Sugestões para uma assertiva política de comunicação do Sporting

Ontem o nosso clube fez a apresentação das equipas das modalidades de alta competição e lançou a campanha dos 100 mil sócios. Tenho de dar o braço a torcer porque, finalmente, os dirigentes do projecto Roquette começam a mostrar sensibilidade para estas coisas. No entanto, a cobertura mediática deste evento foi reduzida. E sem esta, a mensagem não chega aos sportinguistas, portanto, as iniciativas arriscam-se a não ter êxito. Logo, é preciso actuar rapidamente, porque enquanto outros têm uma cobertura até à náusea, nós não temos exposição que chegue.

Não indo na propaganda da “grandeza” do beifica, nem dos 6 milhões, uma coisa é certa. Os benfiquistas na comunicação social não têm pejo em promover o Benfica, mesmo praticando mau jornalismo, enquanto os jornalistas que são do Sporting têm uma postura muito mais profissional. Já para não falar nos critérios editoriais que favorecem sempre o clube do regime, porque é preciso dar ao “povo” o que ele quer, mesmo promovendo a estupidificação. Sendo assim, é preciso dar a volta a isto, porque, para crescer, o Sporting precisa passar a sua mensagem, e desmontar a propaganda dos seus adversários.

Dou um exemplo. Aquando do lançamento da “OPA” do Joe Berardo sobre o Benfica foi feita uma gigantesca operação de promoção daquele clube. Tudo o que era VIP benfiquista foi à televisão falar na OPA, dizendo como esta mostrava a “grandeza do Benfica, e como a entrada do clube da Luz em Bolsa até “rebocava” as acções do Sporting e do Porto, etc., etc. Hoje toda a gente sabe que aquilo eram só mentiras, e que a “OPA” mais não era que uma jogada especulativa para os principais accionistas da SAD encarnada recuperarem o dinheiro investido aquando da OPV de 2001, que também havia sido um fracasso. No entanto, já na altura muitos sportinguistas nos blogues desmontavam aquela ficção toda. Ora, o Presidente do Sporting não tem de ir a todas, muito menos de responder a c***** como o Fernando Seara ou o Bagão Félix. Nem o Salema Garção deve andar a ameaçar processar tudo o que mexe. Mas convém ter gente com acesso aos media que dê o troco àqueles perus. Não é admissível que se tenha usado impunemente o nome do Sporting naquela farsa, que ainda por cima não foi devidamente denunciada.

Tendo tudo isto em conta, e uma vez que o Sporting não deve copiar os exemplos do Benfica, nem do Porto, há que implementar uma estratégia própria. Assim, seria óptimo que se usasse os meios do clube para passar por cima dos intermediários. A campanha publicitária interactiva das Gamebox é um óptimo exemplo a seguir. O sítio do clube na Internet ainda não está totalmente explorado. Idem com o jornal. E acho que o Sporting deve avançar para um canal de TV por cabo. É um investimento arriscado, mas com retorno no futuro. Ainda para mais, lidando nós com um anti-sportinguismo na comunicação social, que quer reduzir a luta pelo título a uma rivalidade norte-sul artificial, que subalterniza o Sporting, mais necessário se torna. Por exemplo, sonho com o dia em que se possa assistir aos jogos do Sporting no nosso canal, deixando de aturar os comentários dos lampiões e tripeiros da TVI e da Sport TV.

Uma coisa eu já percebi em relação a esta direcção. Eles são muito “sensíveis” aos blogues e forums de sportinguistas, que sem saber, têm influenciado positivamente a política de comunicação do clube. Mais recentemente, foi só após a defesa do Stojkovic feita na internet por muitos sportinguistas, que o Soares Franco e o Paulo Bento reagiram. Portanto, não tenho dúvidas que as contribuições dos sportinguistas na net podem “inspirar” quem dirige o clube. Mais um motivo para participar. Bem hajam e queiram desculpar o “testamento”.

Excelente posta!

E olha, se um canal de tv é caro, porque não uma estação de rádio?
Eu de certeza que iria andar com o radio do carro sintonizado nela.

Interessante.

Também já me tinha ocorrido esta… Há muito que gostava de ter a opção de ouvir relatos facciosos - como os da Selecção - só que tendo o Sporting como objecto. Talvez porque a Selecção não me diz nada e o Sporting diz-me tudo, mas gostava ouvir o entusiasmo com os nossos golos, a preocupação com os ataques, a consternação com os golos dos adversários, a raiva quando não jogamos um boi - como são relatados mesmo em jogos insignificantes tipo Arménia ou Azerbaijão. E uma vitória sobre o Benfica ou sobre o Porto merece uma intensidade parecida com a do relato do Jorge Perestrelo em Alkmaar.

Para mais, com a Internet e com o cabo, já não é preciso comprar frequências. Podia começar-se por fazer-se um podcast duas ou três vezes por semana - rescaldo da jornada, lançamento da jornada seguinte, modalidades, etc. - mais uma emissão on-line em directo para acompanhar o jogo da jornada dos séniores, só para ver se pegava. Se pegasse, podia estender-se a relatos dos júniores e das modalidades, entrevistas a atletas e dirigentes, etc. Se isto resultasse mesmo, então se calhar podia pensar-se na compra de uma frequência local, and soy on, and soy on.

Pelo menos nos primeiros tempos, não deve ficar muito caro. Aproveitava-se o pessoal do jornal do clube para as reportagens, e faziam-se uns convites a pessoas ligadas ao Sporting - ex-atletas, dirigentes, adeptos - para comentar os jogos. Quanto aos relatos, não ficaria assim tão caro contratar um ou dois jornalistas que sejam assumidamente do Sporting - ou, melhor ainda, fazer um casting para vozes. Eu cá não me importo de concorrer - pelo menos faccioso sou eu!

Fora disto, não percebo como é que a SportTV ainda não percebeu a mina que é dar ao espectador possibilidade de um tipo escolher um comentador do Benfica, do Porto ou do Sporting ou de outro clube que esteja em jogo. É muito mais interessante e saudável do que aquela insistência nos ideais impossíveis - e preversos - de “neutralidade” e “imparcialidade” dos jornalistas.

Era uma ideia excelente e complementava na perfeição um “velho sonho” meu que era ver o Sporting romper totalmente com a comunicação social, em especial, a imprensa desportiva asquerosa que existe neste país.

Acabavam-se com as entrevistas de jogadores, técnicos e direcção à comunicação social actual, cagava-se de alto nas flash interviews e nas conferências de imprensa, pagavam-se as multazecas à Liga e passava a ser tudo exclusivo da rádio e do jornal do Sporting, desde que salvaguardada a autonomia em relação à direcção.

Em suma, o Sporting passava a ter uma voz.

Houvesse tomates.

E já agora este tópico devia estar na secção Actualidade e Futebol do Sporting. Lionheart pede à moderação para colocar isto no sítio que merece.

Fui eu que postei este tópico aqui. Pensava que era o sítio apropriado… ???

Eu sei, mas se bem conheço o fórum, ninguém vai descobrir este tópico aqui neste canto.

É a velha questão da visibilidade, já sei que vou levar nas orelhas do Paracelsus mas é mesmo assim. Contra factos não há argumentos: é mais um quadro que as pessoas têm que abrir e as pessoas simplesmente não se dão ao trabalho.

Até podia ser este o sítio mais indicado para o tópico mas não há razão nenhuma para não o pôr na secção “Futebol e Actualidade do Sporting”. Enquadra-se perfeitamente na secção Rainha e ainda tem a vantagem de receberes o feedback que a qualidade do teu post e do tópico merecem.

Bom Tópico e boas Ideias. :clap:

Quanto à questão da Tv defendo uma alternativa à Tv Cabo, pois abrir um canal aí é complicado é caro e não tem grande Retorno, para mim e a Tv de Futuro está na net, por exemplo há clubes já com canais próprios dentro do youtube, o Metacafe também é um boa alternativa para colocar videos e abrir canal…mas neste moemento o melhor local para colocar e abrir um canal SPORTING seria sem dúvida aqui:

http://freetube.110mb.com/

O futuro da Televisão já está a acontecer e deverá ser algo neste estilo ou mesmo neste local em que poderiamos lançar um Canal/Projecto piloto.

Quanto À Rádio também seria Bom e Fácil abrir um espaço Online.

Mas a SportTV como monopolista tem que se preocupar seja com o que fôr?
E isto que tu referes é um aspecto menor…

Pois, tens razão… ???

Já agora, um exemplo do que eu estava dizer: o relato de uma Radio da Catalunha do último dia da jornada da época 92-93, em que o Barcelona precisava de ganhar e esperar que o Madrid não ganhasse em Tenerife - e aconteceu.

Gostava de poder ouvir um relato como este com o Sporting - e já agora, de ganhar um campeonato assim ao Benfica :slight_smile:

Chamaste? :twisted: :twisted:

A questão da visibilidade está em vias de ficar resolvida. Só têm de aguardar mais um tempo…

e que tal este inter-AC?

Boa iniciativa, este tema!
Um dia, com um pouco mais de tempo e de organizaçao o forum poderia criar um caderno de encargos sobre varios temas do Sporting! Isso permitiria a direcçao de compreender melhor os seus “clientes” ou seja os seus adeptos e as suas necessidades.
Tb poderiamos a partir dessas necessidades propor soluçoes.

Relativamente a comunicaçao do Sporting ha realmente muita coisa a desenvolver.
A nivel de comunicaçao instituicional, o Sporting tem que estar mais interventivo, ocupar mais tempo de antena para poder defender os seus interesses.
Em relaçao a TV, a prioridade mesmo sera aumentar as receitas… Isso tb passa pela liga, que na minha opiniao nao tem dado a visibilidade necesseria no estrangeiro ao campenato portugues. Se a liga fizesse um trabalho de fundo na promoçao do nosso campeonato, os direitos tv renderiam muito mais (veja-se o caso das ligas inglesas e espanholas que sao vistas pelo planeta inteiro). O campeonato portugues tem os seus pontos fortes. E pena a liga nao ter aproveitado. O SCP tem o dever de puxar pela liga para que se mexam um pouco mais…
Em relaçao ao canal por cabo, nao sei se sera boa ideia. Segundo ouvi é muito caro e dificil de rentabilizar e como o SCP precisa de €… Uma alternativa poderia ser a difusao dos jogos do SCP e de alguns conteudos via site internet do SCP. Isto talvez pudesse render algum dinheiro se fosse a troco de abonos e reservado a socios (seria uma das vantagens do socio :wink: ). Pelo menos, como vivo no estrangeiro, isso ja me teria dado jeito em varias ocasioes…

Outro aspecto que o Sporting tem de melhorar é a comunicaçao com os seus adeptos. Pelo que li, o SCP tem tido dificuldade em desenvolver essa area porque tem um sistema informatico deficiente nessa a area… Espero portanto que ja estajam a trabalhar num projecto de implementaçao de um sistema CRM (Customer Relationship Management). Assim sera mais facil ao SCP analisar os dados de que dispoe acerca dos seus clientes e comunicar com eles (via mail por exemplo acerca de eventos e outras promoçoes…)

De certeza que havera muitas mais ideias para a comunicaçao do SCP, so espero é que se ponham em pratica.

Geniais estes exemplos do Petrovich e do Eddie Verdde… :rotfl: Prefiro, de qualquer forma, estes adeptos assumidos e vibrantes à tradicional e hipócrita abordagem pseuda-isenta …

Pela negativa e pelo ridículo, lembro-me do relato do golo do Tello da época passada no Dragão, salvo erro, pela Renascença, em que, num momento inicial, pensei que não tivesse sido golo e, depois, que o FC Porto estivesse a defrontar o… Celtic…

Recordo-me, também, de ter visto num documentário (salvo erro, da Sport TV) dedicado aos muitos anos de carreira do Fernando Correia, umas imagens da bancada de imprensa enquanto ele relatava para a TSF o Sporting 1 – Setúbal 1 da época do Pesito, em que se via um comentador manhoso (seria o nosso Querido Manha?) ao lado do Fernando Correia a festejar o golo do Setúbal e a resmungar aquando do golo do empate do Sporting…

Eu estou farto de escrever aqui que o Sporting tem a sua cultura própria que não pode nem deve nunca ser confundida com o populismo lampião que só colhe junto da populaça ignorante, nem com a máfia tripeira na qual se alicerçaram as vitórias do FCP que tornaram o PC no maior nome da História daquele clube.

No entanto essa cultura sportinguista quase se extinguiu pelo que terá de ser refundada. Para isso já foram dados alguns passos e a Academia é na minha opinião um instrumento fundamental nesse processo, pois é lá que se deve semear e fazer crescer essa cultura e não apenas criar bons jogadores.

Ao longo dos últimos tempos os dirigentes do Sporting tem sido muito criticados em alguns casos com razão, sobre diversos aspectos sobre os quais agora parecem estar a acordar.

A campanha dos 100 mil sócios é um exemplo disso, mas não é o único, tivemos a campanha das “boxes” e a remodelação do nosso jornal, de tal forma que ás vezes apetece-me perguntar ao críticos mais exigentes se são sócios, se compram o “Sporting” ou se responderam à chamada do Paulo Bento para irem ao Estádio e levarem a camisola, é que é muito fácil exigir o mais difícil é colaborar.

Esta semana Soares Franco fez algumas declarações que estranhamente passaram ao lado deste Fórum e vão de encontro a muitas teorias aqui expressas, pelo que vou colar um excerto retirado do pasquim do norte de 4ª feira para que pelo menos se saiba que o homem parece estar cada vez mais desperto sobre a nossa realidade e disposto a colocar o nosso Clube no bom caminho.

Filipe Soares Franco garantiu no entanto que a principal linha de orientação para fazer vingar o projecto do Sporting, obedece em primeira instância, aos triunfos dentro de campo. “É importante que se esclareça o seguinte: o Sporting é um projecto desportivo e esse género de projecto constrói-se com vitórias, não vendendo activos, talentos ou fazendo receitas financeiras. Afinal, essas só se gerem com sucessos desportivos,” completou.

No que diz respeito à diarreia lampião que escorre diariamente na comunicação social, sinceramente não me parece que o Sporting possa fazer grande coisa. Algumas das sugestões aqui dadas são interessantes mas provavelmente financeiramente inviáveis, e guerras quixotescas de nada adiantam, embora aceite que numa ou noutra situação o Clube deveria reagir duma forma mais firme, mas nunca nos devemos confundir com os gangsters nortenhos e muito menos com os nossos vizinhos analfabetos

Chiça, tu és como o Manuel Escuteiro: “Sempre Alerta!” ;D

Estou curioso para ver o que irá sair daí. Já agora, a moderação está de parabéns pela remodelação que fez nas secções Futebol Extra-SCP/ Modalidades/ assuntos dos outros clubes. Agora está tudo muito mais acessível, menos labiríntico e bem arrumado.