Nota prévia:
Também sou um daqueles cuja participação neste espaço diminuiu muito nos últimos tempos, não porque o meu interesse pelo Sporting tenha esfriado, esse vai-me acompanhar até à morte, porque para mim o Sporting é a uma grande paixão, aquela onde se manifesta a minha faceta irracional e uma parte muito importante da minha vida só comparável ou ultrapassada pela família e pelo trabalho e que portanto nunca o poderei equiparar a um simples maço de tabaco, isto porque aqui o ambiente é mais propicio para aqueles falam do Sporting como se fosse um vicio de que se querem libertar, primeiro vão deixar de pagar as cotas, depois deixam de ir à bola e finalmente ficarão livres deste mal, de tal forma que se calhar daqui por uns anos o Fórum mais visitado deste espaço será o “Outros Assuntos”
Assim proponho-me a lançar uns tópicos que possam ajudar os mais novos a perceber melhor o que é o Sporting, e os mais velhos a recuperarem algumas das suas recordações. Dividirei isto em várias partes para não se tornar muito maçudo. As primeiras serão fruto de recolhas feitas em alguma bibliografia que possuo, mas quando começar a escrever sobre aquilo que já vivi, irei misturar as minhas recordações com os dados objectivos.
Espero que vos agrade se tiverem paciência para ler
O futebol que como todos sabem teve o seu berço em Inglaterra, foi introduzido em Portugal pelos irmãos Pinto Basto quando regressaram dos seus estudos naquele País, lançando a moda junto da aristocracia da época.
Reza a história que o primeiro jogo foi realizado em Cascais em Outubro de 1888 e daí para a frente a moda alastrou por todo o País. Em Lisboa a aristocracia tinha o Clube Lisbonense, jogavam em Cascais no Verão, em Belas e Sintra em Setembro, e na Capital no resto do ano, mas não deixavam os miúdos jogar. Foi assim que em 1902 os irmãos Gavazzo resolveram fundar o Sport Clube de Belas que teve vida curta, realizando apenas um jogo que ganharam por 3-0 a uma equipa de Sintra, com a honra da presença do Rei.
Dois anos depois a ideia foi reactivada e porque residiam todos na zona do Campo Grande, decidiram refazer o clube agora com o nome de Campo Grande Football Club.
Durante dois anos este Clube desenvolveu intensa actividade não apenas desportiva com as modalidades de Futebol, Ténis e Corridas e Saltos, mas principalmente bailes e festas, o que motivou a cisão pois havia um grupo que defendia que deveriam apenas dedicar-se ao desporto.
Em 13 de Abril de 1906 numa agitada AG José Gavazzo demite-se seguido de dezassete dissidentes, entre os quais José Alvalade que prometia: “Vou ter com o meu avô e ele me dará dinheiro para fazer outro Clube”.
Dito e feito, a 14 de Abril os dissidentes reúnem-se pela primeira vez para fundar o novo Clube e a 8 de Maio reúne-se a primeira AG onde o Visconde de Alvalade é eleito Presidente e profere a celebre frase “Queremos um Clube tão grande como os maiores da Europa”. No entanto é o seu neto e Vice-Presidente o real impulsionador destes primeiros anos do Sporting Clube de Portugal.
Para além de José Alvalade e seu avô Alfredo Augusto das Neves Holtreman, o Visconde de Alvalade, são mais nove os sócios fundadores, os irmãos Francisco e José Gavazzo, Frederico Seguro Ferreira, Fernando Cardoso Barbosa, José Stromp, Henrique Leite Júnior, João Scarlett, Eduardo Quintela de Mendonça e Afonso Botelho. O Sporting começava com 24 sócios e em 1910 chegava aos 186.
Inicialmente o Clube era para chamar-se Campo Grande Sporting Clube, mas na AG de 1 de Julho 1906 por sugestão de António Félix da Costa Júnior tomou o nome de Sporting Clube de Portugal. O Ténis seria a modalidade prioritária, mas a popularidade do futebol depressa mudou essa intenção.
O primeiro equipamento era todo branco, mas a partir de 1908 adoptou-se o verde e branco bipartido.
Em 1907 é criado o primeiro emblema com base no Leão rompante do brasão da família de D. Fernando Castelo Branco e a primeira bandeira verde com as iniciais do Clube a branco e o Leão.
A 3 de Fevereiro de 07 realiza-se o primeiro jogo de futebol em Alcântara, derrota com o Cruz Negra por 5-1 com golo de D. João de Vila Franca, na segunda mão o Sporting ganha por 3-1 e no desempate por 2-0. Infelizmente o troféu, uma peça de arte, perdeu-se, pelo que oficialmente o primeiro troféu é conquistado contra o Estefânia ainda no mesmo ano.
Em 4 Julho são inauguradas na Quinta das Mouras as melhores instalações desportivas da época em Portugal, com um amplo pavilhão, vestiários, chuveiros e banhos de imersão, salão de jogos e estar, cozinha, duas quadras de ténis, campo de futebol e pista de atletismo, que atraem vários jogadores de outros clubes especialmente do Sport Lisboa donde vieram os irmãos Catatau entre outros, naqueles que foram os primeiros passos duma rivalidade que dura até hoje e que teve o seu primeiro capitulo no campo a 1 de Dezembro de 1907 com uma vitoria por 2-1 do Sporting.
Em 1909 três jogadores do Sporting integram uma equipa portuguesa que vence uma inglesa no maior acontecimento desportivo da época.
Em 1910 o Sporting é Campeão Nacional de Ténis por equipas, e individualmente de saltos em cumprimento, à vara e lançamento de peso.
Em 3 de Janeiro de 1910 o Visconde de Alvalade cessa funções como Presidente do Sporting e é substituído por Luís Caetano Pereira cujo mandato é curto, pois em em 29 de Junho José Holtreman Roquete (Alvalade) é eleito Presidente do Clube que havia idealizado.