando entraves às manifestações de desagrado de terceiros. E a existência de uma franja de terceira-idade situacionista e que defende a miséria directiva actual, muito simplesmente, não existe.

Parabéns pela crónica, toca num ponto muito importante da vida actual do nosso clube.

No entanto, não posso deixar de emitir alguns reparos.

O Sporting enquanto clube nunca poderá ser uma entidade singular, um pensamento único. Somos demasiado grandes, demasiado “diferentes” entre nós. Isso não significa divisionismo ou erosão. Pelo contrário, é a nossa maior riqueza.

O grande problema do Sporting é o distanciamento entre os responsáveis do clube e a massa adepta. E a questão nem está na ausência de títulos. Já tivemos dezoito anos de poisio e nunca se verificou esta crise de militância. O problema é quando o adepto sente a descrença e a incompetência nos responsáveis do clube. O problema é que o Sporting que JEB, Costinha e Maniche querem não é aquele que aprendi a amar.

Este distanciamento não é de hoje. Existe quando gente com responsabilidade diz que prefere dois segundos lugares a uma vitória no campeonato. O problema existe quando um treinador encaixa uma dúzia de golos numa eliminatória e acha tudo perfeitamente natural. O problema é a crescente tolerância à mediocridade.

Soluções? Porra, não há milagres, mas sinceramente não acredito que não exista na imensa massa adepta do grande Sporting uma pessoa que se morda com o estado actual do clube e que se chegue à frente. Precisamos de liderança forte e competente para um clube unido. E essa não temos desde Sousa Cintra (que, com todos os defeitos que tivesse) sempre fez o que soube para ver o clube vencedor.

Sporting SEMPRE
[url]http://leaodabeira.blogspot.com/[/url]

Muito boa esta endoscopiada! :clap: :clap: :clap: