[Tips and Tricks] Como gerir um Clube e uma SAD

Hoje, no Record, na crónica – “De Leão ao Peito”, o gestor e antigo vice-presidente do Sporting, Silva e Costa, membro da anterior direcção à qual José Eduardo Bettencourt também pertencia, escreve (e passo a citar):

“(…) Constatei com surpresa que a importante reunião da assembleia geral de dia 13, em que se vai pedir autorização para um passo-chave na reestruturação financeira, foi marcada para o auditório do estádio que tem, como sabem, uma capacidade muito limitada. Recordo que a primeira AG sobre este tema foi marcada na antiga FIL (com assento para 1.800 pessoas) e teve de ser interrompida e remarcada para o Pavilhão Atlântico, onde compareceram cerca de 3 mil pessoas. Sinal dos tempos que vivemos, será que os sócios, silenciosos e invisíveis como JEB aprecia, vão desertar a tomada de decisões importantes do clube? A ver vamos…

In Centúria Leonina

Não sei se ria ou se chore. As comadres perdem os lugares no Sporting e depois dá nisto…chateiam-se :inde:

Esse é um dos grandes problemas deste país , a privatização da banca , em que um dos propósitos foi dinamizar a economia e para Portugal aceder às estruturas financeiras internacionais , acabou por colateralmente provocar abusos como se viu nos casos do BPN e Banco Privado e tambem por concentrar muito poder num punhado de pessoas , de entre eles os Espírito Santo , com o Banco de Portugal a assistir impávida e serenamente a isto
Este grupo de pessoas têm usado e abusado desse poder para cozinhar e obter negócios em proveito próprio , prejudicando os interesses do país , exemplo disso são os casos Portucale e o dos Submarinos , são uma autêntica máfia , um dos grandes problemas deste país é que ninguem mete estes tipos na ordem , se o Banco de Portugal fosse mais interventivo , outro galo cantaria.

A Banca deve estar ao serviço da economia e não o contrário.

Aparentemente esse senhor nem sabe que a AG da antiga FIL foi para a venda do património.

Este foi um dos que ficou chateado por ficar sem os croquetes…

Precisamente! E já foi no anterior mandato de FSF…!

Mas não admira, não foi este que adormeceu numa AG e caiu da cadeira?

O senhor sabe !

Porque é perfeitamente claro, que a venda do património foi o 1º item do processo em curso da chamada ‘reestruturação financeira’.

Olá Boa noite a todos,

quis expressar a minha opnião sobre o estado mediocre que se encontra o clube e quero perceber o porque desta situação e porque não ha soluções á vista.

eu ando preocupado com o nosso clube, não só pelos maus resultados mas principalmente por não se notar que haja um projecto real para mudar o estado de coisas.

eu apesar de novo, sou bastante sensato, oiço todas as opniões de sportinguistas…e penso que a realidade é esta:

mais ao menos quando o novo estadio jose de alvalade ficou pronto…começou se a perceber que a situação financeira do clube era preocupante, a sad apresentava prejuizos desde algum tempo, com o estadio novo a divida ainda ficou maior, não entrava dinheiro nem de vendas nem patrocinadores, ou seja, rien!

desde essa altura ate agora, o Scp teve um ano uma grande equipa: do ano que chegamos á final da taça uefa. não ganhamos nada, não entramos na liga dos campeões, essa equipa foi destruida, não houve vendas significativas e a equipa começou do zero.

começou do zero, despedindo o senhor josé peseiro e contrataram entao o senhor paulo bento. ele não fez mais do que aproveitar os jogadores que tinha, ir buscar uns juniores, contratar um ou dois jogadores em dezembro e assim conseguiu o 2ºº lugar, lutando até ao fim o titulo.

passado 3 anos a situação é a mesma antes da era Paulo Bento começar: 75% da equipa é igual á primeira epoca do paulo bento, houve uma venda de um jogador significativa (que não se sabe para onde foi o dinheiro porque o passivo não desce e a sad continua a apresentar prejuizo), ta provado que temos mais jogadores que podiam jogar na união de leiria do que um grande, financeiramente o clube ta pior, cada ano que passa temos pior equipa ( os que la estavam estão cada ves pior, os que se contrataram foiram barrete ou mal aproveitados), não ha vendas…obvio que dizem que não dinheiro.

o treinador paulo bento é conflituoso, á conta dele perdemos o rodrigo telo ( a meu ver), teve conflitos com liedson, vuk, stoi, aprovou purovic, tiui, abel, andre marques, pedro silva, postiga, rochemback…mimou o joão moutinho e o veloso, estragou o djaló como jogador, so conhece uma tactica e um plano B de porcaria e muito mais … deu despesa á SAD, ou seja, nos afundou ainda mais.

actualmente o clube arranjou um conflito com o organismo que gere a arbitagem meus amigos! isto quer dizer que jamais vamos ganhar alguma coisa enquanto o Paulo bento for treinador.

ele fez um bom trabalho durante um ano e meio.

agora podem me dizer: tivemos 3 anos na liga dos campeões! ainda por cima…é preciso ter lata…só ai dá uma media de 12 milhões de euros por epoca, ou seja, 36 milhões de euros, e dizem que não ha dinheiro?
o nosso orçamento é mais que pago com a liga dos campeões, patrocinadores e bilheteira.
não quiseram renovar a equipa enquanto podiam agora quero ver como vai ser, desperdiçaram vendas de jogadores que se julga que são estrelas é o que dá.

12 milhoes pelo João Moutinho, 12 milhoes pelo Miguel Veloso, 8 Milhões pelo Djaló, 23 milhões pelo nani …como estão habituados a dinheiro só venderam o nani porque é sempre mais e da pa gastar nas meninas e tal. o resto é pinets!

a soma destes 3 dava para contrar uns 20 jogadores ( ca, argentina, brasil) 10 deles podiam ser barrete mas outros 10 rendiam mais do que os 4 que mencionei e a equipa seria bem mais competitiva. depois ainda temos a sorte de termos uma academia que quase todos os anos nos oferece um bom jogador.

o exemplo do porto é ilustrativo disso: não compram a toa, compram com conhecimento, com analise, …uns rendem outros não…mas no fim o saldo é bem positivo.

como esta o nosso clube, prevejo que esta epoca ficamos em 4º ou em 5º lugar, vamos vender os melhores jogadores por valores absurdos, irão comprar mal e o clube irá cair. é um ciclo vicioso!

queria dizer muito mais mas prefiro ler comentarios e indo comentando.

saudações

Têm o forte apoio do mais recente patrocinador da Taça da Liga… O banco exportador como lhe chamam, fruto da saída do Presidente do BPI Angola (BFA) e da sua junção à pessoa mais poderosa do país, vulgo Isabelinha Zédu… Se reparares na sala de imprensa da porquice vermelha está lá o símbolo do banco, uma árvore das patacas :rotfl:

E um sobrinho “dele” joga nos juvenis/juniores se não estou em erro

Mas numa coisa todos concordam: é preciso Revolução! :beer: :beer:
Depende é da forma, uns com o estádio vazio, outros à pancada!!

A verdade é que com diplomacia e elevação não vamos lá! Nós somos elevados e diplomatas e eles cagam-nos em cima e ainda dizem que somos nós os ingratos e os desestabilizadores!! :cartao:

Parece que já começam a haver rupturas no Conselho Leonino:

[b]"Sporting só vai buscar jogadores coxos e gordos"

Não se calam as vozes de indignação sobre o mau início de temporada dos Leões. O Sporting só teve capacidade para contratar jogadores “gordos” e “coxos”, diz Aguiar de Matos membro do Conselho Leonino.[/b]

Os maus resultados do clube de Alvalade têm potenciado duras criticam à equipa e ao técnico Paulo Bento. Hoje foi a vez de Aguiar de Matos, membro do Conselho leonino, que em entrevista à Antena 1 sublinha que “o Sporting não investiu e foi buscar os jogadores a custo zero”, e “para não gastar dinheiro”, o clube " vai buscar coxos e aleijados e gordos e fora de forma, que começam logo a fazer despesa e não produzem".

Aguiar de Matos, duro nas palavras, mostra-se preocupado com o futuro dos “leões” e considera que o estatuto de grande clube que é dado ao Sporting pode estar em risco. O membro do Conselho leonino considera que “o Sporting está a escorregar por uma tábua ensebada” e é da opinião que o clube “tem tendência a desaparecer”.

Sousa Cintra, ex-presidente do Sporting também falou à Antena 1 sobre o mau desempenho do “leões” esta época e considera que apesar do mau arranque de temporada, o Sporting ainda vai a tempo de retomar os trilhos dos bons resultados. O ex-presidente do Sporting diz que a má prestação do Sporting se deve, por um lado a “falta de sorte”, mas também ao facto do clube ser prejudicado por arbitragens. Ainda assim, Cintra acredita que a “situação vai melhorar”.

http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Sporting-so-vai-buscar-jogadores-coxos-e-gordos.rtp&article=285293&visual=16&layout=59&tm=27&audio_id=285272

Não entendo o endeusamento feito por alguns sportinguistas ao rui santos.
Que eu saiba, neste mundo não se terminam relações de mais de 4 anos com a mesma leviandade com que se termina uma relação de 3 meses.
Claro que para o Sr. rui santos, que, para além do último nome, nada mais ostenta de divino quanto a mim, interessa mais ressalvar o ridículo do despedimento do Nelo Vingada e tentar compara-lo ao não-despedimento do Paulo Bento.

Julgo tratarem-se de situações diferentes mas não antagónicas, ou seja, não considero que seja o 8 e o 80.
Acho que é o 3 e o 48 (meses) e não me parece que possamos dizer que 4 anos seja de mais.
Tem-no sido, não quer dizer que devesse sê-lo.
Se calhar o Nelo Vingada foi bem despedido. Se calhar o Paulo Bento deveria ter saído.
E se do Nelo Vingada nunca saberemos, do PB cá estaremos para o dizer.
Mas essencialmente o que não entendo é porque é que a opinião do rui santos é tão respeitada.

P.S. Vi que também postaste isto no tópico do PB. Sendo assim, peço à moderação que coloque lá a minha resposta para não estar a repetir, porque no fundo é mais sobre o nosso risco ao meio.

Hoje deve ser a 1ª vez que o Conselho Leonino se reúne, com policia à porta. Tem mais medo que vergonha

:wall:

[mod]EDIT: Quote retirado[/mod]

Caros amigos e sportinguistas, vejo o nosso clube a caminhar a passos largos para uma caminhada rumo ao descalabro!
Sinto um descontentamento por uma grande parte dos sportinguistas e uma grande desilusão no que toca aos meses de presidência de José Eduardo Bettencourt, mas tenho que nesse ponto dizer que este rumo era o previsto, logo no seu inicio não foi feliz ao passar as primeiras palavras para fora e dentro do clube ao dizer que iria receber menos que o nosso defesa Abel…
Depois nas declarações que tem feito ao nosso arqui-rival, nas quais não me posso rever, pois neste momento e apenas neste momento os factos são que eles estão como todos vêm e nós estamos como nós sabemos, na hora de fazer uma pequena avaliação vejo um grande mas grande dissabor ao pensar no futuro do clube e mais no rumo que esta a levar.
Sei que Paulo bento não é o único culpado por esta fase péssima da equipe de futebol, mas também sei que grande parte desta situação vem de direcções anteriores e desta agora que em nada mudou, pior esta a fazer o pior arranque dos últimos anos e ao mostrar novos sócios eu pergunto. COM O CLUBE ASSIM ATÉ QUANDO ESTES NOVOS E ANTIGOS SOCIOS IRAM PAGAR COTAS E ESTAREM NO ESTADIO A APOIAR A EQUIPA?

Mais haverá a apontar a todos estes últimos anos tanto que não caberia aqui, mas não nos podemos distrair apenas ao que toca na equipa de futebol, pois estamos cada vez mais a ficar pequenos em todas as modalidades.
Sei que não sou dono da verdade, mas custa-me ver sportinguistas desiludidos tristes e sem vontade de irem ao estádio, nós somos mais que 4 milhões de adeptos onde está essa onda? Porque não a acordam? Porque só falam na onda dos outros e não fazem para cativar a nossa?

Sportinguistas proponho e só proponho uma manifestação na terça-feira em frente a assembleia-geral e assim fazer pensar toda aquela gente que ira votar o futuro do nosso clube ou parte dele.
ASS. ANDRE PEIXE

Rumo ao abismo e com palas nos olhos.

ha pouco mais a acrescentar. Foi bem resumido. Agora so nao entendo como é que se todos nos estamos contra esse falso projecto que esta presente no sporting, entra o Bettencourt.

Se alguém tiver novidades do Conselho Leonino de hoje que as coloque aqui no fórum. Estou em pulgas!

Conselho ou Concelho Leonino ? Agora fiquei na dúvida :think:

Ok, já verifiquei, é Conselho.

Conforme referi antes, este Conselho Leonino tem a particularidade de ser o primeiro com presença policial à porta. Em todo o caso, depois de terminar, haverá noticias

:great:

Quem não deve não teme! Não é? :think:

Em relação ao Pedro Souto, por esta altura já não valerá muito a pena falar disto, e este tipo de coisas hoje em dia já se sabem mais ou menos todas, mas o grande problema dele é que, se por um lado ele queria congregar diversas “facções” dentro do Clube, por outro lado ele nunca viu de de forma taxativa que o Sporting se iria manter “agarrado” ao BES.

A ideia dele seria pura e simplesmente procurar a melhor opção para renegociar a dívida do Sporting, sem que isso passasse necessariamente pelo BES, mas sim pela proposta mais vantajosa para o Clube. Dadas as ligações BES/Sporting, e o próprio facto do Pedro Souto ser um bom Cliente do banco, tanto a nível do seu património pessoal, como da empresa de que tinha sido Administrador (B.C.A.), o BES teria prioridade mas as coisas nunca se poderiam manter iguais.

Neste contexto, inicialmente o nosso caro actual Presidente chegou a mandar uma SMS ao Pedro Souto dizendo “Avança, Pedro”. Houve almoços e tudo.

Mas alguém no BES, que fiquei a saber agora não ser tanto o Ricciardi mas sim um “bife” qualquer de que agora não me recordo o nome (da ESAF, empresa do Grupo BES), torceu o nariz. E com ele, vários membros da equipa da SAD na altura em exercício, com destaque para, entre outros, o Menezes Rodrigues. Daí que se tenha encetado um carrocel desenfreado para encontrar uma figura, que acabou por ser o JEB, que nem desculpas, pelo menos a título privado, pediu ao Pedro Souto.

Tanto assim é, que deixaram de se falar. Em simultâneo, o Pedro Souto resolveu pura e simplesmente tirar todas as contas particulares e empresariais que tinha no BES, incluíndo todas as que tinham a ver com a B.C.A. (e acreditem que não eram coisas modestas), e passar tudo para o BCP.

Enfim, isto foi um bocado :offtopic: neste momento e não tem a ver com o PB, mas é mais uma demonstração dos métodos e forma de estar desta gente que temos há 14 anos a corroer o Clube.