The 82 nd Academy Awards: Tópico dos Óscares 2010

Óscares 2010

[center]
[/center]

Edição: 82
Data: 7 de Março 2010
Local: Kodak Theatre, Hollywood
Apresentadores: Alec Baldwin e Steve Martin

Nomeações:

Melhor Filme

The Hurt Locker

Up
Up In The Air
The Blind Side
District 9
An Education
Inglourious Basterds
Precious
A Serious Man

Melhor Realizador
James Cameron por “Avatar”
Jason Reitman por “Up In The Air”
*Kathryn Bigelow por “The Hurt Locker”
Quentin Tarantino por “Inglourious Basterds
Lee Daniels por “Precious”

Melhor Actor
*Jeff Bridges por “Crazy Heart”
George Clooney por “Up In The Air”
Colin Firth por “A Single Man”
Morgan Freeman por “Invictus”
Jeremy Renner por “The Hurt Locker”

Melhor Actriz
*Sandra Bullock por “The Blind Side”
Helen Mirren por “The Last Station”
Carey Mulligan por “An Education”
Gabourey Sidibe por “Precious”
Meryl Streep por “Julie & Júlia”

Melhor Actor Secundário
Matt Damon por “Invictus»
Woody Harrelson por “The Messenger»
Christopher Plummer por “The Last Station»
Stanley Tucci por “The Lovelly Bones”
*Christoph Waltz por “Inglourious Basterds”

Melhor Actriz Secundária
Penélope Cruz por “Nine”
Vera Farmiga por “Up In The Air”
Maggie Gyllenhaal por “Crazy Heart”
Anna Kendrick por “Up In The Air”
*Mo’Nique por “Precious”

Melhor Argumento Original
*“The Hurt Locker” - Mark Boal
“Inglourious Basterds” - Quentin Tarantino
“The Messenger” - Alessandro Camon e Oren Moverman
“A Serious Man” - Joel Coen e Ethan Coen
“Up” - Bob Peterson e Pete Docter

Melhor Argumento Adaptado
“District 9” - Neill Blomkamp and Terri Tatchell
“An Education” - Nick Hornby
“In The Loop” - Jesse Armstrong, Simon Blackwell, Armando Iannucci, Tony Roche
*“Precious” - Geoffrey Fletcher
“Up In The Air” - Jason Reitman e Sheldon Turner

Melhor Longa-Metragem de Animação
“Coraline” de Henry Selick
“The Fantastic Mr.Fox” de Wes Anderson
“The Princess and the Frog” - John Musker and Ron Clements
“The Secret of Kells” de Tomm Moore
*“Up” de Pete Docter

Melhor Filme de Língua Estrangeira
“Das Weisse Band” - Alemanha
“Un Prophète” - França
“The Milk of Sorrow” - Peru
“Ajami” - Israel
*“El Secreto de Sus Ojos” - Argentina

Melhor Direcção Artística
The Imaginarium of Dr. Parnassus
Nine
Sherlock Holmes
The Young Victoria

Melhor Fotografia
The Hurt Locker
Harry Potter and the Half Blood Prince
Inglourious Basterds
Das Weisse Band

Melhor Guarda-Roupa
Bright Star
Coco Avant Chanel
The Imaginarium Of Dr. Parnassus
Nine
*The Young Victoria

Melhor Montagem
District 9
*The Hurt Locker
Inglourious Basterds
Precious

Melhor Caracterização
Il Divo
*Star Trek
The Young Victoria

Melhor Banda-Sonora Original
“Avatar” - James Horner
“The Fantastic Mr.Fox” - Alexandre Desplat
“The Hurt locker” - Marco Beltrami e Buck Sanders
“Sherlock Holmes” - Hans Zimmer
*“Up” - Michael Giacchino

Melhor Canção Original
“I’m Almost There” (The Princess And The Frog)
”Own in New Orleans” (The Princess And The Frog)
”Doin de Paname” (Paris 36)
“Take It Al”l (Nine)
*“The Weary Kind” (Crazy Heart)

Melhores Efeitos Sonoros
*The Hurt Locker
Inglourious Basterds
Star Trek
Up

Melhor Som
*The Hurt Locker
Inglourious Basterds
Star Trek
Transformers – The Revenge Of The Fallen

Melhores Efeitos Visuais
District 9
Star Trek

Melhor Documentário - Longa-Metragem
Burma VJ
*The Cove
Food, Inc.
The Most Dangerous Man in America: Daniel Ellsberg and the Pentagon Papers
Which Way Home

Melhor Documentário - Curta-Metragem
China’s Unnatural Disaster: The Tears of Sichuan Province
The Last Campaign of Governor Booth Gardner
The Last Truck: Closing of a GM Plant
*Music by Prudence
Rabbit à la Berlin

Melhor Curta-Metragem de Animação
French Roast
Granny O’Grimm’s Sleeping Beautyl
The Lady and the Reaper (La Dama y la Muerte)
*Logorama
A Matter of Loaf and Death

Melhor Curta-Metragem de Imagem Real
The Door
Instead of Abracadabra
Kavi
Miracle Fish
*The New Tenants

Espero que não se importem por ter tomado a liberdade de criar um tópico deste tipo, mas creio que para muitos de nós aqui no forum, esta cerimónia não irá passar despercebida.

Decidi também adicionar uma votação de forma a perceber qual o melhor filme escolhido pelo FORUMSCP. :victory:

Bom tópico Dreamflight. :great:

Eu não vou votar já porque, infelizmente, ainda só tive oportunidade de ver três dos filmes nomeados para melhor filme, mas depois voto. :wink:

Boa abertura de tópico! :clap:

Sou suspeito porque sou um fã de Tarantino, mas votei em Inglourious Basterds apesar de achar que não será este o filme vencedor.

Finalmente alguém faz uma referência aos Óscares. Só espero que quando votarem façam de consciência tranquila, isto é, que tenham visto todos os filmes. Agora ver os “comerciais” e esquecer os outros torna-se distorcido e ingrato. A mim falta-me ver The blind side e An education. Depois comento.

Coloquei como Melhor Filme o Inglorious Basterds.

Ainda não vi alguns da lista pelo que a minha avaliação pode ser algo injusta, mas dentro dos que vi é o melhor. Avatar é muito giro, mas não passa disso, de uma experiência de entretenimento bastante interessante, até porque o filme em si não é nada de especial.

Então como podes afirmar tal coisa?

:arrow:

Nem mais.

infelizmente não tive tempo para ver os filmes todos… Acho que há vários sem hipóteses de ganhar o prémio mas ainda assim aplaudo a decisão de alargar o leque a 10 nomeados.

Acho que vai ganhar o Avatar… é o mais normal.

Porque dos que vi é o melhor e duvido que até aos Óscares ou nos tempos mais próximos vá ver um dos que me faltam da lista.

Eu só quero que o Christoph Waltz ganhe o melhor actor secundário. A sua interpretação no Inglourious Basterds foi brutal. De resto tanto me faz. Afinal de contas o Sporting aqui não está em prova :wink:

Infelizmente este ano não vou poder assistir à cerimónia, coisa que tenho feito nos últimos anos.

Tenho poucas dúvidas de que o Avatar será o grande vencedor da noite.
Por mim, o Quentin Tarantino e o seu Inglorious Basterds ganhavam as respectivas indicações, mas não acredito nisso. Já com a Meryl Streep e o Christoph Waltz as esperanças são outras. Espero que ganhem. :slight_smile:

Cá virei no dia seguinte comentar os vencedores.

Eu sinceramente ainda não consigo perceber como ele está nomeado para secundário, pois a meu ver ele é o actor principal do filme, toda a história gira à volta dele… Mas de qualquer das maneiras, ele mercece o Oscar :great:

Já agora, alguém sabe quais são os critérios para a escolha doprincipal/secundário?

O vencedor estará entre Avatar ou The Hurt Locker. Como apenas vi o primeiro (destes dois) comento depois. Mas acho que vulgarizar Avatar só por ter sido o sucesso comercial que foi é já normal. São os mesmos que criticam tudo o que é filme do Spielberg por serem demasiado comerciais, quando na minha opinião é o realizador com a obra mais consistente e diversificada na história do cinema (Sim, venham os Kubrick lovers…). Avatar é um excelente filme, não perfeito a nível de argumento, tal como Titanic, Gladiador ou Chicago não eram. Mas a forma como revolucionou o cinema não merece que seja unicamente lembrado em categorias técnicas. O aumento para 10 nomeados traz alguma justiça. Sabe sempre bem ver reconhecido o valor de filmes como District 9.

Realizador é uma categoria em aberto. Entre dar a quem revolucionou a forma como vemos o cinema e levou massas ou dar o primeiro pela primeira vez a uma mulher e com um filme que dizem ser estrondoso ou premiar Tarantino por um filme sublime, bem ao estilo do próprio.

Actor deverá ir para Jeff Bridges, Actriz para Sandra Bullock (ou Meryl Streep?). Actor secundário poucas dúvidas restarão que irá para Christoph Waltz e actriz secundária não faço a mínima. Continuo a não concordar com a nomeação de duas músicas pelo mesmo filme.

Vi quase todos…
Melhor Filme
Up - Nao gosto de filmes de animaçao portanto nao tenho interesse em ver
Up In The Air - Gostei do filme no entanto acho que nao tem sumo suficiente para ganhar o oscar
Avatar - Experiencia cinematografica espectacular mas nao passa disso. Em termos de historia nao me entusiasmou e achei que tentaram esticar a acçao o maximo porque nao e filme para 3 horas…
The Blind Side - Filme interessante sem duvida sobre o futebol americano e as coisas por tras desta industria, adopçao, discriminaçao etc com prestaçoes excelentes de Sandra Bullock e Jae Head (miudo de 5-6 anos)
District 9 - Nao sou um fanatico de ficcao cientifica mas foi um bom filme, dos melhores deste ano. Surpreendeu-me pela positiva e pode ser um outsider nestes oscares apesar de achar que muito dificilmente ganhara.
An Education . Nao vi portanto nao posso comentar
The Hurt Locker - Excelente filme, uma surpresa total. Dos filmes de guerra que mais gostei destes ultimos tempo. Demonstra o perigo que os militares na guerra do Iraque correm focando na divisao que desarma bombas e principalmente no sargento William James (Jeremy Renner) que de resto tem uma excelente prestaçao de um militar arrogante e corajoso a fazer lembrar um Russel Crowe em “O Gladiador”. Kathryn Bigelow como realizadora do filme desempenhou um papel muito bom; variaçoes no tempo da acçao, multiplas intrigas ao mesmo tempo, cenas de suspense imenso entre outras coisas. O meu favorito.
Inglourious Basterds - O 2º melhor filme para mim este ano. Tarantino manteve o seu estilo, com as cenas de violencia explicitas que por vezes dao vontade de rir tal e a violencia. Brad Pitt faz um papelao, muito bom mesmo, dos melhores de Brad Pitt ultimamente. Com um casting sem contar com Pitt algo desconhecido mas muito bem aproveitado, realço Christopher Waltz (se nao ganhar o premio de melhor actor secundario entao os Oscares e uma farsa). Cenas de comedia tais como a cena dos “italianos” no teatro intercalam com a seriadade do filme, Nazis na segunda guerra mundial. Foi um filme que me manteve colado ao ecra durante as 2h30. Pode ser um candidato inclusive atraves de Brad Pitt, Tarantino diz no final do filme “This may as well be my masterpiece” e ha quem diga que Tarantino considera este o seu melhor filme.
Precious - Nao gostei nada do filme, desde o tema cliche, nao estou a dizer que nao e importante realça-lo, ate as interpretaçoes banais das personagens, a nao ser a da personagem principal, foi um filme que me desapontou. De 5 em 5 minutos olhava para o relogio para ver quando o filme acabava. Enfim duvido que tenha uma palavra a dizer…
A Serious Man - Filme dos Cohen Brothers que esta nomeado mais pelo pouco numero de filmes bons que houve este ano que propriamente pelo filme em si. Nada de especial…

Ainda não vi filme nenhum da lista, vou tentar ver alguns a partir de amanhã. Alguém sabe quem são os 4 ou 5 favoritos para começar por esses?

Avatar e The Hurt Locker em destaque, um dos dois deve ganhar.
Mais atrás o Inglorious Basterds e, talvez, o Up In The Air.

Vou começar por esses. Muito obrigado. :great:

Bem, então aqui vai, já que praticamente ninguém viu os filmes todos vou dar o meu palpite. Waltz será o grande vencedor, se houver alguém que o vença nessa categoria então algo se passa! Quanto ao filme duvido muito que Avatar ganhe pois de história não tem nada que se esprema, mas ganha claramente no resto, efeitos especiais, realizador, etc. Eu pessoalmente gostei muito de Up in the air, apesar de ter dois grandes lobbies que não o permitem vencer, a propaganda de Avatar e a mulher forte por detrás de Precious. Quanto ao realizador espero que ganhe Jeff Bridges pelas injustiças da vida apesar de Clooney ter feito um papel soberbo em Up in the air. Para um dos dois tem que cair o boneco. Meryl Streep vai destruir completamente a concorrência pois em Julie e Julia fez um papel muito bem conseguido. Kendrick é a minha aposta para actriz secundaria pela transfiguração que teve ao longo do filme. Quanto aos desenhos animados aí a diferença é avassaladora. Up é um filme ternurento, divertido e sério!

Até agora uma luta renhida entre avatar e os basterds. ;D

Em circunstancias normais concordaria contigo, contudo, por tudo o que o Avatar representou em termos de 3d (uma área que tenciono seguir no futuro), não consigo encarar mais nenhum filme com tanta admiração como este, ainda que me falte ver Up, Precious, An Education e Blind Side. Mas até dia 7 tenho tempo para os ver. :slight_smile:

Altura para falar mal. Acho incrível um filme como Up in the air estar nomeado para tanta coisa. Certo que foi uma obra agradável de ver, e bem desempenhada, mas daí a estar nomeada…

Brad Pitt (Inglorious Basterds) bem como Watchmen também mereciam estar entre os nomeados, enfim…