Tens 50ME para investir no plantel - Quem vais buscar?

João Ribeiro do Vitória de Guimarães.
Daniel Candeias do Portimonense.
Integrava o Renato Neto.

Lá porque tinha 50 milhões não quer dizer que tenha que os gastar todos num só defeso. É preferível construir um bom plantel com calma, nem que leve 3 anos mas faze-lo de forma criteriosa. Não vejo assim tantos jogadores portugueses jovens de qualidade no actual mercado que justifiquem gastar por gastar.

Acima de tudo dispensava vários jogadores, despedia uma vintena de funcionários, reforçava os recursos humanos em alguns departamentos, revolucionava o Departamento de Comunicação, Formação e Prospecção.

O Sporting precisa de bons jogadores e de um bom treinador, mas acima de tudo precisa de uma boa estrutura humana em redor da sua equipa, falo particularmente de um melhor departamento de futebol e comunicação. Sem isso não há equipa de futebol nem treinador que aguente. Pode ser que um dia percebam isso em vez de gastar tanto dinheiro só em jogadores e treinadores.

também pensei logo nele mas 50 milhões é pouco… não que não desse para trazer o neymar mas porque ficávamos sem equipa para o valorizar… o neymar está com um valor de mercado que, se não estou em erro, ronda os 35 milhoes de euros… sobravam 15 milhoes para uns 4 ou 5 jogadores que penso serem importantes para termos uma equipa competitiva…

quanto a jogadores a contratar com 50 milhoes apostava em jogadores (no máximo 6) sub-23 sendo que 2 ou 3 seriam internacionais A… nem vou pôr aqui nomes pois não costumo acompanhar futebol de campeonatos que podem ser interessantes ao nível da prospecção (falo assim de jogadores ao nivel do jucilei ou do ganso)

É sempre daqueles exercícios especulativos e com grande dose de subjectividade e improbabilidade típicos da silly season, mas com um orçamento visível, e mais aceitável. :wink: Mas é um desafio em que me agrada sempre participar.

Acabo por fazer uma extensão da maioria das escolhas que fiz semanas atrás, com retoques na maior valia de alguns elementos (e por isso mais caros), mas acredito que a ideia fundamental continua a ser não ir buscar muita quantidade, mas sim apostar na qualidade, com AMBIÇÃO.

O mais resumidamente possível:

- Vender/dispensar: (avaliação feita por baixo e por defeito): Hildebrand, Polga, Nuno André Coelho, Abel, Grimi, Izmailov, Vukcevic, Tales, Cristiano, Yannick, Pongolle, Postiga e Saleiro. = ~10 milhões €

Provavelmente todos eles renderiam mais, mas presumamos que todo esse dinheiro será para salários 2011/2012. Logo, temos MESMO disponíveis por inteiro para contratações os tais 50 milhões €:

- Contratações (9 jogadores):

Plantel de 25 jogadores:

GR: R.Patricio, T.Sorensen (fc), V.Golas.
DC: D.Carriço, Torsiglieri, Dedé, N.Reis.
DD: J.Pereira, J.Gonçalves.
DE: Evaldo, Taiwo (fc).
MDef: P.Mendes, Petrovic.
MC: A.Santos, Zapater.
MO: Valdés, M.Fernandez.
MDir: Vieirinha, W.Eduardo.
ME: Taarabt, D.Salomão.
AV/PL: Nené, Elmander (fc), Kleber, Owusu.

Vou também brincar um pouco. Embora pense que isto dos 50M num clube como o Sporting ou dá em nada ou até em caso de sucesso, superia essa marca.

Iria buscar o Donni ao Roma para juntar ao Rui Patrício e Ricardo Baptista
Para desfesa esquerdo, iria buscar o Miguel Veloso.
Para Centrais o Fabricio Coloccini e o Daniel Agger (Newcastle e Liverpool) e fazia regressar Pedro Mendes (Servette), Nuno Reis e aquele brasileiro que era dos juniores que se transferiu para o Flamengo
Para o meio campo o alemão do Weder Bremen Marko Marin e o todo o todo terreno Manuel Fernandes ou Banega (Valencia)
Para o ataque o Pavlyuchenko

Fazia regressar ainda Pereirinha

Joao Ribeiro?? Daniel Candeias?? Bem afinal ha mesmo Sportinguistas contentes com o actual panorama.

Se me permitem uma ressalva:

Esses 50M€ de fundo seriam para investir em jogadores que produzissem mais valias com a sua venda, sendo que será mais provável isso acontecer com jogadores mais novos, certo?

É que à luz dessa verdade não sei como entrariam nesse barco jogadores (muitos) com 28 anos (independentemente da sua valia) e mais claramente pouco rentáveis financeiramente como vejo quase todos a “pedir”.

Questão pertinente, embora, falando por mim e pelas minhas sugestões, só três jogadores das 9 contratações têm acima de 26 anos (e por acaso dois deles estão em final de contrato… numa revolução destas, experiência também será necessário). Dos que sobram, outros dois têm 25 anos e restantes quatro têm entre si 20, 21 ou 22 anos (de resto, idades dos nossos putos, que já lá estão e continuarão a surgir).

Gostei bastante do onze do/da hollow, embora não concordase com a saida do vuckevic e do izmailov (caso volte a jogar), e depois aqueles jogadores todos juntos têm de dar pelo menos uns 20 milhoes.

A entrada do elmander( esta a jogar em inglaterra) a entrada de taarabt (apesar de jogar na divisao secundaria em inglaterra, tem grandes clubes a segui-lo) e do taiwo (que em salarios deve ganhar pouco deve) são 3 contratações que acho muito complicado de virem, mas era bom :stuck_out_tongue:

A questão do PSILVA, é um boa questão.

No meu enteder foi bem metida, mas o Sporting não pode so comprar jovens.

Por exemplo compram 2 jogadores de 30 anos (ja experientes), e de grande qualidade e se comparem uns quantos jovens (alguns para o 11) outros para dar algum “luxo” ao banco é melhor do que comprar tudo jovem devido a experiencia.

Dou o exemplo das galinhas.

Têm um bom plantel com alguns jovens que contrataram mas com varios de meia idade para o futebol.

Por exemplo o ano passado, o di maria e o ramires foram vendidos por muitos milhões, mas se os orc’s, não tivessem jogadores experientes como o luisão , o maxi, o saviola,o aimar, ate o proprio cardozo, secalhar não tinham feito o campeonato que fizeram.

Resumidamente quero dizer que acho, que a que ter jovens de grande valia na equipa, mas tambem jogadores experientes na equipa, por exemplo o pedro mendes.

Este foi um jogador que não meti na lista: Edwin Cardona , ja vi ai muitos bons comentarios sobre ele, um inclusive penso que foi do SCP FAN

Têm talento e 18 anos, esta a fazer um exelente torneio pelos sub-20 do seu país, e secalhar hoje comprava-se por 3 ou 4 milhoes (ou menos) e amanha vendia-se por 25 ou 30 milhoes.

É do Hollow. :wink:

E sim, fiz a avaliação das saidas por defeito, tal como posso ter feito por excesso em uma ou outra possivel contratação. Isso mostra que, num cenário ideal dos tais 50 milhões para investir, não é impossivel formar uma equipa de bons/muito bons valores. Independentemente de um ou outro nome, que podem variar.

Já agora, esqueci-me da parte do desafio de um possivel onze:

Um onze muito bom.

Apesar de gostar de ver o benaglio na nossa baliza.

Ja agora o que achaste das minahs aquisiçoes? :drool:

Gostei particularmente da dupla de centrais, Miranda e Geromel (não me lembrei dele, seria excelente). Seriam ambos boas contratações e talvez mais acessiveis que o Dedé, embora este tenha 22 anos, 1.93 m e tenha sido considerado o craque do Brasileirão o ano passado na sua posição.

Milevsky também seria bem-vindo!

Precisamos de comprar jogadores que venham para se afirmar na equipa, como titulares. Alternativas temos (e formamos) em grande quantidade e qualidade. Precisamos de um central, um lateral esquerdo, um extremo e um ponta-de-lança para titulares.

Deixo sugestões
Geromel, Taiwo, Petrovic, Gio dos Santos, Kléber :mrgreen: :mrgreen: De resto não é preciso comprar muito mais gente.

Não sei até que ponto Petrovic e Kléber se afirmariam completa e definitivamente na equipa do Sporting, mas são jovens e parecem-me ter ambos um grande futuro.

Vi os jogos do Petrovic contra o Braga e mais um ou outro e não vi nada de especial nele. Raramente toca na bola. E também defendo o regresso de muitos dos emprestados.

Eu se tivesse 50M€ para investir no plantel passava-me dos carretos.
Era melhor pedir ao gabinete de scouting para me dar sugestões.
Dizia que queria
1 Central (experiente)
1 DE
1 MC/DEF
2 Extremos
2 Avançados

Despachar: Grimi, Polga, Maniche, Postiga, Saleiro, Caneira.

Pavlyuchenko e Zaraté lá para a frente.

Bruno Alves :lol:, Rodrigues, Miguel Veloso, Kleber e Funes Mori. Usando o Matias para baixar o valor do Funes Mori e o Postiga para o Bruno Alves. Acho que ainda sobrava algum dinheiro para mais um extremo e um defesa esuqerdo.

eu comprava meio ronaldo, chegava para ganhar o campeonato!! :mrgreen:

Plantel:
--------------------------------------------------Benaglio/Patricio/Vitor Golas------------------------------------------
João Pereira/Silvio---------------------Carriço/Torsiglieri/Geromel/Materazzi--------Evaldo/Jefferson-----
--------------------------------Pedro Mendes/renatto neto---------André Santos/Rafael Miranda-----------
-----------------------------------------------------Matias/Valdes/Giovani Moreno------------------------------------
–Diogo Salomão/Feranandinho(sao paulo)------------------------------------Patricio Rodriguez/João Ribeiro
--------------------------------------Wilson Eduardo/Kleber/Albin/Miccoli------------------------------------------

Investia-o todo na APAF. Estamos todos a esquecer-nos do essencial.