peço desculpa por colocar isto aqui mas é o seguinte:
existe aqui um torneio de futsal para o qual eu fui convidado a ser treinador de colegas meus (havendo um jogador daqui do clube de 27 anos e outro de 22 o resto tem a minha idade), só que depois de muita pesquisa reparei que o futsal é algo um pouco dificil de preparar sem haver grandes treinos, acabando sempre por haver muitas coisas que desconheço. Gostava de saber a vossa opinião sobre o esquema que devo utilizar, metodos (rotações, triangulações e etc), pois estou um bocado á nora. O nosso proximo jogo é sexta (ganhamos o 1 por 3-2) e queria fazer um treino mais tatico antes do jogo para que a equipa comece pelo menos agora a criar rotinas.
já ouvi dizer que o esquema 3-1 requer uma maior preparação entre os jogadores, acham que devo jogar em 2-2 (eu sei que as posições nao sao muito fixas). Visto que apenas tenho 1 jogador que seja de futsal(o resto é de fut11) o que será essencial transmitir-lhes?(taticamente) Já ouvi dizer que as rotaçóes são essenciais, é importante que passem o jogo todo a faze-las?
Entao e em losango nunca pensaste jogar? Eu quando joguei futsal, a minha equipa jogava em losango com dois alas rápidos que fossem capazes de fazerm combinações com o avançado ( que seja capaz de la na frente segurar a bola e esperar alas para combinações ) e tambem de defender em conjunto com o fixo.
ja pensei no tal 1-2-1 mas o problema que eu tenho reparado é que a maioria das outras equipas jogam sempre em 2-2, com isto ao atacar será sempre mais facil pois irá ser complicado ao adversario encaixar nas marcações mas ao defender a minha equipa poderá sentir dificuldades nas marcações tambem. que acham de por a equipa a atacar em 1-2-1 e defender em 2-2?
estou a ver, para já é uma ajuda preciosa mas eu gostava era de saber mesmo o essencial (é claro que isto ajuda muito) mas digo o essencial pois temos poucos treinos e será dificil dar “táticas” algo complexas neste espaço de tempo. mas muito obrigado pela preocupação
Bem, penso que no próximo jogo irei experimentar a tatica 1-2.1 ou 3.1. para atacar e para defender (pois a equipa que defrontamos joga em 2-2) em 2-2 ficando o fixo e o ala direito mais atras a defender e o pivo e ala esquerdo mais a frente a defender?
que me dizem? deverei jogar em 3-1 para defender tambem ou será que vai ser dificil cada jogador marcar o seu
adversário?e quanto ás rotações, em 3.1 dará para fazer as rotações?
uma ajuda por favor, abraço
A táctica é a coisa mais fácil no futsal. Toda uma equipa funciona com movimentações delineadas, em que cada um vai ocupar um espaço, tipo, o fixo faz um número com a mão, ou grita o número(número da movimentação previamente planeada nos treinos) passa para o ala, faz diagonal, o ala descai para o meio, o pivot sobe para a àrea, o ala passa para o fixo e o fixo passa para o pivot encostar.
Não sei se o mesmo está referido nesses vídeos ou não, não tive paciência para os ver
Amigo, treinar uma equipa para um torneio nao chega perto daquilo que será um planeamento de treino para uma equipa que compete ao longo do ano.
As variantes de treino para uma equipa passam por Mesociclos (mensais) Microciclos(semanais) e por unidades de treino.
A relação entre jogo e treino passa por variaveis, onde podemos dividir o jogo em 4 fases.
Fase 1- Processo Defensivo
Fase 2-Transições defesa\ataque (ofensivas)
Fase 3-Processo ofensivo
Fase 4-Transições ataque\defesa (defensivas)
É praticamente impossivel conseguires criar rotinas para o torneio, ainda assim aconcelho-te a jogar de acordo com a caracteristica dos jogadores que tens. Assim sendo jogar em 3x1 torna-se mais facil de assimilar.
Uma saida facil para fazer em 3x1, o gr coloca a bola no fixo, o fixo mete no ala, nessa altura o pivot desloca-se para o lado da bola e o ala colocaa bola na paralela (passe para o pivot) entrando de seguida no meio para fazer um dois.
Ofensivamente a organização vai ser sempre um bocado instintiva uma vez que nao tens tempo para trabalhar posse de bola nem processos ofensivos mas defensivamente aconcelho a que feches na linha 3 (meio campo) e cada jogador faz marcação individual, acompanhando sempre o seu homem quando este entra no teu meio campo defensivo.
Se precisares de alguma coisa ou tiveres duvidas manda PM.
Abraço!