Transfermarket - o valor do plantel do Sporting e rivais

O Transfermarket é relativamente conhecido de todos, principalmente por quase todos discordarmos das avaliações que fazem dos jogadores.

A verdade, contudo, é que têm o seu algoritmo definido e usar essa constância pode ser interessante. Neste contexto, penso que poderá ser útil considerarmos o valor total do plantel como um indicador da qualidade do mesmo em comparação com o rivais e em comparação com outros clubes Europeus.

Neste sentido, a 07/04/15 os 3 grandes nacionais estão avaliados da seguinte forma:

Sporting: 155.8M (média 6.77M)
Porto: 212.9M (média 7.89M)
Benfica: 153.8M (média 5.7M)

Não deixa de ser curioso que o plantel do Sporting valha segundo este algoritmo mais que o do Benfica, aumentando de forma significativa esse valor considerando os valores médios. O plantel do Porto é de facto o mais valioso mas 27M estão em emprestados, contudo o Danilo está avaliado em 20M e todos sabemos por quanto foi vendido. Claro que no Sporting 16M estão no Nani.

A nível mundial o clube mais valioso é o Real Madrid com 719.8M, sendo o Sporting a 29ª equipa mais valiosa do mundo (Porto 20ª e Benfica 30ª).

Rotineiramente irei colocando aqui alguns dados para termos ideia da evolução.

Os dados do Transfermerkat valem o que valem.
Porém, não tenho nenhuma razão para duvidar dos critérios deles ou para achar que favorecem este ou aquele clube.
Por isso, mesmo que haja desfasagens entre os valores reais e os valores referidos nesse excelente site, essas desfasagens acontecem para todos os clubes.

Naturalmente, pode haver clubes e/ou jogadores prejudicados por essas avaliações (como em tudo) mas considero que essa aproximação é, realmente, uma razoável referência para os valores (principalmente relativos) dos plantéis.

No caso concreto dos 3 grandes, esses valores relativos estão mais ou menos de acordo com a minha perceção do valor dos plantéis. Ou seja, o FCP realmente leva vantagem e depois SLB e SCP estão muito próximos.

É também interessante que no último ano (desde 10/07/14) o Sporting é a equipa que mais valoriza dos 3 grandes:

Sporting: 129>155: +21%
Porto: 201>213: +6%
Benfica: 195>154: -21%.

Parece-me evidente que o Sporting está a crescer de forma significativa e que a curto prazo o plantel se vai equivaler ao de Porto e Benfica.

A comunicação social tem alguma influencia nestes valores ?

Não te sei responder. Não sei como funciona a avaliação deles.

A 23/04/15

Sporting: 155.8M (média 6.77M)
Porto: 212.9M (média 7.89M)
Benfica: 156.8M (média 5.6M)

Ainda se aguarda a valorização da LC do Porto. Estou curioso em relação às movimentações de mercado com o fim dos fundos. Preveem-se desvalorização significativa nos rivais.

Há alguns valores exagerados, outros pecarão por escasso… mas, lá está, vale o que vale.

Acrescento ainda que o Benfica tem, por exemplo, 6M€ lá que, segundo as restantes equipas, não deveriam estar: Varela, Guedes e Jonathan.

Por outro lado, em relação a equipas B, os dados são menos relevantes dado que a grande maioria dos miúdos não tem sequer valor atribuído mas… está assim:

Sporting - 11,35M
Benfica - 12,35M (tirei dali os 5M do Fejsa)
Porto - 13,90M (grande boost com os 5M do Reyes)

No nosso palmarés está “1x Vice-campeão da Taça dos Vencedores das Taças” :naughty:

Ao moderador:

Dado o excelente tópico do Strickerr, “O Tópico dos Números e das Estatísticas do SCP e dos Seus Adversários”, acho que este tópico que abri não faz muito sentido pois a informação que aqui consta pode perfeitamente ser colocada lá.

Se concordarem, penso que faz mais sentido fecharmos este tópico e continuarmos por lá.