Sugestões, Análise e Prospecção de Jogadores - Parte 2

E na Bélgica também flopou. Até o quiseram devolver.

14 anos e já brilha na Youth League. Um talento geracional!

É claro que é quase impossível vir cá parar porque é a pérola do Arsenal, mas percam um bocadinho para ver este miúdo jogar. Daqueles jogadores que já não se encontram

Ia pôr aqui mesmo:

A serenidade com que joga, 14 anos… Ninguém diria.

https://x.com/willbalsam/status/1841147402553586079

O Santiago Hezze que foi tão falado por aqui, está a fazer um belo jogo contra o Braga

https://x.com/FBallerscout/status/1841918510923960755?t=hY3slU70HKAeYn5W8VBulA&s=19

2 jogadores que caiam bem aqui, o Minda é uma jóia, ainda relativamente barato, o Denkey mais valorizado mas ainda assim é impressionante.

2 Curtiram

Estava ver o canal 11 e estavam a falar do Fujimoto como uma das surpresas do campeonato.

Acho que seria um jogador muito interessante para nós em Janeiro, seria uma óptima alternativa ao Pote. Já leva 5 golos e 2 assistências este ano e passou a jogar mais vezes próximo dos avançados.

Sinceramente só vi o jogo deles com o benfas, mas aquela assistência deixa água na boca…

Gosto bastante do Fujimoto, mas acho obrigatório que a opção ao Pote - que é a contratação fundamental para janeiro - seja um jogador destro. O próprio Amorim mencionou isso como sendo um dos factores que o levou a meter lá o Morita, e temos uma falta enorme de jogadores destros de características ofensivas no plantel - mesmo incluindo a equipa B

2 Curtiram

Equipa b incluída? Afonso Moreira, Rafael Nel, Luís Gomes, Kauã e Manuel Mendonça (dos que me lembrei). Uma coisa é terem qualidade no imediato para jogar, outra é a ausência de jogadores destros para a posição

Para alternativa ao Pote o tipo do Bodo Glint (Hauge).

O Manuel Mendonça passou-me, sabia que era destro mas no outro dia fui fazer essa mesma pesquisa e no TM está (mal) como canhoto. É o jogador mais próximo desse perfil que temos, acho que ainda está bastante longe de estar pronto para a A mas sim, certo aí. E até acho que, com alguma sorte, lá pode chegar. É muito inconsistente mas tem pormenores técnicos de grande qualidade e é relativamente criativo.

O Luis Gomes é um bocado injustiçado aqui depois da lesão, mas acho muito difícil que alguma vez vá ter esse nível, e os restantes não são esse tipo de jogador. O Kauã só o vejo mesmo a poder jogar em níveis superiores fora do bloco, o Nel é 9 e o Afonso, apesar de ser claramente quem está mais perto do nível exigido é alguém que o Amorim praticamente só vê para jogar por fora, e mesmo jogando dentro está bem longe de dar o mesmo perfil que o Pote - estaria mais próximo do Edwards ou do Trincão.

Da mesma forma que foram buscar o Iago - apesar de ainda nem ter jogado e só ter 17 anos - faltou uma contratação do mesmo estilo, mas destro. Nem que se emprestasse o Luis Gomes, que já está um bocado acima da idade normal da nossa hiper jovem Equipa B

O Kissanga não fosse a lesão podia ser o tal jogador, sendo que é pé direito.

1 Curtiu

Basicamente concordo com o que escreveste, só faço um reparo: o Nel, à imagem do Rodrigo Ribeiro, é um jogador que pode jogar na posição do Pote. Tem características diferentes e está a ser utilizado mais como ponta de lança, mas a formação dele foi mais como extremo. Claro que seriam dinâmicas diferentes mas convenhamos que é difícil ter um substituto directo para o Pote, sobretudo ao nível das características dele

Sim, não é completamente descabido, mas seria muito mais como ter lá o Harder, só que destro e talvez um bocadinho mais capaz de se associar - mas o Harder também está longe de ser um inapto aí. É uma grande diferença para o tal perfil do Pote.

Quanto ao substituto do Pote, concordo que não é fácil, mas acho perfeitamente exequível. Claro, depois também depende do que se estiver disposto a gastar. Se se pudesse ir a valores como os do Harder ou maiores dava para vir alguém capaz de competir a sério com o Pote, ser titular várias vezes e até ser titular com ele - o Baturina do Dinamo Zagreb ou o Moleiro do Las Palmas eram óptimos nomes - mas isso seria evidentemente impossível sem outras vendas. Já ficava bastante satisfeito com um bom projecto de jogador que seja um 10/extremo destro, e esse é um perfil que até existe um bocado. Muito dificilmente estaria ao nível do Pote desde já, mas se fosse alguém capaz de corresponder quando ele não estiver já era óptimo. O Fujimoto é mais velho e canhoto, por exemplo, mas mesmo alguém como ele que fosse destro era bastante útil.

O bom projeto de jogador:

Infelizmente acho que está bem mais perto do preço dos nomes ‘caros’ que mencionei do que se pensa :sweat_smile:

Mas encaixa completamente no perfil que referi ali, claro. E é um jogador de quem o Amorim gosta muito.

O substituto do Pote anda pelo banco do Eintracht Frankfurt: Can Uzun

Esse miúdo é um clone do Pote, sugeri-o ainda ele estava no Nurnberg. Agora já foi para o Frankfurt por 11 milhões

No entanto, não tem tido minutos. Poderíamos tentar

O projecto:

Mais do que ser um 10, é um jogador ofensivo que dá para moldar da forma que mais beneficiar a equipa.

É um extremo e bate adversários no 1x1, é um médio ofensivo e sente-se confortável em espaços interiores e/ou curtos (drible simples, controlado mas directo, sempre à procura do desequilíbrio), é um 10 porque define com critério e é um avançado que, tal como o Pote, tem aquele “sexto sentido” para aparecer no sítio certo e finalizar com eficácia.

Falou-se muito do Nanasi, mas o Bolin parece-me perfeito para replicar a ameaça que o Pote representa ali, precisamente por ser capaz de ferir o adversário de várias formas.

Está neste momento a fazer companhia ao Gyo na selecção A, pela primeira vez. Tem de ser já em Janeiro.

4 Curtiram

Realmente tem muito do Pote apesar da idade. É rato o gajo…

Por mim era 1 jogador desse perfil exato que gostava para ali…

1 Curtiu

Um jogador que também tem um perfil interessante para a posição do Pote, é Lucas Assadi, da Universidade do Chile.
Muito forte no drible e com mudança de direção muito rápida. O jogador mais parecido no nosso plantel, Marcus Edwards.
Tem 20 anos, sendo já internacional chileno, é das maiores esperanças do futebol chileno.
Segundo o transfermarkt, termina contrato em 31/12/2025, porque a maioria dos contratos na América do Sul, funciona de maneira diferente da Europa que acaba em junho. Tem um valor de mercado de 3 milhões, tendo em conta a situação contratual, acredito que envolvesse um valor relativamente baixo para a sua transferência.

3 Curtiram