Começou por ser um “live chat” no twitter. O criador foi o João Castro (@castrojr76 no twitter) e foi assim justificado:
"Cansado de ver os programas desportivos de segunda-feira, decidi fazer um programa via Twitter. Dar voz a Sportinguistas que defendem o clube no Twitter, users que representam bem melhor o clube que os atuais comentadores de tv.
O programa consiste numa pequena entrevista a Sportinguistas do Twitter, para que toda a rede os conheça melhor, as suas opiniões sobre o Sporting, futebol atual, ou seja uma simples conversa em direto entre 2 Sportinguistas.
#Sporting160 todas as segundas-feiras, excepto se o Sporting jogar!"
E eu, que no twitter sou @bancadadeleao, fui o primeiro entrevistado por ele.
Os primeiros e únicos 6 programas em texto foram além de mim, tudo users do twitter, [member=9898]Captomente, @pinilla84, [member=7268]leaodealvalade, @AFN1982 e o mais mediático o João Quadros.
Depois desses programas falei com o João Castro para criarmos um live podcast. Em vez de ser um tradicional podcast, teria essa diferença de ser gravado e transmitido em directo e depois colocado à posteriori nas diferentes plataformas.
E assim foi crescendo até que nesta altura já fizemos 156 programas. É, quase sempre, transmitido às segundas feiras pelas 21h30. Se houve convidado entramos em modo entrevista, se não, neste momento, quarta temporada do podcast, eu e o João falamos da actualidade Leonina.
A altura com maior audiência foi durante as últimas eleições onde estiveram Varandas, Benedito, PMR e Dias Ferreira (os outros quando queriam já não havia espaço). Já lá foi o BdC, agora o Carlos Vieira, Iordanov, António Boronha, Ricardo Andorinho, Pedro Boucherie Mendes, Rui Miguel Tovar, Augusto Inácio, Diana Silva, Luís Vidigal, Natan Costa, Fernando Fernandes, Pedro Batista, Beto Pimparel, Nélson Alves, Jel e tantos, tantos outros.