É oficial. A UEFA decidiu abolir a vantagem dos golos marcados fora de casa nas competições por si organizadas a nível de clubes, nomeadamente Liga dos Campeões e Liga Europa.
A decisão foi anunciada pelo próprio presidente do organismo, o esloveno Aleksander Ceferin. «Embora não tenha havido unanimidade de opinião (…), o Comité Executivo da UEFA tomou a decisão correta de adotar a ideia de que já não é apropriado que um golo fora tenha mais peso do que um marcado em casa», referiu.
Desta forma, as eliminatórias que permaneçam igualadas ao cabo de dois jogos serão decididas, já a partir da época 2021/2022, com prolongamento e desempate por grandes penalidades.
? The away goals rule will be removed from all UEFA club competitions from the 2021/22 season.
Ties in which the two teams score the same number of goals over the two legs will now have two 15-minute periods of extra time, and, if required, penalty kicks.#UCL#UWCL#UEL#UYL
Eu concordo com a medida, sempre se acaba com equipas a procurar empates desde o primeiro minuto no segundo jogo só porque tinham empatado o primeiro com golos.
Fazia mais sentido olharem para a ideia do fora de jogo do wenger. Mais golos.
E para mim o que ia mudar completamente o desporto para melhor, menos tempo de jogo, mas cronometrado, e com subs ilimitados, mas sem ser preciso parar o jogo. Ia aumentar a velocidade do futebol, ao mesmo tempo que aumentava a longevidade dos craques.
Incerto no sentido em q um golo podia virar de pernas para o ar uma eliminatória.
E a regra criava mais tensão, mais sentido de risco.
Eu comparo com a Libertadores, a Libertadores não tem, ou não tinha essa regra e sempre me pareceu uma competição mais desinteressante por isso.
Acabará por defender as melhores equipas que após um mau jogo/mau dia, se calhar já não estarão tão mal noutro, mas é sempre relativo da visão de cada um.
Acho bem
Para mim um golo é um golo, quer seja em caso ou fora.
Porque é que ganhar em casa 3-2 é pior que só ganhar 1-0. Ou porque empatar 2-2 em casa é pior que 0-0?
E como foi digo, quando a regra era estendida a prolongamentos ainda mais ridícula era. Que eu saiba o jogo da primeira mão só teve 90min, qual é a lógica de beneficiar a equipa que marca fora quando esta precisou de 120min para o fazer? Onde está a igualdade?
Outra regra a ser revista rapidamente é a do fora de jogo. Introduzam a ideia do wenger ou outra qualquer e rápido. Andarem a anular golos porque o pé está mais a frente ou porque o avançado está inclinado não faz sentido. Para mim a maneira como está a ser aplicada viola o espírito da mesma, não foi de certeza para isso que a inventaram.
Uma coisa que gostava que se altera-se (mas isto é opinião pessoal, que eu saiba não existe nada em andamento), era introduzir algo como o hóquei teve á uns tempos, e um bocado como há no basquete, que é se a bola passa o meio campo já não pode voltar atrás. Neste caso não o meio campo pois ia ser uma confusao, mas uma linha a meio do meio campo defensivo. Se passasses o meio campo não podias recuar para trás dessa linha (acho que o hóquei tinha essa regra).