Se não forem fakes(parece que não já que os advogados da JL já disseram que iam agir e a Kate Upton já confirmou) revelam 2 pontos:
1-A falta de segurança das novas tecnologias, seja telemóvel, pc e por aí fora.
2-A ingenuidade e burrice dos famosos em tirar este tipo de fotos e videos sabendo dos riscos que existem. Se bem no caso das possíveis fotos da Allison Brie, pareciam tão antigas que ela possivelmente ainda nem era famosa.
E ao que parece vão surgir mais. Mas isto, apesar de estar na boca do mundo e ser o assunto do dia, é grave.
Mas onde é que foi a falha? Na cloud da Apple ou algo do género?
Tens toda a razão, é gravíssimo e em caso de se apurarem culpados, dará lugar a processos de muitos milhões (claro que se fosse em Portugal nada aconteceria).
É claro que é um grande atentado à privacidade destas celebridades mas estas também já deviam saber que ao tirar este tipo de fotos estão sempre sujeitas a isto.
No entanto, por mim podem continuar a haver leaks destas, especialmente se forem da J. Lawrence e da Kate Upton :twisted: :drool:
Apesar de eu não ser propriamente fã da Apple, pelo que li numa das notícias, a culpa neste caso não será da falta de segurança do iCloud.
O problema é que estas figuras públicas não são informáticas (as minhas passwords têm letras, dígitos e símbolos e não têm relação com nada inteligível) e por isso facilitam muito na escolha de passwords.
Para além disso, a vida deles é altamente escrutinada. É de domínio público os nomes dos seus pais, mães, irmãos, tios, primos, namorados, cães, gatos, canários e até a marca da depiladora.
Como a maioria acaba por usar passwords fazendo uso de nomes desse género, é só ir tentando.
Quem consegue estas fotos não são só 1 ou 2 pessoas. Normalmente são grupos de 20 ou 30 ou mais, que se juntam em fóruns ou algo do género e depois de agregarem as informações públicas que coloquei em cima, vão tentando (cada um à vez para não bloquearem as contas) durante vários dias as diversas hipóteses de passwords.
Não divulgam de forma individual os resultados. Vão agregando aquilo que conseguem, e quando atingem um número considerável é que metem “cá fora”.
Essas tentativas continuadas, ao longo de dias, semanas, tinham que fazer saltar alarmes!
Claro que a culpa também é de quem resolve “guardar” a sua privacidade numa rede com tão fraca autenticação (uma password, por muito boa que seja, é sempre um método fraco e falível).
Problema nº1: falta de segurança de um software que seria supostamente seguro. A Apple mesmo sabendo das limitações do iCloud, por motivos publicitários não as explicita. Ninguém é obrigado a saber (e a maioria das pessoas não sabe, eu não sei, por exemplo) como é que funciona o iCloud e o que é que se deve pôr lá ou não.
Problema nº2: haver mongos que dedicam a vida a tentar leakar este tipo de coisas, haver gente que se dá a um trabalho muito grande para deitar a público coisas privadas e que podem comprometer a vida privada, pública e profissional de pessoas que calham a ser celebridades.
Outra coisa, não se trata de “burrice de celebridades”, estas leakaram porque são gente conhecida, mas não se pense que é só famosos que têm fotos destas no iCloud, porque não são, e muitos deles, ao que consta, já as tinham apagado mas ficaram na base de dados.
Não que me importe deste influx aparentemente infinito de fotos da J-Law, da Victoria Justice, da Kaley Cuoco,etc, porque se dissesse que sim estaria a mentir :mrgreen:, mas tendo isso em conta, acho que se devia dar uma importância ao caso para além disso, até porque o que um dia são fotos de celebridades nuas (que ok, é giro para uns, é f*dido para as pessoas em si, mas daqui a umas semanas toda a gente se esquece disso, há fotos iguais de Jolies e Scarletts à solta e já ninguém fala delas, porque já não são novidade), no outro são dados importantes de empresas, dados bancários, etc, etc. e quem chega a umas tem a expertise de eventualmente chegar às outras.
Não me parece que isso seja bem assim, de todo. Era preciso imenso tempo e tentativas para se descobrir UMA password que fosse, para descobrir uma dezena (ou mais, como é o caso) era preciso uma eternidade. O que “eles” tentam fazer é reiniciar as palavras-passe por meios menos tradicionais. Por exemplo, contactam a Apple e tentam provar que são uma determinada pessoa, recorrendo a muita informação que, como disse, está pública e conseguem iniciar os processos do “esqueci-me da minha palavra passe” ficando com acesso às contas. Isto é apenas uma maneira, calculo que haja muitas mais mas tentar à sorte não me parece que seja uma delas.