Tiago Tomás

Surpreende por ser tão completo (joga bem de cabeça, com os pés, tem técnica para combinar com os colegas mas também tem faro de golo e qualidade na área, é rápido mas também fisicamente está a desenvolver-se bem).

Vai ser um belo avançado, estou convicto, mas precisa de algum tempo e de jogo (só tem quase jogos nos júniores, sub-23 fez poucos)… que nos A não poderá ter.

Sporting Tático

· 14 h ·

:mag_right: Pérola Nº 6: Tiago Tomás

:pushpin:A ascensão meteórica de um ponta de lança moderno!

A academia de Alcochete tem uma certa fama de conseguir formar médios e extremos. Se tivéssemos que analisar em que posição jogam os melhores talentos formados pelo Sporting, facilmente chegaríamos à conclusão que a excelência da formação leonina está mais patente nesses ofícios. Por outro lado, caso tivéssemos de pensar numa posição onde a qualidade vinda de Alcochete não tem sido tão boa, é percetível que a função de ponta de lança seria uma delas. Contudo, poderemos estar perante um atleta que consiga alterar essa ideia. Falamos de Tiago Tomás…

O jovem português de apenas 17 anos chegou ao Sporting em 2014 e tem tido um crescimento exponencial. Mas muito antes iniciou o seu percurso no futsal, na Quinta dos Lombos. Muito evoluído em todos os aspetos do jogo, o que levou a que competisse várias vezes em escalões acima do normal, esta época levava 13 golos em 17 jogos no Campeonato de Juniores e 3 golos em 6 jogos do Campeonato Revelação, onde provavelmente já deveria ter tido mais minutos. É importante referir também que o atleta não tinha um passado vistoso nas seleções jovens tendo apenas sido internacional por Portugal pela primeira vez em 2018, onde já leva 10 golos em 21 internacionalizações. São dados que revelam que o jogador tem explodido e impressionado os vários treinadores que têm acompanhado a sua evolução.

Por isso, esta ascensão meteórica chamou à atenção do atual treinador do Sporting que parece determinado em apostar no jovem valor português. O Leão tem contrato com o Clube leonino até 2022.

:mag_right: Mais valias:
Tiago Tomás está muito de longe ser apenas o que as estatísticas de golos demonstram. Com 1,80m de altura e 75 kg, apresenta ser um avançado bastante evoluído tecnicamente, rápido, ágil e com uma enorme aptidão energética para deambular na frente de ataque onde procura vários movimentos de rutura ou de profundidade. Frio e eficaz no cara a cara com os guardiões adversários, tanto pode finalizar com ambos os pés ou de cabeça. Com algum cuidado nos exageros, podemos dizer que tem alguns movimentos de rato de área de Liedson e a capacidade de jogar na profundidade de Slimani. A amostra é pouca, mas do que podemos observar do sistema de Rúben Amorim em Braga, é pedido ao 9 da sua equipa que baixe e receba a bola entre linhas. Podendo assim mais facilmente quebrar o bloco adversário com um jogador a receber, segurar a bola e de seguida poder se associar com colegas mais ofensivos. Nesse sentido, um jogador como Tiago Tomás que está muito distante de ser um avançado fixo que joga apenas nos últimos 15/20 metros, pode ser uma boa solução a longo prazo para a equipa leonina. A sua qualidade técnica e potencial, fazem dele um dos principais talentos a seguir para os próximos anos, não só do Sporting mas do futebol nacional onde a posição de ponta de lança não tem sido sempre a mais bem dotada.

:mag_right: Aspetos a melhorar:
Sendo perigoso tomar por garantido muitos dos predicados acima descritos, dado que estamos a analisar um atleta em contextos competitivos fracos, o principal aspeto do jogo que Tiago Tomás terá necessariamente de melhorar para se tornar um ponta de lança elite será a sua agressividade. É um jogador de retoque fino apurado e por isso tem alguma aversão a jogar as bolas divididas e não provoca por isso tanto desgaste nas defesas contrárias por não pressionar tão frequentemente. Contudo, ainda vai muito a tempo de conseguir implementar isso no seu jogo e se o conseguir, poderemos estar perante um talento geracional.

Nunca o vi jogar, infelizmente.
Agora que se fala no 3-5-2, ele encaixaria mais no papel de 2º avançado?

Em termos de mobilidade e capacidade técnica sem dúvida agora visão de jogo e passe de rutura não sei

Encaixa perfeitamente no papel de ponta-de-lança, é um avançado completo. Mas precisa de pelo menos uma época a jogar de forma minimamente regular para se poder depois afirmar nos A.

Não descartarias um empréstimo, é isso?

O problema do empréstimo é que provavelmente o Tiago Tomás iria para uma equipa pequena que joga com o “chutão” para a frente, característica de jogo essa que não o favorece em nada. O rapaz tem outro perfil, sendo que se dá muito melhor numa equipa que joga um futebol mais apoiado.

Sinceramente, tenho algumas dúvidas se um empréstimo seria a melhor solução para a evolução do atleta.

Com avançados fico sempre de pé atrás, o Betinho era uma máquina na formação, raio até o Saleiro era…

Não me lembro do último bom avançado que formamos…quer dizer, Rafael Leão pronto…mas tirando esse…nos últimos vinte e tal anos não me lembro de nenhum

Eu deixava este na equipa A, para somar minutos com alguma frequência, ser moldado pelo Amorim e aprender com os graúdos. Há espaço para ser lançado e dados os nossos avançados, ainda ganhar mais minutos que o expectável.

Ainda está muito verde para aferir se dá avançado ou se dá um avançado mediano. Por agora mantinha-o, moldava-o e deixava divertir-se.

Treinar tudo bem, jogar…

Prefiro que esteja sempre integrado na equipa B e a jogar por lá. É menos eleitoralista, eu sei, mas seria melhor para o crescimento do jogador.

Sempre que ficar de fora na A, pode descer à B. Mas eu preferia tê-lo somente na A e na próxima época trabalhá-lo sem pressão. Depende de quantos avançados vamos ter no plantel, quantos jogam ao mesmo tempo e que jovens queremos potenciar.

Já li por aqui algures que ele não pode ser utilizado nos A antes de 30 de junho, é verdade? E porquê?

1 Like

Isto.

Embora aprecie a ideia de ir oscilando nos treinos entre A e B e jogar na B. Mas digo-o para o Tiago Tomás como o digo para o Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Nuno Mendes, Joelson ou Bruno Tavares.

Foi dito pelo P.Sousa no canal 11 e acho que têm a ver pelo facto de ter jogado por dois escalões (juniores e sub23) este ano mas sem certezas quanto ao porquê mas em relação à sua indisponibilidade até 30 de junho isso é certo!

O aparecimento ou não deste jogador e outros na equipa A, só pode obedecer a um critério, esse critério é rendimento. Não quero saber de idade ou proveniência, se for melhor tem que jogar.

1 Like

Foto Pedro Zenkl

TIAGO TOMÁS ATÉ 2025

Por Sporting CP
25 Jun, 2020

EQUIPA PRINCIPAL

Mais um produto da formação a renovar

Tiago Tomás, avançado de 18 anos, viu esta quinta-feira o seu contrato ser renovado com o Sporting Clube de Portugal até 2025, tendo uma cláusula de rescisão no valor de 60 milhões de euros.

O jogador, que está no Sporting CP desde 2014/2015, quando era ainda infantil, não escondeu a satisfação após a assinatura do novo vínculo, que contou com a presença de Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo do Clube.

“Estou muito grato pelo que tenho estado a alcançar. Sei que é fruto do meu trabalho, mas também sei que muitas pessoas gostariam de estar onde estou. Vou continuar a trabalhar todos os dias, como sempre fiz desde pequeno. Hoje, vejo que os sacrifícios que fiz desde miúdo e que tudo aquilo de que abdiquei começam a valer a pena. A ambição é cada vez maior e espero conquistar muitas coisas com este símbolo ao peito”, disse ao Jornal Sporting .

O internacional sub-19, que em 2019/2020 já jogou pelas equipas sub-19 e sub-23 do Sporting CP, tem trabalhado com a equipa principal dos Leões e com Rúben Amorim, técnico que elogiou. “O Rúben, para além de ser um grande treinador, tem estado a apostar muito a formação como temos visto nos últimos jogos. O medo de não arriscar em nós é um ponto forte dele. Gostamos dessa faceta e só nos resta mostrar o nosso valor, dar tudo nos treinos e esperar pela nossa oportunidade”, frisou, descrevendo a experiência de treinar com a equipa principal como “extraordinária”.

Produto da formação do Sporting CP, a única no Mundo a criar dois vencedores da Bola de Ouro, Tiago Tomás não tem dúvidas de que a Academia Leonina continua a estar entre as melhores do planeta. “Ao contrário do que se tem dito muitas vezes, a formação do Sporting CP continua a ser uma das melhores do Mundo. Esta fornada de jogadores que está a aparecer é prova disso. Os que tiveram oportunidade estão a justificar a aposta feita. Se estamos a trabalhar com a equipa principal é porque temos qualidade e o trabalho da formação do Sporting CP tem sido extraordinário nesse aspecto”, considerou.

Por fim, o Sportinguista falou sobre Jérémy Mathieu, que se lesionou e acabou por terminar a carreira de futebolista. “Era um dos melhores jogadores – senão o melhor – que estava no nosso campeonato. Basta ver a carreira dele, o que alcançou e o que fez durante todos estes anos. Só temos de agradecer o que ele fez pelo Sporting CP e pelo futebol. Infelizmente, teve o azar de não terminar a carreira como gostaria. Acima de tudo, é um grande orgulho poder dizer que estive no balneário com o Mathieu”, concluiu.

Eu acho que o Pedro Mendes vai sair da convocatória para entrar o Tiago Tomás. O Amorim não parece acreditar muito no Pedro Mendes.

Satisfeito por ter renovado mas mantenho que acho muito cedo para ser aposta.

Que continue a treinar com a equipa principal até final da época e, se possível, que até se estreie e some uns minutos.

Mas, na próxima época, que ande pelos Sub-23 e/ou equipa B.

Também tenho essa impressão! Não sei se entra, parece-me que ainda não está preparado para o contexto competitivo de 1ª liga, mas penso que o TT tem mais potencial e características para ter mais sucesso neste modelo. Mas o Rúben com certeza saberá o que a casa vale!

Acho que vai ser o terceiro da A a ganhar rotação na B, quando não for convocado