[b]Oceano Cruz vai treinar a equipa de infantis
Abel orienta iniciados[/b]
Numa altura em que falta cerca de um mês para que as oficinas de Alcochete voltem a trabalhar a todo o gás, a direção leonina começa a definir a estrutura para o futebol de formação da próxima temporada.
Confirmado o regresso de Sá Pinto ao Sporting, desta feita para orientar a equipa de juniores, a verdade é que as mudanças na orientação técnica das várias equipas deverão contemplar a incorporação de ex-jogadores do clube, elementos que, devido aos muitos anos em Alvalade, podem transmitir aos mais novos a centenária história do Sporting. Nesse sentido, o antigo capitão dos leões, Oceano Cruz, deverá assumir o comando técnico dos infantis, enquanto Abel deverá encarregar-se dos iniciados.
Eis um tópico que realmente faz sentido.
Gostava que motivasse uma reflexão séria, por parte deste fórum, uma vez que estamos prestes a mudar de paradigma no que respeita à condução técnica dos nossos jovens.
Trabalhar com miúdos tem o que se lhe diga.
Para além dos conhecimentos técnicos é fundamental ter a capacidade de perceber os indícios e antever a evolução de um jogador. Muita dessa capacidade passa pela experiência.
É também necessária uma forte vocação para trabalhar com gente tão nova
Eu lembro-me de ver um César Nascimento a trabalhar com os miúdos. Era espantoso. As coisas que lhes dizia, a forma como falava com eles; as orientações precisas que dava a um defesa para se colocar mais à frente, ou mais atrás; as ordens que gritava aos miúdos para que cedo aprendessem a correr, a abordar um cabeceamento, a equilibrar um remate; os pequenos truques… enfim. Olhem, foi o suficiente para eu, nessa altura, ter percebido que não sabia nada de nada de futebol.
Estamos, então, a falar de competências muito exigentes que não surgem numa pessoa apenas porque, numa determinada altura, foi um bom jogador do Sporting. Assim, espero que a escolha destes nomes tenha sido precedida de uma reflexão muito, muito séria, sobre as capacidades da nova vaga de treinadores.
Muito bom, três jogadores que foram sempre profissionais com o Sporting e que sentem bastante o clube principalmente Sa Pinto. Sem duvida um passo em frente :great:
[center][size=20pt][b]José Couceiro prepara revolução na Academia[/b][/size][/center]
Deve aceitar convite para assumir liderança da formação
Contratado por José Eduardo Bettencourt para o cargo de diretor-geral do futebol sportinguista, José Couceiro prepara-se para substituir Pedro Mil-Homens como o homem forte da Academia de Alcochete. O convite endereçado por Godinho Lopes deve receber resposta afirmativa por parte do ex-técnico do Sporting, de 48 anos, que irá recusar, por outro lado, a oferta apresentada pelo mais forte candidato à presidência do Samsunspor, formação turca que subiu esta temporada à 1.ª Divisão.
Principal bandeira eleitoral de Kazim Yilmaz na corrida à liderança do Samsunspor, José Couceiro deslocou-se na última semana à Turquia para conhecer as condições contratuais. No entanto, fonte próxima do ex-treinador dos leões revelou a Record que a vontade de Couceiro passa por continuar em Alvalade, integrando, desta forma, o ambicioso projeto desportivo que a equipa verde e branca está a preparar para a próxima temporada.
Que a estrutura da Academia precisa de alterações é mais do que evidente.
Acho estranho essa despromoção do Oceano… De seleccionador Sub-21 e adjunto dos séniores do Sporting vai treinar os infantis? Ou lhe reconhecem capacidades enquanto técnico e, nesse caso, deveria ser aproveitado para treinador da equipa de iniciados ou de juvenis ou, se acham que não tem capacidades como técnico, mais vale deixá-lo seguir a sua vida.
Quanto à notícia do Abel é estranha, ainda ontem saíram declarações dele onde se mostrava aberto a continuar a jogar futebol depois de recuperar da lesão.
Sá Pinto é um dos meus ídolos Sportinguistas. Desconheço totalmente a sua capacidade para treinar uma equipa, principalmente a equipa da última etapa da formação. Continuo a achar que nos Sub19, a equipa técnica deveria continuar a ser liderada por José Lima, que já deu provas de competência, e deveria ser integrado o Vítor Silvestre, que é um valor que o Sporting não deveria desperdiçar.
Não me parece que sejam os treinadores os elementos fundamentais na formação dos jogadores de uma academia.
Obviamente que têm a sua importância e terão de ser pessoas com equilibrio psicológico e com conhecimentos técnicos para o efeito, mas o mais importante é a coordenação técnica, da qual eles dependem, que define as linhas dessa formação.
No passado (antes da Academia) o perfil dos treinadores passava basicamente por antigas glórias ou antigos jogadores na reforma com um perfil paternalista - César Nascimento, Aurelio Pereira, Pérides, Carvalho, etc.
Na fase da Academia optou-se por professores com o curso de Educação Fisica.
Em qualquer dos casos sempre se formaram bons jogadores.
Agora parece nascer uma nova orientação, recentes ex-jogadores com algum carisma. O sucesso, ou não, passará basicamente pela coordenação técnica a que estes treinadores se terão de submeter.
O Abel parece-me um bom nome, porque, para além de uma personalidade equilibrada é licenciado em educação fisica e gosta do futebol da formação. Era um dos jogadores (juntamente com o Tonel) que eu via, quando ia à Academia, assistir aos jogos dos miúdos. Pelo menos quando estavam lá em estágio.
Também acho que serem antigos jogadores do Sporting a treinar as camadas jovens é muito benéfico para o nosso clube na medida em que será incutido o que é ser e vestir uma camisola do nosso grande clube.