A quantidade de óleo é importante (claro!) mas a qualidade dele também, até é mais isso que me preocupa neste caso: tens óleo suficiente mas já não lubrifica como deve ser.
Dá barraca na mesma!
Alguem ja teve um Golf mk1? Que tenha cuidado deste
https://www.otomoto.pl/oferta/volkswagen-golf-ze-szwecji-1-8pb-95km-bezwypadek-karmann-rej-pl-ID6EdRaW.html#map
Esta % nao e relativamente a quantidade de oleo
A Opel tem um sistema que te da a % de qualidade do oleo mediante os percursos que fazes, o que e muito interessante e que as marcas deviam referir nos seus manuais. Ja que 20 mil kms em percursos interurbanos e completamente diferente para a degradacao do oleo de 20 mil kms de percursos essencialmente citadinos. Dai que ate estranho nao ser algo mais ou menos ‘standard’ em todos os carros atuais este tipo de indicador.
Bem mais importante que estabelecer um limite de kms. Porque fazer revisoes de 25 em 25 mil kms nao me parece nada de problematico, os oleos de hoje em dia nao tem nada a ver com os oleos de ha 20 anos atras. O problema e as pessoas acharem que esses 25mil kms sao iguais quer tu os facas todos os dias a fazer 100kms diarios por AE e IP vs fazeres esses 25 mil kms a tirar o carro da garagem para ir para o trabalho com transito pelo meio num percurso de 4/5kms.
Mais carros deviam ter um sistema assim, mas a maioria nem a temperatura do oleo indicam. É o caso do meu.
E concordo com tudo o resto que dizes, é mesmo isso!
Eu como trabalho em casa não ando muito com o carro, embora de vez em quando faça km´s só para que o motor aqueça bem. E puxo por ele quando está quente para não pensar que é uma velha o condutor!
Mas com os preços actuais da gasolina é um hobby caro!
Acrescento:
É por isto que fiz a manutenção. Prefiro mudar o óleo (principalmente) demasiadas vezes que de menos.
Eu tambem sigo essa logica.
Mas com o uso que o carro tem nao me preocupo muito, sinceramente. Basicamente e para as voltas do dia a dia e ir 2x por mes a Lisboa. E um uso tao bom para um motor a gasoleo que o ultimo deposito de adblue fez-me 18 mil kms
Preciso de ajuda a convencerem-me do contrario
Quero trocar de carro, estou indeciso entre adoptar já um elétrico (De olho do Jaguar I-Pace ou Polestar) ou continuar a carregar no fossil, e comprar um M4 ou GTR.
Todos eles usados, claro.
O meu problema é a vida util de ambos por motivos diferentes.
- Daqui a 6/8 anos o eletrico vai valer desvalorizar bastante porque as baterias vao estar toda dobradas.
- Daqui a 6/8 anos o a gasolina vai valer desvalorizar bastante porque o eletrico será mais adoptado e a gota deve estar nos 4€ o litro.
Conduzi ambos os três e curti de todos, por motivos diferentes claro.
Haverá um filho a caminho por isso preciso dos 4 lugares que o meu actual nao têm.
O Jaguar é o mais pratico, mas os meus pais criaram-me e a minha irma com um Renault 5, Peugeot 206, Opel Corsa B, e tanto iamos ao Algarve como á Guarda ou Benidorm…por isso o M4/GTR servem na mesma.
Ps. dentro de 2/3 anos devo retornar á tuga e levar o carro, por isso convem ter isso em mente.
Aproveita enquanto ainda ha motores de combustao sem teres que pagar uma tonelada de taxas por lhe dar uso.
pois mas provavelmente pagarei esse preço na altura de venda.
estou inclinado para o eletrico e mato as saudades alugando ocasionalmente um ou outro (em track days)
Um GTR? Nao te preocupes que havera’ quem o quer.
Nem que vendas para um pais onde negam o climate change.
Isto é que são problemas e dilemas!!
Concordo, e alguns carros especiais a gasolina vão valer uma pipa de massa no futuro, tais como alguns old-timers agora.
Quais vão ser os especiais é que é mais complicado prever.
Quem os compre deve de ser um apaixonado, ou entao um milionario, mas esses so vao para bugatis e etc.
Um GTR em bom estado e poucos km´s é capaz de entrar na lista no futuro.
Tal como agora com old-timers, nem só os modelos high-end do passado valem muito dinheiro hoje em dia, embora alguns desses valerem mesmo muito dinheiro (milhôes!) hoje em dia.
Para quem seja mais do estilo street racer.
Porem ficava-me pelo subaru impreza (o mitico com as estrelas),Lancer evolution ou Honda Nsx
Acho que o hype passou uma beca.
Houve ali um pico em que valorizaram bastante, mas entretanto parou/acalmou.
Mas o futuro será diferente do que temos agora em relação a old timers.
Taxas imensas em relação à gasolina e o preço em si.
E não tenho garagem haha
Em Portugal não é um carro especialmente bem visto e se a ideia é trazê-lo para Portugal…
Um Cayman ou um Supra já me enchia as medidas.
O 440i tb está bem.
Queres trazer pra PT e consideras um eletrico? Queres demorar 1 semana a fazer a viagem?