Tópico dos Carros

Ok, mais uma razão para conservar os meus.

De que ano é a tua v50?

2008

S40 de 2004.

Sempre foi tua? Não mete agua no inverno?

Comprei semi nova em 2009.

Nunca teve esse problema. Até agora só problemas mais ou menos simples. Levou alternador há pouco tempo. Turbo, embraiagem, etc tudo original. Tem quase 370 mil km.

é que todos os volvos feitos na fábrica da Bélgica tem esse problema pelo menos entre 2008-2011, eu tive um c30 com esse motor de 2010 que metia água pelo plafonier quando chovia, esse bastava empurrares o vidro por dentro que se notava, o vidro mexia mesmo. I ano passado num jogo no inverno em Alvalade a caminho do estádio caiu água para cima do volante e a buzina começou a tocar sozinha, tocava e apagava tipo de x em x tempo, cheguei ao metro de Odivelas no parque a buzina começou a tocar e não parava, foram 2 monhes que foram buscar uma chave inglesa a casa para desligar a bateria.

Estou a vender o carro da minha companheira, um Peugeot 2008.

Tenho o anúncio publicado em várias plataformas. Ontem, através do Marketplace, uma mulher cujo perfil parece claramente fake veio perguntar se tinha o carro disponível, se tinha algum afazer mecânico, coisas até aí normais para um primeiro contacto.

Respondi afirmativamente a tudo, depois pergunta quando pode ver o carro e digo-lhe hoje e peço lhe o contacto para ter do meu lado, sempre desconfiando desta pessoa.

Ela diz que sim que pode ser mas antes de me dar isso e combinar hora/local pede-me o relatório VIC, desconhecia o que era (este é o meu segundo carro que vendo e nunca ouvi tal coisa), mas trata-se do certificado de inspeções técnicas do carro gerado pelo IMT.

Depois de aprofundar melhor o processo desse documento e como se pede o documento, reparei que tem um custo de 30€, o qual não vou despender sem sequer a pessoa ver o carro primeiro e ver se está efetivamente interessada. (Papagaios de boca há muitos, chegarem-se à frente realmente é que nem por isso).

Resumindo, disse que não tinha o documento e que se tivesse interesse em ver o carro, eu tinha esses mesmos documentos das inspeções técnicas em minha posse, bem como do registo do carro (é importado) e outros que sejam pertinentes partilhar. Não tenho nada a esconder e o carro está em perfeitas condições e com tudo tratado. Continuou a insistir no documento VIC, e que se a ficha tivesse limpa que me reembolsaria do valor (claro, isto vindo duma brasileira de perfil falso). Tudo cheira a esturro.

A minha questão é: há alguma burla ou modus operandi que envolva o VIC? Qual é este súbito interesse de uma pessoa em ter isso sem sequer vir ver o carro primeiro? É que nem tentou regatear o preço, fazer muitas questões sobre o carro nada disso, só se era o primeiro dono e se tinha afazeres mecanicamente. Mesmo depois de lhe dizer que tenho tudo em ordem, legal e disponível para consulta presencial, só queria o VIC. Brasileira, perfil falso, contacto vindo do marketplace, pedir info concreta do carro, escrita típica de burla (embora sem erros) é claro que desconfiei logo desde início e que não vou fazer a emissão de nenhum documento. Logo eu que sou um medroso com estas merdas online, até a matrícula corto em todas as fotos. Mesmo quando me encontro pessoalmente para mostrar um carro combino à porta da PSP local (para dissuadir logo pessoas com outros interesses).

Já agora aproveito para perguntar se conhecem na zona de Lisboa e arredores, algum stand/ centro que compre carros em 2a mão a valores decentes de mercado? Sem ser aquelas ofertas típicas de menos 3 ou 4k a um veículo, estilo compramos o seu carro

Os gajos do Compramos o Seu Carro fizeram-me uma proposta muito boa pelo carro da minha mulher. Custou 19.500, novo, em 2018. Ofereceram-me 10.450€, agora.

Não o vendi porque ela não quer.

Também já tinha lido mais alguns casos assim, com boas avaliações. Mas infelizmente não me calha a mim :sweat_smile: digo isto porque tanto da última vez como desta, os valores são bem abaixo do mercado. Acabei por vender o primeiro por mais quase 1500k do que o que ofereciam. E neste nem acho que esteja a pedir valores acima, fiz várias avaliações no stand virtual/pisca pisca etc e o valor que estou a pedir face aquilo que é considerado no sistema fica abaixo da média. No caso deste a diferença é de quase 3k a menos. Até em stands de retomas já me ofereceram bem mais

Agora neste chegou o ridículo de fazer uma reavaliação e colocar mais fotos com os extras que tenho e não tinha enviado antes (teto panorâmico e mais uns acrescentos do carro) e o valor ainda ser inferior à primeira proposta. Não percebi o sentido..

Será que tem um carro semelhante para vender com problemas e quer ter essa ficha de um carro em bom estado, com um photoshop?
E estar a par de o que é essa ficha “é de valor”.

Uma das experiencias que tive de alguem que viu o anuncio no Ocasiao ja foi ha uns anos e
nem discutiu preço , nem quis experimentar, so me ligou mal saiu o anuncio que queria o carro.

Neste caso era o carro da esposa que era para despachar porque serviu para desemborrar no transito, (era antes da mae de uma amiga e a senhora so devia andar em 1ª e 2ª, so serviu para ter chatices com o comprador, quando fomos para fazer a declaracao em papel e lhe disse que queria uma fotocopia do bi dele, dsse que nao tinha o bi ali. Depois la arranjou uma copia na carteira muito mau estado.
Mais tarde começaram a aparecer passagens em via verde e bomba de gasolina sem pagar. O carro tinah sido da mae de uma amiga e aquilo nao andava rigorosamente nada, estas biicletas eletrica andam mais que aquilo andava. Conclusao, liguei-lhe e a dizer que ia dar os dados dele para as companhias e disse-me que ja tinha vendido o carro. Que me ia dar os dados do outro, mas nao aceitei, dei os dados dele e mandamos a aprender o carro, so chatices e tempo a contra e a tivemos de pagar os iucs desses anos todos. Conclusao o valor do carro vendido foi tao baixo que acho que ainda tivemos prejuizo. Ainda estou para saber como é que aquele carro que nao andava mesmo nada, ia ate quase Elvas, Porto…

Conclusao, anda 3/4 do mundo a enganar o outro 1/4.

1 Curtiu

Lê este post, pode ser que ajude:

https://www.reddit.com/r/AutoTuga/comments/1nspx62/conclusão_melhor_forma_de_vender_carro/?utm_source=share&utm_medium=web3x&utm_name=web3xcss&utm_term=1&utm_content=share_button

1 Curtiu

Tb gostei da avaliação que me fizeram a um Peugeot 5008, à 1 ano.
Só não vendi porque ainda não tinha o carro novo, e eles queriam comprar-me o carro naquela semana.
Ainda tive que esperar cerca de 2 meses pelo carro e depois um conhecido do vendedor ficou-me com o carro por mais 300€.
Mas foi uma boa avaliação.
Tem um centro de avaliações em Alfragide.

Alguém por aqui com feedback do motor 1.0 TSI do grupo Volkswagen?

Mais precisamente a versão de 95 CV montado num Skoda Fabia de 2021.

Ando de olho num e pelo que leio é do mais fiável que vai havendo nos 1.0 tri-cilindricos turbinados.

É um motor muito equilibrado. Quem não o conheça pode pensar que é fraco, mas surpreende ao nível das prestações e dos consumos. É ótimo de se conduzir em meio urbano, não compromete em autoestrada e não é difícil de se fazer consumos inferiores a 6L/100KM.

Claramente uma boa aposta.

Voltando ao mesmo que ainda não me decidi mas já reduzi os candidatos e não está fácil escolher por isso venho a ver se alguém me dá uma ajuda racional.

Todos os carros com o dito motor 1.0 TSI de 95 CV e a todos vou descontar 1000€ que é o que me dão pela viatura que tenho para despachar.

Eu não sou muito de mariquices logo não dou grande valor a “extras” mas há alguns que gosto.

Eu valorizo muito mais um sistema de entretenimento com possiblidade de ligar o tlm por android auto ao carro que um Cruise Control ou câmera de marcha atrás por exemplo.

Dito isto para fazer cerca de 10000km/ano.

Este Skoda, o mais barato dos 3 mas também o mais velho e de longe o que tem mais kilometros. Este carro é o que me parece ser o menos equilibrado em equipamento mas ao mesmo tempo o que me parece o negócio mais racional.

SEAT Ibiza de 2024 com praticamente 40.000km, o carro que a minha senhora preferiu.

Por último o meu preferido.

Volkswagen polo de 2022 com 26.000 km.

Consigo pagar qualquer um a pronto mas quando me decidi trocar de carro não tencionava sequer gastar mais de 12k, infelizmente apenas um se enquadra no orçamento inicial.

O mercado de usados está uma miséria, eu se quiser vender o meu Dacia Sandero stepway de 2021 no mínimo consigo não perder dinheiro no carro.

Qual acham a melhor escolha?

Tenho um ibiza mas fr é a mesma coisa e até ver super satisfeito. E sou da mais alta

Não recomendo o Skoda. O motor é exatamente igual ao do Ibiza e Polo, mas é claramente o mais “despido” de equipamento e o que parece em pior estado (os plásticos da mala estão todos riscados). O sistema multimédia/entretenimento desse exemplar não tem nada de extraordinário, deve ter só o rádio e conexão do telemóvel para chamadas.

Entre o VW e o Ibiza é o que te agradar mais. Tenho muitos quilómetros feitos em qualquer um desses e prefiro o VW, que tem uma construção superior e é mais confortável.

1 Curtiu

Qual é a máquina que vais entregar por 1000€ @coelho_scp

A minha Peugeot 307 HDI de 2005 com embraiagem e bi-massa nas couves.

Se de resto estiver boa, e o motor NÃO fôr o 1.4 HDi, merece bem a pena arranjar!!