Nome: Tiago Gonçalves Moutinho Ribeiro
Nascimento:1980-06-15
Naturalidade: Porto - Portugal
Função: Treinador adjunto/ preparador físico
Decidi abrir este tópico porque este senhor, para mim, vai ser tão ou mais importante que o treinador principal, Ricardo Sá Pinto, na época que agora se inicia.
Nos últimos anos temos visto as nossas equipas a arrastarem-se no campo jogo após jogo. Vemos jogadores com uma condição física fantástica… para a 3º divisão. Então no ano passado foi vergonhoso ter jogadores com lesões musculares jogo sim jogo não e que a meio da época já não aguentavam 90 minutos.
Espero que este senhor venha dar uma nova vida a esta equipa porque a qualidade está lá, competência infelizmente é que tem faltado.
Para alguns deve ser um sacrilégio, mas estamos a falar de um portista ferrenho (daqueles mesmo desde pequenino). Espero no entanto que faça um bom trabalho, apesar de saber que o rapaz, pelo menos até entrar na universidade, era um calão da pior espécie!
Eu nao sou nada a favor de ter pessoas de outros clubes a frente do que quer que seja no Sporting(antes pelo contrario) nao conhecendo a pessoa em questao devo de dizer pelo que vi no final da epoca que era dos que mais rejubilava no banco apos golos do Sporting.
Agora sendo ele o preparador fisico deste incio da epoca seria bom que a partir daqui os jogadores viessem a mostrar uma condicao fisica diferente e para melhor do que a demonstraram a epoca passada!!
Como e obvio todos iremos esperar dele servico, nao acontecendo,a cobranca ira ser dupla, o facto de nao ser adepto do clube e de nao ter capacidade para o cargo irao ser postos em causa, e claro que nenhum sportinguista espera isso!!
Sim, era ou é portista ferrenho, até existem por aí umas participações dele em fóruns dos corruptos do norte quando o Jesualdo Ferreira era treinador por lá (fazendo de treinador de bancada como o pessoal faz por aqui)… com jeitinho encontram-nas, mas também é algo irrelevante, ele agora é profissional do Sporting e o que é importante é que faça um bom trabalho e seja merecedor da confiança do Sá.
O profissionalismo dele parece-me não estar em causa. Continua portista, tem alguns comentários que não gosto (a última dele foi dizer que como não temos dinheiro para nada tivemos de ir estagiar para Espanha), mas é um amigo de muito longa data do Sá Pinto, merecedor da sua confiança, mas que, até pelo ordenado que aufere, vai decerto dar o seu melhor pelo clube enquanto cá estiver, até porque a sua reputação disso depende.
P.S.
Continua portista, e nunca o esconde em círculos menos públicos mas já referiu também várias vezes nesses círculos que a parte profissional está acima de tudo isso.
Não me agrada nada que este gajo seja adepto dos corruptos, mas devo dizer que me pareceu que a condição física da equipa melhorou no ano passado quando ele entrou para a equipa sénior com o Sá Pinto, pelo menos certos jogadores deixaram de estar lesionados frequentemente.
Por isso acredito que possa fazer um bom trabalho.
Se os velhos do restelo sabem que é adepto do corrupto, nem quero imaginar.
Exijo que seja profissional com o clube que lhe paga o vencimento, que dê o melhor e coloque em campo todo o seu conhecimento. A vida privada a cada qual diz respeito.
Por mim, pode ser do clube que quiser. Desde que seja profissional. E sim, o ano passado deixou boas indicações. Vamos ver como corre este ano, podendo preparar a equipa desde o início, e não tendo que andar a correr atrás do prejuizo…
Este tipo de cargos têm que ser executado por pessoas com provas dadas e com experiência, não é um tipo em inicio de carrera com 31 anos que vai fazer grande coisa. Enfim para se poupar meia dúzia de tostões andamos com estes.
Este senhor é um pedido expresso de Sá Pinto, que o conhece e à sua família desde crianças, e não tem nada a ver com poupar tostões, até porque o ordenado dele era, considero eu, muito alto quando estava nos juniores, e agora ainda foi renegociado.
Podem dizer que o Tiago Moutinho é inexpriente. É legítimo dizê-lo. Agora não duvidem da sua competência. Tem uma pós-graduação no Institut Nacional d’Educació Física de Catalunya, que é uma das instituições de ensino mais prestigiadas da Europa na sua área específica. Por lá passou, entre outros, um tal de Guardiola…
O mesmo com Sá Pinto. Quem diz que ele não tem qualificações para ser treinador e ‘não percebe nada de futebol’ não sabe ou ignora que, ao nível da formação enquanto treinador, o Sá Pinto é provavelmente o técnico mais qualificado da Liga.
Agora, volto a dizê-lo, formação e conhecimento é uma coisa. Experiência e trabalho de campo é outra. Gosto da nossa equipa técnica, apesar de concordar que falta uma ‘velha raposa’ lá pelo meio e é preciso apoiá-los para que, eles próprios, desenvolvam a sua aprendizagem porque o futebol, como tudo na vida, não é estático. Há sempre novos conceitos, novas abordagens, novos métodos e nunca ninguém sabe tudo. Como diz a minha avó (que mal sabe ler e escrever mas que é difícil ensinar-lhe alguma coisa da vida que já não saiba), ‘estamos sempre a aprender’.