Taças e Troféus do S.C.P

Estive a ler sobre Arte Nova e tornou-se para mim evidente que o 1º troféu do nosso clube é uma bela peça daquela arte que, em Portugal, foi tardia e de pouca duração. Teve início por volta do ano de 1905 e terminou 15 anos mais tarde em 1920 (segundo informação da wikipédia). Este Troféu é de 1907, pelo que a data condiz, mas também o metal combinando com o vidro e a figura mítica de Pã alusiva à Natureza, a fantasia temática, as linhas curvas… Concordam?

É uma pena que não seja devidamente restaurado, pois o vidro está desfeito (se bem me lembro da última vez que visitei o Museu).

10 de Junho de 1944, inauguração do Estádio Nacional. SCP - SLB 3-2.

Este troféu “mexe comigo” como nenhum outro de cada vez que o vejo no nosso museu. É diferente, tem qualquer coisa que nos remete para a grandeza histórica da nossa Nação. Uma Taça Império só pode repousar no museu do Sporting Clube de Portugal e de nenhum outro… Ainda bem que é nossa.

O meu bisavô que felizmente ainda é vivo e a razão de eu ser Sportinguista foi ver esse jogo ao vivo!

:o :clap: :clap: :clap: :mais:

E ainda tem o bilhete… :mrgreen:
Eu já lhe pedi muitas vezes que me desse mas ele disse-me sempre que não…para ele é muito valioso

Imagino, espero que não te importes que pergunta a idade dele?

101 anos…e (podes não acreditar) mas ainda anda 1 km a pé por dia. :mrgreen:
A grande curiosidade é que eu e ele na minha família somos os únicos Sportinguistas.
:beer:

Uau grande Leão! :venia:

Acredito pois!

E não era propriamente um jovem em 1944 :mrgreen:

:offtopic:

Pois não :mrgreen: …ele já em 1940 trabalhava em Paris quando os Nazis ocuparam a França.

O meu bisavô que felizmente ainda é vivo e a razão de eu ser Sportinguista foi ver esse jogo ao vivo!
[/quote]

:o :clap: :clap: :clap: :mais:
[/quote]
E ainda tem o bilhete… :mrgreen:

Eu já lhe pedi muitas vezes que me desse mas ele disse-me sempre que não…para ele é muito valioso
[/quote]

Um dia épico para ele sem dúvida… 8)

Oh meu deus!!! Isso é incrível.

o sporting é o maior clube do mundo :beer:

É linda!

Primeira supertaça do nosso historial, está junto das outras 8 no museu.

A mais bela taça monumental do palmarés do Sporting Clube de Portugal… E a mais bela de todas as Tereza Herrera que conheço… O desenho deste troféu foi variando ao longo do tempo e, pelo menos eu, não conheço nenhum tão elegante quanto este, de 1961, encimado pela deusa Vitória.

Sporting - Reims: 3-2

Era uma peça que também ficava bem no Museu do clube, junto ao troféu… Mas não me atrevo a pedir-te que lho sugiras. Eu no lugar dele também não o abdicaria do bilhete, nem por uma estátua no estádio… :great:

Eu acho que a restauraram…

Eu acho que a restauraram…
[/quote]

:great:

Um dia quando o meu bisavô falecer o bilhete ficará naturalmente para mim (até porque sou o único Sportinguista na família). Curiosamente, o bilhete encontra-se muito bem conservado porque está encaixilhado.
Nessa altura, se o Sporting tiver interesse estarei na total disposição de o dar ao clube.

SL

Seria uma bonita atitude da tua parte, pois mais sportinguistas poderiam ver a peça. :great:

Agora encontrei esta imagem muito melhor do 1º troféu do Sporting.

Será que mostra o tal restauro recente? Assim, com o vidro iridescente esverdeado e a resolução superior (tornando patente os elementos vegetais e mitológicos ligados à Natureza, a abundância de curvas e a escassez de ângulos e linhas direitas), não me restam dúvidas de que é uma bela peça de Arte Nova… Terá sido feita em Portugal? É uma peça de museu… De qualquer museu de arte moderna…