Estive a ler sobre Arte Nova e tornou-se para mim evidente que o 1º troféu do nosso clube é uma bela peça daquela arte que, em Portugal, foi tardia e de pouca duração. Teve início por volta do ano de 1905 e terminou 15 anos mais tarde em 1920 (segundo informação da wikipédia). Este Troféu é de 1907, pelo que a data condiz, mas também o metal combinando com o vidro e a figura mítica de Pã alusiva à Natureza, a fantasia temática, as linhas curvas… Concordam?
É uma pena que não seja devidamente restaurado, pois o vidro está desfeito (se bem me lembro da última vez que visitei o Museu).
10 de Junho de 1944, inauguração do Estádio Nacional. SCP - SLB 3-2.
Este troféu “mexe comigo” como nenhum outro de cada vez que o vejo no nosso museu. É diferente, tem qualquer coisa que nos remete para a grandeza histórica da nossa Nação. Uma Taça Império só pode repousar no museu do Sporting Clube de Portugal e de nenhum outro… Ainda bem que é nossa.
101 anos…e (podes não acreditar) mas ainda anda 1 km a pé por dia. :mrgreen:
A grande curiosidade é que eu e ele na minha família somos os únicos Sportinguistas.
A mais bela taça monumental do palmarés do Sporting Clube de Portugal… E a mais bela de todas as Tereza Herrera que conheço… O desenho deste troféu foi variando ao longo do tempo e, pelo menos eu, não conheço nenhum tão elegante quanto este, de 1961, encimado pela deusa Vitória.
Era uma peça que também ficava bem no Museu do clube, junto ao troféu… Mas não me atrevo a pedir-te que lho sugiras. Eu no lugar dele também não o abdicaria do bilhete, nem por uma estátua no estádio… :great:
Um dia quando o meu bisavô falecer o bilhete ficará naturalmente para mim (até porque sou o único Sportinguista na família). Curiosamente, o bilhete encontra-se muito bem conservado porque está encaixilhado.
Nessa altura, se o Sporting tiver interesse estarei na total disposição de o dar ao clube.
Agora encontrei esta imagem muito melhor do 1º troféu do Sporting.
Será que mostra o tal restauro recente? Assim, com o vidro iridescente esverdeado e a resolução superior (tornando patente os elementos vegetais e mitológicos ligados à Natureza, a abundância de curvas e a escassez de ângulos e linhas direitas), não me restam dúvidas de que é uma bela peça de Arte Nova… Terá sido feita em Portugal? É uma peça de museu… De qualquer museu de arte moderna…