TABACO CONDENADO AO FIM.........

[b]Proibido fumar em bares, discotecas e restaurantes (act.)[/b]

O fumo nos restaurantes, discotecas e bares com menos de 100 metros quadrados vai ser proibido, anunciou hoje o ministro da Saúde.

Em conferência de imprensa, António Correia de Campos revelou que a nova legislação do tabaco - hoje aprovada em Conselho de Ministros - vai permitir uma única excepção nos restaurantes com mais de 100 metros quadrados, que poderão ter uma área de fumadores nunca superior a 30 por cento do seu espaço.

O ministro revelou ainda que os restaurantes, bares e discotecas poderão ter um período de adaptação de um ano, desde a entrada em vigor da lei, que aguarda ainda aprovação pela Assembleia da República.

A legislação hoje aprovada em Conselho de Ministros tem dois grandes objectivos: a protecção dos não fumadores (70% da população portuguesa) e a defesa da população mais vulnerável (jovens e adolescentes).

A venda de tabaco ficará proibida a menores de 18 anos (actualmente é proibida a menores de 16 anos) e exigirá um controlo «muito rigoroso» da venda através de máquinas automáticas, disse o ministro da Saúde.

Estas máquinas, pormenorizou Correia de Campos, funcionarão se o proprietário do estabelecimento comercial accionar um mecanismo de controlo remoto e sempre quando este tiver a garantia de que o comprador tem mais de 18 anos.

O fumo será totalmente proibido em transportes públicos, estabelecimentos de saúde e escolas.

Nos estabelecimentos de ensino, até à universidade, o fumo será totalmente proibido, incluindo nos espaços ao ar livre. Nas faculdades, será permitido fumar nos espaços ao ar livre.

Fumar em locais como centros comerciais só será permitido em locais próprios, autorizados para o efeito.

Em relação aos locais de trabalho, a futura legislação prevê a proibição do fumo, excepto em locais próprios.

António Correia de Campos não adiantou pormenores sobre a fiscalização do cumprimento destas normas, mostrando-se confiante nas «sanções sociais».

Nesta conferência de imprensa, o ministro anunciou ainda que foi hoje aprovada a liberalização da propriedade da farmácia, através da qual o Governo se compromete a solicitar uma alteração legislativa.

O documento vai agora ser submetido a discussão na Assembleia da República.

O Conselho de Ministros aprovou também hoje a legislação que define a criação de Unidades de Saúde Familiar (USF), um importante instrumento para a reforma dos cuidados de saúde.

Diário Digital / Lusa

ALEM DISTO: :D/
SÓ ME OCORRE ISTO: =D>

Grande oportunidade de negócio.
Bares só para fumadores.
:smiley:

Deves tar com uma sorte que essa lei vá mesmo ser cumprida… LOL…

Vai ser só bares e discotecas a fechar… :lol: :lol:

Deves tar com uma sorte que essa lei vá mesmo ser cumprida... LOL...

Vai ser só bares e discotecas a fechar… :lol: :lol:

olha q não incy…

basta um incomodado pedir o livro de reclamações e os proprietários estão entalados e bem. Serão os primeiros a exigir o cumprimento escrupoloso da lei, pq com as reclamações hj em dia não se brinca.

só tem mais é de ir para a frente, quem não cumprir: MULTA.

Grande oportunidade de negócio. Bares só para fumadores. :D

Não me parece que seja uma escapatória.
Atenção que é apenas para os menores que 100m2.

Não acredito que a lei vá ver cumprida a 100%, mas que aperta em alguns casos… lá isso aperta. O que já é positivo.

Estou a ver duas dificuldades praticas:

Vai haver alguma confusão de parte a parte para perceber o que são 100 m2.
:lol: :lol:

Quem é multado quem fuma ou o estabelecimento. O livro de reclamações em Portugal é algo digamos fugidio, de difícil acesso. Numa “casa de meninas” da gama baixa: lol: :lol: : o senhor tem ai o livro de reclamações porque este senhor está a fumar.
:lol: :lol:

Sou um não fumador, não fundamentalista :smiley: , o acho que o politicamente correcto está a atingir o limite do bom senso.
A próxima medida é o Bobo da Corte, o RAP, fazer um número a arrasar os fumadores.

Sou fumador, mas acho muito bem! Apoio a medida!

Em praticamente todos os países civilizados que visito durante o ano é proibido fumar em locais fechados, tirando estabelecimentos que tenham uma sala propria para fumadores!

Passou a ser cultural e normal não se fumar nesses locais e não é por isso que não se faz dinheiro, ou que se acabem com os fumadores!

Parabens á medida!

A proxima deveria ser pena de cadeia efectiva para todos os que forem apanhados com alcool no sangue e a conduzir!

1.ª questão: 100 m2 de área bruta ou área útil?
2.ª questão: A área atrás do balcão também conta?
3.ª questão: Conta também a área das cozinhas? das arrecadações? dos WCs?
4.ª questão: Principalmente no verão, no caso das esplanadas, a área destas também contam? Caso não conte, tratando-se de um espaço exterior mas integrante do bar/restaurante, pode-se fumar aí?

Como veêm, em pouco tempo, assim numa espécie de “zaping”, levantei 4 questões.
Imaginem agora um gajo com má vontade para com a lei. :smiley:

A proxima deveria ser pena de cadeia efectiva para todos os que forem apanhados com alcool no sangue e a conduzir!

Claro que estariam isentos da medida, politicos, empresarios, jogadores da bola(principalmente galinhas), policias e toda e qualquer pessoa importante. :stuck_out_tongue: . Claro que isto não estaria na lei, mas subjacente.

Imaginem agora um gajo com má vontade para com a lei. :D

Ainda não lemos a lei. Creio que dissipará algumas das duvidas. :wink:

Imaginem agora um gajo com má vontade para com a lei. :D

Ainda não lemos a lei. Creio que dissipará algumas das duvidas. :wink:

Eu sei, mas foi só prá desatinar um bocadinho. 8)

Mas olha que mesmo depois de aprovada, alguma coisa sempre se arranjará. :wink:

Finalmente… :slight_smile:

Como veêm, em pouco tempo, assim numa espécie de "zaping", levantei 4 questões. Imaginem agora um gajo com má vontade para com a lei. :D

parece-me que vocês estão a ver a coisa pelo prisma errado.
Quem entrar num estabelecimento e for informado que não pode fumar não pode fumar, acabou. Posteriormente pode ir apresentar uma queixa onde quiser, mas naquele momento, se o estabelecimento informa que ali não se pode fumar, com esta lei nada resta ao visitante fazer, bem lhe pode apetecer mandar medir o chão a palitos que naquele momento nada pode fazer.

Quem se arrisca é o proprietário, e esses não se vão querer entalar, pois um cliente mais chato pode exigir o livro de reclamações e aí kaput.

Eu tenho 1 restaurante e concordo com a proibição, n concordo com a excepção (apesar de o meu restaurante ter + de 100m/util) pq vai haver concorrencia desleal… abraços

No pais onde vivo a lei contra o tabaco ja existe ha muito tempo.
Aqui nao sao 100 metros quadrados e em todos os recintos fechados
incluindo Centros Comerciais.

Todos cumprem a lei, porque os proprios nao fumadores ajudam a cumprirem a lei.

Cada vez mais as pessoas estao consciencializadas,que o tabaco faz mal nao so aos fumadores,mas a todas as pessoas que rodeiem os fumadores.
Finalmente esta a chegar a Portugal! Ja nao e sem tempo! =D> =D> =D>

Eu vou continuar a fumar onde me der na veneta e onde me apetecer, continuando a respeitar as leis de fumo que há mto dei a mim proprio;

Não fumar ao pe de crianças seja em espaço aberto ou fechado.

Não fumar em restaurantes a nao ser que esteja mais alguem a fumar, e mesmo assim perguntando as pessoas mais proximas se me dão autorização.

Não fumar ao pé de doentes, mulheres grávidas, etc.

Em outros casos, basta que alguem me peça para apagar o cigarro e faço-o imediatamente.

No dia em que eu estiver na discoteca, com o meu Vodka Redbull na mão, e o cigarrito na outra, e me vierem chatear por estar a fumar, saio dali e vou procurar uma onde se possa fumar, logicamente, era so o que faltava era tirarem-me o prazer do cigarrito qdo estou a ouvir um som…

Um dia destes entram em minha casa a procura de cigarros, tenham juizo…

a tua casa não é a mesma coisa que a discoteca.

De qq forma as tuas “regras” já cumprem 90% da lei. Duvido que em locais da noite alguém vá arranjar problemas pelo tabaco, a não ser em bares, discotecas não acredito.

Agora ao almocito, ao peq. almoço, etc… a coisa vai complicar para muitos.

here we go…

Eu vou continuar a fumar onde me der na veneta e onde me apetecer, continuando a respeitar as leis de fumo que há mto dei a mim proprio;

Não fumar ao pe de crianças seja em espaço aberto ou fechado.

Não fumar em restaurantes a nao ser que esteja mais alguem a fumar, e mesmo assim perguntando as pessoas mais proximas se me dão autorização.

Não fumar ao pé de doentes, mulheres grávidas, etc.

Em outros casos, basta que alguem me peça para apagar o cigarro e faço-o imediatamente.

No dia em que eu estiver na discoteca, com o meu Vodka Redbull na mão, e o cigarrito na outra, e me vierem chatear por estar a fumar, saio dali e vou procurar uma onde se possa fumar, logicamente, era so o que faltava era tirarem-me o prazer do cigarrito qdo estou a ouvir um som…

Um dia destes entram em minha casa a procura de cigarros, tenham juizo…

É como o Mauras diz, a tua consciência já te faz cumpriu a futura nova lei na maioria dos casos.

Se estiveres numa discoteca, ela terá com certeza mais de 100m2, apenas em alguns bares a coisa pode complicar.

Eu faço exactamente o que dizes, e por isso acho fácil cumprir e não me custará nada!