Tiques e maneirismos do Fórum

Numa perspectiva de futuro, e de preservação da nossa herança cultural, achei que seria engraçado começar a organizar aqui um compêndio de hábitos linguísticos típicos do Fórum SCP. Acho que todos percebemos do que estou a falar: aquelas palavras, expressões ou até fórmulas de raciocínio que podem não ter sido inventadas aqui, mas que qualquer utilizador frequente do fórum é capaz de reconhecer mais depressa do que se possa dizer “apre-gaitinha”. Só comecei a visitar assiduamente este espaço há coisa de um ano, portanto era bom contar com as sugestões de membros mais antigos.
Ora então, para começar:

a) “… ERA MEL”. Exemplo: elogiar uma possível contratação com a expressão “(jogador x) era mel”. Segundo o google, há 474 utilizações da expressão “era mel” no fórum.

b) “… DESTA VIDA”. Exemplo: defender um jogador com a expressão “devem preferir os Tiuís e Celsinhos desta vida”. Segundo o google, há 987 utilizações da expressão “desta vida” no fórum.

c) “MAIS DO MESMO”. Exemplo: demonstrar pessimismo com a expressão “já deu para ver que este ano é mais do mesmo”. Segundo o google, há 3780 utilizações da expressão “mais do mesmo” no fórum.

d) “SE FOSSE (X) JÁ ERA BOM”. Exemplo: defender um jogador com o argumento “(x) só é mau porque é da formação, se fosse (brasileiro/chileno/argentino) já era bom”;

e) “PUXAR/REMAR PARA O MESMO LADO”. Exemplo: tentar acalmar ânimos exaltados numa discussão pós-eleitoral com a expressão “agora temos é de puxar/remar [todos] para o mesmo lado”.

Mais sugestões?

Então e a Truta??? Se há expressão que mais associo ao Forum envolve em dúvida a truta desde “Quero uma truta”, “Não é a truta que precisamos”, “Ainda falta a truta”, etc. :mrgreen:

Absolutamente inacreditável não me ter lembrado dessa. Mas pronto, é esse o espírito.

“XXXXX”, és tu?

Quando a opinião de alguém é incrivelmente favorável ao visado!

Exemplo:

Não houve marosca nas eleições!
Godinho, és tu?

Curiosamente, e sem querer reavivar o assunto, foi uma expressão dessas que me valeu o comentário apagado (“Scolari, és tu?”). E no entanto não era caso isolado… resta dizer que se vivia o quente período pré-eleitoral, andava tudo com os nervos em franja.

Nada bate a seta… :lol:

• talibãs e yes men
  • “Votaram neles, mamem com eles”

:arrow:

As incontornáveis e já míticas expressões “lambuças” e “croquettes”… quando uma palavra diz muito.

Mais uma vez segundo o google, a expressão “não há palavras” foi utilizada 549 vezes no fórum. Curiosamente o primeiro resultado da busca é para o tópico do Pedro Silva. E de facto não há palavras para o Pedro Silva.

‘‘Não brinquem com coisas sérias!’’ :question:

Actualmente já não é muito usada, mas há uns tempos, utilizava-se bastante no fórum a palavra “caruncho” para descrever jogadores de qualidade muito duvidosa que estivessem nas cogitações do Sporting.

Até existia um tópico (na onda do tópico dos rumores) cujo o título era “Reforços a caminho (mais caruncho?)”. :mrgreen:

As célebres "cambalhotas" de muito "ginasta" e termos técnicos associados à prática dessa actividade...

A expressão “levar com o Postiga” apresenta 370 resultados no google, todos eles associados ao FórumSCP. :twisted:

Não deixa de ser curioso, tendo em conta a especificidade da expressão.

Os reforços que dificilmente virão são avistados na Ponte Vasco da Gama…

“Quaresma :pray: :pray: :pray: :pray: :pray:

Acho que já se pode considerar um tique :lol:

De homem era juntar todas as expressões que se atribuem aos encornados e aos porcos. Eu até já contribuí com uma para cada. ;D

Houve uma altura que os 90% eram uma percentagem muito usada aqui nesta casa mas agora falar nisso soa um bocadinho anacrónico… :mrgreen:

Pegando na ideia do “caruncho” também se fala muito no “entulho”.

ENTULHO - Jogador pé de chumbo, barrete…

Nos útimos tempos sem dúvida

“Quaresma :pray:

Jogador X se calhar vem para o Sporting

era :drool: :drool: :drool: