É mais ou menos consensual que Paulo Bento vai ter de mexer na equipa se quiser dar a volta à situação, e os nomes de Ronny, Veloso, Romagnolli e Liedson, são aqueles aos quais se apontam maiores responsabilidades pelo mau momento da equipa. Portanto prevêem-se algumas alterações no jogo da Taça, onde não há nenhuma margem de erro para o treinador, que no entanto não devem passar pela aqui muito reclamada mudança de táctica, com o fim do famoso losango.
Assim julgo que mudarão apenas alguns nomes e penso que a mexida mais consensual e quase certa será a entrada de Grimi para o lado esquerdo da defesa. Ainda neste sector, Paulo Bento poderá ponderar o regresso de Pereirinha à titularidade, embora este não me pareça ser um passo fundamental, mas para o bom funcionamento do losango, exigem-se laterais capazes de fazer um constante vai e vem nas alas, pelo que acredito que Pereirinha terá melhores condições do que Abel para ser esse jogador, de qualquer forma repito que não é por aí que o gato irá às filhoses.
No losango Romagnolli é a saída mais certa, tendo como opções para o seu lugar Moutinho, Celsinho ou mesmo Vukcevic, enquanto no vértice mais recuado Adrien poderá ter a sua oportunidade, mas se calhar Paulo Bento não vai arriscar muitas mudanças ao mesmo tempo, pelo que eu apostaria apenas na entrada do miúdo para o lugar de trinco com o Capitão a avançar para a posição 10, dando mais cobertura é solidez ao meio campo.
O maior problema está no ataque, onde se não se consegue arranjar um parceiro para o Liedson, o que se poderá dizer se pensarmos numa alternativa a um levezinho desmotivado, para não dizer outra coisa? Eu no lugar do Paulo Bento tinha uma conversa muito frontal com ele e encostava-o à parede, está na altura de se colocarem as cartas na mesa. Ou ele quer ou não quer e como o Delei já está quase pronto, para mim este seria o jogo em que o Liedson teria de demonstrar se está ou não com o treinador, uma espécie de última oportunidade de manter o lugar. Mais vale jogar com elementos de menor qualidade de que com um jogador que está desinteressado.
Finalmente a questão do guarda-redes que num jogo de Taça poderia ser o suplente ainda mais quando esse suplente tem a qualidade de Stojkovic, mas poderá Paulo Bento confiar nele, estando numa situação tão complicada como está? Eu se calhar não me arriscava.