Um exercício oportuno

Vou propor-vos um exercício.

Supõe uma situação altamente inverosímil mas rapidamente irão perceber o que é que eu pretendo com isto.

Imaginem que vos davam um prémio de 5 milhões de euros;

CONDIÇÕES:

Tinham de gastar a sua totalidade na aquisição dos direitos económicos de um jogador de futebol;

Poderiam ceder, por em préstimo, os direitos desportivos desse jogador ao clube que entendessem;

Tinham 6 meses para descobrir o jogador em questão;

Uma vez o jogador colocado, tinham 3 anos para o vender;

NOTAS IMPORTANTES:

Após a venda, só teriam direito às mais-valias;

SE NÃO O CONSEGUISSEM VENDER, OU SE O VENDESSEM POR UM VALOR INFERIOR AOS 5 MILHÕES, O PREJUÍZO FICAVA POR VOSSA CONTA E FICAVAM AGARRADOS A UMA DÍVIDA QUE PODIA SER MUITO, MUITO PESADA
.

PERGUNTAS:

1 - Alguém se metia nisto?

2 - E, se sim, qual os passos que davam para que a escolha do jogador fosse tão certeira quanto possível? Que género de investigação fariam?

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………

Poderá parecer absurdo abrir um tópico com o que parece ser uma simples brincadeira, no entanto a minha intenção é clara.

Numa altura em que nós vemos páginas e páginas abertas, com milhares de posts a discutir se o jogador X vale o investimento Y; numa altura em que vemos tantos foristas a afirmarem as suas certezas sobre o valor de um jogador, com base nos vídeos disponíveis ou nos dados da Wikipédia, talvez fosse sensato reflectir sobre a PERGUNTA 2.
Talvez aí esteja a resposta, não só para o exercício proposto, mas também para alguma da incompetência que tem marcado os movimentos de mercado do Sporting, nas últimas épocas.

Estás a lembrar-te do Pongolle, não?

Não percebi ponta :lol:

É para isso que temos um departamento de scouting.

Emissários que deverão observar jogadores referenciados e refletir sobre a utilidade que este fará ao plantel, se representará mais valias desportivas e futuramente económicas.

Acho que todos estes pontos foram extremamente bem explorados no negócio do Wolfswinkel

A mim parece-me é que isto tem a ver com uma ideia qualquer de um grupo de investimento :think:

O exercício tem uma falha! Posso contratar um jogador por 5 milhões e po-lo a jogar na equipa principal e ele ser um elemento muito importante na equipa sendo campeão 3 épocas e no final não conseguir fazer nem metade desse valor!

Tipo Jardel! É impossível prever tudo! O que é realmente importante é comprar através de critérios bem definidos:

Se a contratação for de acordo com estes 5 critérios o risco é diminuto

1. Excelente jogador
  2. Excelente profissional
  3. Vida familiar estabilizada
  4. Adaptar-se bem à nova cidade e aos adeptos/clube
  5. Boa condição física

Falaram do Pongolle

Quais são os critérios que se aplicam ao jogador??? Para mim nenhum se aplica…

Outro exemplo: Cristiano Ronaldo

Alguém tinha duvidas que ia ser uma maquina no Real??? Eu não tinha, tem as 5 características que enunciei atrás e mais algumas…

:arrow:

:rotfl:

Oi… isto aqui “does not compute” :eh:… Afinal é um prémio ou é um empréstimo? É que se for o primeiro então não percebo como pode o prejuízo e a dívida ficar por minha conta .

1. Se tivesse apenas 5M, não me metia nesse tipo investimento. Pode ser lucrativo, mas há demasiado risco.

Tendo várias vezes 5M:

1. Escolhia uma equipa de 3 consultores de confiança e exigia um mínimo de 3 observações in loco, com recolha de dados estatísticos e comportamentais além de visionamento de vídeos, etc.

Extrapolando para a realidade do SCP, em que os recursos para investimento no futebol têm sido parcos, parece-me que tem havido uma preferência pela diversificação desse risco, não apostando tudo em 2, 3 jogadores, potencialmente mais rentáveis, quer desportivamente quer financeiramente, mas que no caso da aposta se revelar um fracasso ( caso Pongolle ), os prejuízos são. maiores… durante anos vi iniciar-se uma época com valores entre os Zero e os 10M e com estes valores mudar 1/3 do plantel… entre custos zeros e 1, 2M enchia-se a equipa de futebol de entulho ( não gosto deste termo, mas a verdade é que é apropriado ).

Quanto ao scouting feito pelo clube e a competência da tomada de decisão, só posso avaliar pelo resultado final ( jogadores contratados, o seu sucesso desportivo e o retorno financeiro ) e este é péssimo.

Há uns, uma personalidade histórica de um dos rivais, definia assim um período de defeso de uma época que se revelou um fracasso: " mandaram-me ir ao mercado buscar craques e para os comprar os dirigentes deram-me caramelos "… apesar de claramente se poder ter feito, muito, muito melhor, passando por ex., pela aposta competente em 2, 3… 4 jogadores por ano que fizessem a diferença… e não 10 medianos para tapar buracos, a qualidade paga-se e para se ter essa qualidade, é preciso meios (€).

não investia no Sporting… neste momento o Sporting é um tiro no escuro. se dissessem para pegar em 5 milhoes, investir num jogador e rentabilizá-lo, o que fazia era o seguinte:

• procurava um conjunto de jogadores que correspondam ao seguinte perfil:

• sub 20
    • medio ou avançado
    • rápido, explosivo e forte (não quer dizer com grande caparro mas sim um jogador que aguente cargas)
    • habilidoso e inteligente
  • procurava conhecer todos esses jogadores:

- hábitos
     - historial disciplinar e de lesoes
     - situação familiar
     - capacidade de trabalho
     - relacionamento com colegas e espirito de equipa

• dentro da lista final procurar a melhor relaçao qualidade preço sendo que o máximo a pagar seriam 4 milhoes de euros

• falar com o pinto da costa (que provavelmente incluiria 1 milhão para luvas) de modo a pôr o jogador no fc porto com a garantia que faz pelo menos uns 25 jogos pela equipa principal por época…

Ao contrario do que o amigo forista @Paulo Duarte disse, investia no Sporting pela simples razao de a presidencia do clube ter mudado á pouco tempo e quererem formar uma equipa nova e com objectivos que passam pelos titulos, não estando deste modo a criticar a sua opinião. :great:

Neste caso procurava um jogador jovem, com grande nivel de potencial de evoluçao e possivelmente extremo (posição onde as caracteristicas são mais faceis de revelar, neste caso a velocidade, tecnica, cruzamentos).

Feito isto com algum cuidado e ajuda de observadores competentes e de grande nivel, os 5 milhoes eram aplicados na contrataçao dessa “pérola X”. Como estes 5 milhões foram dados através de um prémio, muito dificilmente iriamos ter grandes prejuizos com este jogador, a não ser lesões graves em que tivessemos de desembolsar dinheiro para a sua recuperação ou algo no genero. Caso a jovem pérola X não rendesse o suficiente tanto por sua culpa ou mesmo por culpa do clube, neste caso fazer mau campeonato, a venda do jogador se concretiza-se por menos de 5 milhoes, nao iriamos ter um prejuizo, mas sim uma mais valia, pois como disse os 5 milhoes foram dados.

Em suma, na minha opiniao investia num jogador com as caracteristicas indicadas e apostava numa equipa grande em ascensão, ou vindo de umas epocas atrás menos boas (Sporting CP).

P.S. Se a jovem pérola tem tudo para ser grande jogador e o clube conquistar os titulos pretendidos, muito dificilmente iriamos vender por menos de 5 milhoes

se tivesse 100 milhoes investia no Sporting pois um investimento dessa dimensão permitiria influenciar decisões (treinador, directores etc…) e colocar pessoas da minha confiança no clube e com 100 milhoes e uma estrutura competente montava uma equipa vencedora…

não acredito que com as actuais condiçoes + 1 jogador de 5 milhoes de euros o Sporting consiga ganhar alguma coisa (competiçoes europeias ou campeonato, que são as competiçoes que verdadeiramente valorizam os jogadores) nos próximos 2 ou 3 anos a menos que aconteça uma hecatombe no porto e no benfica simultaneamentee.

Isto tudo numa possivel equipa nova formada por jogadores, não digo de top mas equivalentes aos adversarios directos (Benfica e Porto). Como foi referido será num prazo de 3 anos, até lá poderia o Sporting nesses 3 anos reforçar bem a equipa (o que eu nao acredito muito :P) de forma a poder passar os grupos na Champions, ou mesmo chegar aos quartos. Como 1º epoca e feita na Liga Europa porque não chegar a umas meias finais! Isto já valorizava o jogador. Não esquecendo de que poderia ser chamado á seleção e mostrar ainda mais os seus dotes. :great: