Tópicos dos químicos indesejáveis

Recebi este e-mail que já anda a circular por aí:

"Devem procurar o nome do composto em inglês: Sodium Laureth Sulfate.

Aos produtos abaixo identificados juntam-se o gel de banho da Sanex, os sabonetes líquidos do Carrefour e Feira Nova (produtos brancos) e o shampoo da Dove.

Verifiquem se entre os ingredientes do champoo que usam há uma substância chamada “Lauril Sulfato de Sódio” ou LSS.

Esta substância faz parte da composição da maioria dos champôs pois os fabricantes utilizam-na por ela produzir muita espuma a baixo custo. No entanto o LSS é usado para lavar chão de oficinas (é um desengordurante).

Verifiquei que o champô Vidal Sassoon não tem LSS, mas outras marcas como: VO 5, Palmolive, Paul Michell, Organics, Revlon Flex, Dimension o novo HernoKlorane champô, e muitas, muitas outras, contêm esta substância.

Ligou-se para um destes fabricantes,e foi-lhes dito que eles estavam a usar uma substância cancerígena. Eles concordaram com a afirmação,mas disseram que não podiam fazer nada pois precisavam dela para produzir espuma o que é bastante grave A percentagem de contrair cancro era de 1 em 8000 e nos anos 90 era de 1 em 3.

A pasta dentrífica Colgate ( bubbles) tambem contem LSS

Espero que tomem esta advertência com seriedade e a partilhem com as pessoas que conhecem, talvez possamos parar de “espalhar” por aí o"vírus" do cancro, evitando comprar champôs que contenham o LSS-Lauril Sulfato de Sódio, até que os seus fabricantes tomem a providência de substituir este componente por outro que não prejudique a saúde dos seus consumidores.

Por favor passem esta informação para o maior número possível de pessoas que isto não se trata de uma corrente, mas de uma preocupação com a nossa saúde."

Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa

Dr.ª Catarina Roriz

Por mim não estou preocupado por não uso nenhum dos champôs referidos. De qualquer modo pode ter interesse público. Só resta saber é se é mesmo verdade ou é uma peta.

Os químicos cá do fórum que digam de sua justiça.

«Por favor passem esta informação para o maior número possível de pessoas que isto não se trata de uma corrente, mas de uma preocupação com a nossa saúde.»

Poderá não ser uma «corrente», mas não será um «concorrente»? Tantas marcas de Shampôo têm na sua constituição esta substância pseudo-cancerígena e a UE ainda não se pronunciou? E quem é esta Catarina Roriz? Ela existe mesmo? Foi ela que escreveu este alerta?

É que este tipo de avisos por e-mail, fazem-me lembrar aqueles alertas de vírus fatais que dão cabo dos PCs e etc. Nunca apanhei nenhum, nem conheço ninguém que tenha apanhado. 8)

Normalmente o tipo de pessoas que tenho nos meus contactos não é do género de enviar este tipo de e-mails. Talvez por ter sido excepção me tenha chamado à atenção. E foi por isso que resolvi postar aqui, porque sei que existem aqui pessoas que percebem muito desta matéria, e assim poderiam descodificar se é treta ou não.

Este mail já anda a rodar na net à anos e tal como tantos outros é um “Hoax”, ou seja, uma estória que até parece credível mas é totalmente falsa. É como aquelas mensagens que dizem que são para angariar fundos e que cada vez que enviarmos para alguem estamos a contribuir com “x” centimos ou euros. Tudo treta para fomentar o spam.

Essa substância aparece em praticamente tudo o que é shampoo, gel de banho, etc.

:arrow:

Pronto, sendo assim fico esclarecido de que é mais uma treta. :-[ Vou já dar cabo do juízo do sabichão que me enviou este e-mail e que me fez passar uma vergonha. :-[ >:D Uma embalagem de Organics naquelas ventas era pouco. :twisted:

LOL . assim já posso lavar o cabelo com champô descansado. ^-^

Estava a ver que tinha que lavar com sabão. :lol:

Também já recebi esse email há uns anos, mas não liguei.

É assinado por uma Dra. Catarina Roriz que apenas diz ser da Faculdade de Ciências da UNL, sem especificar o cargo que lá desempenha, ou o departamento que trabalha. Ainda por cima opta por divulgar isto por email e ora fala de “Sodium Laureth Sulfate” ora fala de “Sodium Lauryl Sulfate”, que são coisas diferentes. Logo aí dá para ficar com uma ideia da seriedade do email.

Não obstante, pesquisei num dos maiores sites de revistas científicas indexadas e não encontrei nenhum artigo que estabelecesse qualquer tipo de associação entre o SLES e o cancro. Há no entanto vários artigos que mencionam irritações cutâneas. Mas houve um que me chamou a atenção pois comparava o Sodium Lauryl Sulfate (SLS) com um outro detergente, o Sodium Laureth Sulfate (SLES) e demonstrava que o 1º era mais susceptível de causar irritação cutânea.

Em todo o caso, sempre tive muitas reservas sobre tudo aquilo que não nos é fornecido pela Mãe Natureza. Hoje em dia fabrica-se muita coisa, há muitas substâncias que não existiam antigamente, ou que não existiam nas concentrações que existiam antigamente, por isso prefiro jogar pelo seguro e não abusar de um sem-número de produtos.

Encontrei um outro artigo, este excelente para quem sofre de insónias, do American Journal of American Dermatology. Logo no ínicio da página 6 (do pdf!) fala especificamente do SLS.

Podem consultar em anexo.

safety on cosmetics.pdf (116 KB)

E então?! Sabãozinho azul e branco é o melhor que há para lavar… :smiley:

:naughty: :slight_smile:

E há outro composto, o cloridrato de alumínio, dos desodorizantes, que é mais grave no uso de sprays e para as mulheres (dada a próximadade das mamas). Este composto ao longo do tempo é muito mau para a saúde, e a veracidade de tal afirmação está comprovada não só pelo meu professor de ecotoxicologia como por outros médicos. Normalmente os desodorizantes mais baratos é que têm. Funciona como anti-transpirante.

Razão pela qual passei a comprar roll-on da Old Spice, o unico que não trazia tal composto na composição. Mas também mais caro.

É o que eu digo. São porcarias a mais e os estudos científicos aprofundados dificilmente conseguem acompanhar o ritmo de desenvolvimento dessas novas substâncias com as quais convivemos no dia-a-dia, pelo que é normal que só se descubram os efeitos perniciosos de alguma substância muito tempo depois de esta entrar no mercado, quando já faz parte das nossas vidas e já a usámos durante muitos anos. Por isso é que sou muito conservador e tenho muita cautela em relação a dezenas de produtos e às substâncias ditas “artificiais”.

Em relação ao cloridrato de alumínio, não sabia disso, mas de qualquer forma eu não costumo usar desodorizantes anti-transpirantes. A não ser que o suor seja daqueles que quando a pessoa em causa entra numa sala, toda a gente dá um passo atrás com o smell, não compreendo porque é que alguém quererá usar um produto que inibe uma das funções fisiológicas mais básicas e importantes do corpo humano. Acho que toda a gente conhece a história daquele maratonista português que decidiu cobrir o corpo todo com sebo para não transpirar durante a corrida e não desidratar. Resultado: esticou o pernil.

Há dias apercebi-me que aqui nos States há uma espécie de lobby anti-aspartame, aquele adoçante que se usa como substituto de açucar, já que tem 0 calorias. Diz-se que a longo prazo tem efeitos neurodegenerativos, por outras palavras derrete os neurónios. Nunca tinha ouvido tal coisa, embora tenha um primo na Austrália que há tempos andava com ataques de espasmos, foi ao médico e este disse-lhe que a causa provável era reacção ao aspartame e disse-lhe para parar de consumir adoçantes com essa substância. :inde:

Anti-transpirantes nunca, é uma necessidade primordial do organismo, tudo o que o impeça será nefasto de certeza, no entanto não é preciso usar Old Spice :hand:

old spice cheira bem, que diabos! :twisted:

Boas, quanto ao aspartame, vi na sick acho que era o “Toda a verdade”, que este havia provocado graves
danos neurologicos a alguns dos simios testados. Depois falam em “jogos politicos” com a FDF, ocultação de resultados, etc…

Na verdade, existe em quase todos os produtos light. E desconheço casos associados, se existem, tirando o que o eddie descreveu.

Por acaso fui ver o desodorizante que estou a usar agora (Nivea Aqua Cool roll-on) e tem essa coisa do Cloridrato de Alumínio. :frowning: Já me meteste medo. :lol:

E depois fui ver todos os outros desodorizantes do resto da família que haviam cá em casa (Rexona, Dove, e outras variedades da Nivea), e não é que todas contêm essa substância?!

Vou tentar passar a usar um que não tenha essa substância. Não há mais nenhuma marca ou gama de desodorizantes para além da Old Spice (de preferência dos roll-on) que não tenha essa substância?

P.S.: Ah, e sempre que saibam destas coisas, digam aqui que é para um gajo não se andar a envenenar sem saber. Eu até admito envenenar-me, só que gosto de saber para a fazê-lo que o seja voluntariamente.

Uso o Polo Sport Water Basics Roll On, fui ver, e nao me parece que tenha a substancia referida :great:

lá está, os desodorizantes mais caros não utilizam essa susbtância. Não sei porquê, mas é um denominador comum.

Decidi mudar o nome do tópico, para que o debate possa abranger todas as substâncias presentes no nosso quotidiano e devemos evitar.

Lembrei-me agora de uma questão. São os “E”'s muito presentes em refrigerantes. Lembro de quando era puto e andava na escola nas aulinhas de ciências se falar daquelas substâncias cujo nome era “E-3 algarimos”. Lembro-me de se falar, e depois vi também uma reportagem televisiva sobre isso, que alguns desses “E-…” eram cancerígenos segundo muitos estudos científicos, e que alguns dos mais perigosos estavam a ser retirados dos produtos por legislação europeia. Salvo erro o mais perigoso era o E-322, que aparecia no Sunny Delight e em mais alguns refrigerantes muitos deles de sabor a laranja. Mas depois, acho que também haviam alguns “E-…” presentes nos ingredientes dos refrigerantes que até eram benéficos para o organismo por terem, salvo erro, propriedades anti-oxidantes.

Alguém que saiba, que deixe mais esclarecimentos sobre o assunto.