Tiago Tomás (Saída: Wolfsburg)

Até o preferia mais modo “levezinho”.
Acho que um jogador mais leve, ágil e rato(no bom sentido) a desmarcar-se acabaria por funcionar melhor no nosso sistema.

Bons movimentos com e sem bola. O problema é o mesmo de sempre…a relação com a baliza.

E podemos dizer isto de qualquer outro jogador do plantel que jogue naquele posição.

O Tomás vai ser muito útil ao longo da temporada, porém não podemos ignorar o problema que a equipa continua a ter naquela posição.

3 Curtiram

Honestamente, nunca segui o hype do TT. É um bom jovem, tem os valores Sporting e tem algumas características interessantes e únicas.
Agora não podemos fazer dele o que não é, um goleador, uma estrela, um jogador que resolve jogos. É um tipo util, abnegado, que certamente faz bom balneário e adaptável a várias posições na frente de ataque. Mas não podemos olhar para ele como o jogador para fazer a diferença e desequilibrar campeonatos.

Dito isto, a maneira como o Sporting joga não favorece os PLs em termos de golo. É por isso que o Paulinho também não vai fazer muitos golos. São jogadores que se envolvem muito bem no ataque (não são tipicos pinheiro à espera de encostar) e que descem, abrindo buracos para os nossos interiores e extermos marcarem (o Pote acabar com vinte e tal golos não é coincidência). E por isso é que o Paulinho é apreciado por RA, porque encaixa nessa mentalidade. Mas como a malta normalmente é precipitada, apenas julga os PLs pelo número de golos e não entende que às vezes são as suas movimentações que abrem espaço para outros marcarem…

2 Curtiram

Não consigo ver nada no TT, um lampejo que seja, que me faça acreditar que venha a ter nível para um titular do Sporting.

Muitos erros de técnica, perdas de bola, má recepções, decisões quase sempre questionáveis.
Trabalha muito sim, é verdade, mas de um avançado eu quero ver genialidade, jogadas de recorte técnico, brilhantismo.

Os médios, defesas é que precisam ser cavalos de corrida, para um avançado isso deve ser um complemento e não a principal característica.

Espero que evolua muito este ano porque se o titular já não entusiasma, tendo o suplente a este nível, acho curto para o Sporting.

2 Curtiram

Só para deixar aqui que o TT fisicamente é impressionante, comparando com o Paulinho então… É ver os 2 jogos, o TT é constantemente parado em falta, daí não ter segurado tsntas bolas, o Paulinho perde no físico, reclama por faltas que não existiram porque não tem capacidade fisics nenhuma.

Concordo que o TT tem muito para evoluir, mas praticamente sozinho destruiu os centrais dos lampiões, dificílimo de ganhar na disputa, mas claro tem de dar mais como PL, apesar de ter um excelente remate, de pé esquerdo é muito bom, tem de melhorar no posicionamento e desmarcação, e claro ser frio a finalizar.

1 Curtiu

Existem pormenores técnicos pontuais e interessantes no TT.

Para já apenas isso.

Porque no Geral ainda tem que Evoluir IMENSO para ser titular indiscutível num Sporting, na minha opinião.

Nos juvenis e júniores, não se destacava tanto pelo físico e pela atitude raçuda (embora já as tivesse) mas sim pela qualidade técnica, qualidade a associar-se e combinar com os extremos, 1x1 e finalização.

Nesses aspectos ainda não se evidenciou nos A, mas é natural: vai agora fazer a sua primeira época de sénior e está a começar a segunda no plantel principal.

Não tenho dúvidas que vai vingar e que é um belo projeto para crescer na sombra do Paulinho, já com qualidade para jogar (é um avançado completo, não é fantástico tecnicamente, fisicamente ou tácticamente, mas é suficientemente bom em cada um desses parâmetros) mas ainda com margem para crescer e evoluir muito.

1 Curtiu

Nao concordo. Vai mostrando isso a espacos.

E tambem nao concordo quando dizem que precisamos de outro PL para alem do Paulinho e do TT. Acho que se complementam muito bem. Eu acho que o problema principal e a falta de golo do Paulinho.

2 Curtiram

Coitado do TT não marca golos = tem de ser emprestado, não mostra nada
Paulinho não marca golos = A equipa não joga para o PL, PL é sacrificado para a equipa, PL marcar golos nesta equipa do Sporting é muito difícil nem o Lewandoski conseguia.

1 Ação 2 Medidas, uma por um jovem da formação de 19 anos, que mostra acima de tudo uma fome de bola impressionante e que está claramente a evoluir em todos os aspetos, além da sua polivalência de jogar PL, 2º Avançado e Avançado de linha.
A
outra medida é um jogador que custou 20M±€ 28 anos mas que segundo os “entendidos da bola” é um craque que faz tudo e mais alguma coisa mas que no final acaba por não fazer nada, mas falando de pontos positivos vê-se que ele é um “Postiga mais alto”.

3 Curtiram

Normalmente o Tiago Tomás deve dar um salto qualitativo no seu jogo este ano.
Na época passada, muita luta, muitos duelos, mas pouca eficácia para alguém que joga na sua posição.
Recordo-me de um grande golo contra o Belenenses onde a bola entra no ângulo superior (enganou-se) e pouco mais.
Arrepia ver como cabeceia uma bola, mas lá está, tem tempo para crescer.
Infelizmente vejo o Gonçalo Ramos noutro patamar.

Trabalha e já veremos como estará esta época.

Um telefonema de Amorim: "Os meus pais ficaram contentes e fomos jantar fora"

Era dos juniores e recebeu um telefonema que lhe mudou a vida. Tiago Tomás lembra a alegria em conversa com O JOGO.

Tiago Tomás tinha ainda 17 anos e fazia parte do plantel dos juniores. Marcou dois golos ao Estoril na despedida do escalão antes da pandemia de covid-19 assolar o mundo e, quatro meses depois, em julho de 2020, estrear-se-ia na equipa A, jogando na jornada 29 ante o Gil Vicente. A O JOGO, recorda o telefonema que lhe mudou a vida.

Disse numa entrevista que ter sido campeão foi o dia mais feliz da sua vida. E quando soube que ia fazer parte do plantel principal?
-Acho que são os dois dias mais importantes. Talvez o dia do título seja ainda mais especial para mim, por ser o campeonato conquistado e o fim do jejum, mas é difícil analisar. São ambos inesquecíveis. Lembro-me perfeitamente que os meus pais me estavam a chamar para ir jantar quando recebi o telefonema do míster Rúben Amorim. Ainda estava nos juniores, tinha jogado algumas vezes pelos sub-23, mas era inesperado. Para mim, foi a notícia mais importante. Lembro-me que os meus pais ficaram todos contentes. Contei-lhes logo. Celebrámos e acabámos por ir jantar fora nesse dia.

Olhando à última época, qual foi o jogo que mais lhe encheu as medidas?
-O melhor jogo? Diria que com o Benfica [lembra a vitória por 1-0, com golo de Matheus Nunes, que na altura deixou os encarnados longe do título].

E lembra-se de qual foi o maior puxão de orelhas vindo do Rúben Amorim?
-Lembro-me perfeitamente do jogo em que levei o maior raspanete, mas esse vou guardar para mim [risos]. O que posso dizer é que o míster analisa a atitude, via sempre que dávamos o máximo e que tentávamos tudo. Mesmo depois da derrota com o LASK Linz [eliminação da Liga Europa] disse-nos para irmos de consciência tranquila para casa, que jogos maus acontecem.

Futebol

‘TT’: “JOVENS ACREDITAM MAIS DO QUE EM ANOS ANTERIORES”

Em entrevista ao jornal ‘O Jogo’, jovem avançado leonino perspetivou temporada 2021/22, falou sobre a competição com Paulinho e ainda sobre a aposta na formação

Duarte Pereira da Silva

Texto

25 de Julho 2021, 13:02

summary_large_image

Tiago Tomás não tem dúvidas de que o Sporting vai estar preparado para atacar a temporada 2021/22. Em entrevista ao jornal ‘O Jogo’, o jovem avançado leonino perspetivou temporada 2021/22 – nomeadamente da Supertaça Cândido de Oliveira –, falou sobre a competição com Paulinho e ainda sobre a aposta na formação

Título e chamada à equipa principal: “Dois dias muito importantes”

  • “São dois dias muito importantes. Talvez o dia do título seja ainda mais especial para mim, por ser o campeonato conquistado e o fim do jejum, mas é difícil analisar. São ambos inesquecíveis. Lembro-me perfeitamente que os meus pais estavam a chamar para ir jantar quando recebi o telefonema do mister Rúben Amorim. Ainda estava nos juniores, tinha jogado algumas vezes pelos sub-23, mas era inesperado. Para mim, foi a notícia mais importante. Lembro-me que os meus pais ficaram todos contentes. Contei-lhes logo. Celebrámos e acabámos por ir jantar fora nesse dia”.

Concorrência com Paulinho: “Somos jogadores que oferecem coisas diferentes”

  • “Somos jogadores que oferecem coisas diferentes, mesmo jogando na mesma posição”.
  • “Certamente que lhe tiraria a capacidade de proteger a bola, a forma como ele consegue ligar o jogo estando a jogar de costas. E a finalização também, claro. Gostava de ter a capacidade de cabeceamento dele [Paulinho] e o pé esquerdo, mas de certeza que ele quereria ter o meu direito [risos]”.

Polivalência: “Varia consoante o adversário e quero é jogar”

  • “Fiz as duas posições ao longo da formação (avançado centro e mais à direita), mas nos últimos anos estava a jogar mais como avançado centro. É onde me sinto mais confortável, deve admitir. No entanto, sinto que as minhas características dão resultado em posições diferentes num determinado tipo de jogo. Ganhamos coisas comigo a avançado centro em alguns jogos, noutros benefício jogando mais à direita. Varia consoante o adversário e quero é jogar”.
  • “Na direita, tive de entender como jogar entre linhas, algo para o que não era tão solicitado e que, verdadeiramente, não precisava durante os jogos. Tenho vindo a tentar melhorar e estou confiante que irei crescendo ao longo do tempo no que for pedido”.

Meta para 2021/22: “Quero fazer mais golos do que no ano passado”

  • “Não tenho uma meta. Quero fazer mais golos do que no ano passado. Isso é certo. No entanto, não faço apostas, não penso no número de golos que me deixaria satisfeito. Não tenho uma expectativa especifica quanto aos golos. Não gosto de criar objetivos porque posso ficar aquém dessas projeções. Quererei é dar o máximo. O resto vem por acréscimo”.

Titularidade na Supertaça: “Lutamos sempre por um lugar na equipa”

  • “Estamos a trabalhar as nossas estratégias, o que queremos tirar do jogo com o Braga. Obviamente que lutamos sempre por um lugar na equipa e certamente que ficaria contente por ser titular porque todos trabalhamos para isso”.

Aposta na formação: “Há uma porta aberta na equipa A”

  • “Os jovens estão a perceber que aqui têm uma oportunidade. Há uma porta aberta na equipa A. Eles acreditam, mais do que nos anos anteriores”.
  • “Pensava de uma forma diferente nos iniciados e via que era muito longe, que tinha um longo caminho. Não era tão fácil. No entanto, em meses passei dos juniores para a equipa principal e temos de estar preparados para os saltos que vão acontecendo. Chegar ao futebol profissional sempre foi o meu sonho e conseguir vencer dois títulos o ano passado tornou tudo ainda mais importante”.

Maior puxão de orelhas de Rúben Amorim: “Vou guardar para mim”

  • “Lembro-me perfeitamente do jogo em que levei o maior raspanete, mas esse vou guardar para mim. O que posso dizer é que o mister analisa a atitude, via sempre que dávamos o máximo e que tentávamos tudo. Mesmo depois da derrota com o LASK Linz, disse-nos para irmos de consciência tranquila para casa, que jogos maus acontecem”.

Mercado: “É aqui que quero ficar”

  • “Sempre estive focado no Sporting. É aqui que quero ficar. O mercado passa-me completamente ao lado”.

Saída do João Mário: “Quem fica, dará conta do recado”

  • “Queremos concretizar os objetivos e seguir as indicações do mister e estamos focados em melhorar coletivamente. Sabemos que quem está cá tem responsabilidade e qualidade para ajudar o Sporting. Quem fica, dará conta do recado”.

Responsabilidade de defender o título: “Temos de estar preparados”

  • “A nossa forma de estar vai ser igual à do ano passado. Podem acontecer as duas coisas, já sabem melhor como funcionamos, mas a ideia é ir jogo a jogo, prepararmos tudo o melhor possível. A pressão é tentar sempre ganhar. Temos de estar preparados”.

Sorteio Liga dos Campeões: “Ainda não pensámos nisso”

  • “Ainda não pensámos nisso. Não falámos sobre quem poderemos apanhar no sorteio. É mais um sonho de criança que poderei cumprir e estou ansioso por competir nessa prova. Vamos pensar nos três pontos seja contra quem for, mas vamos jogo a jogo como sempre. Não pensamos já em passar a fase de grupos”.

Curiosidades:

  • “O que dá mais ‘pau’ é o Neto. Ele gosta de antecipar e leva pernas com ele [risos], mas perguntou por defesas, porque, se não, o mais agressivo é o Palha [João Palhinha]. Parece uma chapa a virar sardinhas”.
  • “O Nuno Santos é o mais mal-humorado. Salta-lhe muitas vezes a tampa. O Eduardo Quaresma, por exemplo, já sabe que tem de estacionar no sítio dele e não no do Nuno Santos se não leva uns valentes cachaços”.

Fotografia de Sporting

1 Curtiu

Que maravilha.

Adorei a sua entrada em campo. Fisicamente está uma coisa impressionante, aguenta as cargas e ganha a frente aos defesas num ápice. Grande aceleração e grande passada.

Está nas mãos certas para se tornar um grande avançado, estou convencido.

Aquilo era golo.

Seguir as pisadas do grande Paulinho e vai ser um avançado de classe mundial

Isto, o facto de não ser excepcional nas questões técnicas ainda me faz sentir mais isso, é que cada vez trata melhor a bola e sabe o que fazer com ela e fisicamente já está num patamar muito alto, complicado para os defesas mais fortes e experientes, tremem com o TT, acredito muito que pode sair daqui um grandissimo jogador, impressionante, um exemplo de determinação e exigência pessoal.

1 Curtiu

Rúben Amorim: «O Paulinho está mais entrosado, mas o Tiago Tomás está cada vez melhor»

Treinador elogia avançados

Paulinho destacou-se ao bisar no Sporting-Lyon (3-2) mas, curiosamente, as palavras mais elogiosas de Rúben Amorim foram para Tiago Tomás.

“O ‘TT’ melhorou o seu jogo de cabeça para ganhar as primeiras bolas. Ainda ia fazendo um golo em que não estava em jogo por centímetros… Depois há a capacidade dele de ver o jogo e os tempos de pressão”, afirmou Amorim antes de assinalar a margem de progressão do jovem: “O Paulinho está mais entrosado, mas o TT está cada vez melhor. É o seu primeiro ano de sénior e estou muito satisfeito com a sua evolução”.

Acho que quando o pessoal pede desesperadamente um avançado, não está a contar seriamente com este.

Estou com um feeling de que vai ser a revelação do campeonato.

1 Curtiu

Se não falhar tantos golos como na época passada pode ser que tenhamos uma excelente opção para avançado. Tem de qualquer modo que aumentar os seus números. Esteve muito perdulário a época passada.