UEFA anuncia nova competição para arrancar em 2021

O 2º classificado dos melhores países no ranking ainda aceito, se quiserem que façam também uns playoffs entre os 3ºs de Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e que entrem duas dessas equipas agora o 4º classificar-se, e já chegaram a ter 5 equipas do mesmo países, é um exagero claro.

Mas esta competição deve ser para as equipas da Lituânia e arredores. Está condenada ao insucesso diria eu

Acho uma excelente medida. Com a diminuição de equipas da LE vai ficar mais competitiva logo na fase de grupos porque é como se ficassem só os 3 primeiros potes. E assim sempre havia uma competição europeias onde Rio Ave, Paços, Arouca e afins tinham oportunidade de participar numa competição europeia em vez de irem com os porcos logo nas 2ª ou 3ª pre-eliminatoria da LE.

Se Portugal tiver 2 vagas já é interessante. Podia ser uma vaga para o finalista vencido da taça de Portugal, caso já estivesse numa prova europeia passava para um classificado do campeonato, e a outra vaga para o vencedor da taça da liga que passava para o finalista vencido caso o vencedor já estivesse noutra competição europeia.

Só uma duvida para os historiadores de futebol, ou mais velhos, na vossa altura a Taça das Taça quando ganha pelo Sporting e até 1999 quando foi extinguida era mais importante que a Taça Uefa ou a Taça Uefa acabou por destronar a Taça das Taças nos anos 80?

A segunda. A Taça das Taças foi gradualmente perdendo importancia, principalmente após ter aparecido a Liga dos Campeões.
Começaram a não ir os vencedores das Taças dos principais países, como era suposto, porque esses iam para a Champions, iam os vencidos, e esses muitas vezes eram equipas menores.

A Taca Uefa (quando criada chamada taca das cidades com feira), era a menos importante das competicoes.
Taca dos Campeoes
Taca dos vencedores das Tacas
Taca UEFA

Essa era a ordem, mas tal como escreveste, com a criacao da CL e o atribuir de lugares na mesma aos 2 e 3 classificados, e depois tb na Taca Uefa aos 4, 5 e ate 6, levou a que comecasse a existir uma discrepancia de qualidade entre a TU e a TVT pois a TVT so tinha um representante por Pais e a TU podia ter ao mesmo tempo o Bayern, a Juventus, o Sporting, o Arsenal, etc.
Sempre que grandes equipas com orcamentos para tentar ser campeao o falhavam, iam para a taca uefa o que levou a mesma a tornar-se mais interessante que a TVT ate acabar por a assimilar.

Sei que es mais jovem e nao te diz muito, mas quando o SCP ganhou a taca das tacas, hoje olhando para o nome MTK Budapest nao diz muito, mas se googlares Magic Magyars iras perceber a potencia que o futebol hungaro era nessa altura e ainda foi por muitos anos.
Alias, para chegar a final o SCP eliminou o Manure e a Atalanta, nao era mesmo nada facil a TVT.

Man Utd, Atalanta, Olympique Lyonais, Apoel…

O Benfica em 60/61 para a TCCE até a final com o Barcelona eliminou o Rapid Vienna, AGF da Dinamarca, Upjeski Dozsa, Hearts…

Cheira-me que tivemos mais trabalho que os Lamps em 60/61. :lol:

Novidades:

[b]'Europa League 2': Uefa confirms new tournament from 2021[/b]

A third European club competition with the working title ‘Europa League 2’ will be introduced from 2021, Uefa has confirmed.

The seventh-placed team from the Premier League will enter the play-offs of the new tournament.

As part of Uefa’s 2021-2024 cycle, the Europa League will be halved in size to 32 teams with an extra play-off round between the group stage and last 16.

The new tournament will be played on Thursdays alongside the Europa League.

Every country’s champions will still enter the Champions League, but the other teams from smaller countries will go straight into ‘UEL2’ qualifying instead of the Europa League’s early rounds.

The new competition and Europa League will have the same format - eight groups of four teams with the winners going into the last 16. There will be a play-off before that round for the teams who finish second in the group and sides who finish third in the groups of the higher tournament.

The winners of the tournament will qualify for the following season’s Europa League.

The Champions League format does not change.

Uefa president Aleksander Ceferin said: "The new competition makes Uefa’s club competitions more inclusive than ever before. There will be more matches for more clubs, with more associations represented in the group stages.

“This competition was born out of ongoing dialogue with clubs through the European Club Association.”

At least 34 countries will have teams in a group stage, compared to 26 at the moment.

Fonte

Vai ser esse o nome?

É um título provisório! :wink:

Podiam-lhe chamar Taça das Taças, assim começava-mos logo com um troféu.

Ao menos que seja esta a vir para o museu :-
Já que não se ganha charuto ao menos venha uma taçinha europeia.

A prioridade da UEFA devia ser encontrar maneiras de inverter (ou pelo menos limitar) o cada vez maior abismo financeiro entre as equipas de topo em Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália e as do resto do continente e que está a tornar a Liga dos Campeões num bocejo até aos quartos-de-final.

Como não o quer (ou não pode) fazer, a UEFA lança este osso para os 40 e tal países cujos clubes, hoje em dia, não têm a mínima hipótese de competir sequer pela Liga Europa, quanto mais pela Liga dos Campeões. Para nós, que estamos no meio - muito melhores do que a vasta maioria mas não suficientemente bons para dar luta aos tubarões - esta competição tem pouco interesse - para além, talvez, de engordar o nosso ranking com umas tareias nuns “mortos” quaisquer.

Atenção aos anacronismos. O panorama europeu era muito diferente do que é hoje. Até ao final dos anos 80, as equipas húngaras e escocesas - mas também belgas, jugoslavas, checoeslovacas ou austríacas - eram fortes, chegavam às fases avançadas das competições europeias e, às vezes, até as ganhavam. Alguns dos piores resultados que tivemos na Europa nessa altura foram contra equipas como o Hibernian, o Dundee ou Vasas de Budapeste (ver: https://www.wikisporting.com/index.php?title=Futebol_do_Sporting_na_Europa). E não esquecer que a própria final de 1964 foi disputada contra uma equipa húngara, o MTK.

Mas sim, acontecia com alguma frequência o elenco da Taça UEFA e da Taça das Taças serem tão ou até mais fortes do que os da Taça dos Campeões. Como nesta última só entravam os campeões propriamente ditos, ficavam necessariamente muitos tubarões de fora. E sim, mesmo assim, o percurso da Taça das Taças de 1964 é espetacular. :slight_smile:

Como é evidente.

A Uefa devia preocupar-se em salvar o futebol europeu. Todo ele.

Como bem dizes, a liga dos campeões está uma verdadeira seca, sempre com os mesmos intervenientes, jogos repetidos sem parar e os do costume na festa final. Aqui e ali com uma supresa. E também os mesmos de sempre a engordar e o fosso cada vez maior. A longo prazo vão dar cabo disto tudo, fruto de uma ganância desmesurada. O futebol, a sua magia, vive das povos, todos eles, da paixão que criam em cada cidadão de cada país, das rivalidades internas, da formação de atletas nesses mesmos locais.

Os americanos, e eu não sou particular fã dos seus desportos, vão muito à frente. Já perceberam isto tudo há muito. O modelo europeu vai espremer a teta da vaca até secar. Depois virá o choro.

Esta competição cheira a remédio dos pobres. Apenas isso.

Bom para os clubes do fundo do ranking. Mas continuam a desprezar os clubes de meio da tabela.
O fosse entre os tubarões e os outros é cada vez maior.

Se fosse hoje…

Segundo as novas regras, o braga e o rio ave iriam á UEL 2 Para o rio ave até seria bom.

Mas alguém acredita que esta competição vai ter sucesso? Que vai fazer dinheiro aos clubes? Vai trazer prestígio? Eu não.

A UEFA, com esta competição, filtra um bocado a liga europa o que acaba por ser bom. Menos viagens aos Qarabags e Vorsklas, para o Sporting isso é bom. Voltando ao início não sei é até que ponto um Rio Ave vs Rijeka vai trazer vantagens económicas aos clubes em questão ou interesse desportivo a quem está de fora. Eu acho é que vai ser um bom fracasso mas é a minha opinião pessoal.

Também não percebo bem o que vai na cabeça desta gente. Nos últimos anos a UEFA começou a abrir as competições europeias a países que não se faziam representar de todos. Assim de cabeça tivemos, e temos, equipas do Cazaquistão, Hungria, Eslováquia, Azerbaijão, Luxemburgo etc na Europa a jogar contra grandes clubes Europeus. Com esta competição acabam, de certa forma, por fazer o inverso.

Como muitos disseram…vai ser a Challlenge do futebol…Só lhe falta chamarem Challenge como fizeram no andebol, volei, basket ou rugby.LOL

com o Fred a presidente creio que vamos a tempo desta competição xD

2021 parece-me bom ano para tentarmos ganhar isto com os croquetes à frente do clube. :lol:

g71 ( visionários )

Se algum vez tivermos o azar de nos qualificar para esta competição seria preferível nem sequer ir, dar o lugar a outros. O dinheiro e prestígio completamente irrelevantes e imagino as viagens aos Azerbaijoes e Cazaquistoes…patético

Se nos qualificarmos alguma vez para esta competição só temos uma coisa a fazer…Ganhar.
Nós não somos nenhum real madrid…Não ganhamos nada na Europa à mais de 50 anos e dessa vez para cá só fomos a mais uma final.
Respeitar todas as competições. Especialmente provas europeias.

Nem mais.
Vou morrer e quero ver o meu clube a ganhar qualquer competição europeia pelo menos 1x.
Isto em futebol sénior 11