Taça UEFA passará a ser Liga Europa

O Comité Executivo da UEFA aprovou a alteração da designação da Taça UEFA, que passará a chamar-se UEFA Europa League, a partir da época 2009/10.

“Novo impulso”
O novo nome é o prenúncio de grandes mudanças na prova, que terá uma nova fase de grupos de 48 equipas, com exploração centralizada dos direitos de transmissão, a imagem de um patrocinador e uma bola exclusiva, para além de sponsorização desde a fase eliminatória, um novo logótipo e identidade visual própria. O presidente da UEFA, Michel Platini, afirmou: “As mudanças vão melhorar esta histórica competição, que é deveras importante para a UEFA e para o futebol europeu, visto levar a mais adeptos, jogadores e clubes o encanto das provas europeias. Estou convencido que este renovado formato dará à UEFA Europa League um novo e bem sucedido impulso”.

Grande mudanças
A mudança de nome, logótipo e imagem de marca da competição é o passo que se segue, após a aprovação da alteração do formato da Taça UEFA e a criação de uma verdadeira fase de grupos, com jogos em casa e fora. Esta decisão foi adoptada pelo Comité Executivo da UEFA em Dezembro de 2007, durante um encontro realizado em Lucerna, na Suíça. A mudança de nome reflecte melhor o formato da competição e, com as inovações no logótipo e na imagem de marca, as alterações evoluem para níveis tais que se pode considerar que a época 2009/10 marcará o nascimento de uma nova prova.

Realidade mudou
O novo nome e logótipo ajudará a sublinhar a identidade especial da competição e o seu singular sentido desportivo. O novo formato encorajará as equipas dos países emergentes ou clubes menos mediáticos a mudarem a velha ordem, e a identidade da prova procurará reflectir isso mesmo. Com todas estas inovações, a UEFA pretende rejuvenescer a competição à luz de um novo enquadramento no futebol europeu, que mudou significativamente com o enorme sucesso da UEFA Champions League, para que UEFA Europa League se possa impor como uma grande prova de clubes.

In uefa.com

A UEFA decidiu hoje em Bordéus, França, onde está reunida, a alteração do nome da Taça UEFA, que passa, a partir da época 2009/2010 a chamar-se Liga Europa. Com esta mudança que implica, também, uma reforma no próprio modelo da competição, pretende-se beneficiar, sobretudo, as pequenas e médias potências futebolísticas. Na fase de grupos participarão 48 equipas, com jogos fora em casa. Esta reforma implica, por outro lado, retoques na Liga dos Campeões. Embora as agências de notícias ainda não forneçam pormenores, parece líquido que se assistirá, cada vez mais, à separação entre os colossos do futebol europeu e os “outros”, o que bem poderá significar que às equipas portuguesas será cada vez mais difícil aceder à principal prova europeia.

In O Jogo

Espero que aquele troféu que nos fugiu, naquilo a que designo pelo Trauma 05/05, não seja mudado, dado que é lindíssimo e ainda acalento esperanças de o ganhar!

O sacana do açoreano fez edit e estragou-me o post. :wink:

Vou aguardar para saber mais detalhes sobre as alterações, mas à partida tudo o que venha do Platini não me agrada.

:arrow:

Mais uma excelente notícia para os Tubarões da Europa. Assim vão só jogando entre eles e os outros ficam na Liga Europa. É para ver se os países com menos pontos no ranking não se queixam muito das vagas.

é vuk.10, isto cheira a rebuçadinho para calar os pequenitos…

                                          [size=14pt][b]O novo logótipo da competição[/b][/size]
       
       [img width=600 height=400]http://img527.imageshack.us/img527/8329/754082biglandscapeaw0.jpg[/img]

O logótipo é bonito e de certa forma responde ao C!lH@, já que nele está incluída a forma da taça actual.

A mim parece-me uma boa ideia, trazendo uma já tardia melhora á T. UEFA. Falta saber se
tambem dá para ganhar guito a serio.

Se fossem honestos, passavam a chamar à Champions “Europa League Division 1” e à UEFA “Europa League Division 2”… Vamos ver se a mudança de formato ajuda a equilibrar as coisas, mas enquanto uns receberem fortunas por ir à Champions e outros trocos por ir à UEFA, continuarão a dominar sempre os mesmos clubes, salvo algumas excepções ou a intervenção do eventual oligarca ex-soviético.

A propósito, alguém reparou que em Itália as Séries C1 e C2 passaram a chamar-se “Pro Lega - prima divisione” e “Pro Lega - seconda divisione”? Estarão a imitar a League 1 e League 2 de Inglaterra? Qualquer dia também entramos nessa onda e passamos a ter a 1.ª divisão máxima, a 1.ª divisão de honra, a 1.ª divisão intermédia, a 1.ª divisão inferior, a 1.ª divisão distrital A, a 1.ª divisão distrital B e a 1.ª divisão distrital C e assim todos os clubes, mesmo os da Liga dos Últimos, passam a jogar na 1.ª!

Se mantiverem o troféu, é excelente. É uma taça sui generis, muito bonita e que infelizmente não soubemos conquistar. Quem me dera que essa tristeza me saísse da cabeça. A partir do dia 18 de Maio de 2005, a minha maneira de olhar para o Sporting alterou-se dramaticamente, o desânimo e a descrença foram tantos que tudo agora parece estar errado no clube por muito que esteja bem.

Vê o lado positivo da coisa, serviu como uma vacina que nos protege das derrotas. Por mais que percas nunca vais sentir as dores que sentiste naquele dia…a não ser que hoje leves 5 ou 6 :mrgreen:

Ahhhhhhhrgh… facadas. Livrai-nos disso como da doença!

Isto parece mais a Master League do PES. Não me admiraria de ver uma LC apenas com 4 grupos de 4 equipas.

Já faltou mais. E quando isso acontecer, cheira-me que os clubes portugueses não voltam a pôr lá os pés ^-^

Era mais ou menos esperado.

Já há a Liga dos Milhões, agora fazem a Liga dos Milhares. Talvez dê um pouco mais de prestigio e visibilidade a uma prova que francamente não a tem.

Quatro grupos de quatro equipas não digo, mas eu defendo claramente que os únicos que devem pôr os pés na Liga dos Campeões são os… CAMPEÕES de cada país. O resto são intrusos e o seu lugar é nesta Europa League. :inde:

Mas teriam que ser os campeões dos países melhor posicionados no ranking. Senão teríamos o Anorthosis, o Kaunas, o Litex…

Pá, azar. As eliminatórias servem para isso. Não acho é justo que equipas classificadas em 2º, 3º ou até 4º lugar vão a uma competição chamada Liga dos CAMPEÕES.

por isso é aquilo é a liga dos milhões…

fazes isso, e as receitas de publicidade e consequentemente os prémios de jogo baixam astronomicamente. Eu também acho que TODOS os campeões deviam estar obrigatoriamente na fase de grupos, e talvez, com esta nova liga, eles mudem isso, mas só campeões nunca vai acontecer.