Terramoto Japão 2011 - 8.9 Richter

Não sei como ainda não há tópico :inde:

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=1wbEIo8ikG0[/youtube]

Se tem sido noutro lugar que não o Japão, as vítimas eram às centenas de milhar…

Basta ver que no Haiti foi de 7 na Escala de Richter e morreram 300.000

Tsunami no Japão 11/03/2011

O problema nem foi o sismo em si mas sim as várias ondas que atingiram a costa japonesa (tendo já chegado ao Hawai). Com uns incêndios numa refinaria e numa central nunclear tudo fica mais complicado ???
Ao menos o Japão é um país super preparado para estas situações, senão a situação seria totalmente catastrófica.

Se fosse aqui prós lados de Lisboa e Vale do Tejo não tinha sobrado grande coisa.

A ter que acontecer, ao menos aconteceu no local que está mais preparado para este tipo de eventos.

Algo semelhante a este terramoto mas em território português seria uma catástrofe sem precedentes! :-\

Isto em Portugal era desgraça (ainda mais) na certa…

Sendo uma zona em que os sismos são o “pão nosso de cada dia”, os japoneses há muito que vivem esta situação, não com esta intensidade, claro, parece que foi o mais forte desde que há registos.
Aprenderam a custo próprio a minimizar os efeitos, sobretudo na construção civil. Associado a isto ainda temos o avançado nível tecnológico do país.
Sim, se isto acontecesse em qualquer outro país sem este nível de cuidado teria consequências inimagináveis.
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=cuDlkEFZEI8[/youtube]
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=k4w27IczOTk[/youtube]
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=wBt5VlZkdyY[/youtube]
O tsunami é impressionante :xock:

Ainda há pouco em Christchurch (Nova Zelândia), e agora este. A mãe natureza também anda nervosa por causa da crise :frowning:

Já se fala em 500 desaparecidos…

As autoridades japoneses avançaram com a previsão de que as mortes poderiam chegar ao milhar. No entanto, não acho que seja um valor muito elevado, tendo em conta a magnitude. Vá lá que foi no Japão, noutro sítio qualquer tinha sido muito, mas muito, pior.

As imagens são impressionantes ???

É o 2012 :inde:

fdx PQP!

pah hj no escritório, ainda antes de saber que houve o sismo, eu e umas colegas sentimos as secretárias a abanar…será que as réplicas chegaram cá? :shifty:

:arrow:

Os japoneses são dos povos melhor preparados e mais habituados a lidar com estes fenómenos repentinos de catástrofes naturais, como sismos, tsunamis e problemas consequentes, e mesmo assim a destruição foi vasta e houve centenas, talvez mais de um milhar, de mortos, sem contar feridos e outros danos traumáticos colaterais.

Tenhamos noção que enquanto país, apesar de o nosso território ser maioritariamente continental, inserido na Península Ibérica, podemos não estar tão expostos, mas mesmo assim somos mais vulneráveis e não estamos tão bem preparados. Estamos na confluência de placas tectónicas, o que nos coloca numa zona propícia à ocorrência de fenómenos semelhantes. O último grande sismo que ocorreu em Portugal foi violento, destrutivo e mortífero, e passados mais de 250 anos, a questão que fica é se estaremos preparados para um sismo de magnitude semelhante ou ainda mais forte.

Às pessoas afectadas, que consigam restabelecer-se e recuperar dos danos causados. As condolências aos familiares e amigos das vítimas mortais.

RTP!

Parece que a onda continua a avançar já atingiu a California

:arrow: :arrow: :arrow: :arrow:

Se isto fosse ca em portugal :xock:

Mas um dos problemas desse último grande sismo em Portugal, segundo o que li, foi ter sido no dia 1 de Novembro, dia de Todos-os-Santos. Haviam várias velas espalhadas e cairam provocando vários incêndios.

De qualquer forma espero que as vítimas recuperem psicologicamente e fisicamente.

Para os curiosos, acrescento a localização do epicentro do sismo: http://ciencias-correiamateus.blogspot.com/2011/03/epicentro-do-sismo-do-japao-no.html :great: