SUGESTÕES, Análise e Prospecção de Jogadores - II

A pergunta era sobre jogar em Portugal. Pelo que vem sendo dito, é zero. Não era sobre o salário ou sobre as ligas inglesa, italiana ou espanhola. Ou sobre ele ter casa em Mallorca ou pretender ter uma vida descansadinha.

Certamente mais do que aquilo que a gente pode pagar. Tem dos donos mais ricos do futebol italiano e ainda shareholders como o Henry ou o Fabregas (sim, além de ser o treinador também tem uma % nisto). Não é por acaso que vai para lá o Belotti, o Audero, o Alberto Moreno…

1 Curtiu

Henrik Meister, Dinamarquês do Sarpsborg (Noruega), 20 anos, 1,91m, movimentações interessantes e bom jogo de cabeça…a seguir.

1 Curtiu

As últimas vezes que ouvi o nome dele foi associado a notícias destas: Ben Yedder terá pago €1,6 milhões para silenciar nova vítima de agressão sexual | Abola.pt

Konstantinos Karetsas

Depois do mini-messi tínhamos o mini-hazard

1 Curtiu

não acredito que o nosso scouting ou treinador olhe para estes jogadores, sobretudo pela idade… mas robert skov não era má alternativa ao nuno santos e o kjaer (se ainda tiver condicao fisica para isso) para dar experiência e voz de comando ao centro da defesa.

já falaram no hummels mas acho que esse prefere ficar na alemanha e pedirá condicoes financeiras mt acima do que praticamos.

O Kjær e o Hummels são centrais rápidos?

Não, mas seriam na linha do perfil do Coates, caso o Amorim quisesse continuar a jogar com 3 atrás.

Maior entrava seria convencer o Amorim de que Hummels dá mais garantias do que qualquer central do Sporting neste momento

Mas se o Sporting quer jogar com a defesa mais subida e gastou dinheiro para isso, qual a ideia agora? Tendo o Coates, sendo capitão e tudo mais, é uma coisa. Estava cá, tinha peso no balneário e provavelmente até nem teria o mesmo tempo de jogo, com o Diomande a assumir o lugar (estivesse ele em forma).

Agora se fosse para ir buscar alguém (que nem me acredito, goste ou não da ideia), mais vale ir buscar alguém que se enquadre. Seja dominador no jogo aéreo, consiga varrer ali o centro, mas que tenha as outras características também.

Mas é daquelas coisas… sem sair alguém, não acredito que procurem outro defesa.

Eu entendo isso. Sei que a ideia agora passa por ter centrais mais rápidos para subir mais um pouco a linha defensiva mas tenho um feeling que o Amorim não gostou de ver o Diomande a fazer esse papel na pré-temporada, principalmente naquele lance em que é expulso no Algarve…

Eu tenho quase a certeza que não gostou. Por isso sentou.

Mas a ideia não mudou. O perfil é tão apertado que o Juste continua ali e foram buscar o Pontelo, que como defesa mostrou muito poucochinho.

Não. Tal como o coates n era e não deixou de ser fundamental em muitos jogos.
E porque há jogos onde teríamos mt a ganhar em baixar o bloco.

Isso já não encontras livre no mercado.
Isso já englobava um investimento bem superior.
Nem nestes “livres” acredito que olhem para eles, quanto mais a custarem largos milhões.

Se a ideia é pressionar mais alto, a defesa sobe. Ou isso ou buracos em todo o lado.

A menos que mude o plano. Foi como disse: uma coisa é ele estar cá e jogar alguns jogos. Outra é contratar alguém por uns milhões para uns jogos. Se os chegarem a ter. Nem faz sentido numa lógica de gestão de recursos.

Mas uma coisa é certa, o Amorim tem de decidir se quer projetar esta temporada com uma defesa a 4 ou a 3 e isso faz muita diferença porque eu não vejo no plantel 1 jogador com o perfil de poder ser o central do meio.

O Inácio pode lá jogar? Pode. O Diomande? Também. Mas nenhum tem o perfil perfeito para jogar ali, porque para além de não serem líderes, não têm a experiência que requer essa posição e nem são fortes no jogo aéreo.

O amorim passa a vida a falar em ter jogadores que deem coisas diferentes.

Neste momento não tens nenhum central com perfil de liderança e experiência de “alto nível” para comandar a defesa em jogos onde tenha de jogar em bloco mais baixo.

Os que lá estão, supostamente têm velocidade e rins para jogar alto… veremos se têm o resto sem lá terem um “paizinho” a ampara los como o seba fez várias vezes este ano. Trazer um gajo que ajude a compensar lacunas dos menos experientes, não me parece má gestão de ativos.

Mas como disse, nem acredito que estejam a olhar para jogadores deste perfil nesta altura.

E atenção, jogar com a defesa alta não requer apenas e só centrais mais rápidos. Tens de ter um GR que seja bom a controlar a profundidade. O Israel já sabemos que é fraco nesse aspeto e em relação ao Kovacevic, aquele golo sofrido no Algarve em que fica a meio da viagem, deixa-me bem desconfiado.

Penso que já se falou por aqui, mas porque é que não vão buscar o Luuk de Jong por dois tostões e ficamos com a questão do ponta de lança remendada?
Marcou tantos golos quanto o Gyokeres e o Pavlidis esta época.
Tem outra idade, é certo, mas ficamos com um excelente cabeceador, que bem precisamos depois da saída do Coates e até do Paulinho.
Se o Gyokeres saísse (espero sinceramente que não) dava mais garantias de golo do que o Ioannidis, provavelmente.
Ficávamos com um excelente goleador suplente, a cheirar a titularidade em alguns jogos.
Um Paulinho, mas melhor…
Será viável?

2 Curtiram

Eu acho que ele já se decidiu.

Eu preocupo-me mais com a experiência para limpar as asneiras de outros e com a capacidade no jogo aéreo que com o bloco baixo.