Death Note aí. Após o tal momento, caem personagens quase de para-quedas no anime, e a história é algo rushed como apontas, não desenvolvendo tão bem os personagens novos e nao dando tempo para os espectadores se afeiçoarem a eles.
Deixa-me pegar só neste pedaço. O que arruinou para mim um pouco, nem é tanto o não ter tido o referido tempo para me afeiçoar ao Near por exemplo, mas…
É preciso ter presente que o Yagami é sem dúvida alguém com uma inteligência fora do normal. Só alguém do mesmo calibre ou superior poderá esgrimir da forma como L o fez para encurralarr Light no seu próprio jogo e obter as respostas sobre a onda de assassínios
.
Embora com quase sempre 90% de certeza que Kira seria o Raito, a verdade é que L nunca o conseguiu provar de modo a que o primeiro fosse preso… e num momento que nem ele pôde prever (a tal história do olho de shinagimi), foi atirado para fora do “tabuleiro”.
Ora a queda de L é o momento fulcral no anime até ao momento restando depois um vazio tremendo, aqui só há duas hipoteses:
…ou o anime acaba passado 1 ou no máximo 2 episódios para sair em grande, dando uma definição de como a humanidade ficará!
…ou fazem algo mais ousado extendendo a série, mas tendo material épico o suficiente que suprima a ausência do L no que resta da série!
Pois bem… nem um nem outro! Prolongaram a história, mas com um rapazito sem grande carisma, que assim sem aquecimento, assume o lugar de L no enredo. Mas o pior foi o tempo estupidamente rápido em que o Near demorou a encurralar o Raito. Tudo bem que podia ser um prodígio ainda maior que o L, mas ao encurralar o Kira de forma tão implacável e rápida, desvitaliza todo o potencial e inteligência do L, reduzindo-o a uma insignificância atroz e nada justa!
Eu simplesmente detesto o Near e o Mello, acho que estão a mais no enredo e estragaram mais do que foram benéficos. Só o tempo e forma em que o Raito é capturado é tão apressad,o que a meu ver não só reduz o Raito como o próprio L, sejamos honestos, quem são os dois ao pé do L?
Apesar de não conseguir torcer nem pelo L nem pelo Raito, não conseguia desejar que nenhum perdesse mas acima de tudo nos moldes em que foi. Talvez o meu mal tenha sido embirrar com o Near e Mello, mas acho que preferia que não tivesse continuado o anime ao invés daquilo que sucedeu.
Mal comparado, tinhamos o Dragon ball Z, com todo um estatuto mundial, que simplesmente para lucrarem mais lá se inventou a aberração do GT, sem nexo nenhum, diminuindo a esmagadora maioria dos personagens, sem participação do Akira e com um enredo que em momentos quase que envergonha o Z. A segunda metade do Death Note não foi tão má, mas por vezes demais é demais e foi para mim o caso.
Há casos nos animes que a coisa tem que parar ou arriscamos-nos a estragar, uns param e mantém algo muito bom. Bem sei que quando gostamos das coisas queremos que nunca acabem, vejo os casos do Dragon Ball AF e teorias malucas que o Lelouch do Code Geass não morreu e penso que por vezes mais vale parar… ainda que admito pela nostalgia gostava de ver uma continuação do Z feita pelo Akira com pés e cabeça.
De facto, logo ao inicio percebe-se que o Yagami tem uma inteligência fora do normal. E para lhe fazer frente, só mesmo alguém do mesmo calibre. Substituir o L com o Near foi desvirtuar o personagem L e não só, também o Light, pelos factos que apontas. Aparecendo quase do nada, entra na história e rapidamente apanha o Yagami, algo que acaba por não fazer grande sentido dado aquilo que foi a primeira parte da história. Está a desvirtuar tanto a inteligência do L como do Yagami, então o L após ter feito tanto não o apanha, e depois o Yagami deixa-se entalar rapidamente pelo Near (com alguma contribuição do Mello)?
E de facto um ponto que faz pouco sentido.
Só mais um ponto. (spoiler) No teu post referes o facto dos olhos de shinigami ter sido o factor com que o L não contava, o que é verdade. Mas eu tenho uma opinião algo diferente, a meu ver aquilo mesmo que entalou o L foram as regras falsa que o Light criou. A certa altura, L diz que se não fosse a tal regra (falsa) dos 13 dias o caso estaria resolvido.
Essa tal regra foi a jogada de génio, pois aí L bateu numa parede. Se não fosse isso, conseguiria culpar o Yagami com aquilo que sabia, só que essa regra entrou em contradição, pois Yagami teve bastante tempo preso e sem acesso ao caderno.
Essa regra conseguiu o tempo necessário para o Yagami conseguir manipular os acontecimentos de forma à Rem ter que matar o L. Quando o L resolve desconfiar da regra, querendo fazer o teste ao caderno, já é demasiado tarde e perde aí a batalha pois devido aos olhos de shinigami o verdadeiro nome dele está exposto.
Bem, a verdade é que já vi a série 3 vezes, mas a útlima foi já há algum tempo pelo que posso ter lapsos de memória aqui e ali :great:.
A regra dos 13 dias é sem dúvida fundamental sendo a mais relevante, mas encontra-se num lote de mecanismos que o Rayto foi deixando pelo caminho para ir fugindo da teia do L.
Foi sem dúvida a mais importante… mas não foi a única estratégia que ele criou ao longo da história para se ir safando. Muitas das estratégias passaram mesmo pela Misa enquanto ele a manipulava a seu belo prazer. Aquela agente do FBI morta antes que chegasse a uma situação mesmo embaraçosa para o Raito…
Quando disse que foi “entalado” pelos olhos de shinigami, referia-me mesmo à derradeira situação em que o L foi morto, porque estava fora do campo de previsões dele, assim como a situação de poder existir mais que um caderno. Obviamente sem os estratagemas anteirores, principalmente essa regra sobreposta dos 13 dias no caderno, o Kira já teria sido caçado anteriormente, não havendo tempo sequer para este chegar à descoberta do acordo para os olhos.
Provavelmente não me estou a explicar muito bem, como havia dito, já lá vai um tempo. ;D
Também gosto de One piece e acompanho, assim como Bleach, Naruto e School of the damned, mas não acho o best… esse título cabe ùnica e exclusivamente ao Captain Tsubasa… aquilo é que era sofrer com episódios aos fins de semana e tínhamos de esperar meses até ver um golo que fosse. O pessoal mais novo conhece-os como Oliver e Benji.
Por acaso estou no meio termo. Pelos primeiros episódios diria que é um anime repetitivo, mas vou continuar a ver para tirar melhores conclusões.
Mas, nem é por causa disso que ainda vi tão poucos - tenho vários que comecei a ver e agora nem sei para onde me virar. Tenho de acabar Monster, Darker Than Black, Baccano, e Mushishi. fuckin hell - ainda não acabei estas e já tenho vontade de começar a ver outros [Steins:Gate ; Psycho Pass ; Zetsue No Tempest ; Eden Of The East]