Bom,
Estamos a 4 dias do arranque, já cheira a pastéis.
Perante os últimos ensaios dos grandes deixo as minhas impressões sobre o que se poderá passar nas próximas semanas, convidando a malta a fazer o mesmo.
Sporting
Estou desiludido. Esperava que Peseiro fosse competente o suficiente para perceber o que havia a corrigir, mas parece que vamos começar a época na mesma forma: a marcar golos e a sofrer os mesmos.
Após os números da época passada esperava um reforço a sério do sector defensivo, sobretudo após a saída do melhor central. Chegou um tonel e um defesa esquerdo. Pouca fruta. A meu ver Peseiro perdeu tempo a chorar por um extremo quando o que ele precisava mesmo era de um centralão que impusesse ordem naquela defesa e de um lateral direito em condições (embora o problema seja que existe mta gente que acha rogério um bom lateral e Peseiro deve ser um deles).
Prevejo um início muito sinuoso, os jogos são difíceis e o panorama de lesões piora a situação.
Conclusão: parece-me que aproveitámos mal o facto de manter a mesma estrutura pois no fundo não melhorámos os pontos fracos: a defesa é toda a mesma, a mesma que tantos problemas teve o ano passado. à excepção de Edson ainda a provar-se, não chegou ninguém para resolver o problema do Sporting.
Orcalhada
Tardam os reforços, se não chegarem ou chegar refugo de terceira categoria tudo parece apontar para uma época “à benfica”, embora o “colinho” pareça permancer em força. O único ponto forte que vejo no benfica são os centrais, para mim qualquer dos 3 principais era titular de caretas no Sporting, com muita pena minha. Nas laterais cheira-me que vão ter problemas pois o mais certo é jogarem com dois anões em cada ala, o que promete. Beto é reforço mas colocará problema, Manuel Fernandes não pode ficar de fora e petit ainda menos, é um excesso de jogadores que depois resulta em míngua noutros sectores.
Conclusão:
Defesa e árbitros são certamente os pontos fortes.
Porto
Muito foi dito sobre Co Adriaanse e suas opções. A meu ver o Porto foi não só a equipa que melhor se reforçou (o dinheiro não explica tudo, recordemos o ano passado) como também aquela que está a praticar o melhor futebol. Lucho e Lisandro são jogadores de mão cheia, e os automatismos começam a surgir. As dúvidas surgem na defesa, onde muita malta nova e um novo esquema podem resultar em patacuada, a ver vamos. A meu ver é mesmo assim aquele que parte em maior vantagem.
Conclusão: para mim o melhor futebol dos 3 grandes a dias do arranque. A defesa promete barraca mas o ataque parece ter mãos para resolver vários tipos de problemas. Falta um defesa esquerdo (ainda não atentei nessa adaptação de peixoto).