Sporting: um clube em vias de extinção?

Escrevo este texto no dia seguinte à derrota com o Brondby em Alvalade e, talvez por isso, com um estado anímico muito debilitado, ainda que, nos últimos anos, cada vez mais habitual, em função do constante “empequenecimento” do nosso clube. Após mais uma demonstração de incapacidade por parte do Sporting, a pergunta que faço a mim mesmo é: onde é que este clube vai parar? A participação na Liga Europa ficou quase definitivamente comprometida; no campeonato as perspectivas são más, por força da enorme diferença entre o Sporting e os (ex)rivais Porto e Benfica. Mesmo o Braga já está, e provavelmente terminará, à nossa frente.

A nossa equipa é uma autêntica manta de retalhos, em que ninguém parece saber o que está a fazer. Os jogadores são quase todos muitos fracos, mas assim, reunidos neste clube sem rei nem roque, ainda parecem piores do que já são. O treinador, nota-se claramente, não percebe nada do assunto, já que a equipa comete erros grosseiríssimos, como se viu nos dois golos sofridos: no primeiro o adversário recebeu a bola e rematou quando e como quis, sem qualquer oposição, sem que o Evaldo tivesse apoio de um companheiro, como é costume. No segundo, o Patrício voltou a soltar uma bola para a frente e apareceram três (3!) jogadores adversários livres de marcação e em condições de marcar. O Maniche é uma tristeza, aliás em toda a sua carreira só rendeu quando jogou no Porto. O Polga, não percebo como está ainda no Sporting, sendo mesmo um dos mais bem pagos. O Caneira, pior. O único jogador do Sporting que sabe jogar mais ou menos de cabeça, o Tonel, não joga. Mesmo o João Pereira, o único que tem genica naquele grupo, perde-se em quezílias com árbitros e adversários. Aliás, contrataram-se os dois laterais ao Braga, que os substituiu sem qualquer dificuldade, e o Sporting continua a não tirar proveito dessas posições, nem em termos defensivos, nem ofensivos. O central Moisés já esteve no Sporting, mas mandaram-no despediram-no com justa causa porque parece que tinha assinado por dois clubes. Agora no Braga, forma com Rodriguez talvez a melhor dupla de centrais do campeonato, enquanto o Sporting continua, tal como na época passada, a ter uma das piores. O Polga é uma anedota, mas mesmo o Carriço é fraco no jogo aéreo. No entanto, acredito que se o Sporting fosse também buscar ao Braga estes centrais a equipa continuaria a sofrer golos, porque o problema é o conjunto. A equipa, no seu todo, não sabe defender, não pressiona, é demasiado macia. Ofensivamente, então, nem se fala, que os mecanismos ofensivos são ainda mais difíceis de trabalhar.

E isso só tem duas explicações: uma, a mais directa e imediata, tem que ver com a falta de capacidade dos treinadores que o Sporting tem tido, porque os mecanismos colectivos, tanto defensivos como ofensivos, trabalham-se durante a semana e isso claramente não tem sido feito de maneira eficaz, como o comprovam os resultados. A outra está relacionada com a falta de ambição e de cultura de vitória que o Sporting desde há anos demonstra. De facto, os adeptos há muito que se habituaram, por muito que custe admiti-lo, a ver o seu clube não ganhar campeonatos, nem tão-pouco lutar por eles. É uma massa amorfa, resignada. Os dirigentes, actuais e anteriores, são os principais responsáveis do triste estado a que isto chegou. Os dois últimos, então, foram uma verdadeira desgraça. O Soares Franco, que não tinha tempo para ver jogos longe de Alvalade, não se cansava de referir que a dimensão do Sporting não se podia comparar à do Benfica! O Bettencourt vende o capitão ao Porto, numa atitude evidentíssima de subalternização face a um (ex)rival! Perante isto e tudo o resto a que com tristeza e, infelizmente, sem revolta os adeptos do Sporting têm assistido desde há anos, o que surpreende é que o clube ainda não tenha acabado. Até os jogadores da formação, a suposta base para um futuro glorioso com que nos tentaram convencer a suportar as derrotas dos últimos anos, se desfez em pó, sem resultados desportivos nem financeiros.

Perante isto, é preciso muita fé para acreditar num futuro melhor. No entanto, como não sou muito dado a fés, entendo que só uma alteração profunda nos procedimentos é que pode alterar esta situação. Não direi um investimento louco em jogadores, porque dinheiro não há, mas tem que haver mais competência na compra de jogadores e na escolha de treinadores. E a verdade é que tanto uns como outros existem no mercado, por preços ao alcance do Sporting, assim a prospecção os saiba encontrar. O nome Carlos Freitas, agora no Braga e tristemente corrido do Sporting há alguns anos, ainda diz alguma coisa aos sportinguistas, ou já ninguém se lembra?

Concluindo, no imediato só vejo duas coisas a fazer: 1.º – tentar ainda contratar dois ou três avançados (incluindo extremos!) antes do fecho das inscrições; 2.º – mandar o Paulo Sérgio embora e ir buscar um treinador competente. Se não houver dinheiro para mais, vá-se buscar o Inácio, que já foi campeão no Sporting, ou o Manuel Fernandes, que não foi porque não teve hipóteses. Não se perde muito dinheiro e de certeza que a equipa passa a ser pelo menos isso: equipa.

Que é feito do Sporting Clube de Portugal? 15:13 sexta-feira, 20 agosto de 2010 Autor: HUGO NEVES

O Sporting realizou na época passada talvez a pior época de sempre da história do clube. Ficou em 4.º lugar no campeonato, a 28 pontos do campeão e, pior do que isso, ganhou menos de 50 por cento dos jogos da Liga, um facto nunca ocorrido pelos lados de Alvalade. Como se isso já não fosse desolador, os leões ainda se despediram da Taça de Portugal e da Taça da Liga sofrendo goleadas pesadas diante dos grandes rivais.

Os adeptos revoltaram-se, entristeceram e a direção sportinguista chegou à conclusão que havia que fazer uma revolução: entraram Costinha para diretor-desportivo, Paulo Sérgio para treinador com a respetiva equipa técnica e foram feitas mudanças de vulto num plantel que muito deixou a desejar numa época para esquecer. Sim, esquecer, porque aquela não foi uma temporada digna da história de um clube centenário como é o Sporting Clube de Portugal.

A reformulação foi colocada em marcha com saídas de até aqui figuras novas do clube como eram Moutinho e Miguel Veloso e entradas de jogadores que pudessem redefinir outros objetivos mais de acordo com a exigência de uma história contruída ao longo de 100 anos por nomes como Albano, José Travassos, Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Fernando Mendes, Morais ou Yazalde, entre outros. E a pré-época pareceu mostrar outro Sporting, especialmente na digressão dos leões aos Estados Unidos, com vitória convincente frente ao Manchester City e empate com o Tottenham. O futebol apresentado pela nova equipa dava alguma esperança e a maioria dos adeptos acreditou que este poderia ser um ano de reviravolta, não com os melhores resultados do Mundo, mas que a equipa escolhida pudesse fazer esquecer a época passada dar um claro sinal de que os anos vindouros poderiam ser encarados com alguma expetativa positiva.

Contudo, depois dos últimos dois jogos frente a Paços de Ferreira e Brondby, as esperanças parecem, até, já terem morrido. As exibições lembram a época passada, a equipa não marca golos, continua também a ser perseguida por um azar incompreensível, e desta forma, não parece ainda haver luz ao fundo do túnel. E agora, sempre que vejo o Sporting, pergunto-me onde está o verdadeiro? Aquele que o meu avô me falava quando eu era pequeno. É que este está a anos-luz de um Sporting que ganhava títulos e não se contentava com meras Taças e Supertaças de Portugal ou uns ultimamente tão festejados 2.ºs lugares.

http://www.record.xl.pt/opiniao/cronicas_na_rede/linha_direta/interior.aspx?content_id=458298

Uma crónica muito bem escrita…e que diz tudo…

O que é triste é só abrirem os olhos quando a decadência já é tão evidente que se torna impossível ignorá-la.

Ainda hoje me sinto ofendido por todos aqueles que me insultaram, dizendo que eu apoiava uma alternativa populista, que era um sportinguista que não fazia falta ao clube e que só queria o mal do mesmo para ter razão. Que não conseguia vislumbrar os feitos e a capacidade de JEB, ele sim um sportinguista de qualidade inegável, que, pasme-se, até abdicou das suas mordomias salariais para trabalhar no SCP.

Infelizmente, o preconceito domina os mais variados campos neste país. O futebol não é excepção. O Sporting também não. Quem apoia uma alternativa diferente é escurraçado, AGREDIDO física e verbalmente, menosprezado. Uma falsa democracia, um jogo de face dupla, onde uns se socorrem de capas de jornais para se auto-promoverem, e outros têm de lutar com as pequenas armas que lhes são concedidas. Uma luta desigual, uma luta perdida à partida, pela cegueira da ESMAGADORA MAIORIA.

Eu e muitos outros fomos chamados de TERRORISTAS, gente FINANCIADA por alguém… Um foi até ameaçado de EXPULSÃO (“o sócio oitenta mil e tal”, como se os sócios mais recentes tivessem menor valor - e até têm, dado o seu peso ridículo nas votações, mais um exemplo de democracia à SCP)…

Tudo porque antevemos o que iria suceder a este clube!

Agora, que a m*erda já bate pelos joelhos, a maioria começa a prestar atenção à realidade, finalmente. Será tarde demais? Não, não é. O Sporting é (ainda) dos sócios e eles poderão dar sempre um novo rumo ao clube, devolvendo-lhe a mentalidade de Grande do futebol europeu e mundial. Poderão sempre. Mas reafirmo… A luta será sempre desigual, será feita de várias derrotas, mas é uma luta por um objectivo NOBRE: recolocar o SCP no lugar que merece.

A CULPA NÃO É DO ALHEIO!

O que eu gostava era de reencontrar aqueles Sportinguistas que, enquanto eu distribuía panfletos do Ser Sporting à porta do Estádio José Alvalade, iam insultando a mim próprio e a toda a candidatura. Gostava de os confrontar com esse apoio à continuidade! >:(

O Sporting é o próximo belenenses, dói-me imenso sequer pensar nisso, mas é, o meu filho tem 2 anos, eu moro no porto, se quiser ter o orgulho de o ver a torcer pelo meu clube é preciso vitórias, só o amor pelo pai não chega, mas sinceramente dou por mim a pensar, valerá a pena ? não será melhor o miudo ir com os amigos ao estádio do porto e ver um clube que ganha ?, é triste, mas já me causou mais tristeza, já não ligo, é tão mau como isso.

A nossa indiferença é a única que pode matar o clube!
Há que sair para a rua e mostrar aos que por lá andam a mamar à grande, sem resultados práticos, que o tempo das mordomias sem responsabilidade está a acabar!
Rua com esta direcção e este director desportivo.
Voltem a apostar nos jovens, com qualidade, ouçam os adeptos, os que querem ajudar o clube e deixem de defender interesses de empresários e afins.
Blinde-se o balneário.
Corra-se com o inventor do Paulo Sérgio. Não tem claramente unhas para guiar esta nave!

Há que dar a voz aos Sportinguistas!

Sporting Sempre!

Sou sócio há 32 anos e com lugar cativo há mais de 20! Comprei mesmo, em 2003, um assento no estádio por 20 anos… sempre vivi e vibrei com o Sporting como ninguém, mesmo quando em dadas alturas vi o Sporting ir por um cano abaixo… mas este ano resolvi tomar um novo rumo, nao uma convicção mas apenas um novo estado de alma do qual não me orgulho nada! De facto, depois do vazio sentido o ano passado resolvi que não investiria nem mais um tostão no meu clube de coração! Não porque tivéssemos tido uma época fraca, pois já um tinha sentido em épocas anteriores mas porque percebi que a minha noção de Sportinguismo não se adequa aos outros e assim não vale a pena continuar a lutar…! Eu gostaria que o meu clube fosse o melhor do mundo e que ninguém lhe conseguisse fazer frente mas sei também que isso é absolutamente utópico, como tal sempre aceitei os nossos limites com humildade mas também com a certeza que o nosso esforço e devoção faria-nos ultrapassar muitos obstáculos, não todos-é certo-mas os suficientes para nos tornar um clube temido e respeitado por qualquer equipa que nos fizesse frente…
Constato agora que isso não será nunca possível na conjectura actual! Porquê? Porque quem decide e designa o rumo do Sporting não o compreende e não o respeita… Muitos aqui são opositores das ideias e decisões de Filipe Soares Franco mas viu ser alguém com uma profunda integridade e verticalidade na forma como sempre abordou o clube. Ele sabia como ninguém quais as dificiências do clube e até onde se podia ir. Herdou um clube extremamente empobrecido por políticas de gestão verdadeiramente assasinas de Dias da Cunha. Até aí, os nossos louros eram vender ao desbarato todo e qualquer jogador que desse nas vistas aos 17 ou 18 de anos de idade.Por isso, mesmo sem ganhar nada de nada, lá cantávamos vitória por cada vez que ia mais um míudo à vida dele muitas vezes para ir vencer títulos para os nossos rivais… muitos deles saíram mesmo sem terem completado a sua formação enquanto jogadores com potencial para serem verdadeiros profissionais… mas a felicidade sempre invadia os nossos rostos porque achavamos que com estes grandes negócios estávamos a tornar o nosso clube mais rico, aí havendo lugar a compras de estrangeiros de valor altamente duvidoso que nunca ou quase nunca trouxeram proveito desportivo ou sequer financeiro ao nosso clube! Essa sangria foi finalmente estancada com FSF que prometeu não permitir a venda dos seus melhores valores a menos que fosse de todo impossível tal como aconteceu com Nani, mas apenas vendido por um valor indescutível! Claro que esta política não dava margem de manobra para grandes compras, é verdade, mas ninguém pode negar que ele lutou até á exaustão por um modelo financeiro que permitisse a entrada de novo capital… modelo que apoiado pela maioria não era suficiente para ser aprovado.Ele conhecia os riscos desse processo e queria que tal fosse aprovado apenas se larga maioria o reconhecesse e aprovasse… e teve quase, ainda assim não o conseguiu o de modo honesto resolveu se afastar para que outros arranjassem uma solução melhor! E podia ter sido tão fácil de o aprovar, bastaria enganar com demagogia e mecanismos nubelosos como se faz aqui mesmo ao lado para enganar o papalvo…
Veio então esta criatura para a frente do clube e desde o ínicio se mostrou arrogante, aventureiro, arrasador de qualquer modelo conservativo fazendo tábua rasa de qualquer valor instituido rodeando-se de medríocres que apenas se limitam a anuir tudo o que aquela mente desbaratada decida fazer… No fundo, um sonho antigo-- a Juve Leo chegou ao poder!!

Concordo em quase tudo o que disseste, só uma grande mudança no clube poderia tirar-nos desta situação lastimavel. E quando digo grande mudança nao me refiro só a venda e compra de jogadores e á mudança das pessoa com cargos adiminstrativos, mas tambem á mudança da mentalidade com que se tem vivido estes ultimos tempos.
Acho que tambem nao deviamos só criticar e declarar morte ao clube que devia ser o clube do nosso coração, nao acho correcto andarem a dizer “O sporting é o nosso grande amor” e depois tarem se a referir ao sporting tao negativamente.
Deviamos apoiar o grande clube que é o sporting nos bons e maus momentos!
Admito que estamos numa situação muito má, mas tempos que tambem aceitar maus momentos e ter esperança.

Agora voltámos ao fundo, mais negro que alguma vez o vimos…! Pretende-se apostar em modelos financeiros não necessáriamente inovadores porque já tinham sido tentados por FSF! No entanto agora deparamo-nos com uma situação bem mais precária que não trará de todo os proveitos tentados por FSF… o novo modelo é uma cópia mal amanhada daquilo que se tentou antes gerida por um bando de medríocres que mais não farão que investir em miseráveis que para aqui vêem acabar a carreira que muitas das vezes nunca foi bem sucedida em lugar algum…
Só falando das apostas para este ano, vejamos:
O director desportivo: Sem qualquer ligação ao Sporting e apenas com um número de sócio de fazer envergonhar qualquer antigo sócio, veio para aqui com o corrículo de ser sportinguista desde pequenino -pasme-se!!..- logo desatou a arranjar disturbios e discórdias no seio do grupo correndo com qualquer jogador que não seja agenciado por Jorge Mendes. Em seguida desatou a ir às compras com o dinheiro que nunca antes existiu e não existe mesmo…
Os jogadores: começou com a compra de pongolle por 6,5M de euros, campeão europeu de sub-17 francês, aos 25 anos depois de ter passado por variados clubes, onde apenas brilhou há 4 épocas atrás pelo Huelva encontrando-se encostado no Atl.Madrid… que belo cartaz! Não se pensou sequer em tentar sómente o empréstimo por 6 meses e depois logo se via! Mas não! dinheiro não nos falta e é mesmo é de comprá-lo… agora nem dado o levam tal como tantos outros! Foi ao Braga buscar 2 defesas e se, porventura, J.Pereira será tavez o melhor jogador do plantel deste ano não deixa de ser um jogador complicado e inconstante como já todos sabemos… já Evaldo por outros 3M é quanto a mim exagerado não só pela idade mas também pela qualidade relativa que apenas é atenuada pela inexistência de um lateral esquerdo de nível no clube! Quanto ao Chile em Alvalade:muito entusiasmo com Matias o ano passado mas logo se viu porque o Villareal se dispunha a vendê-lo por um terço do preço que tinha antes pago por ele… já Valdés,esse não engana mesmo, um trintão de um obscuro clube de segunda de Itália cá veio fazer a sua reforma! Da Argentina aparece um central que bastou 15 minutos em campo para perceber que é mesmo um cepo com tanto central que aí anda a jogar em Portugal. Falta ver Zapater contratado em Itália por 6M e dispensado ao Sporting por 2! para permitir desbaratar a venda de Veloso que muita gente que dele falava mal ainda vai sentir muita saudade… Que dizer também de Maniche mas, pelo menos, não se revelou um negócio tão desastroso e parece que poderá ser dispensado para o ano,a ver se sem ter que pagar mais nada… Já se fala também de um velhote japonês da segunda francesa… tudo negócios com o selo de garantia Jorge Mendes… aposto que este também já deve ser sócio do clube, não admira!!
Ainda uma palavra sobre o treinador que pelo menos não foi uma desilusão pela simples razão que nunca foi uma ilusão, e aqui julgo que estou a falar de todos os adeptos do clube… A eliminação pelo Brondby, clube absolutamente banal, só é possível porque o nosso treinador encarou este jogo como se tivesse à frente do Paços de Ferreira numa eliminatória europeia, de resto, a única experiência internacional deste senhor antes de treinar o Sporting! Podemos continuar-nos a iludir mas não seria melhor encarar JÁ a realidade, custe ela o que custar?Há uma assembleia do clube em Setembro, e por ela estou disposto a renovar quotas para poder correr duma vez por todos com esta mediocridade instalada… pior não pode haver!!

pepeu, uma sugestão:

Divide o texto em vários parágrafos, pois torna-se complicado ler toda essa massa textual. :great:

Concordo com a generalidade do historial que traçaste ao Costinha, mas em relação à situação do Maniche o que foi noticiado foi que se fizesse x jogos (acho que 20) o contrato era renovado automaticamente por uma época.
:great:

Em relação ao brilhante gestor FSF, e perdoem o :offtopic: parece que tem toque de midas, mas ao contrário: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1644881&seccao=Norte

Eu não sou defensor acérrimo de Filipe Soares Franco mas apenas do meu clube: o Sporting Clube de Portugal!
Reconheço-lhe erros vários de gestão e algumas frases menos felizes também… mas também entendo que ninguém é perfeito e, como tal, não está livre de errar! Agora vi-o ser um verdadeiro líder durante 4 anos muitas vezes altamente contestado mas que permitiu equilibrar o clube e a equipa com medidas corajosas e muitas vezes de orçamentos muito curtos… tomara ele e Paulo Bento terem disposto do dinheiro que esta gente já desbaratou em um ano de gestão do clube! E já alguém se preocupou em perceber onde anda novamente o prejuízo do Sporting que tinha sido trabalhosamente reduzido ao longo de 4 anos por FSF?! Já alguém percebeu que esse valor disparou novamente… a troco de absolutamente nada de nada?!

FSF? Tanto equilibrou as finanças que passado um ano de ter saído a SAD está aí a tentar sair da situação de falência.

Se calhar foi por ter equilibrado em demasia. ???

JEB e FSF são da mesma estirpe. É tão difícil ver isso?

Aconselho-te a ler isto: http://www.forumscp.com/index.php?topic=23660.msg1013504#msg1013504

De caminho lê o tópico todo, também.

Sou muito novo, e fiz-me sócio com game box este ano…Mas não consigo ver esta cambada de … destruir das unicas coisas que ainda me dão prazer neste mundo! Algo tem que ser feito,seja o que for, não podemos ficar parados !!! Concordei com todos os posts que li…

Tanto forista novo neste tópico…

Há de facto uma visão transviada da função dos outros quando aquilo que são os nossos objectivos não são conseguidos…! Comparar a actuação de FSF com JEB e confundir àgua com vinho e para já não falar em erros de monta em catadupa basta referir que nunca vi FSF virar a cara às perguntas difíceis quando o SCP se encontrava em situações difíceis, já esta criatura ainda não lhe ouvi o pio desde que ameaçava porrada a sócios do SCP ou para chamar macã podre a referências desportivas do clube…! Cada um lê os sinais como quer e muitos aqui julgarâo FSF como um coveiro do clube mas ninguém se esqueça que o SCP está falido técnicamente desde o tempo de Jorge Gonçalves. Sousa Cintra foi um presidente muito popular… e com isto digo tudo! A era Roquette prometia mas o passo foi de facto maior que a perna e entrámos por uma via que não soubemos controlar, seja pela ambição, seja pela frenética exigência da massa associativa muitas das vezes a rrastar-nos para um ciclo destrutivo! A aposta em sectores imobiliários estranhos ao «core bussiness» que é a veia desportiva do clube revelou-se fatal… O estádio está aí para ser pago, as negociações estatais sempre e sempre adiadas ao contrário do clube das papoilas, e os investimentos em centros comerciais e outros espaços para o mesmo fim tornaram-se sorvedouros de dinheiro devido à sua ineficácia lucrativa. Dias da Cunha qual velho teimoso ainda tentou perlongar esssa lógica vendendo jogadores para pagar dívida de imóveis… o povo na altura aplaudia convencido que o dinheiro era para reinvestir, tão iludido andava…! Foi FSF que alterou essa estratégia também seguida por JEB… o clube deveria centrar a sua actividade no objectivo desportivo e viver dos seus proveitos, para tal desfazia-se do seu sector empresarial imobiliário alianando património, sim, mas para poder constituir estofo para realizar uma caução bancária que permitisse entrada de fundos a serem investidos directamente no sector desportivo, nomeadamente futebol, que é a única vertente realmente passível de ser lucrativa! Várias vezes, esta estratégia foi tentada com o apelo à compreensão dos sócios e sem qualquer demagogia, pois tal decisão acarretava um risco enorme. É que se tal projecto não fosse devidamente gerido com rigor e sobretudo muita sensatez, o dinheiro ia-se e o lucro provávelmente nunca viria. No fundo propunha-se um projecto que alia-se algum do sucesso desportivo e financeiro obtido em parte por clubes como Ajax, Lyon ou mesmo… FCPorto! Nunca o quisemos entender , perdemo-nos em guerras de património do clube, há muito já hipotecado a bancos, muito antes de FSF, e em conversas de chacha como que ele seria um delfim a mando do grupo Espírito Santo esquecendo-nos que Salgado , Ricciardi, tal como muita gente ligada ao ES, seja FSF ou Ribeiro da Fonseca entre muitos outros, são todos sócios do Sporting e talvez seja mesmo por aí a nossa ultima tábua de salvação! Agora e tal como eu tento não ser, eles não serão certamente parvos de todo para arriscar fundos sem retorno nenhum… ninguém por mais sportinguista que o seja, o fará ou faria…! Agora deparamo-nos com uma situação prácticamente sem solução onde não resta dinheiro mas apenas dívidas e um clube gerido por mediocres e oportunistas à espera da milagrosa solução que será a entrada de 47 milhões a troco da entrega das chaves do clube… e talvez seja mesmo a melhor solução porque quem vier cá por o dinheiro ficará definitivamente dono do clube e não precisará de prestar contas a ninguém nem a nenhum sócio… restará apenas esperar que seja um grande sportinguista, mas não como os costinhas deste clube que há por aí muitos… No fundo, é perciso perceber que isto de democracias só lá vai quando o povo tem alguma consciência cívica e social e também boa educação, embora por cá não seja fácil encontrá-la, só assim se explica como é que um PM como o nosso se perpetua no poder e com o voto do nobre , qual republica africana das bananas! Mas podemos continuar a viver este estigma e perconceito que alguns para lá vão defendendo apenas motivações obscuras enquanto outros com conversa fácil e popular nos convencem que agora o clube é nosso e somos nós quem mandamos… o problema é que a sociedade portuguesa em geral parou no dia 26 de Abril de 1974 e ainda não percebeu em que realidade está não entendendo que muito do que se defende e se reenvidica já cá não existe! E o SCP como um clube apenas e só dos sócios já é uma realidade há muito distante… por mais que custe ouvir ou perceber isto! Mas resta-nos ainda algo que pode ser apelativo e apreciável para quem aqui queira investir que é a marca representada por uma massa humana crítica mas apaixonada por esre enorme clube… agora não queiram que isso também se vá em projectos miseráveis e oportunistas fundamentados na destruição gratuita de património humano-desportivo para investimento a mando de um empresário qualquer que pouco se importa com o clube que não seja perceber que ali está uma oportunidade rara de enganar uns quantos patetas desesperados por ganhar alguma coisita…

Já percebi que não deve ter ido a muitas (ou mesmo nenhuma) Assembleias Gerais do Sporting ::slight_smile:

Também não deve ter lido algumas declarações famosas dele…

Dassss…estou farto desta trampa…senão chegarem mais reorços de qualidade até ao fecho do mercado proponho uma invasão ás instalações da SAD a exigir explicações sérias…tenho dito. :inde:

Sentados no sofá é que não pode ser. :wall: