Dado que 2 candidatos à presidência do clube já falaram na constituição de um fundo de 50 ME para investir na equipa de futebol (vamos ver se isto se vai mesmo concretizar desta forma tão simplista), acho que faz sentido abrir um tópico com o desafio de pensarmos naquela que seria a nossa estratégia de aplicação desta verba no reforço do plantel.
Peço que enumerem os jogadores (e treinador, se for caso disso…) e a respectiva verba com que acham que os contratariam.
Se possível, enquadrem-nos no vosso onze tipo.
É uma espécie de tópicos dos sonhos.
A promessa do dinheiro para investir está feita.
Desta vez, quem sabe…Pode até ser que os nossos sonhos se concretizem.
Era bonito, ao menos uma vez…
Se Cada um dos candidatos tem 50 milhoes para investir porque razao nao fazem um fusao e juntam os 100 milhoes para salvar o Sporting ?
Ou estamos perante 2 candidatos que afinal querem e protagonismo!!
Serao os 50 milhoes a solucao, se nao houver um projecto solido ?
PS: Sim, eu sei que alguns dos valores são absurdos e que alguns jogadores não viriam para o Sporting, mas não penso que errei assim tanto nas escolhas, podia ter optado por soluções talvez mais baratas mas com salários mais elevados.
Os 50M não são a solução mas acredita que fazem muita parte dela… Queres o Sporting a lutar por alguma coisa? Tens que ter jogadores para isso.
Claro que, isso é tão importante como uma grande e segura estrutura por detrás dos mesmos.
Este tópico não é para discutir se 50 ME ou 100ME são a solução.
Ou até se qualquer destas verbas se vai concretizar.
Este tópico é para desenhar soluções desportivas com 50 ME.
Esse é o exercício que proponho e nenhum outro.
Primeiro do que tudo seria importanta “acenar” com o dinheiro e um bom projecto ao um EXCELENTE treinador. Depois seria importante saber para que competições europeias estariamos apurados…
DD ->Andreas Beck 6M
DE -> Criscito 12M
DC -> Barzagli 5M
MC -> Moussa Sissoko 11.5M
Extremos -> N Faco ideia…
PLC -> Acquafresca 5.5M / Paloschi 4.8M
[\FMMODE]
Talvez dispensasse o Beck e pusesse o dinheiro em mais extremos dado que JP serve pa defesa direito e o Joao Gonçalves pode cumprir. Penso que tds excepto o Barzagli valorizem em curto/medio prazo
Faz sempre sentido sonhar com o Sporting, sempre dá para desligar o que tem sido a realidade.
Sem pensar em passivos, na situação financeira do Sporting e tentando ser realista sobre a aceitação de propostas por parte dos jogadores, tomaria as seguintes decisões:
Treinador: Marcelo Bielsa com Filipe Ramos como adjunto
Gr´s
Diego Benaglio - 11,5 Milhões
Dois centrais
Geromel - 8 milhões
Diego Lugano - 12 milhões
Um médio centro
Paulo Machado - 4,5 milhões de euro
Um extremo/segundo avançado
Giovanni Moreno - Racing Avellaneda - 4 milhões de euro.
Ponta de Lança
Fred - 7,5 milhões - Fluminense
47,5 milhões
Ainda adicionaria o Clemente Rodriguez do Boca por 3 milhões de euro, pediria um desconto para não passar dos 50 milhões:
PS: Os preços do transfermarket são um pouco inflacionados.
Equipa Tipo:
Benaglio
João Pereira; Sereno; Lugano; Clemente Rodriguez
Acho que tudo depende um pouco de quem for o próximo treinador e qual o sistema preferencial.
Eu começaria “por baixo”, isto é, começaria por decidir quais os (poucos) pontos fortes que a equipa tem neste momento e quais os pontos onde a formação pode contribuir. Depois, pensaria em talvez 4 grandes incorporações que tragam experiência e acréscimo de qualidade evidente. Não tenho tempo de fazer uma análise sectorial e pensar em nomes concretos, mas destacaria alguns pontos:
Baliza: RP é o número 1. Não investiria neste posto.
LD: JP é o dono. Traria o João Gonçalves ou apostaria no Cedric como segunda opção. Não investiria neste posto.
LE: Traria um LE como deve ser, para competir com o Evaldo e pô-lo no banco se for caso disso (acho que o Evaldo pode fazer muito mais do que tem feito até agora).
DC: temos matéria prima, mas também algum entulho. Temos centrais muito jovens (DC, NAC, Tor), é preciso alguém com experiência mas também com capacidade de liderança (Polga não cobre este aspecto).
MC: com A. Santos, P. Mendes e Zapater temos matéria prima. Poder-se-ia completar com um jogador da formação: Adrien (se confirmar no resto da temporada os bons indícios) ou R. Neto. Ou então um “joker”, tipo Zezinho, para ir entrando.
MAla: se jogarmos em 4-3-3, 4-2-3-1 ou 4-4-2 aberto, precisamos mesmo. Neste momento temos o Salomão e o Vuk (desisti do Izmailov). É preciso pelo menos duas incorporações - talvez um valor contrastado e um da formação? (Wilson?)
Número 10: tendo em conta que acredito no Valdés para esse lugar, contrataria uma jovem promessa para lhe fazer competição. Deixei de acreditar no Matias. Gostaria muito de incorporar o Diogo Rosado, tanto para 10 como para as alas. Mas entre lesões e outros não fez nada ainda para merecer a oportunidade.
Avançado: não há discussão, é preciso 1 ou 2 (dependendo de se o sistema preferencial utiliza um ou dois pontas). Eu pessoalmente gostava de ver cá o Tanque Silva.