Sempre vêm para Portugal? Seria excelente. Mas a tinha a vaga ideia que Tesla iria vender os direitos de produção dos seus motores elétricos à BMW Alemã? Ou tudo não passou de um boato ou o negócio esfumou-se?
Vai ser difícil ir para o norte porque o Elon Musk procura Sol em abundância e nesse aspecto Portugal está no TOP. Além disso o Elon Musk parece ser um tipo inteligente e totalmente capaz de se marimbar para esses lobbies. O governo já confirmou conversações ao mais alto nível, por isso ele com certeza que esteve interessado em saber em que condições poderia ter aqui a fábrica. E também sabe com certeza que Portugal tem as condições excepcionais que ele procura. Esperemos que se decida por cá e não por Espanha ou outro país.
Quanto à GigaFactory para termos uma noção penso que é do tamanho de 40 estádios de futebol e poderia significar para região onde fosse implementada 10 mil empregos directos
A GigaFactory 1 actualmente em construção deverá criar cerca de 6500 empregos directos e mais de 22 mil empregos indirectos. Suponho que a GF2 deverá ter um impacto semelhante ou talvez ainda maior.
Era fantástico conseguirmos ter a Giga Factory 2 por cá. Alavancava a nossa economia, são empresas deste género que têm capacidade de criar valor económico, pelos postos de trabalho direto e indireto, os impostos que cá deixam, são vários sectores que beneficiam de uma empresa desta dimensão (transportes, indústria de componentes, a restauração em redor da mesma…).
Temos bons argumentos. Sol, vento, mão-de-obra especializada, ambiente social estável, portos alfadengários com boa fluídez, capacidade de produção de componentes essenciais à criação do produto final, bons acessos de entrada e saída de produtos. Uma política ecológica com bons resultados, uma aposta na energia eólica visível, somos realmente uma boa aposta para montar uma fábrica com este impacto. Ainda há também o lítio.
E, claro, se conseguirmos cativar a Tesla, depois da Auto-Europa, certamente outras empresas vão olhar com bons olhos para nós. Precisamos de mais empresas do género, empresas com enorme capacidade de alavancagem económica. É este o caminho, que possamos ter a capacidade de sedução, sem cedermos em toda a linha, obviamente.
Adoravas mas gostas de ter um governo que cobra impostos brutais e impõe regulações que nunca mais acabam. Vocês nem coerentes sabem ser. Inacreditável. Vivem num mundo aparte, numa realidade completamente distorcida. Nós vivemos mal? Culpa da alemanha. Resgate? Culpa dos mercados. A tesla não vem para portugal? Culpa da UE.
O que vocês se esquecem é que ainda há racionalidade neste mundo.
A tesla vai para onde tiver melhores condições. As pessoas investem em divida dos paises onde o risco compensa. Etc etc
Os únicos culpados de portugal ser um pais pobre (dentro dos ricos) são os portugueses.
A tesla vem para portugal se o governo lhes cobrar poucos ou nenhuns impostos e abrir mais umas quantas excepções. Ponto final.
Excepções que seriam boas mas com as quais eu não concordo, o IRC e restantes impostos e taxas deviam ser baixos para todos, e não só quando é para trazer umas empresas para ingles ver.