Mas o normal… o ano passado foi o único ano que tivemos uma equipa.
só demonstra a urgência em reformular os quadros competitivos
Mas o normal… o ano passado foi o único ano que tivemos uma equipa.
só demonstra a urgência em reformular os quadros competitivos
A post was merged into an existing topic: UEFA Champions League 2025/2026
Mas foram roubados com o Sporting.
Foram roubados com o Sporting.
Outra vez. Foram roubados com o Sporting.
Isso é que é importante. Clube de merda. Treinador de merda. Ainda havia quem o quisesse aqui
LOL
Portugal precisa urgentemente que existam mais clubes que se tornem fortes financeiramente e desportivamente. Estar todos os anos a rodar as equipas que vão à Europa é mau, até pelo ranking. Se bem que o santa clara nem se pode queixar disso porque teve muita sorte no sorteio.
O Guimarães precisava de dar o salto, mas não é a investir em jogadores de terceira categoria.
Este ano o Famalicão manteve uma equipa forte com muitas opções de qualidade. Na minha opinião, principal candidato ao 5° lugar.
Sem centralização dos direitos televisivos, mais compras no mercado nacional e uma quota qq de jogadores locais/formados localmente, bem podemos tirar o cavalinho da chuva.
Provavelmente, se deixassem de “chular” os próprios clubes da liga, venderiam bem mais.
Jogador X do Famalicão: Para um dos 3 grandes? 20M. Ai é, então fiquem com ele.
Jogador desvaloriza ou é vendido depois para fora porque faz falta dinheiro.
Bem, isso é que foi desenterrar o topico só por causa da final!
3 equipa inglesas na final
Uma já ganhou a liga Europa
Falta agora da conference league e da liga dos campeões
Não me importo que o Crystal Palace ganha hoje, desde que o arshenol perde no sabado.
Já era altura da UEFA olhar para esta competição e fazer com que tenha o mínimo de interesse. No modelo atual é só uma versão inferior da Liga Europa, que por si só já é uma versão inferior da Liga dos campeões.
Porque não dar uma identidade própria a esta competição e criar um modelo só de jogos a eliminar?
É uma boa ideia, isso faria com que entrassem 128 a 256 clubes, contando com os mesmos numeros de jogos a duas mãos.
Seria mais ou menos assim ?? Que falavas
Essa é uma excelente perspetiva. A UEFA Conference League sofre claramente de uma crise de identidade, parecendo muitas vezes apenas “mais do mesmo”, mas com menos prestígio. Transformá-la num torneio puro de mata-mata (knockout) daria a esta competição a mística da Taça de Inglaterra (FA Cup) ou da antiga Taça dos Clubes Vencedores de Taças, trazendo de volta o verdadeiro espírito europeu de “tudo ou nada”.
Aqui tens uma proposta estruturada para o projeto, pronta para ser apresentada ou discutida em fóruns.
Projeto de Reformulação: UEFA Europa Conference Cup
Conceito: Romper com o formato repetitivo de fases de grupos e criar a maior e mais imprevisível competição a eliminar do futebol mundial. Uma identidade própria e emocionante.
1. O Modelo Competitivo: Mata-Mata Puro
Em vez de copiar a Champions e a Europa League, a Conference League passaria a adotar um formato de eliminação direta do início ao fim.
Número de Equipas: 128 clubes na fase final.
Formato das Eliminatórias: Jogos a duas mãos (casa e fora) até às meias-finais, para garantir receitas de bilheteira a todos os clubes.
A Final: Jogo único em campo neutro.
Estrutura das Rondas (128 equipas até ao Campeão)
Para chegar ao título, o campeão precisará de jogar exatamente o mesmo número de eliminatórias (7 rondas) que o modelo atual exige entre fase de grupos e final.
1ª Ronda 128 2 (Casa/Fora) 128
2ª Ronda 64 2 (Casa/Fora) 64
3ª Ronda 32 2 (Casa/Fora) 32
Oitavos de Final 16 2 (Casa/Fora) 16
Quartos de Final 8 2 (Casa/Fora) 8
Meias-finais 4 2 (Casa/Fora) 4
Grande Final 2 1 (Campo Neutro) 1
Fase de Qualificação Regional (Verão)
Participam os clubes de rankings mais baixos da UEFA (ex: 128 clubes).
Jogada em formato de eliminatória rápida a uma ou duas mãos em julho/agosto.
Apura 64 clubes para a fase principal.
Fase Principal (Setembro a Maio)
64 clubes pré-qualificados (das grandes ligas e eliminados dos playoffs da Europa League) juntam-se aos 64 sobreviventes da qualificação.
Total: 128 clubes no sorteio da 1ª Ronda em setembro.
3. Vantagens do Novo Modelo (A Identidade Única)
Emoção Máxima (“Davi contra Golias”)
Sem a almofada financeira e de pontos de uma fase de grupos, os clubes grandes não podem rodar a equipa sub-23 sem correr o risco real de serem eliminados por um clube da Islândia ou da Polónia logo em outubro. O drama aumenta.
Verdadeira Inclusão Europeia
Permite que o “futebol profundo” da Europa participe ativamente numa fase final. Cidades e países que nunca veriam um jogo europeu passam a ter a oportunidade de receber grandes clubes numa terça ou quarta-feira.
Calendário Sustentável
Um clube que chegue à final fará 13 jogos (6 eliminatórias a duas mãos + 1 final). No formato atual da UEFA (com a nova fase de liga de 36 equipas), os clubes podem ter de jogar entre 15 a 17 jogos para serem campeões. Este modelo protege a saúde física dos jogadores.
4. O Grande Incentivo: O Prémio
Para os clubes das ligas periféricas, o encaixe financeiro de jogar duas mãos contra um clube da Premier League ou da Serie A salvaria orçamentos anuais. Para os clubes maiores, o incentivo seria:
Vaga Direta na UEFA Champions League para o vencedor (em vez da vaga na Europa League, que sabe a pouco). Isso faria com que equipas de média/alta tabela das grandes ligas levassem a competição a sério.
Podia ser interessante, mas outro ponto que acho que tem que ser revisto aqui e na Liga Europa são os pontos por vitória/empate/etc têm que valer menos que a competição acima e os prémios monetários têm que aumentar. Por exemplo o Benfica na liga Europa de entrada vai ganhar 4M e nós 40M+ e nesta competição ainda pior é. No entanto, é difícil ter prémios mais altos quando o interesse da competição é pouca e com o aumento das equipas podia trazer muito mais público (países que não participam agora p.e), mas não sei se chega
Eu acho que a UEFA está a fazer progressivamente, a medio/longo prazo, como que hajam 3 divisões. Como existe um ciclo de 3 anos para haver alguma mudança nas competições, ainda vão afinar e depois remodelar a Liga dos Campões e Liga Europa, poderemos ver qual será o caminho ao longo do tempo. Claro que ao fim de alguns anos veremos que são quase sempre os mesmos clubes que entram. Não tarde mal vai ser preciso qualificar-se directamente porque já estão nessa Liga e não foram promovidos ou despromovidos consoante a Liga. Aí sim terá de haver qualificações para a Conference League e depois tentar subir.
Há que tentar recuperar algum do bolo da Premier porque é dinheiro a mais para um.só campeonato.
É isso, e para mim deviam aumentar os premios na Liga Europa. No maximo que seja metade do valor dos premios da Liga dos Campeões.
Até que enfim apareceu o golo, Crystal Palace!
Palace marcou mateta 1-0
Yeah!