Um pouco de história

Só uma pequena correcção, o segundo jogador chama-se Ademir da Guia que é filho do Domingos da Guia e sobrinho do Ladislau da Guia, este último o melhor marcador do Bangu de todos os tempos com 215 golos. :great:

Entretanto lembrei-me de outro jogador que eu estava convencido que também teria passado pelo Bangú, mas depois de investigar melhor descobri que estava errado. Trata-se do Dario, o Rei Dadá, ou Dadá Maravilha ou ainda o Dário “Peito de Aço”.

A única coisa que o liga ao Bangú é que esta foi a equipa contra quem ele se estreou a marcar quando se transferiu do Campo Grande, o seu primeiro clube, para o Atlético Mineiro.

Foi, na minha opinião, um dos maiores cromos que o futebol brasileiro já produziu. Tinha tiradas que ficaram imortalizadas no léxico do futebol brasileiro como por exemplo: “Somente três coisas param no ar: o beija-flor, o helicóptero e o Dadá”, Isto porque ele marcava golos principalmente de cabeça. :lol: Chegou mesmo a ser (Não sei se ainda é) o terceiro melhor marcador do futebol brasileiro, atrás do Pelé e do Romário.

Deixo mais algumas frases da sua lavra:

“Para cada problemática, eu tenho uma solucionática”

“Eu me preocupo tanto em fazer gols, que não tive tempo de aprender a jogar futebol”

“Com Dadá em campo, não tem placar em branco”

“Há três poderes na Terra: Deus no céu, o Papa no Vaticano e Dadá na grande área”

“Somente três coisas param no ar: o beija-flor, o helicóptero e o Dadá”

“Dadá não é eterno. Sua história será eterna”

“Artilheiro são outros, eu não sou artilheiro, sou uma máquina de fazer gols”

“Garrincha, Pelé e Dadá têm que ser curriculum escolar”

“O gol é o orgasmo do futebol”

“Se minha estrela não brilhar, eu passo lustrador”

“Não existe gol feio, feio é não marcar gols”

“A área é o habitat natural do goleador, nela ele está protegido pela constituição, se for derrubado é pênalti”

“Num time de futebol existe nove posições e duas profissões: o goleiro e o centroavante”

“Bola, flor e mulher, só com carinho”

Já conhecia algumas frases, não sabia que eram de Dadá. É destas figuras que é feita a bela história do futebol brasileiro. E por estas e por outras é que sou um grande entusiasta deste futebol. ;D

E de facto não sabia que o Domingos da Guia era o pai do Ademar da Guia. Obrigado pela correcção! :great:

Supostamente o João Saldanha deixou de ser seleccionador brasileiro e foi substituído pelo Zagallo (ou Zagallo, foi só quando ele se tornou profissional que o 2º “L” se evaporou) porque o general que na altura exercia o cargo de presidente do Brasil (Garrastazu Médici?) era adepto incondicional do Dadá Maravilha e fartou-se dele não ser convocado para a selecção. O Zagalo foi mais diplomático, levou o Dadá ao mundial, mas depois deixou-o na condição de reserva.

Faltam aí outras frases míticas do Dadá, e se há jogador que vale sempre a pena citar é este mesmo:

“Faço tudo com amor, inclusive o amor”

“Um rei tem que ser sempre recebido por bandas de música”

“Minha maior frustração na vida foi nunca ter jogado pelo Corinthians.”

“Pra fazer gol de cabeça era queixo no peito ou queixo no ombro.”

“Chuto tão mal que, no dia em que eu fizer um gol de fora da área, o goleiro tem que ser eliminado do futebol.”

“Fiz mais de 500 gols, só correndo e pulando.”

“Quando eu saltava o zagueiro conseguia ver o número da minha chuteira”

Outra coisa curiosa sobre o Dadá, é que tal como muitos jogadores tinha um ritual antes de ir jogar, o Yashin por exemplo fumava um charuto e bebia (supostamente) meia garrafa de vodka antes de cada parte do encontro, o Dadá por outro lado tinha um ritual bem mais incomum…

Como ele dizia, para ficar mais “levinho” e “parar no ar”, “ia lá no banheiro (…) e batia uma 'zinha” :rotfl:

Já agora, aqui fica a hilariante entrevista em que admitiu esse seu ritual: Dadá Maravilha ! “Bati uma punhetinha … legal…”

:rotfl: :lol: :rotfl:

Muito bom, mesmo!! É bom saber destas Histórias, isto (sim) é Futebol!!!