TV Cabo em Timor

Um familiar meu vai para Timor passar uma temporada em trabalho.

Gostava de ter canais portugueses e ligou para a TV Cabo. Disseram-lhe que emitem via satélite, mas que os equipamentos receptores que comercializam não têm, nem de perto nem de longe, a potência necessária para o que ele pretende (qualquer coisa a ver com a latitude, demasiado abaixo do Equador). Disseram-lhe no entanto que se ele conseguisse arranjar um receptor suficientemente potente, poderia levar a mesma Powerbox que tem cá e receber lá a emissão.

Dado o nível por vezes bovino da assistência telefónica que estes tipos prestam, e porque eu também não percebo nada do assunto, deixo quatro perguntas para os entendidos:

1. É mesmo possível receber a emissão da TV Cabo naquelas paragens?

2. Sendo possível, basta mesmo levar a Powerbox de cá e arranjar uma parabólica potente?

3. Se for esse o caso, que tipo de equipamento seria necessário para conseguir o efeito pretendido?

4. Os procedimentos de instalação serão demasiado complicados para um leigo?

1. Sim! Não tem qualquer problema.

2. Sim! O problema é que a tvcabo fornece apenas antenas pquenas e com fraca recepção. Servem para Portugal apenas (ou quase!)

3. Só precisa de comprar uma antena com um raio maior e mais forte. Basta que antes de ir, ou mesmo por lá se desloque a uma casa especializada e peça uma antena para captar o satelite Hispasat com qualidade. Se comprar por cá, terá de referir que a antena precisa de ter capacidade suficiente para captar o Hispasat desde Timor.

4. O Procedimento de instalação é muito simples. Se for ele a instalar tudo, aconselho a compra de um “apito :d” para detectar a presença de satelites (custa cerca de 15€). Depois é só pedir á Tvcabo ou procurar na net a orientação da antena, fazer os ajustes com o tal aparelho que apita, e fixar a antena. Ligar LNB, etc… e na outra extremidade do cabo ligar a Powerbox com o cartão da TVcabo … voilá :smiley:

Qualquer coisa mais avisa!

Obrigadíssimo Avantix, grande e rápida ajuda!

Diz-me o seguinte: “casa especializada” é coisa que por lá não existe; há alguma em Lisboa que recomendes, onde se possa comprar todo o material necessário? E tens uma ideia aproximada de quanto poderá custar tudo?

Caros,

atenção que isto parece-me ser uma valente treta.

O serviço da TVCabo via satelite é emitido através do satélite Hispasat, cuja mancha de cobertura é a seguinte:

Como podem ver, a Asia e a Oceania não constam.

Outra imprecisão é falar da potência do receptor… :slight_smile: O receptor, como o proprio nome indica, recebe não emite, logo quanto muito pode-se falar em sensibilidade do receptor. De qualquer maneira o aque interessa aqui, tal como o Avantix já disse, é o tamanho da antena. Mas nesse lado do mundo nem com uma panela de um radiatelescópio se apanha o Hispasat.

Se quiseres bom guia dos canais a emitir em sinal aberto e os respectivos satélites, tens aqui este guia:

http://www.telesatelite.net/gateway.asp?s=www.lyngsat.com/freetv/Asia.shtml

Pois, o zed antecipou-se, de qualquer maneira o site que geralmente consulto para o calcuilo de inclinaçºão, etc… é este:

http://www.satlex.de/pt/azel_calc.html

Timor não existe na lista, mas indonesia está lá e parece-me que se consegue recepcionar o satelite!

O melhor é mesmo voltares a falar com a TVcabo, e dizeres que já sabes que tens de comprar uma antena diferente, queres é confirmar qual o satelite para onde tem de ser apontado, e os dados para o fazeres.

Mas o Zed poderá ter razão.

Mais updates.
O site efectivamente dá valores, mas parece-me que os dá mas sem sentido …
Começo a achar que o teu familiar está mesmo tramado.

Mas tenta o ue te disse, telefona á Tvcabo, e faz uma pergunta mais directa, ou seja, pergunta-lhes a orientação do receptor para teres Tvcabo em Timor. Depois com esses dados podemos verificar se eles estão a dar tanga, ou se existe alguma forma …

Há também a hipótese TVTEL, que está para lançar ou já lançou a sua oferta via Satelite.

Não tenho a certeza, mas acho estão no Eutelsat W3A.

É uma questão de ver a mancha de cobertura para confirmar se chega a Timor. Mas também tenho a ideia que não. :frowning:

Por acaso isso não é totalmente verdade. Pode ser surpreendente, mas não é difícil encontrar quem lá oriente os satélites e que os vendam e que montem a estrutura toda. Existem lá muitos contactos com a Austrália e sobretudo com a Indonésia. Ter uma antena satélite é habitual naquelas zonas, e já em 2000 na primeira vezz que lá estive, cerca de um ano depois da destruição, com alguma facilidade conseguimos ter satélite em Aileu, que fica no meio das montanhas.
Quanto à TVCabo, não sei como é. Lá eu só acedia ao RTPi, mas tb nunca perguntei por lá se isso era possível. A última vez que lá estive foi em 2003. Não sei como está agora.