Ontem o nosso clube fez a apresentação das equipas das modalidades de alta competição e lançou a campanha dos 100 mil sócios. Tenho de dar o braço a torcer porque, finalmente, os dirigentes do projecto Roquette começam a mostrar sensibilidade para estas coisas. No entanto, a cobertura mediática deste evento foi reduzida. E sem esta, a mensagem não chega aos sportinguistas, portanto, as iniciativas arriscam-se a não ter êxito. Logo, é preciso actuar rapidamente, porque enquanto outros têm uma cobertura até à náusea, nós não temos exposição que chegue.
Não indo na propaganda da “grandeza” do beifica, nem dos 6 milhões, uma coisa é certa. Os benfiquistas na comunicação social não têm pejo em promover o Benfica, mesmo praticando mau jornalismo, enquanto os jornalistas que são do Sporting têm uma postura muito mais profissional. Já para não falar nos critérios editoriais que favorecem sempre o clube do regime, porque é preciso dar ao “povo” o que ele quer, mesmo promovendo a estupidificação. Sendo assim, é preciso dar a volta a isto, porque, para crescer, o Sporting precisa passar a sua mensagem, e desmontar a propaganda dos seus adversários.
Dou um exemplo. Aquando do lançamento da “OPA” do Joe Berardo sobre o Benfica foi feita uma gigantesca operação de promoção daquele clube. Tudo o que era VIP benfiquista foi à televisão falar na OPA, dizendo como esta mostrava a “grandeza do Benfica, e como a entrada do clube da Luz em Bolsa até “rebocava” as acções do Sporting e do Porto, etc., etc. Hoje toda a gente sabe que aquilo eram só mentiras, e que a “OPA” mais não era que uma jogada especulativa para os principais accionistas da SAD encarnada recuperarem o dinheiro investido aquando da OPV de 2001, que também havia sido um fracasso. No entanto, já na altura muitos sportinguistas nos blogues desmontavam aquela ficção toda. Ora, o Presidente do Sporting não tem de ir a todas, muito menos de responder a c***** como o Fernando Seara ou o Bagão Félix. Nem o Salema Garção deve andar a ameaçar processar tudo o que mexe. Mas convém ter gente com acesso aos media que dê o troco àqueles perus. Não é admissível que se tenha usado impunemente o nome do Sporting naquela farsa, que ainda por cima não foi devidamente denunciada.
Tendo tudo isto em conta, e uma vez que o Sporting não deve copiar os exemplos do Benfica, nem do Porto, há que implementar uma estratégia própria. Assim, seria óptimo que se usasse os meios do clube para passar por cima dos intermediários. A campanha publicitária interactiva das Gamebox é um óptimo exemplo a seguir. O sítio do clube na Internet ainda não está totalmente explorado. Idem com o jornal. E acho que o Sporting deve avançar para um canal de TV por cabo. É um investimento arriscado, mas com retorno no futuro. Ainda para mais, lidando nós com um anti-sportinguismo na comunicação social, que quer reduzir a luta pelo título a uma rivalidade norte-sul artificial, que subalterniza o Sporting, mais necessário se torna. Por exemplo, sonho com o dia em que se possa assistir aos jogos do Sporting no nosso canal, deixando de aturar os comentários dos lampiões e tripeiros da TVI e da Sport TV.
Uma coisa eu já percebi em relação a esta direcção. Eles são muito “sensíveis” aos blogues e forums de sportinguistas, que sem saber, têm influenciado positivamente a política de comunicação do clube. Mais recentemente, foi só após a defesa do Stojkovic feita na internet por muitos sportinguistas, que o Soares Franco e o Paulo Bento reagiram. Portanto, não tenho dúvidas que as contribuições dos sportinguistas na net podem “inspirar” quem dirige o clube. Mais um motivo para participar. Bem hajam e queiram desculpar o “testamento”.