Hoje na edição da bola vem uma noticia sobre um eventual regresso do Sporting á modalidade de Basquetebol.
Quem quiser ler pode faze-lo aqui:
Fico muito satisfeito com esta noticia :great:
SL
Hoje na edição da bola vem uma noticia sobre um eventual regresso do Sporting á modalidade de Basquetebol.
Quem quiser ler pode faze-lo aqui:
Fico muito satisfeito com esta noticia :great:
SL
espero bem que sim
O pessoal do basket (ex-dirigentes, ex-atletas, amigos do basket) está muito empenhado em reactivar a modalidade. Com o projecto de uma das listas para as modalidades (atribuição de 25% do valor da quotização a uma modalidade à escolha, entre outras medidas de financiamento), poder-se-á a reactivação poderá ser uma realidade.
Força!
era bem positivo
Que boa notícia!!
Força, espero que não se fiquem pelo basket e reactivem as outras modalidades históricas, entretanto extintas, do nosso clube…
Já agora, aqui fica a notícia:
Sporting volta a sonhar com cestos Congresso aprova moção para regressoda modalidade Época prevista: 2010/11
PorLUÍS SILVA
OCongresso do Sporting aprovou, com 80 por cento dos votos, uma moção que aponta para o retorno do basquetebol ao universo leonino, moção que terá de ser ratificada em assembleia-geral para adquirir enquadramento legal.Mas o actual vazio directivo em que vive o Sporting não permite a tomada de qualquer decisão deste teor. E enquanto proliferam as candidaturas ao trono recentemente abandonado por Felipe Soares Franco, Edgar Vital, antigo director da secção de basquetebol, vai trabalhando na sombra.
«O nosso projecto aponta para duas vertentes. Uma incide no regresso de uma equipa competitiva que possa lutar pela vitória na actual Liga portuguesa. Esse retorno nunca poderá ocorrer antes da temporada de 2010/11. Precisamos de tempo e apoios para montar um conjunto de qualidade. Para isso, projectamos um orçamento global de 400 mil euros. A outra vertente aponta para o sector da formação e para a constituição de diversas Academias de basquetebol espalhadas pelo País através dos núcleos existentes», começa por explanar Edgar Vital, dirigente que já está no terreno à procura de patrocinadores.
Um projecto que implica algum apoio financeiro de um clube que perdeu o conceito de eclectismo nos últimos anos. «Em Portugal é muito complicado as modalidades serem totalmente auto-suficientes. A direcção do Sporting terá de dar sempre algum apoio, pois não acredito que, no actual contexto de crise económica e com as empresas a atravessarem imensas dificuldades, seja possível angariarmos 400 mil euros através dos sponsors. O que prometemos é tentar garantir a maioria dos apoios financeiros», sublinha.
Pavilhão não é obstáculo
Edgar Vital dá a cara e o coração para voltar a ter basquetebol em Alvalade. «O Sporting tem tradição e um historial glorioso e o básquete é uma das modalidades mais populares do planeta, rivalizando com o futebol. O crescimento e popularidade a nível mundial parece não ter limites. Por exemplo, entre os dez atletas mais bem pagos do mundo está o espanhol Pau Gasol, que actua na NBA. Com a criação das Academias e o know how que o Sporting tem nesta área, poderemos cativar muitos jovens», adianta.
E nem o facto de o Sporting possuir um pavilhão para a prática das modalidades colectivas de alta-competição parece desmobilizar Edgar Vital. «O Congresso também aprovou a construção de um pavilhão e estou convicto que isso irá acontecer. Mas poderemos utilizar os diversos pavilhões existentes em escolas e outras instituições. Essa não é uma razão válida para não arrancarmos com este projecto», conclui.
Até que enfim, e desde já disponibilizo o meu clube, a filial Club União Sportiva (CUS) :lol: para servir como clube satélite e de formação em S. Miguel.
Para mim é igual ao litro. Nunca gostei desta modalidade.
:arrow:
Sempre pode ser mais um motivo para construirem o pavilhão… :think: :think:
Como antigo praticante da mesma ficaria encantado, mas espero que seja um projecto com pés e cabeça, tal como o do hoquei em patins que está neste momento no seu percurso.
Espero e desejo que se verifique tal situacao . Desde que nao seja uma entrada de pára-quedas numa modalidade que tem sido muito mal gerida por parte dos dirigentes desportivos. Se for apenas uma medida para as eleicoes , o seu futuro estará condenado.
SPORTING volta a sonhar com cestos
Congresso aprova moção para regresso da modalidade
Época prevista : 2010/11
O congresso do Sporting aprovou, com 80 por cento dos votos, uma moção que aponta para o retorno do basquetebol ao universo leonino, moção que terá de ser ratificada em assembleia-geral para adquirir enquadramento legal.
Mas o actual vazio directivo em que vive o Sporting não permite a tomada de qualquer decisão deste teor. E quando proliferam as candidaturas ao trono recentemente abandonado por Soares Franco, Edgar Vital, antigo director da secção de basquetebol, vai trabalhando na sombra.
«O nosso projecto aponta para duas vertentes. Uma incide no regresso de uma equipa competitiva que possa lutar pela vitória na actual Liga portuguesa. Esse retorno nunca poderá acontecer antes da temporada de 2010/11. Precisamos de tempo e apoios para montar um conjunto de qualidade. Para isso, projectamos um orçamento global de 400 mil euros. A outra vertente aponta para o sector da formação e para a constituição de diversas Academias de basquetebol espalhadas pelo País através dos núcleos existentes», começa por explanar Edgar Vital, dirigente que já está no terreno à procura de patrocinadores.
Um projecto que implica algum apoio financeiro de um clube que perdeu o conceito de eclectismo nos últimos anos. «Em Portugal é muito complicado as modalidades serem totalmente auto-suficientes. A direcção do Sporting terá de dar sempre algum apoio, pois não acredito que, no actual contexto de crise económica e com as empresas a atravessarem imensas dificuldades, seja possível angariarmos 400mil euros através dos sponsors. O que prometemos é garantir a maioria dos apoios financeiros», sublina.
PAVILHÃO NÃO É OBSTÁCULO
Edgar Vital dá a cara e o coração para voltar a ter basquetebol em Alvalade. « O Sporting tem tradição e um historial glorioso e o básquete é uma das modalidades mais populares do planeta, rivalizando com o futebol. O crescimento e popularidade a nível mundial parece não ter limites. Por exemplo, entre os dez atletas mais bem pagos do mundo está o espanhol Pau Gasol, que actua na NBA. Com a criação das Academias e o know how que o Sporting tem nesta área, poderemos cativar muitos jovens», adianta.
E nem o facto de o Sporting não possuir um pavilhão para a prática das modalidades colectivas de alta competição parece demobilizar Edgar Vital. «O Congresso também aprovou a construção de um pavilhão e estou convicto que isso irá acontecer. Mas poderemos utilizar diversos pavilhões existentes nas escolas e outras instituições. Essa não é uma razão para não arrancarmos com este projecto», conclui.
Relembrar grandes nomes
Com 62 anos, Edgar Vital foi jogador ( nos anos 60), treinador e dirigente do Sporting. E não é homem de memória curta. O antigo responsável leonino fez questão de relembrar os grandes nomes que abrilhantaram o historial da secção de basquetebol. « Recordo, nos anos 50, grandes jogadores com António Feu, Abílio Ascenço e Garranha. E a equipa treinada pelo professor Guilherme Bernardes, da qual constavam basquetebolistas como António Pratas, Encarnação, Carlos Sousa e Sobreiro. Depois veio a geração dos moçambicanos, com o treinador Hermínio Barreto e atletas como Mário Albuquerque, Rui Pinheiro, Nélson Serra, Tomané, Quim Neves e Carlos Lisboa. Formaram um grupo de jogadores excepcional», afirma Vital.
Oito títulos no palmarés
Um total de oito Campeonatos da I Divisão e cinco Taças de Potugal conquistados fazem do Sporting a terceira melhor equipa nacional em termos de palmarés. Isto apesar da modalidade ter sido extinta do clube em 1995 e durante a gestão de Pedro Santana Lopes.
Títulos da I Divisão :
1 - Benfica - 20
2 - FC Porto - 10
3 - SPORTING - 8
4 - Carnide - 7
5 - Ovarense - 5
Edgar Vital ainda sem candidato
O vazio directivo em que actualmente vive o Sporting não é propício à tomada de decisões de fundo, como é o caso do possível regresso do basquetebol a Alvalade. Mário Patrício, vice-presidente responsável pelas modalidades, não que assumir qualquer compromisso uma vez que a direcção presidida por Soares Franco está de saída. « Não tenho qualquer candidato. Estou à espera que se definam as candidaturas às eleições do Sporting», diz Edgar Vital, satisfeito com o apoio recebido durante o congresso leonino realizado nos passados dias 28 e 29 de Março. Por outro lado, Vital está a encetar contactos e a mobilizar antigos jogadores e treinadores do Sporting, entre os quais constam os nomes de personalidades como Augusto Baganha, António Feu, Nélson Serra, Rui Pinheiro, Mário Albuquerque, Quim Neves, entre muitos outros.
em A BOLA , 19/05/2009
Força com isso
Oh Meu Deus, parece que só ouves as minhas preces pela metade, para já obrigado por esta noticia. O meu sonho era sermos a melhor equipa em todas as modalidades, a nivel Nacional e das melhores do mundo.
Só falta a outra metade, continuarei a rezar para não falirmos entretanto Senhor
Não é uma modalidade que aprecie nem que siga de perto.
Mas como Sportinguista, apoio e defendo todo o projecto de Modalidade para o Clube que tenha capacidade a médio prazo para lutar por títulos e que seja sustentada pela formação. Se for um projecto com pés e cabeça, aprovo.
O Sporting CP já está a negociar a vinda do LeBron James, Dwight Howard, Dwyane Wade e Kobe Bryant para a modalidade. O treinador é Michael Jordan. Estão neste momento a aterrar na Portela.
lol
Ok mr… no more NBA for you! :lol: