Superliga countdown - Opiniões no arranque

Bom,

Estamos a 4 dias do arranque, já cheira a pastéis.

Perante os últimos ensaios dos grandes deixo as minhas impressões sobre o que se poderá passar nas próximas semanas, convidando a malta a fazer o mesmo.

Sporting

Estou desiludido. Esperava que Peseiro fosse competente o suficiente para perceber o que havia a corrigir, mas parece que vamos começar a época na mesma forma: a marcar golos e a sofrer os mesmos.

Após os números da época passada esperava um reforço a sério do sector defensivo, sobretudo após a saída do melhor central. Chegou um tonel e um defesa esquerdo. Pouca fruta. A meu ver Peseiro perdeu tempo a chorar por um extremo quando o que ele precisava mesmo era de um centralão que impusesse ordem naquela defesa e de um lateral direito em condições (embora o problema seja que existe mta gente que acha rogério um bom lateral e Peseiro deve ser um deles).

Prevejo um início muito sinuoso, os jogos são difíceis e o panorama de lesões piora a situação.

Conclusão: parece-me que aproveitámos mal o facto de manter a mesma estrutura pois no fundo não melhorámos os pontos fracos: a defesa é toda a mesma, a mesma que tantos problemas teve o ano passado. à excepção de Edson ainda a provar-se, não chegou ninguém para resolver o problema do Sporting.

Orcalhada

Tardam os reforços, se não chegarem ou chegar refugo de terceira categoria tudo parece apontar para uma época “à benfica”, embora o “colinho” pareça permancer em força. O único ponto forte que vejo no benfica são os centrais, para mim qualquer dos 3 principais era titular de caretas no Sporting, com muita pena minha. Nas laterais cheira-me que vão ter problemas pois o mais certo é jogarem com dois anões em cada ala, o que promete. Beto é reforço mas colocará problema, Manuel Fernandes não pode ficar de fora e petit ainda menos, é um excesso de jogadores que depois resulta em míngua noutros sectores.

Conclusão:
Defesa e árbitros são certamente os pontos fortes.

Porto

Muito foi dito sobre Co Adriaanse e suas opções. A meu ver o Porto foi não só a equipa que melhor se reforçou (o dinheiro não explica tudo, recordemos o ano passado) como também aquela que está a praticar o melhor futebol. Lucho e Lisandro são jogadores de mão cheia, e os automatismos começam a surgir. As dúvidas surgem na defesa, onde muita malta nova e um novo esquema podem resultar em patacuada, a ver vamos. A meu ver é mesmo assim aquele que parte em maior vantagem.

Conclusão: para mim o melhor futebol dos 3 grandes a dias do arranque. A defesa promete barraca mas o ataque parece ter mãos para resolver vários tipos de problemas. Falta um defesa esquerdo (ainda não atentei nessa adaptação de peixoto).

Concordo na íntegra com a análise feita.
O fcp já me impressionou pelo futebol jogado nos últimos encontros da pré-época e qd se olha para as alternativas no banco há uma mão cheia de bons jogadores à espreita de uma oportunidade, de modo que um suplente pode tornar-se um imprescindível em pouco tempo - casos de Diego e Meireles. Acho que Quaresma, com o seu espírito de jogo vai ter um ano no banco.

O verdadeiro problema, para além dos jogadores, esta na concepção do próprio futebol praticado. O de Adriansee é de eficácia pura, controle e audácia, com rodriguinhos de lado.
O de Koeman,para mim, é uma incógnita ainda. Falta-lhe contudo em jogadores o que lhe sobra em árbitros.
O esquema de Peseiro é o que já conhecemos e que me abstenho de comentar por já ser demais conhecida a minha posição sobre o assunto. Não gosto. Mas há quem reconheça virtudes nesta filosofa de jogo, que, se calhar, até é a mais adequada à merda de defesa que temos.

Tb acredito que o fcp desta época, até ver, vai ser o adversário a abater.

O esquema de Peseiro é o que já conhecemos e que me abstenho de comentar por já ser demais conhecida a minha posição sobre o assunto. Não gosto. Mas há quem reconheça virtudes nesta filosofa de jogo, que, se calhar, até é a mais adequada à merda de defesa que temos.

A meu ver o grande problema do Peseiro e o sinal máximo da sua incompetência é a forma como diminui, deprecia e submete a fase defensiva do jogo. Ainda não percebi se é pq não percebe nada disso ou se acredita mesmo que defender é pouco importante (se assim for além de incompetente é maluco). S
e repararem na forma como o homem fala do acto de defender, da defesa do Sporting e dos nossos números no último ano fica a ideia de que acha normal sofrer muitos golos, que faz parte do nosso modelo de jogo. Entretanto passou um defeso em que Peseiro mandou nas opções e nunca o homem falou no reforço da defesa como prioridade: “extremo, extremo, extremo”… Este Peseiro assusta qualquer amante racional do futebol.

Totalmente dacordo…

Em poucas palavras…e como se tem repetido vezes sem conta, nao só parece mas é mesmo, um “déjà vu”… :arrow:

PS: No dia em que Peseiro parar de se armar em Mourinho, (aliás nao tem nada desse gênio), talvez tenhamos treinador!

Se o Peseiro se armasse em Mourinho… tinha delineado a manutenção do ataque e o reforço da defesa com jogadores rápidos e eficazes como prioridades…

Venha sexta-feira,… ai os pastéis… :slight_smile:

Por uma razão ou por outra não me tem sido possível acompanhar os jogos dos nossos adversários, pelo que não posso tecer grandes comentários sobre o futebol que praticam no momento.

Apenas refiro que a contratação do Co Adriensen pelo porco me pareceu uma boa aposta, pelo que vi o AZ jogar.

Quanto aos orcs, parece que padecem de um problema semelhante ao SCP.
Não contratam quem deviam.

E é sobre este assunto que faço a analise do SCP, que é o que me interessa.
A manutenção na aposta Peseiro parece-me válida, acho que sabe por a equipa a jogar um bom futebol, e que em relação à época passada, apenas carece de mais consistência.
Esta consistência teria de ser conseguida através de 2 pontos fracos da equipa:
1º) A defesa;
2º) O ataque, devidi à falta de extremos;

A defesa era urgente dotá-la de bons laterais, rápidos, que fossem bons a atacar e a defender. Se em relação ao Edson, tenho algums reservas, na direita, não restam dúvidas que o descalabro continuará. O M.Garcia não é, nem nunca foi lateral e o Rogério não tem velocidade para fazer todo o corredor.

No ataque, a incapacidade de adquirir um extremo puro, poderá trazer alguns problemas ao SCP. Muito menos se entende, a tentativa de vender Douala, para adquirir um jogador semelhante, Wender, mas que não dá garantias de realizar, pelo menos, o mesmo trabalho de Douala. A vinda de H.Viana será outro erro, dificil de entender.

Com menos urgência, mas com alguma necessidade, acho que o SCP deveria tentar adquirir um centro campista, um 10 ou algo parecido. É que com as constantes lesões de C.Martins, as saídas de P.Barbosa e H.Viana, e outros problemas que possam surgir ao longo da época, podem escassear as opções.

As questões que ficam são:
Não se detectou a necessidade de aquisição para estas posições?
Houve incapacidade negocial para adquirir estes jogadores?
Ou, simplesmente, não há dinheiro para estas aquisições?

Sem saber a resposta para estas questões, escuso-me a apontar o dedo a quem quer que seja, mas auguro dificuldades para o SCP esta época, as mesmas que tinha no inicio da época passada, mas que o Peseiro aos poucos conseguiu dar a volta. Espero que este ano consiga outra vez, com resultados um pouco melhores.

Eu estou muito pessimista quanto ao Sporting.
Como voces ja disseram continua com os mesmos defeitos.
Estas lesoes umas atras das outras preocupam-me.
Quero acreditar,mas nao consigo!

Quanto aos orcs, eles sabem que nem precisam ter uma grande equipa,nos bastidores eles tem os craques a trabalharem para eles.

O Porco para minha tristeza,parece-me que e o que esta melhor,mais organizado, com bons jogadores.
Nao queria dar-lhe a superioridade,mas tenho que dar a mao a palmatoria!

Sporting

vamos ter os mesmos problemas do passado, vamos alternar jogos brilhantes com casas defensivas monumentais. Saiu Enak e não nos reforçámos bem. Edson vai ser uma grande mais valia mas o centro da defesa irá dar problemas. Espero que Polga esteja ao nível da primeira época, se isso acontecer estaremos melhor. Mas há falta de Beto/Polga, não temos alternativa credível. Espero que o Semedo me surpreenda.

Gostava de ter um reforço de inegável qualidade para o centro da defesa e alguém para o lado direito da defesa. Espero ver o Deivid do Santos e não o do Bordéus. Liedson e Deivid têm tudo para formar dupla de respeito e deposito esperanças no Pinilla.

Peseiro não pode inventar e há dois erros de casting que nunca funcionam e que peseiro não pode repetir. Rogério no meio e Moutinho encostado a uma das alas.

Somague LB

reforçaram-se onde não precisavam e vou gostar de ver a gestão do trio beto/petit/fernandes e as queixas do ricardo rocha por jogar à esquerda. O trio atacante Tomasson/Kalou/Nonda vai arrasar.

FC Porco

Lucho é muito bom, Lisandro não é mau, Jorginho é bom jogador. Do meio campo para a frente estão bem mas a defesa vai meter água. Querem fazer do Ricardo Costa um bom central mas para mim o gajo não vale um tusto. Não concordo que estejam a praticar muito bom futebol, viram os jogos contra vitesse e totenham?

(...) As questões que ficam são: Não se detectou a necessidade de aquisição para estas posições? Houve incapacidade negocial para adquirir estes jogadores? Ou, simplesmente, não há dinheiro para estas aquisições?

Sem saber a resposta para estas questões, escuso-me a apontar o dedo a quem quer que seja, mas auguro dificuldades para o SCP esta época, as mesmas que tinha no inicio da época passada, mas que o Peseiro aos poucos conseguiu dar a volta. Espero que este ano consiga outra vez, com resultados um pouco melhores.

São as questões que coloco. Mas, se em relação à 3ª pouco há a fazer, já em relação às duas primeiras, posso apontar o dedo a alguém.
As convulsões por que passámos, com a despedida de Cácá-mão-de-gelatina e as alterações na estrutura da SAD não justificam toda a incoerência nas prevalências dos lugares a preeencher.
Sempre clamámos por um DD e só se falou, um dia ou outro, em Abel, mas sempre como uma baixa prioridade. Nunca vi uma fixação semelhante à patenteada com Wender, este sim uma asneira com direito a internamento psiquiátrico. Depois, o caso de um centro campista que pudesse colmatar a brecha causada pela ausência de Barbosa nunca foi devidamente equacionada - João Alves foi, tb, envolvido no delírio negocial havido com o braga mas não se falou em outras alternativas, de modo credível. E, por aqui nos ficámos.
Veio Deivid, o que me pareceu ser um bom negócio. Resta saber se vai marcar os golos necessários para limpar a mer*a que os laterais vão fazer.

Previsões só depois do jogo (como diz o outro), é que do Sporting nunca se sabe o que sai dali, infelizmente. :frowning:

As questões que ficam são: Não se detectou a necessidade de aquisição para estas posições? Houve incapacidade negocial para adquirir estes jogadores? Ou, simplesmente, não há dinheiro para estas aquisições?

As entrevistas de Peseiro têm respondido a essas questões. Em nenhum momento viste o homem indicar que o reforço da defesa era uma prioridade. Falou-se uma vez num central (não recordo se foi ele ou Andrade) e veio… tonel. Mais nada. No extremo ouviste tu falar muito.

Eu cada vez me convenço mais que temos apenas uma equipa razoável que terá de ser bem espremida pelo treinador. Veremos se Peseiro está à altura. :?

cada vez mais me convenço que o eixo central de uma equipa é a base de tudo…e aí…gr e centrais rebentam com o esquema todo…
uma equipa e já me repito n vezes , deve ser construida de traz para a frente e não o contrario…se a defesa for eficaz…a segurança psiquica é elevada…não acredito neste sporting…continua demasiadamente fraco na defesa…e para alem disso não tem arcaboiço fisico e mental para dar a volta…o costume…

O último parágrafo do meu último “post” no “blog” do Rui era sobre este assunto. Quem quiser saber a minha opinião que passe por lá. :wink:

Pois, se bem se lembram do que aqui escrevi, e que foi opinião partilhada por muitos foristas, com o Peseiro vamos jogar um futebol aparentemente bonito e pró espectáculo, mas na hora da verdade, dependeremos apenas da sorte e nada mais para vencer.

O que acho realmente incrível é toda a filosofia do futebol do Sporting. É claro como a água a razão do Hugo Viana querer tanto ter ficado por cá ou o facto do Pedeiro o querer tanto, ou ainda estar obcecado em contratar determinados jogadores após ter “analizado a sua personalidade”… só não vê quem não quer.

Um clube com um staff amorfo, jogadores amorfos, futebol amorfo e liderança amorfa. É a caracterização mais sintética que consigo fazer deste Sporting.

Se ganharmos alguma coisa neste Campeonato, é porque o Porto deu casas na defesa ou porque os árbitros esqueceram-se do apito vermelho em casa. Apenas assim, infelizmente.

Se o Peseiro se armasse em Mourinho... tinha delineado a manutenção do ataque e o reforço da defesa com jogadores rápidos e eficazes como prioridades...

O Peseiro gosta de armar-se em Mourinho, explico:

Certamente ainda te lembras do jogo da época passada em Alvalade contra o AZAlkmaar em que deixou Moutinho no banco durante a 1a parte só porque Co Adrianse tinha gabado o rapaz durante uma conferência…no estilo, “nao preciso do Moutinho para te dar na peidóla”…o tiro saiu quase pela culatra se bem te lembras…

2° exemplo: na última quarta-feira contra a Udinese quando os jornais deram as equipas provaveis e que todos eram unânimes em colocar Paito na esquerda e Rogério na direita…aliás, o que todos teriamos feito…Xôr Peseiro decide mostrar quem é o man…e coloca o brilhante Tello e o nao menos brilhante Miguel Garcia no onze inicial…e posso e espero estar enganado, mas desta vez penso que saiu mesmo pela culatra…

Isto para te dar tao somente 2 exemplos de joguinhos aos quais costuma jogar Mourinho (…eu sei com quem vais jogar, mas tu nao estavas a espera desta, hein!?..) joguinhos tacticos e psicologicos que lhe costumam sair bem e que ele domina como ninguém…

Mourinho perdeu a taça para o benfas por meter o keeper suplente a jogar… Pesito foi eliminado pelo benfas por meter o keeper suplente a jogar…

Temos um clone mal parido, só trouxe as coisas más!!! :cry:

Sporting

Acho que vamos ter mais do mesmo. Este treinador, infelizmente, não dá para muito mais. Gostava de estar enganado.

Tripas

O adversário a abater. Lucho González e Jorginho poderão ser as figuras deste campeonato.

Orc’s

O costume. Mediocridade e vulgaridade mas com trunfos que não devem ser subvalorizados: os apitos na boca.

Sporting

Acho que vamos ter mais do mesmo. Este treinador, infelizmente, não dá para muito mais. Gostava de estar enganado.

Tripas

O adversário a abater. Lucho González e Jorginho poderão ser as figuras deste campeonato.

Orc’s

O costume. Mediocridade e vulgaridade mas com trunfos que não devem ser subvalorizados: os apitos na boca.

Nem mais :arrow:

Concordo com o Ricardo, apenas ainda mantenho uma esperança em ver alguns processos de jogo alterados e eventualmente a explosão de Nani e/ou Varela, que nos permitam contar com mais algumas armas importantes para a luta.

Tou em periodo de férias, por isso o cerebro está “desligado”, mas para a semana, ainda para mais depois de ver o jogo com os pasteis, pode ser que tente analisar os porquês de ter chegado á conclusao de que o plantel está muito mal construido.