Um campeonato nunca visto

Numa altura em que vamos entrar no último terço desta Superliga, o FCP ainda em pré época, vai na frente com meio ponto de avanço resultante da vantagem que têm no confronto directo com os seus dois rivais, mas ninguém sabe se Couceiro será capaz de fazer uma equipa a tempo de entrar no sprint final.

Deste glorigozo não se pode esperar mais do que temos visto, mas atendendo à onda que vai crescer cada vez mais daqui para a frente a empurrá-los, não tenho dúvidas que vão estar na corrida até ao fim e vai ser muito dificil derrubá-los.

Quanto ao Sporting parece-me ser nesta altura a melhor equipa do campeonato, agora resta saber até onde serão capazes de prolongar a sua campanha na UEFA e como será digerido o desgaste inerente a essa aventura, se ela for tão longe quanto todos os sportinguistas desejam, e por outro lado se frente a equipas melhores que o Estoril, o Sporting será capaz de superar arbitragens iguais ou piores do que a de ontem.
Domingo no Restelo já teremos mais um teste muito interessante.

Uma coisa é certa este campeonato está como nunca, até Boavista e Braga tem legitimas aspirações ao título ou pelo menos aos lugares de acesso à LC. Depois há 7 equipas na corrida ao 6º lugar que ainda pode dar acesso à Taça UEFA, restando 6 aflitos na briga pela permanência entre os maiores.

Haja fôlego e coração para esta alucinante ponta final

A jogar contra nós também o facto de termos o calendário mais dificil. Temos 6 jogos em casa e 5 fora mas destes contamos com o Belém, lampionas, boabosta e braga (!) e em casa os fcporcos. Ou seja ainda vamos jogar com todos os restantes 4 que estão no topo. Atenção ao boabosta que ainda vai receber os 3 grandes em casa!

Próximas 4 jornadas:

24ª Jornada 06/03/2005
05/03 19:15 Estoril - - Boavista
05/03 21:15 Penafiel - - FC Porto
06/03 18:30 Belenenses - - SPORTING
06/03 20:45 Nacional - - Benfica
07/03 20:30 V. Setúbal - - Sp. Braga

25ª Jornada 13/03/2005
13/03 FC Porto - - Nacional
13/03 Benfica - - Gil Vicente
13/03 Sp. Braga - - Marítimo
13/03 Boavista - - Belenenses
13/03 19:15 SPORTING - - Penafiel

26ª Jornada 20/03/2005
20/03 V. Setúbal - - Benfica
20/03 Rio Ave - - Sp. Braga
20/03 Penafiel - - Boavista
20/03 SPORTING - - FC Porto

27ª Jornada 03/04/2005
03/04 FC Porto - - Gil Vicente
03/04 Benfica - - Marítimo
03/04 Sp. Braga - - U. Leiria
03/04 Boavista - - SPORTING

Na minha opinião o Sporting se quiser ser campeão vai ter de embalar já, isso significa ganhar os próximos 3 jogos, até porque parece-me que nesta ponta final se vão perder menos pontos

Belenenses fora e porco em casa vai definir muita coisa, além do Boro nas 2 mãos que vai provocar muito desgaste e já todos percebemos que não há pernas para muito desgaste! :?

Deixem-me dar a minha opiniao.
Acho essa treta do desgaste uma profunda manta para tapar problemas de preparação fisica. Não casbe na cabeça de ninguem que uma equipa que tenha preparação fisica, nao aguente os jogos que o sporting tem jogado, algo esta mal nesse aspecto ( recuperaçao de ritmo de CM é um exemplo mais flagrante).
abraços
Alexandre

uma mini-liga…

o Sporting consegue estar a par do pior FC Porto dos últimos 25 anos - eis o grande mérito do Zézinho…

Deixem-me dar a minha opiniao. Acho essa treta do desgaste uma profunda manta para tapar problemas de preparação fisica. Não casbe na cabeça de ninguem que uma equipa que tenha preparação fisica, nao aguente os jogos que o sporting tem jogado, algo esta mal nesse aspecto ( recuperaçao de ritmo de CM é um exemplo mais flagrante). abraços Alexandre
Nem mais!!!

Desgaste tem aquele que se levanta todos os dias às 6H00 da matina para ir para o bules :evil:

Temos que ganhar os proximos tres jogos…isso dar-nos ia espaço para poder falhar no Bessa…depois seguem-se tres jogos teoricamente faceis ( Beira mar-casa, Moreirense fora, academica-casa)…

Depois era enfrentar o dificilimo final do campeonato…Braga fora, guimaraes-casa, orcs-fora, e nacional-casa

Se fossemos campeoes na ultima jornada poderiamos promover o segundo slogan: (in quatro-quatro-dois)

VENHA ASSISTIR AO JOGO CAMPEAO-NACIONAL

Estou cá com uma fezada que vamos ganhar ao Belenenses que até estou capaz de ir ao Restelo.

Não ganhar o jogo com o Porco acho que é bem capaz de ser a morte do artista.

uma mini-liga...

o Sporting consegue estar a par do pior FC Porto dos últimos 25 anos - eis o grande mérito do Zézinho…

e a par das melhores prestações na Europa nos ultimos 25 anos - eis o grande demérito do Zézinho

uma mini-liga...

e a par das melhores prestações na Europa nos ultimos 25 anos - eis o grande demérito do Zézinho

e a jogar bom futebol

e com um orçamento bem inferior ao porco

e apostando nos jovens saídos da academia

tambem e preciso descontar alguns pontos só de cabeça: perdidos com o braga num fora de jogo claro, com o leiria dois foras de jogo claros e todos os foras do jogo aoo doula e ao liedson que não me lembro agora.

Comparar o que acontece nesta época com outras parece me um exercicio bastante complicado e sem duvida infrutífero.

O que me parece importante salientar é que com um dos orçamentos mais reduzidos, com um dos planteis mais desequilibrados dos ultimos anos, estamos a praticar, é verdade que a espaços, do melhor futebol que temos visto nos ultimos anos em Alvalade, temos uma das melhores prestações da Europa dos ultimos anos e continuamos com grandes hipoteses de ganhar o campeonato. Se aliarmos isto tudo à atitude que o SCP demonstrou em alguns campos durante este ano, faz-me acreditar que estamos no caminho certo.

Para mim isto é importante porque avizinham-se tempos dificeis, uma sequência de jogos complicados e desgastantes que poderão fazer mossa num plantel como disse desequilibrado.

Por isso são de capital importância os próximos jogos, o já chamado ciclo Lisboa, onde as vitórias nestes jogos poderão corresponder a uma diferença de pontos face aos nossos adversários que permitirão acautelar alguns deslizes em outros jogos bastante dificeis, sem contar com a motivação extra adquirida pela liderança isolada.

Acredito piamente que todos os jogadores e equipa técnica irão ter em consideração a importância destes jogos e já no Domingo daremos o primeiro passo para o título.

tantas almas ingénuas e puras que por aqui abundam… :lol: :lol: :lol:

(como gostaria de ter a vossa confiança… no fundo, estou preparado porque não confio no Zézinho nem na cultura de medo que existe na equipa…)

As equipas pequenas estão mais fortes, é um facto, aceitem isso como normal e espero que seja regra daqui prá frente.

O Porco no ano passado teve uma ajudinha de um certo apito (cá dentro), quando foi preciso lá estava ele, neste ano as coisas andam mais viradas pra outro lado.

As equipas pequenas estão mais fortes, é um facto, aceitem isso como normal e espero que seja regra daqui prá frente.

Mostra lá esse facto assente em números. Para o provares tens que mostrar matemáticamente uma maioria de clubes pequenos com melhor pontuação que no ano passado, com mais vitórias e resultados positivos.

O crescimento dos pequenos não se mostra pelos bons resultados com os grandes, isso pode querer apenas dizer que os grandes estão mais fracos. O crescimento de um pequeno prova-se quando este faz melhor campeonato contra grandes E iguais do que no ano anterior.

Por outro lado tens pequenos que fizeram bons resultados contra um grande e péssimos contra outro(s), o que mostra não um crescimento de qualidade desse pequeno mas sim um bom aproveitamento de um mau momento de um grande e “azar” no momento do(s) outro(s). Tens o exemplo do Rio Ave que vai empatar com o Benfica e Porto e leva forte e feio do Sporting.

No fim e no resto parece-me uma situação mista: certos clubes estão melhor, mas não é generalizável. Outros estão pior, entre eles os 3 grandes, uma circunstância atípica.

Mostra lá esse facto assente em números. Para o provares tens que mostrar matemáticamente uma maioria de clubes pequenos com melhor pontuação que no ano passado, com mais vitórias e resultados positivos.

Errado caro Mauras, está um campeonato equilibrado, logo todos estão abaixo porque qualquer jogo pode dar em vitória, empate ou derrota, tirando os últimos classificados, que jogam mesmo mau futebol (Estoril, Moreirense, Académica (está a melhorar), Penafiel, Beira Mar).

Provo-te isso com bons jogos (entre pequenos) que assisti entre Guimarães e Braga, entre Belem e Maritímo, com resultados incertos.

Assinalas o Rio Ave, achas que o Boavista tb está mal ? Levou 6 em Alvalade, arriscas-te a dizer que vamos lá passear ??

Os pequenos estão mais profissionais, ou a ter o resultado de anos de trabalho levado mais a sério com estruturas profissionais, se calhar, o resultado da criação de SAD (mas não vou por aí).

Comparar pontos é comparar o incomparável, porque para haver uma distância grande entre clubes era preciso que existisse um desnível acentuado entre as equipas.

Eu gosto desta incerteza e desta competitividade, até parece um campeonato espanhol ou inglês (?c?h?e?l?s?e?a?) onde andam sempre todos muito colados.

Nesta avaliação do campeonato, fico-me por duas opiniões:

• os grandes estão mais fracos. É só ver o número de pontos perdidos.

• o campeonato está mais equilibrado, logo, há mais pontos perdidos por todas as equipas (ou menos ganhos, se preferirem). Foi o Manha que disse, salvo erro, que este campeonato iria bater o record de empates registados. Assim, há menos pontos distribuídos.

A.A.

Concordo com as tuas ideias AA, mas isso não indicia uma subida generalizada dos “pequenos”, era isso que eu queria dizer.

Obviamente que se os grandes baixam de nível tudo fica mais equilibrado. Concordo no entanto com a ideia de que os pequenos estão mais profissionais, tb era difícil manter o nível “salgueiros” por muito tempo sem dar barraca.

Agora certamente o que não faz sentido é pensar que de um ano para o outro os pequenos assumiram todos futebol de grande. Todos os anos existem 2,3 equipas a bom nível, embora nunca tão bom como o dos grandes, o marítimo é habitue, o Braga também o faz de vez em quando, já foi o nacional da madeira, o rio ave, etc.

Mas isto não desmente o indesmentível: os grandes estão esquisitos. Levar 3-0 do marítimo e depois dar 5 ao rio ave, dar 4 ao boavista e levar 2 do beira-mar em casa, etc… andam todos irregulares e a irregularidade (a este nível “pesado”) é sinal de pequenez. Estão todos… pequenos.

Comparar pontos é comparar o incomparável, (...)

Não posso estar mais em desacordo. Os pontos adquiridos por cada equipa constituem precisamente a única variável assente em dados concretos e mensuráveis. E estes mostram que Boavista ou Braga (por exemplo) não têm mais pontos que no ano passado, com o mesmo n.º de jornadas disputadas.