A minha intenção é abrir um tópico onde se tirem dúvidas sobre a história desportiva do Sporting, nomeadamente sobre taças e troféus.
Para começar, seria possível que me esclarecessem sobre se esta é realmente a Taça Império ganha pelo Sporting a 10 de Junho de 1944 na inauguração do Estádio Nacional?
É que, embora eu não tenha conseguido copiar a fotografia, há uma outra taça que aparece como sendo a referida Taça Império… É de prata mais clara com uma deusa da Vitória (?) no topo e com diversos emblemas do SCP a decorá-la. Se procuraram na Web em imagens aparecem as duas! Como é que isto se explica?
Se tiver a dizer alguma barbaridade, que me corrijam mas, consta que nesse tal jogo tavam em disputa duas taças, a taça império e a taça estádio …
Como o Sporting ganhou as duas, às tantas uma era a taça império (a que tens aí na foto … já que por baixo parece-me tar escrito “IMPÉRIO”) e a outra seria a taça estádio (provavelmente a de que falas que tem os simbolos do Sporting a decorar).
Já tinha pensado nisso mesmo, mas a verdade é que a outra Taça aparece como sendo a Taça Império em imagens da Net, em sítios sportinguistas, e até no livro “História e vida do Sporting Club de Portugal” de Eduardo de Azevedo, que ainda foi adquirido pelo meu avó! Se era a Taça Estádio, porque não lhe chamam assim? Ainda por cima a que aqui reproduzi é bem mais bela (na minha opinião subjetiva claro está).
O Museu «Mundo Sporting» cumpre, esta quarta-feira 31 de Agosto, sete anos de existência.
Idealizado para ser o fiel depositário da memória das conquistas «leoninas» ao longo da sua história, o Museu, sito no primeiro andar do Estádio José Alvalade com acesso pelo Hall Vip, tem recebido milhares de visitantes nos seus 1000 metros quadrados.
São muitos os pontos altos do «Mundo Sporting», que está aberto diariamente para receber os adeptos «leoninos» e os muitos visitantes estrangeiros que habitualmente vêem a Alvalade para conhecer um pouco mais do Clube «verde e branco».