Tu x Você

Sabem a diferença entre tratar por “Tu” e por “Você”?

Segue-se um exemplo, que ilustra muito bem essa diferença:

O Director Geral de um Banco, estava preocupado com um jovem brilhante Director, que depois de ter trabalhado durante algum tempo junto dele, sem parar nem para almoçar, começou a ausentar-se ao meio-dia.

Então o Director Geral do Banco, chamou um detective privado do Banco:

“Siga o Director Lopes durante uma semana, não vá ele andar a fazer algo sujo.”

O detective, após cumprir o que lhe havia sido pedido, voltou e informou:

“O Director Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega no seu carro, vai a sua casa almoçar, faz @mor com a sua mulher, fuma um dos seus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.”

Responde o Director Geral: “Ah, bom, antes assim. Não há nada de mal nisso.”

Logo de seguida o detective pergunta:

“Desculpe. Posso tratá-lo por tu?”

“Sim, claro”., respondeu o Director surpreendido!"

“Bom então vou repetir:”, disse o detective " O Director Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega no teu carro, vai a tua casa almoçar, faz @mor com a tua mulher, fuma um dos teus excelentes cubanos e regressa ao trabalho."

A língua portuguesa é muito traiçoeira, por isso cuidado… :mrgreen:

Já conhecia, é gira. :slight_smile:

Mas se posso ser melga :wink: , porque é que colocaste isto “inamovível”? 8)

Mas se posso ser melga :wink: , porque é que colocaste isto "inamovível"? 8)

Porque pode. Foi uma clara demonstração de força. :smiley:

Aproveito a deixa e volto a uma sugestão que já havia abordado antes: colocar como inamovíveis alguns tópicos de potencial consulta e actualização cíclica que tiveram uma boa aceitação por cá. Isto porque acho que não serão actualizados mais vezes por se irem perdendo entre outros tópicos que vão sendo criados. Falo por exemplo do tópico dos restaurantes, dos livros, dos sons, dos vinhos…

Sei que o critério para o “Inamovível” será subjectivo, mas acho que fará sentido manter por lá, nem que seja à experiência, alguns dos que citei. Se não houvesse participação, aí sim perderiam esse privilégio.

Am I alone in this?

Mas se posso ser melga :wink: , porque é que colocaste isto "inamovível"? 8)

Porque pode. Foi uma clara demonstração de força. :smiley:

Aproveito a deixa e volto a uma sugestão que já havia abordado antes: colocar como inamovíveis alguns tópicos de potencial consulta e actualização cíclica que tiveram uma boa aceitação por cá. Isto porque acho que não serão actualizados mais vezes por se irem perdendo entre outros tópicos que vão sendo criados. Falo por exemplo do tópico dos restaurantes, dos livros, dos sons, dos vinhos…

Sei que o critério para o “Inamovível” será subjectivo, mas acho que fará sentido manter por lá, nem que seja à experiência, alguns dos que citei. Se não houvesse participação, aí sim perderiam esse privilégio.

Am I alone in this?

AHAHAHA Lindo!
Os inamoviveis servem apenas para os administradores e moderadores colocarem piadas com destaques. nada mais!

Bem metida Zed :smiley: :smiley:

Porque pode. Foi uma clara demonstração de força. :D

Am I alone in this?

Eu discordo, visto que um tópico com muito sucesso está sempre a ser actualizado e logicamente estará sempre no topo da lista, logo, por norma, não precisa de ser inamovível. E aliás se usássemos esse critério, a primeira página encheria rapidamente de tópicos inamovíveis, deixando pouco espaço para os outros.

(acrescento que - e isto é só uma maneira de ver pessoal - quando vejo um tópico demasiado tempo no mesmo sítio é porque está parado… não olho aos outros indicadores. :D)

Grande Zed! :lol: :lol: :lol:

Juro que foi sem querer… :oops:

É o vício das sondagens e da FPL, já teve para acontecer antes…

De qualquer maneira a anedota merecia. :smiley:

Eu discordo, visto que um tópico com muito sucesso está sempre a ser actualizado e logicamente estará sempre no topo da lista, logo, por norma, não precisa de ser inamovível. E aliás se usássemos esse critério, a primeira página encheria rapidamente de tópicos inamovíveis, deixando pouco espaço para os outros.

Não acho que fosse tanto assim. A ideia era só facilitar o acesso a alguns dos tópicos que ganham por haver uma participação mais regular. Isto porque tenho a convicção de que não se passa por lá mais vezes por não se estar para perder tempo a pesquisar onde foi parar este ou aquele tópico, ou até, no caso de novos users, por nem os conhecerem.

Tens o exemplo do tópico sobre os livros que se andam a ler. Ainda há pouco tempo alguém o puxou para cima e logo teve vários comentários.

Mas não vou teimar com a ideia, até porque já percebi que não ganhou muitos adeptos (ok, nenhuns :oops: ).

Tá bem visto! :lol: :lol: :wink: