TRADIÇÃO DURA DESDE OS ANOS 30 - Triste sina ser capitão

TRADIÇÃO LEONINA DURA DESDE OS ANOS 30
[b]Triste sina ser capitão[b]

D.R./Record
Sai o capitão Barbosa; é a vez de Sá Pinto
Sai o capitão Barbosa; é a vez de Sá Pinto
Álvaro Cardoso, Passos, Damas, Manuel Fernandes, Oceano e Barbosa foram todos capitães do Sporting e todos saíram de Alvalade em conflito com os dirigentes. É tradição leonina lidar mal com o fim de carreira dos atletas mais fiéis: no total, aqueles nomes equivalem a 60 anos da história do clube.

Cardoso era o líder da equipa dos Cinco Violinos. Já tinha 33 anos quando a FPF o puniu por um ano, após incidentes na sequência dos 0-10 com a Inglaterra. Os leões aproveitaram e encostaram-no. Mais tarde, o castigo foi reduzido, voltou a jogar e até ganhou a Taça, obrigando os dirigentes a recuar. Tarde de mais: orgulhoso, abandonou mesmo o clube em 48. Passos envolveu-se numa discussão de dinheiros em 58. Tomou o partido dos jogadores, foi suspenso e saiu.

Damas foi para o Santander, sob a desconfiança de que poderia ter assinado pelo FC Porto. Saiu para Espanha, vaiado e em choque frontal com a direcção. Manuel Fernandes foi dispensado dias depois de se ter sagrado melhor marcador do campeonato. Quem decidiu? Burkinshaw, técnico que nem sequer completaria a época.

Oceano terminou varrido na revolução de 98, quando 12 jogadores foram dispensados. Destino: Toulouse. Venâncio, Cadete, Morato, Carlos Xavier, Jordão ou Peyroteo também foram capitães mais ou menos tempo e também tiveram abandonos polémicos. José Carlos ou Fernando Mendes são as excepções que confirmam a regra.

Já por diversas vezes estive para redigir este post, tão inflamados estão os ânimos contra a actual direcção.

Desculpem, mas não comungo da mesma opinião.

Eu sei que o que está aqui em causa não é se o Rui Jorge e o Pedro Barbosa deviam ou não sair, mas sim a forma como saíram e o que vou dizer a seguir goza da minha insuspeição porque também eu estou contra esta direcção (pelo menos contra este presidente).

Ora então, vamos lá ver:

Não deixa de ser curioso constatar que algumas pessoas que estão contra a forma como o Pedro Barbosa e o Rui Jorge saíram, são as mesmíssimas pessoas que há bem pouco tempo criticavam o Rui Jorge por estar velho e já não recuperar e o Pedro Barbosa por apenas se esforçar em ano de términus de contrato. É óbvio que uma coisa parece não ter muito a ver com a outra, mas a realidade é que se pensa aqui muito com o coração e pouco com a cabeça e para cúmulo dos cúmulos, note-se bem, ainda se invoca o exemplo Paulo Bento para ilustrar quão descabida e despropositada foi a actuação da SAD no tocante aos 2 jogadores acima referidos.

A menos que entendam ser Paulo Andrade a fonte de todos os males, não percebo que não achem minimamente estranho - ao ponto de atribuirem como causa única a incompetência da SAD - o facto de um jogador acabar a sua carreira de futebolista lavado em lágrimas e reaproveitado pelo clube que o apoiou, enquanto outro que era acusado de só jogar quando lhe apetecia e de cometer excessos dentro do balneário, estar agora com guia de marcha.

Também fico perplexo que achem ser da responsabilidade da SAD as declarações proferidas por Pedro Barbosa.

(citação): “Quando terminou a época retirei as coisas do meu armário porque já sabia que não ia ficar”.

Não percebo. Não ia ficar? Mas como é que já sabia que não ia ficar? Não lhe ofereceram a possibilidade de ficar a trabalhar no clube? Ou foi ele que não quis? Não lhe deram a mesma oportunidade que deram ao Paulo Bento, porquê? Se deram, não aceitou porquê?

E em relação ao Rui Jorge? É no mínimo curioso. É que no caso da não renovação do Rui, a julgar pela ausência de “reclamações” e “choradinhos”, a SAD agiu bem aqui…ou não?

Longe de mim estar a defender uma organização que já critiquei por inúmeras vezes, mas a única certeza aqui é que “Só sabe o que se passa no convento quem lá vive dentro”, ou ainda, na versão anglo-saxónica, “There is more to see than meet the eye”, que é como quem diz, há mais para ver do que aquilo que os olhos alcançam.

Quem se acha dono da verdade e conhecedor profundo das razões que estiveram na base desta desavença entre o Pedro Barbosa e a SAD, então, que avance e diga de sua justiça para todos aqui ficarmos esclarecidos e de consciência tranquila sobre os verdadeiros responsáveis, porque eu nesta matéria sei “zero”.

E já agora, para ajudar um pouco nesta reflexão, façam o mesmo que eu - utilizem o caso Paulo Bento, como uma forma de tentarem perceber porque uma mesma SAD tem comportamentos tão distintos com 3 activos seus, a menos que, volto a frisar, vocês entendam que as diferenças de atitude da SAD se fiquem a dever única e exclusivamente à… entrada de Paulo de Andrade. :!:

aqui não está em questão a cena do Rui Jorge ou o Pedro Barbosa fazerem ou deixarem de fazer mais uma epoca… mas sim, a forma desagradavel com que a SAD lidou com os referidos processos.

se fosse pela via normal, os jogadores não diriam o que disseram.
não se guarda silêncio até ao fim.

Se para o Paulo Bento, foram a uma conferência de imprensa, porque razão não fizeram o mesmo com RJ e PB ?
cagaram-se no assunto portanto.

acho que estou a ser bastante racional… não estou mesmo a pensar com emoção.

se o RJ e o PB eram incendiários, o DC, xêxê como é, já tinha dito qualquer coisinha… assim um “bitaite” pros jornais.

aqui não está em questão a cena do Rui Jorge ou o Pedro Barbosa fazerem ou deixarem de fazer mais uma epoca... mas sim, a forma desagradavel com que a SAD lidou com os referidos processos.

se fosse pela via normal, os jogadores não diriam o que disseram.
não se guarda silêncio até ao fim.

Se para o Paulo Bento, foram a uma conferência de imprensa, porque razão não fizeram o mesmo com RJ e PB ?
cagaram-se no assunto portanto.

acho que estou a ser bastante racional… não estou mesmo a pensar com emoção.

se o RJ e o PB eram incendiários, o DC, xêxê como é, já tinha dito qualquer coisinha… assim um “bitaite” pros jornais.

Mas é precisamente esta questão que eu estou a levantar. Porque é que a SAD agiu de uma forma com o Paulo Bento e não se agiu da mesma forma com o Pedro Barbosa e o Rui Jorge?

E porque é que o Pedro Barbosa veio “estrabuchar” para os jornais e o Rui Jorge não?

Foi a SAD que optou por mudar repentinamente a sua atitude relativamente a estes 2 casos ou foi antes o comportamento dos 2 jogadores que a isso obrigou?

São estas questões que só podem ser respondidas por quem está lá dentro. :!:

O Rui Jorge “estrabuchou” tanto como o Pedro Barbosa.
Só não teve o mesmo impacto nos jornais e TV’s, dado a condição de capitão e decano no plantel, do Sr. Barbosa.
Tanto que até estava no site do Sporting, as declarações do Rui Jorge.

O Rui Jorge não foi tão longe como o Barbosa. Por outro lado tb não tinha o peso que o Barbosa teve.

o ambiente no balneário devia ser lindo.

reparem:

• o CMartins começou a aparecer muito em jogo e a destacar-se, relegando o capitão pró banco, apareceram logo lesões e más exibições…resultado, o capitão voltou para se arrastar até ao final do campeonato.
  • o Paíto não foi tão evidente, mas tb aconteceu.

Por isto, esses senhores, q devíam receber por cada jogo q faziam, já estavama a mais!

Passar bem…longe de Alvalade!

O Pedro Barbosa obrigou o Carlos Martins a jogar mal? E andou-se a arrastar? Se calhar tb obrigou o Ricardo a n agarrar a bola na luz… vai na volta… :roll:

O Pedro Barbosa obrigou o Carlos Martins a jogar mal? E andou-se a arrastar? Se calhar tb obrigou o Ricardo a n agarrar a bola na luz... vai na volta... :roll:

Não foi isso que o sgouveia disse. O que ele disse foi que, segundo ele, muita coisa estranha começou a acontecer, tal como lesões, más exibições, etc., a partir do momento em que o Carlos Martins começou a jogar no 11 principal e remeteu o Pedro Barbosa para o Banco.

Eu não alinho na teoria da conspiração, agora que o Pedro Barbosa não era propriamente um apaziguador de tendências, facções e poderes dentro do balneário, lá isso não era, bem antes pelo contrário. :!:

agora que o Pedro Barbosa não era propriamente um apaziguador de tendências, facções e poderes dentro do balneário, lá isso não era, bem antes pelo contrário

Eu admiro-me é como pessoas que me parecem inteligentes não o querem ver…!!!

Eu sei que daqui a uns 2/3 anos lá se conhecerá alguma estoria e finalmente entendem o CANCRO que era este tipo lá dentro.

Até la, ate pq nao querem acreditar no que se vai contando, fazem como as avestruzes.

Mas o tempo é sempre o melhor factor de clarificação… é só ver as reacções que todos os dias aparecem relativamente ao Projecto para sentir isso mesmo.

Só é pena que entretanto se perca tanto tempo na resolução das questões, mas deve ser por isso que nós somos diferentes… somos ligeiramente retardados!!! :roll: