Tiago (GR)

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=834713&div_id=1457

[b]Guarda-redes Tiago e Rui Patrício mantêm sonho da titularidade[/b]

Ricardo saiu, Stojkovic chegou, mas tanto Tiago como Rui Patrício mantêm idêntica ambição de lutar pela titularidade. E não vão mudar uma vírgula na forma de trabalhar.

«Penso que vai ser igual. O Sporting tem três guarda-redes a lutar por um lugar. O Ricardo é um grande guarda-redes, titular da Selecção, mas veio outro com qualidade», começou por dizer Tiago, na conferência de imprensa desta manhã, em Alvalade, após o treino. «No ano passado também éramos três, com a diferença de que jogava nos juniores», acrescentou Rui Patrício.

O lateral Abel lembrou, recentemente, que o Sporting foi campeão pela última vez com Tiago a titular e o guarda-redes agradeceu a recordação: «Fico contente por um colega dizê-lo, significa que tenho valor e Deus queira que isso aconteça.»

Até à saída de Ricardo, o treino de guarda-redes fazia-se a uma só língua, o português, mas a entrada de Stojkovic, internacional sérvio, não constitui qualquer barreira linguística. Todos se entendem e todos fazem por se entender da melhor maneira. «É um bom guarda-redes, gostei dele, já o tinha visto jogar no Europeu de sub-21 no ano passado. É alto, comunicativo e o Sporting está bem servido de guarda-redes», considerou o também jovem Rui Patrício. «Tem valor para estar no Sporting. Tento ajudar com algumas palavras em português», contou Tiago.

Com tantas caras novas na equipa, o entrosamento ainda não é um dado adquirido, mas pouco faltará. «É mais difícil, não nos conhecemos bem, mas com o tempo vamos conseguir acertar. Penso que frente ao Vitória de Guimarães já demos prova disso», considerou Tiago.

«Queremos ganhar tudo», diz Tiago

Esta temporada, além do campeonato, da Taça e da Liga dos Campeões, haverá a participação na Taça da Liga e, para os guarda-redes, a entrega do Sporting será total. E semelhante resposta esperam dos adversários directos. «Penso que partem todos em igualdade. Todos se reforçaram, penso que vai ser muito importante apresentarem-se bem no início. Queremos ganhar tudo e isso é um objectivo de todos», avisou Tiago, de olho não só nos grandes: «O Sp. Braga e o Belenenses têm condições para isso. Fizeram um bom campeonato no ano passado.»
«Vamos dar tudo dentro de campo para conseguir os nossos objectivos», prometeu Rui Patrício, que, particularmente, espera «corresponder o melhor possível» caso surja a oportunidade de ser titular.

Chegado há pouco do Mundial do Canadá, onde os sub-20 foram eliminados nos oitavos-de-final com indisciplina à mistura, Rui Patrício recusou abordar a participação portuguesa na prova: «Da Selecção não vou falar, isso já passou, agora é o Sporting.»

"Serão poucos os adeptos que têm a exacta noção da importância de Tiago no balneário do Sporting. Apesar de há muito ser guarda-redes suplente, é não só o mais antigo e mais velho do plantel, como um dos mais influentes junto dos colegas. Com 33 anos - 13 dos quais ligado ao clube de Alvalade -, recusa outros voos e, pelo seu perfil técnico e psicológico, renovou por mais um ano…

É o jogador mais antigo e mais velho do plantel leonino. Isso dá-lhe alguma responsabilidade…

Sim, há quem diga que sou um exemplo para os mais novos… E concordo, pois estou no Sporting há muitos anos e conheço bem a casa.

De que forma tenta dar o exemplo?

Treinando sempre para jogar e ser opção. Depois cabe ao mister decidir, mas, independentemente disso, ele sabe que pode contar comigo para tudo. Depois, tento ajudar ao máximo os atletas que vêm, falando muito com eles.

Isso inclui também os jogadores estrangeiros?

Ajudo-os, por exemplo, a procurar casa, explicando-lhes quais são os melhores sítios. Por exemplo, falo muito bem com Stojkovic, embora as pessoas possam pensar que não, e quando ele chegou expliquei-lhe que a maioria dos jogadores morava na zona Expo.

Que tipo de conselhos dá aos mais novos?

Que nunca desistam dos seus sonhos, que lutem sempre pelo que querem sem nunca baixarem os braços, pois vão encontrar muitos obstáculos.

Sente-se respeitado no balneário do Sporting?

Sim. Dou-me bem com toda a gente, já passaram por mim grandes jogadores como Oceano, Sá Pinto, Pedro Barbosa, Beto. Foram grandes colegas com quem aprendi muito.

Esses jogadores chegaram e foram-se embora, mas você tem ficado sempre…

Já tive propostas para sair, mas optei por ficar. Estar no Sporting tem sido uma opção para mim. Sei com o que posso contar e confio nas pessoas que lideram.

O que acha que faz com que o Sporting queira renovar consigo ano após ano?

Acho que pela minha atitude e pela ajuda que dou aos colegas. É importante ter uma pessoa assim no balneário. Até agora confiaram em mim.

Conta acabar a carreira no Sporting?

Sim, mas não é para já [risos]. Enquanto me sentir bem e veja que posso ser útil, continuarei. Posso fazer mais duas ou três épocas.

Como se arranja motivação para se treinar empenhado quando não se joga?

Já aconteceu ter momentos de desânimo, mas tenho de pensar que é o meu trabalho e sustento, não posso baixar os braços. Nas últimas três épocas, tenho jogado pouco, este ano penso que não fiz maus jogos, senti-me bem, mas depois tive a lesão num joelho.

Sente mágoa por não jogar mais?

Não, nem posso sentir. Não vou estar a opinar sobre as razões por que jogo ou não, estaria a faltar ao respeito aos meus colegas. Eles fazem o mesmo trabalho que eu, tenho de os respeitar.

O que falta para a titularidade?

Sinceramente não sei, tento fazer tudo da melhor maneira. Penso que as pessoas não têm mal a dizer de mim. Quando sou chamado, correspondo. Tenho as minhas falhas, mas como toda a gente. "

"Tiago esteve esta época, durante alguns meses, afastado dos trabalhos do plantel, devido a uma operação ao joelho esquerdo. Mas, mesmo nesse período, deu o seu contributo ao grupo de trabalho, através de… Yannick Djaló: “Ele passou uma fase difícil numa altura em que eu também estava a recuperar de lesão. Durante dois meses, estivemos juntos no departamento médico todos os dias, de manhã e à tarde”, começou por contar.

“Ajudámo-nos um ao outro, e ainda bem que ele voltou em grande, pois ajudou muito a equipa na final do Campeonato, fazendo muitos golos. Senti-me orgulhoso, porque achei que também tinha ali um bocado de mim. Ajudei-o bastante naquele momento difícil”, considerou o guarda-redes, que costuma almoçar, todas as sextas-feiras, precisamente com Yannick e Miguel Veloso: “Estamos um bocadinho a falar de futebol e a conviver.” "

"Poderiam chamá-lo “homem do fraque”, mas isso, na verdade, não acontece. Os colegas preferem tratá-lo por “polícia”. Tiago é, desde há dois anos, o cobrador das multas do plantel leonino. Como o próprio define: “Sou o homem da caixinha.”

“Um dia, Paulo Bento perguntou-me se eu não me importava de ficar com essa função. Sou o mais velho do grupo e têm mais respeito por mim”, desvendou o guarda-redes a O JOGO. “No fim de cada mês, é emitida uma lista com as multas a aplicar. Estabeleço um prazo para me pagarem. Se não o fizerem, cobro juros. Às vezes até me chamam de polícia, mas eu não gosto”, acrescentou, entre risos.

E são várias as infracções alvos de punição: desde o uso do telemóvel no balneário, nos treinos ou nas palestras, ao atraso nas horas de chegada - aquela que mais enche o cofrinho. “Por cada minuto de atraso, o jogador ou qualquer outro elemento da equipa técnica tem de pagar 2,5 euros. Houve um ano em que, ao fim de três meses, já tinha na caixa mais de 3000 euros”, confessou.

Paulo Bento também não tem escapado à acção do homem das cobranças. Tiago recusa revelar pormenores, garantindo apenas, com um sorriso, que o treinador também contribuiu, esta época, para os almoços do plantel e as acções de solidariedade a que se destina o montante angariado: “Esta temporada já fomos almoçar todos e ainda sobrou.”

“Se eu também pago multas? Claro que sim. Já aconteceu apanhar um trânsito complicado para a Academia”, confessou o jogador, que mora na bonita região de Azeitão, no concelho de Setúbal, onde moram também Ricardo ou Pedro Barbosa, ex-jogadores do Sporting.

Tiago defende a existência de uma disciplina rígida no seio do grupo de trabalho. “É assim que tem de ser. Naqueles momentos que são nossos, não pode estar a tocar um telemóvel, por exemplo. É importante para sermos um grupo forte”, defende. Esse rigor deve-se aplicar também, segundo o atleta, às noitadas: “Uma pessoa tem de ser responsável, já que é bem pago, tem de abdicar de algumas coisas. Como posso dar rendimento se tiver saído na noite anterior até às tantas? Nisso sou um exemplo de certeza. Saio, obviamente, mas apenas quando posso.” "

“Tiago prepara-se para ser pai pela primeira vez. A namorada Patrícia está grávida de Salvador, bebé a que o obstreta já anteviu uma… carreira de guarda-redes, a avaliar pelo tamanho das mãos exibido nas ecografias. Enquanto conta esta e outras coisas da sua vida, o jogador de 33 anos que nasceu em A-dos-Cunhados, Torres Vedras, vai rindo e sorrindo. “Estou ansioso”, confessa. Família à parte, o guardião conta que desde pequeno sonhava ser jogador de futebol, tendo-se iniciado na posição de… extremo-esquerdo: “Nos juniores, os meus colegas iam para a noite e eu dizia-lhes que ia para casa, pois no dia seguinte havia jogo. Eles gozavam comigo.” Foi o húngaro Meszaros que o levou do Lourinhanense para o Sporting, em 1995. “Fui sempre do Sporting, por influência do meu pai”, justifica, garantindo nunca se ter arrependido da opção pela baliza.”

Parabéns :clap:

"De que tem pena nunca ter feito?

De representar a Selecção Nacional em grandes competições.

Qual o jogo da sua vida?

A minha estreia na Liga dos Campeões, no Mónaco, com 19 anos. De Wilde lesionou-se e tive de entrar. Perdemos, mas fui o melhor em campo.

Quem mais admira no futebol português?

João Vieira Pinto. Mas Balakov e Sá Pinto também me marcaram.

E em termos mundiais?

Maradona e Romário. Uma vez vi Romário num bar de Lisboa. Nem queria acreditar…

Gosta, portanto, de sair?

Sim. Mas gosto também de apanhar umas ondas, durante as férias, na minha prancha de bodyboard… "

"O que mais o chateia que digam dos futebolistas?

Quando ouço chamarem-nos chulos! Muitas pessoas acham que todos os futebolistas ganham muito dinheiro e que é tudo muito fácil para nós. E não é bem assim. Não vou apontar uma pistola às pessoas que querem assinar comigo, para obrigá-las a pagarem-me menos. Estou a fazer o meu trabalho. Se ganho aquilo é por que as pessoas acham que eu mereço. Muitas vezes, os mesmos que nos chamam chulos dizem, no dia seguinte, que somos os maiores.

O que está mal no futebol português?

Os árbitros deveriam ser profissionais, seria um passo importante para a modalidade. "

"Tiago fala sem inibições daqueles que foram os seus concorrentes directos esta temporada: Stojkovic e Rui Patrício. É notório o carinho que o veterano nutre pela jovem promessa, que vaticina ser o futuro guarda-redes da Selecção Nacional. Mas não se encolhe quando a conversa resvala para os problemas criados por “Stoi”…

Como é a sua relação com Rui Patrício?

Ele é um grande maluco [risos], um espectáculo de miúdo. Somos muito amigos, já o éramos antes de ele ter vindo para o plantel principal. Até fui eu que lhe arranjei o patrocínio das luvas, ainda ele era júnior. Disse às pessoas da marca de luvas para apostarem nele, pois era bom.

Que papel tem ou pode vir a ter no desenvolvimento do Rui ?

Tanto eu como os colegas tentamos ajudá-lo ao máximo, pois não é fácil, com 19 anos, estar a jogar a titular. Ele é envergonhado, esconde-se, ainda não é capaz de dar um grito, está um bocado verde, tem de se soltar mais. Mas tem muitas condições.

Até onde acha que ele pode ir?

Pode vir a ser o titular da Selecção Nacional daqui por uns anos. Quero dizer ainda que não gostei do que se passou num jogo em Alvalade, em que ele largou a bola e, depois, cada vez que lhe tocava, os adeptos assobiavam, chamavam por Stojkovic… Isso é muito mau.

Falou em Stojkovic. O sérvio foi um bom ou mau colega?

Dou-me bem com ele, sempre treinámos bem. Mas aquelas entrevistas é que eram escusadas. No meu ver, não as devia ter dado, porque faltou ao respeito a todo o grupo: ao treinador, a mim e ao Rui Patrício, que estava a começar a jogar. Mas ele depois pediu desculpa e penso que ficou tudo resolvido.

É muito diferente o Paulo Bento colega do Paulo Bento treinador?

Não. É óbvio que existe agora um maior respeito por ele ser o mister. Mas tratamo-nos por tu.

O que acha que faz dele o terceiro treinador da história com mais tempo no clube?

Os resultados e o bom trabalho que tem feito, apostando na juventude. Isso motiva os jogadores da formação. "

“A operação ao joelho esquerdo foi o mais difícil, esta época, para Tiago, a nível pessoal. No que diz respeito à equipa, o que mais lhe custou - além do empate, em casa, com o Roma - foi a derrota na final da Taça da Liga, ante o Setúbal. “Era importante ganharmos: tratava-se da primeira edição da prova e estava ao nosso alcance. Hugo, aquele malandro, ficou com o troféu…”, afirmou, sorrindo. Tiago refere também o jogo em Guimarães, da 3.ª eliminatória da Taça da Liga: “Foi muito difícil, só conseguimos ganhar nos penáltis, e Paulo Bento pediu-me para marcar. Era muita a pressão, mas fui lá, fiz golo e ganhámos.””

"Moutinho
“É a imagem do balneário”

“João Moutinho é a imagem do balneário, combinando a juventude e a força. É uma grande pessoa, um grande amigo e um grande capitão. Apesar de jovem, já tem muita experiência, dando o exemplo dentro e fora de campo, com a sua simpatia.”

Tiuí
“Precisa de se adaptar”

“Tiuí é um jovem com valor, penso que os dois golos que marcou na final da Taça de Portugal não foram por acaso. Treina bem, mas precisa de se adaptar melhor ao futebol português, que é diferente do brasileiro. Pode vir a ser um bom jogador.”

Polga
“Gostava que ficasse”

“O Polga, além de um grande defesa-central, é colega de quarto e um dos meus melhores amigos. Gostava muito que ele ficasse no Sporting. Fiz outros excelentes amigos no clube, como Simão, Beto, Miguel Garcia ou Carlos Martins.”

Schmeichel
“A minha referência”

“Quando era miúdo, Schmeichel era uma das minhas referências, além do Damas. Ele estava no Manchester, mas depois veio para o Sporting e tive o prazer de treinar a seu lado. Se a sua chegada travou a minha carreira? Sim, que ironia! Por isso, fui para o Estrela.” "

Gostei bastante da entrevista, parece que não cria problemas no balneário, antes pelo contrario. Não me importava nada que acabasse a carreira no SCP como 3º GR, e talvez para o ano o deixassem ser titular na taça da liga.

A entrevista é do jornal O Jogo.

Acabei de ler a entrevista e tambem gostei bastante. Não deve ser fácil para um jogador estar tanto tempo sem jogar como acontece com o Tiago, mas nem por isso ele deixa de ser um exemplo para os golegas. Humilde e respeitado por todos, ele é um elemento forte no grupo de trabalho.

Força Tiago. :great: :clap:

Digamos que o Tiago é o Farnerud das balizas…

Boa entrevista.
Tem de se dizer: não é que o principal motivo fosse apenas esse (mais uma vez, é ver o que foi dito pelo treinador no “Trio de Ataque”) mas se dúvidas existissem se algo causou mal estar no grupo é ler as palavras dele bem destacadas pelo Manuel. É que bastavam as palavras do Tiago terem sido um pouco mais diferentes e já estavam a ser usadas pelos do costume, nos tópicos que se sabem, com a finalidade de sempre.

Acho a renovação e a permanência de Tiago, um dos ultimos campeões, importante para o balneário. :arrow:

Epá, não vamos entrar no campo da especulação, porque senão teríamos de lembrar as palavras de Romagnoli sobre o assunto que, pelos vistos, teve outra interpretação da situação… Enfim, o tempo dirá se essa é ou não uma opção acertada!

O Tiago é importantíssimo no plantel, ajuda os mais novos, cria bom ambiente… E dá garantias como guarda redes suplente até porque certamente tem um ordenado não muito elevado, é uma solução fiável, de qualidade e da casa.

É dos jogadores mais importantes do plantel e aprovo plenamente a sua continuidade na próxima época e eventualmente nas seguintes.

Quando for grande quero ser como o Tiago:1 Campeonato,3 Taças de Portugal,3 Supertaças,1 final europeia,e quase nem joga. :mrgreen:

Parece-me um tipo porreiro e um guarda redes aceitável para competições como Taça da Liga e algumas eliminatórias da Taça de Portugal.

Pois, mas o Romagnoli não tinha nada que se sentir mal, ele não era um dos outros GR que o Stoi desrespeitou…

É isso e o facto de que o Tiago tem uma outra responsabilidade no grupo. Ele é dos poucos que trata o Paulo Bento como tu. Ele tem permissão de certeza para tocar nestes assuntos. Já o Pipi duvido que a tenha.

Pois, é uma perspectiva de ver as coisas… Mas a partir do momento em que surgem palavras em que se diz que o Stoj desrespeitou todo o grupo de trabalho não me parece que nos estamos só a referir aos guarda-redes! Isto de se usar a expressão de “grupo de trabalho” não pode é só ser usada quando se pretende malhar no Stoj, e depois ser menosprezada quando um desses elementos desvaloriza a situação ocorrida!